Mais uma desculpa esfarrapada pra economizar páginas colocando coisas mais importantes.
É uma desculpa tão sem sentido, que se for pra esperar uma política de não por fichas desnecessárias, então não veremos mais nenhuma ficha de npc em qualquer outro cenário... Afinal, pra que os jogadores bons vão querer atacar o Elminster ou o Drizzt?
Leia direito. O que falaram é que, em todas as edições até agora, todos esses dragões eram descritos, mas na prática, só se usavam as fichas dos cromáticos, porque dificilmente um metálico participava de alguma batalha. Eles não estão tirando eles na 4E, estão ampliando seus potenciais no jogo.
Quanto a NPCs, é mais provável que um NPC se alie temporariamente ao seu grupo e o DM tenha que saber como é sua ficha do que um dragão metálico.
Não foi isso que me pareceu. Eu interpretei os Cromáticos sendo mais animalescos e os Metálicos com ambições mais semelhante às humanas.
Caótico é a definição de animalesco: não saber ou querer segurar os seus impulsos, fazer sempre o que dá na telha. E querer controlar tudo é a síndrome mais comum aos ordeiros extremos.
Pelo menos eles reconheceram a inutilidade de tantos dragões iguais com uma pele diferente e tendências diferentes. Vamos ver esses novos dragões... (eu não ligo se eles pirarem e colocarem dragões orientalizados, o problema é transformar dragão em um show do Clovis Bornai).
Vão continuar com peles e personalidades diferentes. O que vai mudar é só que o brass e bronze não vão aparecer no primeiro MM, dando lugar ao adamantine dragon e outro que esqueci (e o ENWorld não está abrindo aqui pra eu ver).