Magia em queda, seria isso possivel?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Teko em 06 Fev 2008, 15:48

Estou eu aqui com uma duvida que atormentou minha mesa na ultima vez que jogamos, é possível conjurar uma magia quando você está caindo?

Um dos jogadores na mesa cai em um buraco de profundidade 18m e o outro foi largado por uma águia gigante de uma altura de 60m,nos dois casos não chegamos a um consenso de se seria possível ou não conjurar vôo ou queda suave.
Ainda ficamos com outra duvida,com qual velocidade ele cairia?pois se for possível conjurar magias,dependendo da altura,até mais de uma poderia ser conjurada.

Fico grato desde já por qualquer ajuda.
Teko

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Fev 2008, 16:03

É possível conjurar sim, com um teste de Concentração pelo movimento brusco. Basta ser capaz de fornecer todos os componentes da magia.

Sobre a velocidade de queda, bah, tem isso em algum lugar do livro, mas tô com uma preguiça maldita de procurar. XD
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Natsuiro em 06 Fev 2008, 16:14

Hmm... queda eu realmente não sei as 'regras' para velocidade ou metros por turno, mas sei que, por exemplo, se um personagem pula uma altura que somadas a altura de subida e de descida seja um valor maior que o deslocamento dele, ele só 'cai' no próximo turno. Acho besteira usar isso na queda, já que a habilidade do personagem em andar mais rápido não deve ser levado em conta numa situação de queda involuntária. =p

Talvez usando o dobro ou quádruplo da velocidade 'padrão' [18m ou 36m por turno], e para soltar magias durante a queda, nada que colocar um fato agravante [leia-se: teste de concentração]. Para achar algo parecido, use as regras de testes de concentração que tem na descrição da perícia. o/
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Dragão de Bronze em 06 Fev 2008, 17:20

Na minha física de ensino médio, eu diria que em um turno você pode cair 180m (considerando que começe parado). É uma queda e tanto :P
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor kimble em 06 Fev 2008, 17:42

Queda Suave chega a ter a mecânica adaptada para facilitar o uso já em queda.
E é teste de Concentração mesmo. A questão de quantos metros a pessoa caí por turno não lembro se chegou a ser trabalhada na mecânica, mas existe um teto de dano máximo que pode ser recebido.

E só complementando o Natsuiro, ele nem necessariamente caí na próxima rodada. O sistema de deslocamento de D&D acabou gerando algumas coisas estranhas, como a possibilidade de alguém pular alto o suficiente para ficar várias rodadas no ar sem cair.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Natsuiro em 06 Fev 2008, 17:47

Oooloco D.B.... O_o 180m em 6 segundos?

E em 3 segundos?

Usou quais fórmulas?
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Dragão de Bronze em 06 Fev 2008, 18:00

Natsuiro escreveu:Oooloco D.B.... O_o 180m em 6 segundos?

E em 3 segundos?

Usou quais fórmulas?

deslocamento = velocidade inicial x tempo + aceleração x tempo²/2 :P

Em três segundos daria 45 metros.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Deicide em 06 Fev 2008, 18:28

Queda Suave é uma ação livre pode ser usada em qualquer momento, mesmo fora de seu turno (em outras palavras, uma ação imediata). Logo, você pode usar imediatamente quando a queda começar e assim evitar o dano.

Vôo é mais complicado. Você só pode conjurar no seu turno, como ação padrão ou (através de metamágico) como ação livre. Logo, você não pode ter concluído a queda.

Tem algum lugar no core que fala quanto um personagem cai numa primeira rodada e quanto mais cai numa segunda, mas não me lembro onde (talvez até seja na 3.0, não lembro). Chequei as magias Vôo e Queda Suave e não encontrei nada. Também olhei a parte de "Queda" no Livro do Mestre, mas lá não diz... Alguém tem o 3.0 para olhar essas partes?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Sr. Pichu em 06 Fev 2008, 22:01

eu só lembro que o teto de dano é de 33d6
e que os danos vão de 1d6 a partir de 3m de queda e acho eu que vai aumentando 1d6 a cada 3m.
acho que a queda duraria um só turno, só aparece contabilizado o dano pela altura, não o quanto um personagem cai por turno ;p
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lune em 06 Fev 2008, 22:06

eu só lembro que o teto de dano é de 33d6

Correção: 20d6 é o máximo. Do SRD: "The basic rule is simple: 1d6 points of damage per 10 feet fallen, to a maximum of 20d6"
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Sr. Pichu em 07 Fev 2008, 00:20

20d6?
eeeita
da onde que eu tirei 33d6?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor ShinRyuu em 07 Fev 2008, 00:32

Pois é, queda suave foi feita pra ser lançada ao cair, por isso foi a primeira (e, por bastante tempo, a única) ação imediata da 3ª edição.

Um cálculo sobre quantos pés se cai em uma rodada foi feito em alguma fonte oficial. Deve ter sido ou no FAQ ou na coluna Rules of the Game.

Realmente, se você pular muito longe, corre o risco de não terminar o deslocamento na rodada e terminá-la ainda no ar. Só que queda livre é uma exceção, você cai o quanto a gravidade te puxar.
ShinRyuu

Mensagempor Teko em 07 Fev 2008, 14:01

Hmmm,muito obrigado pela ajuda de todos,deu uma bela esclarecida :aham:
Teko

Voltar para Sistemas e Cenários