O Endeusamento do Roleplay

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 02 Fev 2008, 04:00

Como eu iniciei em um outro tópico, a cena RPGística do Brasil parece possuir uma característica peculiar: Há um endeusamento do Roleplaying. Não estou afirmando que a maioria dos jogadores é necessariamente Roleplayer, ou que é uma característica inata daqui e sim, mesmo entre grupos que quase nada investem nesse modo de jogo, parece-me que há respeito e até admiração por quem se declara Roleplayer e em quem joga de tal maneira. Além disso, seguindo uma tendência em crer na dicotomia entre Roleplaying/Rollplaying ou Roleplaying/Powergaming, declarar-se abertamente um Powergamer/Advogado de Regras/Dungeon Crawler é visto com estranheza, e não raramente, como se quem faz isso é um sujeito estúpido, que não captura a "essência do RPG" e utilizando um chavão, "não sabe interpretar". Isso de certa maneira me intriga. Baseado nisso, eu tenho algumas questões:

Há realmente esse antagonismo entre Roleplaying e Rollplaying? Ou, em outros termos, entre Mecânica e História? Poderia isso ser simplesmente uma Falsa Dicotomia mantida desde os anos 80?

Por que até hoje o Roleplaying é visto como o "Estilo Maior e Correto" de jogar? E por que não raramente, muitos dos auto-declarados Roleplayers, vêem outros estilos de jogo como errados/inferiores/menos RPG? Em que se baseia isso?

Por que há relutância em criticar o estilo de jogo Roleplayer ( diga-se de passagem, eu acho que nunca vi um texto que fizesse isso. Por que será? ), mas uma aceitação quase em uníssono em críticas quanto ao Powergaming ou Dungeon Crawling?

Como o Roleplaying pode ser visto como "essência do RPG", se RPGs que "enfatizam o estilo" ( algo que não concordo, mas isso não vem ao caso ) são relativamente recentes na cena RPGística?

Abraços
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor FreeSample em 02 Fev 2008, 09:27

Há realmente esse antagonismo entre Roleplaying e Rollplaying?

Partindo de quase todos os roleplayers, e de alguns rollplayers que se sentem incomodados com isso.

Por que até hoje o Roleplaying é visto como o "Estilo Maior e Correto" de jogar?

Supostamente porque vai mais "de acordo" com o ideal do estilo de jogo, que é jogo de INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS. Isso está correto? depende, oras. é uma opinião, não um fato.

E por que não raramente, muitos dos auto-declarados Roleplayers, vêem outros estilos de jogo como errados/inferiores/menos RPG? Em que se baseia isso?

Arrogância.

Por que há relutância em criticar o estilo de jogo Roleplayer ( diga-se de passagem, eu acho que nunca vi um texto que fizesse isso. Por que será? ), mas uma aceitação quase em uníssono em críticas quanto ao Powergaming ou Dungeon Crawling?

Talvez porque o roleplaying seja algo mais "insubstituível" que o rollplaying (afinal, só sair matando monstros sem interpretar? videogame faz isso e de maneira até mais divertida).

Como o Roleplaying pode ser visto como "essência do RPG", se RPGs que "enfatizam o estilo" ( algo que não concordo, mas isso não vem ao caso ) são relativamente recentes na cena RPGística?

Considere que o rpg foi se transformando com o tempo, ele surgiu com os wargames (e ainda temos um ranço muito forte dessa epoca,que são as malditas regras diferenciadas para conflitos físicos), e posteriormente foi adquirindo uma faceta interpretativa. mas isso foi um "estilo literário", hoje em dia a interpretação não está mais tanto em voga assim. pelo que vejo da cena hoje, entre os simulacionistas existe essa guerrinha (sendo os rollplayers uma ligeira maioria), e entre os alternativos/narrativistas (NÃO é a mesma coisa que roleplayer), tá tudo numa boa até agora, obrigado.

A resposta a como ele pode ser visto como a "essência" do jogo, tá lá em cima: só sair dando porrada dá pra fazer nos videogames e wargames; já interpretar não tem essa opção. Eu não diria que sistemas que supostamente enfatizam este estilo são recentes: o exemplo mais conhecido, o primeiro vampiro, saiu a 17 anos atrás. e devem haver jogos mais antigos com essa proposta!
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Vincer em 02 Fev 2008, 12:10

O Freesample já disse quase tudo.

A base dessa visão é a arrogância. Pessoalmente adoro um roleplay bem desenvolvido, tanto quanto gosto dos demais aspectos do jogo. Mas nem por isso acho certo endeusar o roleplay... minha mesa sempre teve um powergamer apelão (Jùlio) e um advogado de regras (o Thiago), e com toda a sinceridade, são meus melhores jogadores até hoje.

Pessoalmente prefiro o equilíbrio entre ação, dungeon crawl e interpretação. Já fiz jogos nos extremos (mais roleplay menos ação, muita ação pouco roleplay) e sei que são igualmente divertidos, cada qual ao seu modo.

Esse endeusamento do roleplay aumentou muito quando AD&D estava esfriando e veio aquela onda de Vampiro, com vários novos jogadores... o fanboyismo sempre gera essas rinhas taxativas.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Sr. Pichu em 02 Fev 2008, 12:28

ao que eu me recorde...
o Cassaro que influenciou bastante na "caça aos powergamers"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lady Draconnasti em 02 Fev 2008, 12:48

Cassaro não é aquele cara que criou deuses com atributos +200 só pra dizer "os deuses do meu cenáriu saum phodões!!!!!11!11ONE!!111"?

Engraçado, não?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor AKImeru em 02 Fev 2008, 14:20

Há realmente esse antagonismo entre Roleplaying e Rollplaying? Ou, em outros termos, entre Mecânica e História? Poderia isso ser simplesmente uma Falsa Dicotomia mantida desde os anos 80?

Apenas posso falar de meu pais. A maioria das pessoas que ataca o Rollplaying acreditam que Roleplaying é um jogo superior. A maioria das pessoas que não gosta do Rollplaying mas não ergue sua voz para reclamar considera eles no mesmo nivel, ela apenas deseja jogar um e não o outro.

Por que até hoje o Roleplaying é visto como o "Estilo Maior e Correto" de jogar? E por que não raramente, muitos dos auto-declarados Roleplayers, vêem outros estilos de jogo como errados/inferiores/menos RPG? Em que se baseia isso?

Pura e total prepotencia. Eu culpo o World of Darkness.

Roleplaying sempre fez parte do RPG, e isso é um fato.

Até hoje eu me lembrode uma discussão no Orkut de uma zé mané que ficava berrando que o D&D era o que estava matando o RPG "true" e que um sistema impronunciavel era superior a ele de todos os jeitos e os únicos que discordavam dele eram rabid fanboys.

Eu adorei trolla-lo.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Anonimous000 em 02 Fev 2008, 15:14

Eu uso o RPG mais como uma ferramenta pra criar uma história (quando na posição de narrador), e se tanto roleplaying quanto rollplaying contribuírem então ambos são métodos de jogo igualmente válidos.

Como jogador eu sempre trago o elemento oposto a maioria.

Sério, se Roleplay é tão mais importante nõs não precisamos de sistemas tão precisos quanto os atuais. GURPS tenta prever todas as situações em regras, D20 cobre pelo menos 90% das situações de conflito físico em suas regras, e clássifica sua dificuldade (se isso é bem feito ou não é irrelevante). WoD (o primeiro) conseguiu a proeza de classificar/dissecar/explicar toda e qualquer coisa sobrenatural do cenário.

Agora, como o Frissa falou, se é pra ficar só no rollplay um videogame/computador é mais indicado, e isso não quer dizer que você precise descartar o sistema, temos muitos RPGs eletrônicos que usam os sistemas de RPGs, desde os muitos RPGs eletrônicos que usam as encarnações de D&D/D20 (me recordo agora de pelo menos NWN e KotOR) até os que usam Storyteller (Vampire the Masquerade, bem velho, e o mais recente Bloodlines).

Enfim, concluindo o raciocínio: RPG precisa das duas coisas em doses equivalentes.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Elven Paladin em 02 Fev 2008, 15:58

Eu não diria que sistemas que supostamente enfatizam este estilo são recentes: o exemplo mais conhecido, o primeiro vampiro, saiu a 17 anos atrás. e devem haver jogos mais antigos com essa proposta!

Convenhamos que 17 anos, perto dos 34 anos do surgimento do RPG, é um período de tempo relativamente recente.

se é pra ficar só no rollplay um videogame/computador é mais indicado,

Eu não creio que haja "Rollplay Puro" quando se joga RPG. Muito menos que também exista "Roleplaying Puro". Portanto, vejo essa crítica como parcialmente imprecendente ( embora eu também concorde em parte com ela ). Ou, como disse o Oda: "Roleplaying sempre fez parte do RPG, e isso é um fato."
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 02 Fev 2008, 18:11

FreeSample escreveu:
Por que até hoje o Roleplaying é visto como o "Estilo Maior e Correto" de jogar?

Supostamente porque vai mais "de acordo" com o ideal do estilo de jogo, que é jogo de INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS. Isso está correto? depende, oras. é uma opinião, não um fato.

Até aí você enfatiza o que você quiser. Eu posso dizer, assim como você, com maiúsculas, que é um JOGO de interpretação de papéis. São dois aspectos, rolar e interpretar (por "rolar" entendam o conceito aleatório, representado por dados, cartas e o escambau), nenhum melhor que o outro.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor 3libras em 02 Fev 2008, 18:31

eu acho que a interpretação é o objetivo do jogo, afinal é um jogo de interpretação.

mas qualquer um pode tomar outro objetivo (um mapamundi é feito para estudar, mas pode ser usado para jogar war, por exemplo).

e isso tem implicações técnicas nos jogos, por exemplo desvantagens sociais e de interpretação normalmente tem um custo baseado na interpretação. por exemplo em GURPS ser eunuco tem um custo, mas numa campanha focada totalmente em batalhar ser eunuco dá pontos de graça visto que o personagem nunca a "usará" da mesma forma que uma desvantagem combativa, como não ter 1 braço vai ser ampliada.

da mesma forma o a interpretação "densa" também tira o jogo do foco principal, pois muitas vezes tira de cena a aleatoriedade necessária ao conceito do jogo.

por isso há a importância do foco do sistema para o tipo de jogo, não que seja uma coisa não contornável, mas é mais dificil.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor FreeSample em 02 Fev 2008, 20:01

Sorcerer of Shadow escreveu:Convenhamos que 17 anos, perto dos 34 anos do surgimento do RPG, é um período de tempo relativamente recente.

Cara, é metade da existência do rpg como o conhecemos! XD

Seu_Madruga escreveu:Até aí você enfatiza o que você quiser. Eu posso dizer, assim como você, com maiúsculas, que é um JOGO de interpretação de papéis. São dois aspectos, rolar e interpretar (por "rolar" entendam o conceito aleatório, representado por dados, cartas e o escambau), nenhum melhor que o outro

Não é melhor mesmo. :) Mas não podemos confundir a definição daquele objeto lúdico (jogo) com a sua proposta/objetivo (interpretar papéis), afinal é um jogo de interpretação de papéis, e não um jogo com interpretação de papéis.

Aproveitando o comentário do 3 libras sobre mudança de objetivos, pensem no seguinte: se algumas crianças pegam uma caixa de banco imobiliário, e utilizam apenas os pinos e os dados, e jogam tipo uma corrida (lançando os dados e avançando o pino um número de casas igual ao número dos dados), ainda seria um jogo, mas não seria mais banco imobiliário. Estariam jogando errado? antes de responderem "sim", pense no argumento que sempre utilizamos no nosso rpg: se você tá se divertindo, tá jogando certo. Seria isso mesmo?

Fica a questão pra ser discutida.

Edit:

Sorcerer of Shadow escreveu:Eu não creio que haja "Rollplay Puro" quando se joga RPG. Muito menos que também exista "Roleplaying Puro".

(O pior é que) Existe. mas os dois extremos deixam de ser rpg. o primeiro vira jogo de estratégia (lembra do heroquest da estrela?), o segundo vira teatro de improviso.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Elven Paladin em 02 Fev 2008, 20:52

(O pior é que) Existe. mas os dois extremos deixam de ser rpg. o primeiro vira jogo de estratégia (lembra do heroquest da estrela?), o segundo vira teatro de improviso.

Você tocou em um ponto que eu tenho interesse, e que também serve como uma "resposta" para sua questão anterior: Eu não tenho a menor idéia de uma boa definição para RPG, mas consigo definir dois critérios razoáveis para dizer o que ele não pode ser: O primeiro, é o da Soma-Positiva ou Soma-Negativa, que o diferencia de Jogos de Estratégia, onde para um sucesso de um, é necessário o fracasso de outrem. Em RPG, devido a presença de um fator de balanceamento externo e um "rival comum" ( o Mestre ) da natureza de grupo do jogo, é praticamente impossível o jogo ser uma Soma-Zero ( a menos que tenhamos um DM Inativo/Imparcial e dois ou mais jogadores rivais ). E o segundo fator, é a presença de um conjunto de regras, muitas vezes com um elemento aleatório nela ( cartas, dados, cara-ou-coroa, jo-ken-pô ), que é que vai diferenciar o RPG de Teatro de Improviso/Historycal Reenactment.

Cara, é metade da existência do rpg como o conhecemos!

Para um, o copo está meio cheio. Para outro, está meio vazio. Funny :b

Elven Paladin

Mensagempor gome em 03 Fev 2008, 00:48

vincer escreveu:O Freesample já disse quase tudo.

A base dessa visão é a arrogância. Pessoalmente adoro um roleplay bem desenvolvido, tanto quanto gosto dos demais aspectos do jogo. Mas nem por isso acho certo endeusar o roleplay... minha mesa sempre teve um powergamer apelão (Jùlio) e um advogado de regras (o Thiago), e com toda a sinceridade, são meus melhores jogadores até hoje.

Pessoalmente prefiro o equilíbrio entre ação, dungeon crawl e interpretação. Já fiz jogos nos extremos (mais roleplay menos ação, muita ação pouco roleplay) e sei que são igualmente divertidos, cada qual ao seu modo.

Esse endeusamento do roleplay aumentou muito quando AD&D estava esfriando e veio aquela onda de Vampiro, com vários novos jogadores... o fanboyismo sempre gera essas rinhas taxativas.

completou tudo, não temos que dar mais importancia a um ou a outro, eles são complementares, afinal como disseram é um jogo DE interpretação e não um jogo COM interpertação...
não existem modos errados de jogar, o importante acima de tudo é a diversão!
quanto aos advogados de regras, eu não gosto daquelas criaturas que querem se impor mais que o mestre, é realmente irritante quando alguem fica te interrompendo na narração só pra dizer que uma regra é assim e não assado, já finalizei uma aventura em menos de 20 minutos por causa disso uma vez...
Imagem
Let's Rock The house!!!
gome

Mensagempor Vincer em 03 Fev 2008, 00:50

É só converter o mal num bem. Depois de muita conversa e narração discilplinadora ( :bwaha: ) meu advogado de regras hoje é meu melhor lembrete quando algo me escapa. :aham:
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Sr. Pichu em 03 Fev 2008, 10:17

Lady Draconnasti escreveu:Cassaro não é aquele cara que criou deuses com atributos +200 só pra dizer "os deuses do meu cenáriu saum phodões!!!!!11!11ONE!!111"?

Engraçado, não?

isso não é o pior
o pior é: "Nós usamos o Sistema D&D3.5, que não é OGL LOL, mas prá ninguém dizer que é D&D3.5, nós destruímos as regras, e as refizemos do nosso jeito pq é mais charmoso desse modo!"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias