NOTÍCIAS D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 04 Jan 2008, 18:27

Rá!

Exceto que os magos de MMO não podem fazer isso.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 04 Jan 2008, 18:29

Logo, temos uma 4ª edição em que as Defesas (CA, Fort, Ref e Vont) serão iguais para todos, assim como a BBA. Porque temos um novo público acostumado a MMO's e a própria concorrência decorrente disso. O mesmo vale para as classes, poderes e funções. Agora o mago perdeu totalmente o estereótipo Gandalf. Era forte em AD&D, enfraqueceu em D&D3 e no D&D4 o mago vai andar com um armadura sem se preocupar com chance de falha.

Acho que não é bem assim não. Ca, Fort, Ref e Vont ainda serão significativamente diferentes de uma classe para a outra; o que está sendo generalizado é só o ritmo de aumento. Se o guerreiro começa com 2 pontos de Fortitude base à frente do mago mas 2 pontos de Vontade base para trás dele, vai continuar assim até o nível 30. Pode ser que ele aumente a habilidade associada ou pegue talentos como Vontade de Ferro para aumentar ou diminuir a diferença.

Nada disso tem a ver com WoW. A razão é clara desde o Epic Level Handbook 3.0: com progressões muito diferenciadas (2 +1/2 do nível contra 1/3 do nível), chega a um ponto em que ou o cara sempre falha naquela resistência ou sempre vence. E isso não é nada divertido nem equilibrado. Habilidades especiais como spell power +X do archmage 3.0 também pioravam esse tipo de coisa e foram nerfadas no 3.5.

Me surpreende é não terem feito algo óbvio como padronizar pelo menos as progressões de resistências para +1/2 por nível, concedendo Grande Fortitude, Reflexos Rápidos ou Vontade de Ferro como talentos bônus de acordo com a classe, pra manter esses bônus sob controle. Por exemplo, o guerreiro teria Grande Fortitude automaticamente, ficando com 2 + 1/2 do nível em Fort e 1/2 do nível em Ref e Vont, enquanto o mago teria Vontade de Ferro automaticamente e assim por diante. Ajudaria até a controlar o abuso de multiclasse só pra pegar o +2 de base de resistência inicial, inclusive com relação a classes de prestígio. E também economizaria espaço, pois as tabelas de classe não precisariam de 3 colunas pra bônus base de resistências.

Agora... como assim o mago era mais forte na 2E do que na 3E?? Além de gastar horas memorizando magias na 2E (se bem que ninguém devia seguir essa regra), era bem mais difícil conseguir Inteligência alta pra lançar muitas magias por dia, e muitas magias tinham requisitos mais restritivos (invocar elementais necessitava de um corpo substancial do elemento pretendido, e era difícil manter o controle sobre a criatura). Tá certo que faz mais de 5 anos que não jogo nada da 2E, mas sempre tive a nítida impressão de serem mais fortes na 3E.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 04 Jan 2008, 18:34

Nem nos games anteriores havia esse visual tão "exagerado".

Parece que alguem aqui nunca jogou Warhammer(Um jogo de miniaturas que data do começo de 1980.) Os visuais de lá sempre foram exagerados.

Alias, aquela fonte foi a fonte que Warcraft se embebedou até o Warcraft 2, mudando o estilo no 3.
AKImeru

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Alessandro_Franzen em 04 Jan 2008, 18:47

Logo, temos uma 4ª edição em que as Defesas (CA, Fort, Ref e Vont) serão iguais para todos, assim como a BBA. Porque temos um novo público acostumado a MMO's e a própria concorrência decorrente disso. O mesmo vale para as classes, poderes e funções. Agora o mago perdeu totalmente o estereótipo Gandalf. Era forte em AD&D, enfraqueceu em D&D3 e no D&D4 o mago vai andar com um armadura sem se preocupar com chance de falha. Rá! Sem contar o visual; onde estamos acostumados a ver armas e armaduras com o visual daquele Dragonborn? E aquela arma? Sinceramente?

Corretíssimo, Mirallatos!!! :aham: Infelizmente, D&D agora resolveu se modificar para combater o MMO eletrônico, pois hoje em dia o publico está lendo menos... Bem menos. Não é questão de ser USA, mas aqui no Brasil essa tendencia está ocorrendo com frequência já que muitos preferem ver o filme, ver Novela falar sobre um tema, jogar videogame etc. Vivemos em uma era digital e D&D 4 quer tentar entrar no meio dessa batalha que eu particularmente acho perdida antes deles tentarem... D

Digitalizar um material em software é algo comum, mas com as ferramentas virtuais de RPG os mestres e jogadores começam a se tornar preguiçosos mentalmente e totalmente dependentes de um Computador ao lado da mesa de jogo... A imaginação, que é a maior ferramenta que os gamers de rpg tem, a necessidade de escrever um texto com caneta e lápis e até mesmo a capacidade de pesquisar temas, coisas e outros tipos de detalhes para inserir em suas histórias (aventuras) acabam se tornando secundários. É mais fácil apertar um botão e tudo está mastigado para seus usuários.

Eu em minha particular opinião ainda prefiro qualquer outro sistema de jogo Não-D20, pois apesar de serem filhos, netos e bisnetos do D&D original, ainda mantém a pureza e objetivo que o Roleplaying Game tinham na Era de ouro (1974 a 1990) de nosso hobby. Mas, descontentamentos a parte, a maior traição para com o gamer moderno é ter que se livrar de sua poderosa coleção de mil suplementos que serviam tanto para 3.0 e 3.5...

A primeira reestruturação de coleção ocorreu na passagem de AD&D (2nd Edition) para D&D 3... Na época era um mal necessário, mas quando isso ocorreu novamente em um período de cerca de 4 anos após o lançamento do 3.0 com uma versão 3.5, forçando incosncientemente a assumir uma nova postura e coleção... agora vem a pergunta... você terá paciência de adaptar todos os seus suplementos para a nova versão 4, sabendo que vão usar "corte e costura" no livros mais antigos para gerar uma nova edição? Eu não. Mas há os entusiastas do D&D. Entendam que como companheiro de dados e veterano do Hobby, mantenho meu respeito à aqueles que estarão dispostos a gastar mais e mais dinheiro com o "Windows do RPG" da Wizards of the Coast ou até mesmo gastar banda larga para baixar pdfs... Eu não farei tal esforço, pois se eu quiser jogar videogame medieval, posso tranquilamente acessar meu PC e escolher pelo menos entre 15 diferentes... Mas, se eu quiser jogar RPG, ainda olharei com orgulho os livros que batalhei tanto para adquirir, sabendo da diversidade de empresas que mantiveram o respeito pelo seu cliente por diversos anos.

Sim, é uma opção passar de D&D 3.5 para 4.0, não discuto isso... porém até quando será não mandatória? O que fazer com os livros das edições anteriores que vocês possuem? Já pensaram nisso?

Aqui está minha contribuição ao debate.
Imagem
Alessandro_Franzen

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Mirallatos em 04 Jan 2008, 18:49

Acho que não é bem assim não. Ca, Fort, Ref e Vont ainda serão significativamente diferentes de uma classe para a outra; o que está sendo generalizado é só o ritmo de aumento. Se o guerreiro começa com 2 pontos de Fortitude base à frente do mago mas 2 pontos de Vontade base para trás dele, vai continuar assim até o nível 30. Pode ser que ele aumente a habilidade associada ou pegue talentos como Vontade de Ferro para aumentar ou diminuir a diferença.

Bom, então entendi errado. Havia lido algo que dizia que os modificadores de todas as classes seriam iguais em determinado nível. Mas de qualquer forma eu estava me referindo ao possível emparelhamento que existirá entre as classes.

Nada disso tem a ver com WoW. A razão é clara desde o Epic Level Handbook 3.0: com progressões muito diferenciadas (2 +1/2 do nível contra 1/3 do nível), chega a um ponto em que ou o cara sempre falha naquela resistência ou sempre vence. E isso não é nada divertido nem equilibrado. Habilidades especiais como spell power +X do archmage 3.0 também pioravam esse tipo de coisa e foram nerfadas no 3.5.

Típico exemplo de Game Design ruim em D&D. Coisa que WoW exemplifica bem. Não é que seja ruim copiar de WoW, ou basear regras, imagens...só estou dizendo que o MMO é um bom exemplo de equilíbrio. Se os GD's buscaram isso na 4ª Edição, temos mais é que bater palma. No D&D3 eles tentaram, mas não conseguiram.

Agora... como assim o mago era mais forte na 2E do que na 3E?? Além de gastar horas memorizando magias na 2E (se bem que ninguém devia seguir essa regra), era bem mais difícil conseguir Inteligência alta pra lançar muitas magias por dia, e muitas magias tinham requisitos mais restritivos (invocar elementais necessitava de um corpo substancial do elemento pretendido, e era difícil manter o controle sobre a criatura). Tá certo que faz mais de 5 anos que não jogo nada da 2E, mas sempre tive a nítida impressão de serem mais fortes na 3E.

Eu me referia à força do estereótipo...desculpe-me se fui impreciso.
Imagem
Mirallatos

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Letthull em 04 Jan 2008, 18:52

Parece que alguem aqui nunca jogou Warhammer(Um jogo de miniaturas que data do começo de 1980.) Os visuais de lá sempre foram exagerados.

E como o Metzen (diretor de criação da Blizzard) é viciado em Warhammer, nada mais normal que ter seus plágios seguindoa mesma linha no design.
O que ferra é a WotC decidir fazer o mesmo, só porque meia dúzia de designers não conseguem ficar 1 dia sem logar.

Agora... como assim o mago era mais forte na 2E do que na 3E??

Algumas magias na 2E eram mais crueis, como Power Word Kill. Na 3E, ter muito HP é relativamente fácil, na 2E depois de certo nível você só ganha mais uns pontinhos (o Mago só ganhava UM ponto de vida por nível), e o bônus da constituição demorava pra aumentar (com ítens claro).
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Alessandro_Franzen em 04 Jan 2008, 19:00

Algumas magias na 2E eram mais crueis, como Power Word Kill. Na 3E, ter muito HP é relativamente fácil, na 2E depois de certo nível você só ganha mais uns pontinhos (o Mago só ganhava UM ponto de vida por nível), e o bônus da constituição demorava pra aumentar (com ítens claro).

O 2nd Edition foi desenvolvido para bater de frente contra a maior criação da ICE na década de 80, o Rolemaster. As magias tinham que ser tentadoras para os players escolherem a classe mago e fazerem os compradores levarem os livros de D&D em vez da ICE. Uma coisa chamativa no material da ICE era que o mago (e outras classes usuárias de magia do RM) era bom e equilibrado desde o primeiro nível, possuindo uma gama enorme de magias a disposição. O RM tinha um livro básico chamado Spell Law contendo mais de 3500 magias diferentes.

Nota histórica: O Rolemaster ainda existe e está em sua 4th edition, mas sofreu poucas modificações em sua mecânica. Apesar de ser ainda um grande rpg, muitos fãs ainda preferem o 2nd edition, porém material da versão mais moderna ainda é compatível com as edições anteriores por incrível que pareça.
Imagem
Alessandro_Franzen

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Lune em 04 Jan 2008, 19:03

ainda mantém a pureza e objetivo que o Roleplaying Game tinham na Era de ouro (1974 a 1990) de nosso hobby

Eu estava lendo a sério até aqui. Aí veio "pureza" e eu tive que parar pra uma boa risada.

Sim, é uma opção passar de D&D 3.5 para 4.0, não discuto isso... porém até quando será não mandatória? O que fazer com os livros das edições anteriores que vocês possuem? Já pensaram nisso?

Essa é a quarta vez que fãs de D&D enfrentam esse impasse, não é novidade. E embora já tenha se dito muito sobre o assunto em tópicos passados, o resumo é: não há necessidade para trocar de edição no dia que sair a 4e. Eu mesmo pretendo manter minhas campanhas em 3.5 até a 4e ter material suficiente pra poder abrigar os personagens que eu já tenho. A longo prazo, a maior parte dos fãs não se importa de comprar novos livros, contanto que eles tenham material original. Não há necessidade de tacar os antigos na fogueira, já que pelo menos uma parte deles é material descritivo e/ou facilmente adaptável.

Acho que você está sendo um bocado "doomsayer", o que sempre acontece quando D&D troca de edição. Não há motivo para pânico (a menos que você jogue em FR. Nesse caso, desista XD).
Imagem

Imagem
Lune

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 04 Jan 2008, 19:09

Os jogadores de FR jogam em um cenário onde as pessoas que o mantém não fazem a minima ideia do que demonios é o cenário e eles preferem jogar BOMBAS ATOMICAS ao em vez de tentar entende-lo para adaptar o material.
AKImeru

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Lune em 04 Jan 2008, 19:12

Lembrem da entrevista em que o Rich Baker dizia que ninguém, repito, ninguém na Wizards ainda tinha alguma campanha de Forgotten. Eles já abandonaram o cenário, só não querer largar a vaca de dinheiro.
Imagem

Imagem
Lune

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Alessandro_Franzen em 04 Jan 2008, 19:37

Eu estava lendo a sério até aqui. Aí veio "pureza" e eu tive que parar pra uma boa risada.

Eu queria entender qual o problema com a questão da pureza que comentei... Há um enorme processo histórico por trás do RPG o pessoal que joga o hobby não conhece. Não há motivo de risada nesse termo como vou explicar brevemente. Entenda, Lune, ao meu ver o D&D 4 sofre de do mais grave desvirtuamento em toda a história do Roleplaying Game.

Nosso hobby tem uma longa tradição envolvendo estratégia e imaginação. Sabia que o tataravó do RPG é H.G.Wells? Sim, o autor de Guerra dos Mundos.pois foi graças a ele que o elaborado e elitizado jogos de guerra prussiano usando miniaturas, ganhou uma versão civil e comercial em 1915. Apesar de ser considerado underground e de pouco interesse, este livro trazia as regras de miniaturas que deram origem a tudo o que conhcemos... O livro chamado "Little Wars" só chamou a atençao realmente quando um homem chamado Charles Roberts (em 1957) inspirou-se no material de Wells e resolveu publicar o primeiro jogo de tabuleiro... fundando assim a Avalon Hill. Deste então novos jogos foram sendo criados até que, de repente, Gary Gygax e Jeff Perren (grandes jogadores de wargames) publicaram Chainmail... Após certo tempo, em 1967, um jogador local chamado Arneson, resolveu falar com Gygax e inseriu os primeiros elementos de interpretação ao dar personalidades e particularidades as peças do Chainmail. Essa idéia foi melhorada por Arneson e implementada com sucesso por Gygax gerando assim o primeiro produto de sucesso de sua empresa a Tactical Studies Rules (TSR) que o mundo conheceria como Chainmail Rpg, o embrião do famoso Dungeons & Dragons. Assim que a evolução natural do RPG começou, o D&D nasceu abrindo um novo mundo de possibilidades comerciais. Em menos de quatro meses já tinham vendido cerca de 1 milhão de cópias e faturado alto. Com o tempo nasceu a concorrência e a Era de Ouro do RPG começou até sua queda no final da década de 90. Mas isso é outra história.

Quando eu digo pureza, Lune, estou me referindo a essência original do RPG. A necessidade de imaginar e ser criativo. Hoje em dia o D&D 3.0 e seu upgrade 3.5 nada mais são do que a somatória de todoas as boas ideias nascidas na concorrência que foram descaradamente costuradas juntas. O D&D 4 é o processo mais desvirtuado, pois irá tentar capturar a atençao do mundo eletronico para o de papel, criando um videogame de papel que irá regredir o D&D a versão militar prussiana.

Espero que eu tenha clarificado meu argumento.

Lembrem da entrevista em que o Rich Baker dizia que ninguém, repito, ninguém na Wizards ainda tinha alguma campanha de Forgotten. Eles já abandonaram o cenário, só não querer largar a vaca de dinheiro.

Nisso eu concordo plenamente com você... A wizards só pensa em cifras atualmente.
Imagem
Alessandro_Franzen

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Torneco em 04 Jan 2008, 19:41

Só queria ser um pouco mais chato sobre a questão das ilustrações. Eu acho interessante essa iniciativa de modernizar as ilustrações, mas era bom manter um pé na realidade. Uma das coisas que eu mais odeio nessas ilustrações de MMORPGs é umas armaduras bizarras, cheias de placas estranhas e sem muito nexo ou aquelas armas que parece que o desenhista andou visitando R´yleh (A cidade subterrãnea onde Cuthullu reside). O que eu menos gostei foi do visial das armas dos tiefling. Sério, aquilo parece um conjunto de curvas aleatórias, você nem consegue descobir onde você segura na arma. Espero que eles mudem isso mais pra frente.

Essa é para o Alessandro: Creio que você não esteja acompanhando as mudanças conceituais nos livros de D&D que andou acontecendo nos últimos anos. Se não me engano, você diz gostar mais de outros sistemas do que de D&D, então é possível que não tenha visto isso. Recentemente, a quantidade de material descritivo nos livros tem aumentado bastante. Todas as CdPs estão vindo com material de descrição de como usar em seu mundo, os monstros estão vindo com mais descrição sobre eles, inclusive com CDs de testes de conhecimento pra identificar mais sobre eles, livros descrevendo mais sobre as raças, o que não se via a muito tempo e um esforço pra integrar ainda mais o trabalho de grupo, com habilidades de trabalho de grupo e armadilhas que precisam da interação de todos pra conseguirem ser vencidas. Então, na minha opinião, a fantasia e a imaginação não estã morrendo, ela sempre esteve viva na cabeça de cada mestre e de cada jogador. O que a wizards quer com esse novo conjunto de regras é simplificar o jogo, torná-lo mais equilibrado, pra que a gente possa sonhar com personagens legais sem se preocupar em ficar pra trás na parte mecânica. E creio que com um enxugamento das regras, seja mais fácil criar suplementos equilibrados e com mais material descritivo.
Editado pela última vez por Torneco em 04 Jan 2008, 19:57, em um total de 1 vez.
Torneco

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Mirallatos em 04 Jan 2008, 19:44

Exagerados ou não eles não foram uma tendência que influenciou D&D naqueles dias como WoW influencia hoje. Se tendências como os Games Eletrônicos e os atuais MMO's não influenciassem mudanças em D&D, teríamos ficado nas regras limitadas da 2ª Edição. Ou basta apenas dizer "Rá!"?

Repito, não é ruim se aproximar de uma melhor jogabilidade e um visual contemporâneo. Só achei que estava mais que óbvio o fato. Se fosse só questão de mudar de ilustrador, a nova concepção de arte seria coincidentemente essa?
Imagem
Mirallatos

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Cebolituz em 04 Jan 2008, 19:47

Alessandro_Franzen escreveu:O D&D 4 é o processo mais desvirtuado, pois irá tentar capturar a atençao do mundo eletronico para o de papel, criando um videogame de papel que irá regredir o D&D a versão militar prussiana.

Engraçado que na minha mesa com a quarta edição isso, estranhamente, não acontecerá...

Mas nos tempos de AD&D e D&D 3.X isso era facilmente visto quando eu jogava. Era um saco, um baita videogame em que a gente só batia, só havia regras e regras (bem mais porcas por sinal), era tudo tão linear...
Imagem
Cebolituz

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 04 Jan 2008, 19:50

Entenda, Lune, ao meu ver o D&D 4 sofre de do mais grave desvirtuamento em toda a história do Roleplaying Game.

Só por que ele é diferente do 3.0? Ou por que você não gosta do estilo dele?

Me chore um rio.

O D&D 4 é o processo mais desvirtuado, pois irá tentar capturar a atençao do mundo eletronico para o de papel, criando um videogame de papel que irá regredir o D&D a versão militar prussiana.

Adivinha só: D&D, como todos os jogos antigos tem duas possibilidades: Mudar e se atualizar ou morrer.

Eles escolheram a primeira opção. Agora se a mudança é melhor ou pior, vai de cada um.

A ideia de D&D se transformar em um "video game de papel" é hilaria, visto que video games se tornaram complexos e bastante profundos. Eles só não são tão lires quanto RPGs de mesa por um motivo.

E adivinha só, isso é a definição de RPG, a liberdade e a imaginação. D&D ainda é um rpg, por mais que você tente dizer o contrario.
AKImeru

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários