To com dor de cabeça, vou tentar ser o mais curto possível!
Só pra esclarecer a todos, ninguem aqui tem poder absoluto nas mãos. Eu pessoalmente acho bem vago alguem que não vive o dia a dia religioso falar de algo (não faz muita ideia de como é por dentro a máquina, fica dificil levar em consideração), mas a discussão pode sim ficar nessa linha e fluir bem. Apresentam-se pontos dos dois lados, e a discussão pode se encaminhar sem problemas
@Eltor Macnol
Frenquentemente foi forçar a barra, mas beleza, minha lista é bem semelhante. Mas eu encaro sobre um ponto de vista diferente, e com certeza menos drastico. Vamos neles.
Primeiro a culpa de tudo nessa birosca de mundo é do homem, e isso é redundante, desconsideremos. O mau uso das religiões são por conta de suas intituições, ou seja, "igrejas". A Religião em si não traz controle de massas, não cerceia crescimento social, etc. Nesse ponto que eu penso em regras que limitem o poder delas.
Segundo. Não acho que nenhum radicalismo seja saudável. Simplesmente acabar com a Religião porque ela tem aspectos nocivos é tão ou mais nocivo, no meu entender, que o proprio mal que se alega.
Agora um ponto que você desconsiderou Eltor, mas sem culpa, acho que isso se ve mais de dentro do que de fora da Religião. Ela faz individuos se tornarem humanos, e essa foi a pior explicação que dei sobre algo na vida (sou uma negação explicando algo, mas to tentando).
A exemplo, a figura do Gandhi. Um religioso, e fez muitas pessoas se converterem apenas com suas ações. Mas penso eu que a sua imagem pessoal é mais inspiradora que sua imagem religiosa. Infelizmente os Católicos pegaram Jesus pra eles e tiraram essa "imagem" dele, divinificaram o cara (acho que dae vem a bronca dos Judeus, mas to só chutando), mas seria um exemplo extremo, o cara pregou a paz a ponto de se deixar sacrificar por ela, se isso não é um exemplo de conduta não sei o que é. E perceba que a pessoa não precisa ser católica pra ver o gesto dele. Milagre? Que milagre? Ele aceitou morrer pra libertar a vida de um ladrão kct! Buda abdicou de sua fortuna por uma vida simples e de sabedoria, desapego material que eu não tenho, mas me inspira em alguns momentos mais ganaciosos. Sem Religião penso que isso seria mais dificil, não sem a "igreja". São exemplos mais gritantes, mas existem muitos no dia a dia, coisas pequenas que alguns Religiosos fazem e não vem nas primeiras paginas do jornal, mas existem, e muita gente vê, não milagres mas gestos.
Ok, já falei muito desse assunto, mas vamos lá (é sei que vc se corrigiu, mas acredito em reencarnação, e se tu tacar papel na rua na minha frente rola um pescotapa ligeiro! =D)
@Vincer e Skar
A biblia é um compendium de livros de auto ajuda bem velho, e só. Nunca engoli que Cain foi pro deserto e se casou, ele matou o unico irmão porra, como tinha uma mulher no deserto?
Um ponto extremamente negativo da religião (R minisculo, quero seprar o que o individuo mistico (vlw Lanzi) acredita do que o coletivo acredita) é que ela não se modifica, ISSO é negativo pacas.
@Aluriel
Eu acho que simplesmente é não fazer aquilo que você não quer que façam com você, isso seria a forma mais simples, outra seria minimizar os danos de suas ações.
Isso é filosofia Budista (ou Taoista não me lembro agora)!
Percebe como você pode ser bem influenciado por alguem (certamente escutou isso em algum lugar) e não necessáriamente se envolver com religiões?
é a parte que mais incomoda nessa história de crer em deus, ela reforça um conformismo.
Eu creio em Deus e nunca fui conformado com nada não! Sou da opinão que seu eu não fizer ninguem me entrega pronto!
@Lanzi
Estamos falando das massas. Da massa religiosa que move as três maiores religiões do mundo, islamismo, cristianismo e judaismo.
Aqui tá o problema desse tópico.
Parece que a pinimba de alguns é com a igreja catolica e o islã, ae tentam pegar exemplos separados e distintos (que já vi a maior parte aqui afirmando que existe, dos dois lados) e vendem o peixe todo como se fosse Religião.
Acho que pelo bem do tópico deveria se fazer uma separação disso. Existe a religião que é um amontoado de dogmas e ideais que as pessoas se unem pra seguir, e a Religião (que insisto em escrever com letra maiuscula) que é aquela que o Individuo segue, e é pessoal e intransferivel, bem parecido com o exemplo do Lanzi do Homem-Mistico.
Infelizmente instituições religiosas, no geral, são um câncer, mas não é a realidade dos Religiosos (não me prendo a 3 religiões desculpem). Regras, leis, são muito bem vindas, e eu espero MUITO por elas, mas extinção é uma palavra que eu não gosto de usar, e vou defender isso!
E se eu ignorei alguem, desculpem, mas tópico longo, to no trampo, com dor de cabeça e outras coisas mais aqui.
[]s