Introduzindo um novo player.

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Introduzindo um novo player.

Mensagempor Kamus de Aquário em 02 Set 2007, 14:13

A duas semanas comecei na campanha de um colega de faculdade, peguei o bonde andando o grupo tava no nível 4 ou 5, mas como eu iniciei agora o mestre disse que eu deveria começar com um pj de nível 1, não fiz tumulto para não bancar o chato, mas é díficil sobreviver a encontros que estão 3 ou 4 níveis acima das minhas forças, toda sessão eu sempre caiu a zero pv.

Existe alguma regra no livro do mestre que indique qual é o nível ideal para um pj novo numa campanha já em andamento?
Avatar do usuário
Kamus de Aquário
 
Mensagens: 886
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:04
Localização: Décima Primeira Casa do Zodíaco.

Introduzindo um novo player.

Mensagempor Cebolituz em 02 Set 2007, 15:25

Já que o mestre não permitiu que você começasse no mesmo nível que eles, creio que ele irá lhe dar XP adicional até você alcançar o nível deles não?

Eu iria sugerir apenas pra que você mude a sua postura nas batalhas. Se for um combatente, utilize armas de ataque a distância e peça para um guerreiro mais experiente te proteger. Se for conjurador, utilize mais magias de "efeitos gerais" do que as de dano ou tente apenas utilizar-se das magias de toque a distância.

Quanto ao livro, não saberia dizer ao certo, não tenho nada em mãos, mas imagino que o ideal seria que você devesse começar no mesmo nível deles não? Ou então no máximo um nível a menos.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Introduzindo um novo player.

Mensagempor Kamus de Aquário em 02 Set 2007, 15:36

Olha, ele não dá xp extra não, eu ganho o mesmo xp que ganharia na tabela se derrota-se um desafio daquele ND, ou seja, nunca irei chegar ao nível igual ao deles, mesmo que vá a todas as sessões doravante.

O meu PJ é um guerreiro que luta a cavalo, uso uma lança de justa (3 m de alcance) e evite ações que causem AdO, mas basta 1 único golpe para eu caia inconciente. :what:
Avatar do usuário
Kamus de Aquário
 
Mensagens: 886
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:04
Localização: Décima Primeira Casa do Zodíaco.

Introduzindo um novo player.

Mensagempor Cebolituz em 02 Set 2007, 15:59

Isso significa que você será sempre mais fraco que os outros e só conseguirá "empatar" nos níveis bem a frente.

Aí eu recomendaria conversar a sério com o seu mestre. Explicar que não está satisfeito com o fato de que irá estar sempre mais fraco que os outros PJs e tal. Se ele queria que você começasse do nível 1 e passasse por todos os níveis e tal, eu diria que você sugerisse de receber XP extra até empatar com o grupo. E explicar a situação.

E como você já construiu um PJ que combate de forma mais vulnerável e receberia mais ataques devido ao combate montado e ser um combatente primário, de pedir que aceitasse a sua sugestão.

Caso ele aceite, você poderia por enquanto apenas auxiliar seus companheiros ficando mais atrás nos ataques de longa distância; usando seu cavalo para buscar companheiros em más condições; ficando em posição de defesa total na frente dos conjuradores...

E tem outra. O mestre está levando em consideração que há um PJ mais fraco e assim dar uma olhada melhor nos desafios colocados diante do grupo?
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Introduzindo um novo player.

Mensagempor NoNe em 02 Set 2007, 18:27

Na minha mesa, como temos muitos jogadores de níveis diferentes, fazemos assim...

Exemplo:

Jogador 1 - Nível 5
Jogador 2 - Nível 5
Jogador 3 - Nível 4
Jogador 4 - Nível 1

Defina o nível do encontro e divida a premiação em XP desse modo:

1 - Pegue cada jogador separado e veja na tabela o valor do cruzamento entre o nível do encontro e o nível do jogador.
2 - Divida esse valor pelo número total de jogadores que participaram da batalha.
3 - Repita esse processo separadamente pra cada jogador.

Assim ficaria:

Nível 5 com nível de encontro 5 = 1000 XP , 1000 / 4 = 250 XP
Nível 4 com nível de encontro 4 = 1200 XP , 1200 / 4 = 300 XP
Nível 1 com nível de encontro 1 = 2000 XP , 1800 / 4 = 500 XP

OBS: valores hipotéticos.

Argumente com seu mestre em favor desse sistema, afinal ele faz muito mais sentido. Um personagem de nível 1 em uma batalha de nível 5 deveria ganhar mais experiência, afinal ele tem muito mais a "aprender" nessa batalha do que os outros.
NoNe
 
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Set 2007, 18:16

Introduzindo um novo player.

Mensagempor Vinicius em 02 Set 2007, 18:53

Não entendo por que certas pessoas fazem isso. Qual o objetivo do mestre em obrigar o jogador a fazer um personagem nível 1 quando o grupo todo é nivel 5? :wacko:

É óbvio que um jogador desses não pode ajudar no combate e acaba sendo um peso pro grupo. O mestre não deveria jogar contra os jogadores, mas apenas jogar COM eles.
:frenzied:
Avatar do usuário
Vinicius
 
Mensagens: 701
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:11
Localização: Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Introduzindo um novo player.

Mensagempor Galardron em 02 Set 2007, 19:53

Tenho por padrão incluir novos personagens um nível abaixo do menor nível do grupo. Essa medida visa valorizar a trajetória dos que estão desde o início, tendo desenvolvido boa parte de sua história em jogo e não através de um background, e desestimular trocas de personagem a todo momento (quando a entrada do novo personagem acontece por opção do jogador, que quer substituir seu antigo; tem gente que enjoa das coisas fácil demais, e nunca consegue desenvolver algo denso por isso).
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Avatar do usuário
Galardron
 
Mensagens: 698
Registrado em: 26 Ago 2007, 15:52
Localização: RS

Introduzindo um novo player.

Mensagempor Vinicius em 02 Set 2007, 20:01

Ah, aí eu até concordo, 1 nível abaixo. Mas 4 níveis é um exagero.
:frenzied:
Avatar do usuário
Vinicius
 
Mensagens: 701
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:11
Localização: Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Introduzindo um novo player.

Mensagempor Kamus de Aquário em 02 Set 2007, 20:19

Eu tambem faço isso (por o novo player um nível abaixo do de menor nível do grupo) pelas mesmas razões que vc citou.

Uma coisa que é verdade é que é nos 3 primeiros níveis eu avanço mas rápido que eles, um nível por sessão quase, mas depois essa diferança estaciona e eu sempre vou ser 2 ou 3 níveis inferior que os demais.

Vou falar com o mestre mas sei que é perdido, ele é do tipo que ouve vc atentamente e diz que simplismente não vai mudar de ideia.
Avatar do usuário
Kamus de Aquário
 
Mensagens: 886
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:04
Localização: Décima Primeira Casa do Zodíaco.

Introduzindo um novo player.

Mensagempor arghsupremo em 03 Set 2007, 02:37

Na minha mesa, como temos muitos jogadores de níveis diferentes, fazemos assim...

Exemplo:

Jogador 1 - Nível 5
Jogador 2 - Nível 5
Jogador 3 - Nível 4
Jogador 4 - Nível 1

Defina o nível do encontro e divida a premiação em XP desse modo:

1 - Pegue cada jogador separado e veja na tabela o valor do cruzamento entre o nível do encontro e o nível do jogador.
2 - Divida esse valor pelo número total de jogadores que participaram da batalha.
3 - Repita esse processo separadamente pra cada jogador.

Assim ficaria:

Nível 5 com nível de encontro 5 = 1000 XP , 1000 / 4 = 250 XP
Nível 4 com nível de encontro 4 = 1200 XP , 1200 / 4 = 300 XP
Nível 1 com nível de encontro 1 = 2000 XP , 1800 / 4 = 500 XP

OBS: valores hipotéticos.

Argumente com seu mestre em favor desse sistema, afinal ele faz muito mais sentido. Um personagem de nível 1 em uma batalha de nível 5 deveria ganhar mais experiência, afinal ele tem muito mais a "aprender" nessa batalha do que os outros.


Ou eu entendi errado ou esse é o sistema padrão/oficial de D&D??? :blink:
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Introduzindo um novo player.

Mensagempor NoNe em 03 Set 2007, 03:26

Sim, é o padrão, mas pelo jeito o mestre dele não conhece, já que dá a mesma quantia de XP pra todo mundo.
NoNe
 
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Set 2007, 18:16

Introduzindo um novo player.

Mensagempor WillDice em 03 Set 2007, 08:10

Esse é o padrão do D&D 3.5

Muita, muita gente ainda usa o D&D 3.0, em que todos no grupo ganham a mesma quantidade de XP, baseada no nível médio.

E alguns outros ficam no "3.25", com livros básicos 3.0 e usando o SRD (que não inclui XP).
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Introduzindo um novo player.

Mensagempor Madrüga em 03 Set 2007, 13:04

Eu não sei por que esses mestres fazem isso. Medo de "ameaçar" os jogadores antigos? Medo de dar poder demais para o novato?

Na minha campanha atual, um dos jogadores (o Sol, que joga máfia) trouxe um amigo, e ele começou no mesmo nível que a galera. Inclusive meu personagem saiu no braço com ele, mas eles forma se entendendo com o tempo. Acho que a principal desvantagem ao se entrar em um grupo formado não deveria ser exatamente em níveis, mas em confiança. Um personagem recém-introduzido é um estranho, alguém em que não se deve confiar logo de cara. Isso é que é legal em se ter jogadores novos, é construir a relação deles com os outros.

Quer penalizar em XP? Um nível a menos, só. Não estraga a diversão de ninguém. Nem do cara, que evita morrer o tempo todo, nem do grupo, que evita ficar carregando um peso morto.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Introduzindo um novo player.

Mensagempor Kamus de Aquário em 03 Set 2007, 13:10

Falei com ele hoje, ele disse que vai adotar a tabela de XP 3.5, espero que as coisas melhorem logo e essa diferença de nível seja minorada o mais rápido possível.

Outra coisa que eu tou sentindo falta é de poder utilizar o tesouro que ganhamos nos encontros, na aventura a gente tá tipo mapeando uma área que é inexplorada, é uma ilha e vamos ficar uns 2 meses no local (já se passou 1 mês nas 3 primeiras sessões) ai a gente ganha muitos itens preciosos, ouro, joias, mas não temos onde gastar essa grana, é o mesmo que não ter o dinheiro.
Avatar do usuário
Kamus de Aquário
 
Mensagens: 886
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:04
Localização: Décima Primeira Casa do Zodíaco.

Introduzindo um novo player.

Mensagempor Cebolituz em 03 Set 2007, 14:16

Kamus de Áquario escreveu:Falei com ele hoje, ele disse que vai adotar a tabela de XP 3.5, espero que as coisas melhorem logo e essa diferença de nível seja minorada o mais rápido possível.


Um bom diálogo gera resultados maravilhosos!

[

Aí já é decisão do mestre. Deve fazer parte do enredo ou ele quer que vocês não torrem o dinheiro agora. E se é uma área inexplorada, é claro que não há nada nela!

PS: Seu login está acentuado errado! O acento agudo é no "Aquário" e não "Áquario"! Eu reparei na hora que eu estava fazendo os quotes.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron