Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor ferdineidos em 29 Jan 2008, 00:00

Eltor Macnol escreveu:Ferdineidos, fiz um edit com uma resposta ao teu post anterior no meu último.

Quanto ao teu post de agora, basta dizer que você tem sido MUITO seletivo nos aspectos que escolhe pra apresentar tua "religião exemplo". Utópico, eu diria. Mostre-me uma religião famosa que se resuma, na prática, apenas (eu disse APENAS) aos pontos "inofensivos" que você cita, e eu aceitarei que é uma linha válida de diálogo.

Cara, vou deixar pra ler amanhã, mas garanto que te retorno (não sei se é vc quer isso, ou que eu simplesmente cale a boca.. :bwaha: )

mas com relação ao meu ponto é. Todos temos uma visão distorcida da realidade, pois temos uma visão própria da coisa. E com relação à religião utópica...sim, concordo que é uma religião aparentemente utópica, mas me baseio basicamente na minha mãe pra escrever isso...ela é uma cat´lica não praticante, mas é centrada, formada em sociologia e psicologia, sempre batalhou pra caralho pra ter as coisas que quer e assume seus erros e desfruta seus sucessos. Não conheço muito da Igreja catolica mas sei que existe uma corrente dela que é mais pra este lado, amanhã eu dou uma pesquisada pra garantir isso. E vamos ser sinceros que se posso ter um unicórnio cor de rosa que concede desejos a torto e adireito por aí, ter uma religião humanitária não é o fim do mundo...hehehehehe

agora eu vou dormir que amanhã é dia...

Boa noite aos que ficam
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Tybert em 29 Jan 2008, 00:05

Eu não vi o caso da mãe do rapaz uma influência tão grande da religião assim. Se ela é uma pessoa correta, com caráter e fibra, acredito que o mérito seja exclusivamente dela e não da religião em si.

Mas realmente não sei se usaria minha mãe como exemplo de coisa alguma num fórum de internet, ainda mais num tópico que fala que vai ter flames... Normalmente esse tipo de coisa não acaba bem. :P
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Mensagempor Lune em 29 Jan 2008, 00:07

acreditar em Deus, rezar pra ele e mesmo assim batalhar pelo que se quer, assumir seus erros e suas falhas, e, quando alcançar o sucesso se sentir satisfeito com isso, é uma fuga tão grande assim da realidade?

Mas você não descreveu uma religião. Adicione a esses seus ingredientes algo como "acreditar que um ser humano morreu e ressucitou" ou "acreditar que os maus serão punidos no dia do Juízo" e aí a gente conversa. E esses exemplos são sim uma fuga substancialmente grande da realidade, assumindo que estejam errados.

Para fins de argumento, eu também preciso dizer que só acreditar que há um homem de barba branca no céu que escuta as suas preces já é uma negação suficientemente grave da realidade (novamente, assumindo que ele não exista). Se fosse qualquer outra coisa, como acreditar que alienígenas escutam nossos pensamentos, já seria o suficiente para um diagnóstico clínico.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Elven Paladin em 29 Jan 2008, 04:53

que há um homem de barba branca no céu que escuta as suas preces

Lune, eu prefiro a versão completa, dada pelo comediante George Carlin:

Um homem invisível, que mora no Céu e vê tudo o que você faz todo dia, a todo instante. E o homem invisível tem uma lista especial de 10 coisas que ele não quer que você faça. Se você fizer qualquer uma dessas 10 coisas, ele tem um lugar especial cheio de fogo, fumaça, ardor, tortura e angústia, para onde ele te envia para sofrer, queimar, se sufocar , gritar e chorar, para todo o sempre, até o fim dos tempos... Mas ele te Ama!

:b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor ferdineidos em 29 Jan 2008, 07:06

Tybert: Isso é uma prova práitca de que a religião errada não é inerentemente nociva. Esse é o meu ponto, discutir a nocividade inerente decorrente da falsa interpretação da realidade, sacou?

Quanto ao exemplo ser a minha mãe, você tem toda razão...hehehehe...

Lune escreveu:
acreditar em Deus, rezar pra ele e mesmo assim batalhar pelo que se quer, assumir seus erros e suas falhas, e, quando alcançar o sucesso se sentir satisfeito com isso, é uma fuga tão grande assim da realidade?

Mas você não descreveu uma religião. Adicione a esses seus ingredientes algo como "acreditar que um ser humano morreu e ressucitou" ou "acreditar que os maus serão punidos no dia do Juízo" e aí a gente conversa. E esses exemplos são sim uma fuga substancialmente grande da realidade, assumindo que estejam errados.

Para fins de argumento, eu também preciso dizer que só acreditar que há um homem de barba branca no céu que escuta as suas preces já é uma negação suficientemente grave da realidade (novamente, assumindo que ele não exista). Se fosse qualquer outra coisa, como acreditar que alienígenas escutam nossos pensamentos, já seria o suficiente para um diagnóstico clínico.

Bom, descrevi um ponto de uma religião, coloquei que o fato de se acreditar em Deus esteja no pacote o "acreditar que um ser humano morreu e ressucitou" e "acreditar que os maus serão punidos no dia do Juízo", me expressei de forma incompleta e peço desculpas por isso. Mas o fato é: essa religião não tornou essa pessoa pior, menos consciente, mais conformada com as mazelas da vida, não necessariamente. Acho que a religião pode ter essa forma quando atinge ignorantes, assim como qualquer forma que se possa controlar a massa, mas daí vejo um problema na ignorância, não da religiosidade em si.

Quanto ao ponto de negação da realidade. O que você ainda não analisou da minha teoria é que todos, em todos os momentos temos uma visão torta da realidade, pq imprimimos em nossa compreensão nossas caracterísitcas e influências pessoais. Assim, temos que toda ação que praticada é, em algum grau, baseada em fatos deturpados por nós mesmos.

Um exemplo disso é aquela namorada ciumenta. Tudo para ela é uma "vagabunda que tava te dando mole" ou "que você estava arrastando asa praquela sirigaita". Isso é um caso onde a visão subjetiva da pessoa causa efetivos danos aos seus relacionamentos, pra mim esse tipo de comportamento seria uma negação da realidade bem nociva. Outro exemplo seria: Você no trabalho é cumprimentado por um indivíduo de quem você não gosta, pra você, ele tá te cumprimentando por falsidade mesmo, ele é daqueles bem metidinhos e arrogantes e tá falando contigo só pra fazer uma média com o pessoal do escritório. Para outra pessoa que vê o fato e sabe que tu não gosta do cara pode muito bem pensar:"pô, o fulaninho tá tentando ser simpático com ele...legal". Enquanto que na realidade, o cara te cumprimentou mais por reflexo do que qqer outra coisa, nem percebeu, na hora, com quem falava. Só aí eu coloquei duas hipóteses onde existe uma "negação da realidade", mas, em ambos os casos, não há uma nocividade aparente na coisa, a não ser que tu, por causa do cumprimento, peça demissão ou mate o cara. Entendeu, pra mim é o fato concreto atrelado à "visão errônea" que é nocivo, pelo que eu entendi pra você é o fato por si só, e não suas consequências, daí, acho, a nossa discussão.

Enfim, o caso da religião é a esse, ela pode não necessariamente influenciar negativamente você (te tornar um cara comformado/ influenciável/ suicida), como também não necessariamente influenciar positivamente (te tornar alguém menos rancoroso/ mais caridoso/ etc).

Pra finalizar (sim, ainda tem mais) sei que estas influências positivas e negativas descritas aí em cima podem ser alcançadas de outra forma, mas elas também podem ser alcançadas através da religião.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Jan 2008, 07:33

Ferdineidos, o teu argumento sobre a "visão distorcida da realidade" se resume a, basicamente, "bom, já existem outras coisas que criam problema X, então não faz mal a religião agravá-lo, né?".
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lanzi em 29 Jan 2008, 10:53

Sorcerer of Shadow escreveu:
que há um homem de barba branca no céu que escuta as suas preces

Lune, eu prefiro a versão completa, dada pelo comediante George Carlin:

Um homem invisível, que mora no Céu e vê tudo o que você faz todo dia, a todo instante. E o homem invisível tem uma lista especial de 10 coisas que ele não quer que você faça. Se você fizer qualquer uma dessas 10 coisas, ele tem um lugar especial cheio de fogo, fumaça, ardor, tortura e angústia, para onde ele te envia para sofrer, queimar, se sufocar , gritar e chorar, para todo o sempre, até o fim dos tempos... Mas ele te Ama!

:b

He loves you and he needs MONEY!
Lanzi

Mensagempor cigano em 29 Jan 2008, 11:51

@Eltor
Eu sempre me surpreendo com a tua capacidade de ler uma coisa e entender outra, Cigano. Sempre.

A história de "estão falando das religiões existentes" não fez sentido algum. Releia o post onde o Lune ou o Sampaio explicam por quê, por simples lógica, é inevitável concluir que se alguma religião for realmente a correta, no mínimo a vasta maioria das religiões restantes (e são MUITAS) será então falsa, porque cada religião contradiz as outras, em maior ou menor grau.

E eu com a sua falta de humor! Só fiz piada com a afirmação do Lune de que as religiões são falsa!

=P

Essa parte de querer uma inquisição da igreja católica eu ainda estou procurando onde você leu, especialmente visto que o tópico não é focado em nenhuma religião em específico, e tenta se manter abrangendo todas as religiões mais populares.

Po cara desculpa, mas não foi não. Lembro de um ponto que insistiram em tirar Budismo, Hinduismo, etc, da discussão.

Quanto ao último parágrafo, você é meio novo nesse negócio de "debates", né? :b

Mas embora eu não possa falar pelos outros, relembro que minha principal intenção nessa conversa é discutir se, caso alguém simplesmente brandisse uma varinha mágica que fizesse as religiões deixarem de existir, o mundo seria um lugar melhor ou pior.

Sou sim, quase virgem!

Pois é, vc não pode falar pelos outros. E a impressão que deu foi exatamente essa, raiva da igreja catolica e por isso pau nela! Mas teve bons momentos a discussão, e bons debatentes. Só que voltou ao mais do mesmo de sempre!

=D

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Jan 2008, 11:57

Po cara desculpa, mas não foi não. Lembro de um ponto que insistiram em tirar Budismo, Hinduismo, etc, da discussão.

E isso é sinônimo de "querem se vingar da inquisição da igreja católica", pra você? Como, cara?
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor cigano em 29 Jan 2008, 12:00

Eltor Macnol escreveu:E isso é sinônimo de "querem se vingar da inquisição da igreja católica", pra você? Como, cara?

¬¬

Vou tentar escrever mais claramente ok?

E a impressão que deu de todo o debate foi exatamente essa, raiva da igreja catolica e por isso pau nela! Mas teve bons momentos a discussão, e bons debatentes.

Ficou claro agora?

[]s
cigano

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Jan 2008, 12:10

Ficou claro que tu tentou apontar um ponto específico, eu refutei ele e tu recuou pra dizer que era uma impressão sem causa específica. :linguinha:

Mas falando sério, realmente discordo da tua impressão - claro que alguns comentários mencionam traços da igreja católica, mas isso é inevitável, pois ela é uma das maiores e mais populares igrejas atualmente. Se nós vamos discutir religião mas não vamos falar das religiões mais famosas, vamos falar do quê então?
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor cigano em 29 Jan 2008, 12:21

Eltor Macnol escreveu:Se nós vamos discutir religião mas não vamos falar das religiões mais famosas, vamos falar do quê então?

Er.. de todas?

A discussão era sobre todas, e os erros são de uma ou outra!

;)

Isso que eu dizia em "vender um peixe" lá atraz. Pegam um exemplo isolado e tratam TODAS as religiões como nocivas!

Mas prossigam, eu to só de olheiro agora.

=D

[]s
cigano

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Jan 2008, 12:32

Argh, cara... como assim "um exemplo isolado"? Estamos falando das religiões mais populares, que cobrem uns 80% ou 90% da população do planeta, você acha que isso são "exemplos isolados"? Exemplo isolado é tentar pegar uma religião menos conhecida (e, em termos práticos, inexpressiva) pra tentar usá-la como defesa da religião como um todo.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor cigano em 29 Jan 2008, 14:33

Eltor Macnol escreveu:Argh, cara... como assim "um exemplo isolado"? Estamos falando das religiões mais populares, que cobrem uns 80% ou 90% da população do planeta, você acha que isso são "exemplos isolados"? Exemplo isolado é tentar pegar uma religião menos conhecida (e, em termos práticos, inexpressiva) pra tentar usá-la como defesa da religião como um todo.

Cara relaxa!

Só acho que quantidade não representa qualidade. Bilhares de pessoas são catolicas, mas não acho o Catolicismo mais importante que o Budismo. Olha bicho, os exemplos que vejo aqui (e não acho isso errado, são influencias do cotidiano) são na maioria sobre fatos do Cristianismo, Islamismo, e Judaismo. Ok, é o dia a dia da maior parte do mundo, temos dezenas de exemplos diretos e indiretos e tudo o mais, a discussão vai acabar se voltando nisso e por mim tá beleza (na verdade isso sempre acontece quando o assunto é discutir religião)

Mas eu vejo SIM um isolamento quando vc nega que existam outros exemplos só porque esses são menos visiveis. Não siguinifica que só porque não se tem casos ditados aqui sobre violencia no Budismo (ao menos não conheço) a Religião não possa ser violenta (como já foi provada aqui). Só acho que tentam vender o peixe todo por conta de uma parte do caso.

Religião pode ser arma pra violencia. Mas não são todas assim!
Religião pode ser ferramenta de paz. Mas não são todas assim!

Percebe? Pra mim não é motivo suficiente pra nenhum dos lados.

Vcs se mordem muito fácil! *atenção, isso foi uma piada!*

=D

[]s
cigano

Mensagempor Cak em 29 Jan 2008, 15:33

Eu acho que minha cabeça começou a pirar lá pela décima quinta página talvez, por isso nem me atrevo mais a entrar nesse debate. Já não consigo nem mais entender os argumentos.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic