Andei lendo uns posts do Trevisan sobre Tormenta.
- Desnecessário dizer o quanto eu discordo sobre a afirmação de que Tormenta uma dia foi infantil e imbecil. O cenário foi um dia simplista demais e justamente por isso calcado demais nos esterótipos do gênero. (...)Ninguém senta pra escrever algo pensando "preciso de algo imbecil e infantil". A não ser que seja imbecil e infantil. O que definitivamente não nunca fomos.
E Holy Avenger foi uma alucinação coletiva. Ou os reinos temáticos. Ou os sumo-sacerdotes que quebram seus votos. Ou a deusa que tem como maiores seguidores pessoas que vão contra seu dogma.
- Sobre o tal fanservice. Olha...basicamente a tua equação se baseia na visão generalizada que as pessoas tem de qualquer coisa que inclua o estilo mangá. E tudo bem...até vai. Mas o que me ferra a vida é que a parte animesca de Tormenta é só uma faceta do cenário.
Porque, obviamente, todo mangá/anime segue um único estilo. E esse estilo exige fanservice.
------------------
Ah, e de um fã do cenário, porque essa eu tenho que citar. Falando sobre o samurai de Idm:
Bem, vê-se que você desconhece muito sobre os samurais de verdade, até porque Masato age como um.
Unh, claro. Porque um samurai teria um 'faniquito' porque alguém que ele acabou de conhecer morreu. Ou então teria participado daquela cena idiota da ponte.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]