Como "controlar" um Frenzied Berserk

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Styker em 10 Fev 2008, 21:44

Eis o problema, grupo entre nivel 9 e 12. O frenzy tem um ataque de +28 e um dano acavalado de 3d6+21 sem usar power attack. Resultado: se eu coloco inimigos para o frenzy, ou seja, que ele possa errar, mais ninguem do grupo acerta pq a CA dos oponentes se torna incompativel com os ataques dos outros players. E se eu coloco inimigos que o frenzy acerta ele começa a tirar pro power attack e mata os inimigos rapidamente, tirando assim o sendo de "fiz algo" do resto do grupo. Estou com dificuldades de colocar oponentes para os outros pcs que não sejam casters também brilharem. Dicas?
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Fev 2008, 21:49

Voltar no tempo e dizer "não" quando o jogador pediu pra usar essa classe.

Não conseguindo, tente explicar pra ele que o personagem está causando problemas pro grupo e ele precisa trocar a classe, ou fazer personagem novo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Fëanor em 10 Fev 2008, 21:49

Elusive Target para todos os inimigos!

Sem o jogador saber, é claro.

EDIT: só pra saber, que classes são os outrso membros do grupo?

As vezes a questão nem está no personagem ser muito forte. Mesmo um FB pode ser ofuscado por um simples mago ou druida, assim como o ladino no caso de muitos oponentes imunes ao ataque furtivo.
Editado pela última vez por Fëanor em 10 Fev 2008, 21:53, em um total de 1 vez.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor AKImeru em 10 Fev 2008, 21:51

Muito facil.

Crie um Mago Vermelho de Thay cercado por vários cavaleiros de Thay,

Um deles é multiclasse com Frenzied Berserker.

Problema resolvido.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Styker em 10 Fev 2008, 21:53

Oda Nobunaga escreveu:Muito facil.

Crie um Mago Vermelho de Thay cercado por vários cavaleiros de Thay,

Um deles é multiclasse com Frenzied Berserker.

Problema resolvido.

hehehe. Aí adeus grupo :D

Eltor Macnol escreveu: Sobre o que voce disse Eltor

Eu pensei nisso maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas fiquei =/ pq eu autorizei ele jogar com ela né? O problema que eu não esperava uma diferença de potencial tão gigante como ocorre no grupo, basicamente eu tenho de escolher, ou desafio o frenzy ou ele fica com a canxa de "eu sou foda" e o grupo tenta brilhar junto, especialmente os outros combatentes. Até na hora de opiniões é complicado pois o pessoal tem medo de desafiar ele, gerar uma briga e todos sabem que nao podem derrotá-lo em combate justo...
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Fev 2008, 22:13

Conversem fora de jogo. Se o cara for razoável e souber jogar em grupo, deve entender que está atrapalhando o jogo e vai ajudar a todos se trocar de classe.

Se não, mande ele à merda. Sério, não tenho mais paciência pra jogador idiota.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Styker em 10 Fev 2008, 22:18

Eltor Macnol escreveu:Conversem fora de jogo. Se o cara for razoável e souber jogar em grupo, deve entender que está atrapalhando o jogo e vai ajudar a todos se trocar de classe.

Se não, mande ele à merda. Sério, não tenho mais paciência pra jogador idiota.

Nao, nao, o bixo é sempre razoável, mas é que realmente SE eu fosse jogador ia ficar um pouco frustrado do mestre ter permitido algo e depois ter voltado atrás. Isso me leva a outra polêmica, é comum um mestre fazer isso?
Imagem
Styker

Mensagempor Skar em 10 Fev 2008, 22:24

Eu já fiz isso com uma vez pq o cara ia pegar mago só q o mago dele tendem a ser uma salada q acaba lançando magia de tudo q vc imagina e se ele fizesse isso retiraria o papel do mago e do clérigo q o grupo já tinha. Ele acabou sendo warblade ou druida não lembro não reclamou
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Torneco em 10 Fev 2008, 22:27

Você é humano, e erra também. E não há como ter certeza de uma CdP a longo prazo, embora o FB seja normalmente over. Fale com ele, explique e veja se ter como ele mudar o personagem. Se não tiver, ajude o resto do grupo e eleve o nível de poder da campanha.
Torneco

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Fev 2008, 22:33

Cara, nenhum mestre é clarividente, às vezes a gente só descobre que algo causa problema depois que já está em jogo. Acontece. Nessas horas cabe ao jogador saber cooperar, porque o mestre já tem trabalho o bastante.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Lune em 10 Fev 2008, 22:43

Pera lá gente, dá pra resolver isso sem eliminar o personagem.

O segredo é lembrar das limitações da classe. Em frenzy, o cara não pode usar skills, ativar itens mágicos ou fazer algo que não seja atacar o inimigo mais próximo. Isso é limitação suficiente pra permitir que o resto do grupo brilhe.

Um inimigo capaz de voar, por exemplo, escapará do FB, que não vai ter concentração para ativar as botas de vôo. Você pode cegá-lo por alguns turnos com efeitos como Ray of Light (que aliás nem tem save) para dar a chance de outros personagens subirem ao palco. Você pode brincar com ilusões e restrições de movimento para acabar com a festa do FB, que vai desperdiçar ataques e ficar impedido de fazer carga.

Enfim, FB é uma classe poderosa em um combate direto, mas existem muitas situações em que ele fica completamente vulnerável. É só usar elas de vez em quando.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Natsuiro em 10 Fev 2008, 22:50

Ou então, quem saber, os colocar contra uns magos e ele ser o alvo de um "Desintegrar".
Ou dois, ou mais, até dar certo.

*extremista*
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Styker em 10 Fev 2008, 22:56

Lune escreveu:Pera lá gente, dá pra resolver isso sem eliminar o personagem.

O segredo é lembrar das limitações da classe. Em frenzy, o cara não pode usar skills, ativar itens mágicos ou fazer algo que não seja atacar o inimigo mais próximo. Isso é limitação suficiente pra permitir que o resto do grupo brilhe.

Um inimigo capaz de voar, por exemplo, escapará do FB, que não vai ter concentração para ativar as botas de vôo. Você pode cegá-lo por alguns turnos com efeitos como Ray of Light (que aliás nem tem save) para dar a chance de outros personagens subirem ao palco. Você pode brincar com ilusões e restrições de movimento para acabar com a festa do FB, que vai desperdiçar ataques e ficar impedido de fazer carga.

Enfim, FB é uma classe poderosa em um combate direto, mas existem muitas situações em que ele fica completamente vulnerável. É só usar elas de vez em quando.

Eu até que tenho feito isso de vez em quando Lune, só que aí fica assim: um boss como o pessoal chama por exemplo, se ele fizer isso com o FB, o FB fica fora da batalha enqnt o grupo brilha e se diverte e o player do FB fica de fora da batalha com o boss.
Imagem
Styker

Mensagempor Eltor Macnol em 10 Fev 2008, 22:59

O problema é que aí TODA batalha é aquela novela de "hummmm, vejamos o que o mestre vai aprontar pra neutralizar o apelão dessa vez". E lá vai o mestre tendo trabalho extra pra manter aquele cara nos eixos toda vez que o grupo entra em combate, ao invés de aproveitar esse tempo pra planejar coisas mais úteis pra campanha.

Eu não acho isso razoável. Quer fazer personagem over, vá jogar em outra mesa.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Lune em 10 Fev 2008, 23:00

Eu até que tenho feito isso de vez em quando Lune, só que aí fica assim: um boss como o pessoal chama por exemplo, se ele fizer isso com o FB, o FB fica fora da batalha enqnt o grupo brilha e se diverte e o player do FB fica de fora da batalha com o boss.

Uma opção é criar encontros que apeteçam a todo mundo. Por exemplo, o boss pode ser uma dupla, um mago ilusionista acompanhado de um golem de pedra. É evidente que é burrice o FB atacar o mago, e é burrice os casters do grupo tacarem magia no golem. Assim o grupo naturalmente se divide e todo mundo tem coisas legais pra fazer.

EDIT: eu estou presumindo que o abismo de poder entre o FB e os outros jogadores ainda esteja em um nível razoável (e pelo dano que você citou no primeiro post, parece que sim). Se a diferença for tão grande que você realmente tenha que neutralizar ele todo santo combate, você pode ter que eliminar o personagem, como os outros sugeriram, ou nivelar por cima, aumentando o nível de poder dos personagens restantes até eles não serem mais ofuscados pelo FB (obviamente, os desafios também terão que ser reformulados).
Imagem

Imagem
Lune

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários