Qual a maneira correta de jogar RPG?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 26 Fev 2008, 14:30

Pergunta simples e direta que também é o título do tópico. Estou deveras curioso quanto a isso.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Eltor Macnol em 26 Fev 2008, 14:35

RPG é como sexo: se você está gostando, então está fazendo certo. Pronto. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Yugoloth em 26 Fev 2008, 14:36

Se você esta se divertindo que dizer que esta jogando errado, afinal RPG é Serious business
Yugoloth

Mensagempor Alessandro_Franzen em 26 Fev 2008, 14:51

A maneira correta é aquela em que tanto o mestre como o grupo de jogadores consegue se divertir em uma sessão de jogo.

Lembre-se da regra de Ouro: Have fun! :victory:
Imagem
Alessandro_Franzen

Mensagempor Vincer em 26 Fev 2008, 14:54

huahuahau Yuguloth.

O tópico mais vago que já vi sorcerer. Cada um tem uma visão do que gosta num jogo de rpg, logo, existem milhares de maneiras "corretas" de joga-lo.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Natsuiro em 26 Fev 2008, 14:57

Acho que o jeito correto de jogar RPG tem que ter o mesmo sentimento que você teve ao criar esse tópico: estar feliz em dar dor de cabeça para os outros jogadores, mas apenas o suficiente para que eles fiquem felizes e dêem dor de cabeça para os outros jogadores.

É um ciclo vicioso.
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Carol a hiperativa em 26 Fev 2008, 15:15

Yugoloth escreveu:Se você esta se divertindo que dizer que esta jogando errado, afinal RPG é Serious business

¬¬, ta bom OK, olha pra minha cara de quem vai jogar RPG se não sente prazer nessa atividade ¬¬'

Eltor Macnol escreveu:RPG é como sexo: se você está gostando, então está fazendo certo. Pronto. :b

Isso aew! melhor resposta não imagino XD

EM RESUMO! Não existe uma maneira certa por assim dizer, existe vc se divertir com a sua galera! Simples!

Quem sou eu para chegar para um grupo de jogadores que joga usando as regras errado e falar "vcs estão jogando errado u.ú", mesmo porque, eles se divertem daquela forma!Eu até posso não me divertir daquele jeito, mas eles sim, da mesma forma que eles podem muito bem não se divertir do MEU jeito ;)

Conclusão, não existe o jeito certo, existe vc se divertir e tirar bons momentos com o seu hoby, RPG é um hoby.(poucos podem fazer dele um trabalho, e olhe lá...)
Confiram o meu diario de campanha ^_^ (Baseado em changeling: o sonhar)

viewtopic.php?f=17&t=1730

...

Eu presiso de dinheiro, eu presiso de muito dinheiro. Pra que?

Para não presisar dele. Pra que?

Para não presisar trabalhar. Pra que?

Para ficar sem fazer nada. Pra que?

Para poder PENSAR!
Carol a hiperativa

Mensagempor Lune em 26 Fev 2008, 15:22

Quando eu falo que há várias formas corretas de se jogar rpg, eu nunca disse que é correto jogar sem roleplay. Um mínimo dele é necessário. É inclusive a essência do jogo.
Cada um tem uma visão do que gosta num jogo de rpg, logo, existem milhares de maneiras "corretas" de joga-lo.

Se importa em explicar, vincer? Porque a princípio me parece que as duas frases são incompatíveis. Afinal, jogar sem interpretação é errado ou não?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Vincer em 26 Fev 2008, 15:38

O roleplay faz parte essencial do jogo. Nenhum roleplay é impossível Lune. Nenhum roleplay era aquele jogo da estrela, é o mmorpg que eu jogo... não estou falando em jogar se importando com "interpretações teatrais". Entendeu?

Se o roleplay não faz parte do roleplaying game, eu não sei mais o que é rpg. No jogo devemos assumir um personagem que não nós, e interpretar um mínimo o que aquele personagem faria. Discorda?
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Agnelo em 26 Fev 2008, 15:51

ok vincer, mas foi por causa dessa discução que o Shadow abriu esse tópico.

Se qualquer jeito de jogar é certo como é que existe jeito errado?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor rsilverblood em 26 Fev 2008, 15:58

Bom, RPG tem duas letras pra Role Play, e uma para Game.

Logo, para ser chamado de "RPG", tem de ser "Game" e envolver "Role Play" ... sim isso, é apenas um "Game" como qualquer outro. Ou um teatro improvisado.

É preciso unir interpretação e regras, por mais simples que seja a interpretação ou por poucas que sejam as regras.

Isso para ser RPG.

Agora, como jogar RPG? Bom, pra ser RPG mesmo já falei o que precisa.

Depois disso, você se vira. Se é hack&slash, KRAP (kill, rape and pillage), super-hiper-mega-ultra-max-total-dramático, ultra realista, overpower, underpower, louco, assustador... que seja, é você que joga.

Mas existem algumas coisas sobre como jogar certo sim: não atrapalhar/irritar os outros jogadores (personagens sim, jogadores não!), não contradizer o mestre (se haver um), não peidar durante a sessão... mas, isso pra falar a verdade é mais uma questão de ética e respeito que como jogar RPG, admito.

De qualquer jeito, o estilo você que faz. Mas, algumas coisas não se muda. São poucas as coisas que não se mudam, mas é preciso haver algumas coisas fixas para convivência dos jogadores e mestre, e também para que o jogo faça sentido. E são precisas outras, coisas que não se mudam nem de mesa pra mesa, como o que é RPG e o que é preciso para um jogo o ser, que continuarão invariavelmente congeladas no tempo.

Espero que isso tenha esclarecido algumas dúvidas. Até breve! ;)
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor Vincer em 26 Fev 2008, 15:59

Qualquer jeito de jogar rpg é certo. Jogar sem nenhum, nem um mínimo de rpg? Pode estar jogando, mas não seria rpg.

E Locke, até você concorda comigo, tenho certeza. Vocês estão interpretando outra coisa quando falo interpretar, pelo visto.

Sem falar que ao jogar sentando a porrada, descendo a porta e conversando com o machado, o jogador está interpretando alguém que desce a porta, fala com o machado... entenderam? Não me confundam com fanboys de storyteller "rpg é arte", por favor.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Agnelo em 26 Fev 2008, 16:10

Eltor escreveu:RPG é como sexo: se você está gostando, então está fazendo certo. Pronto :b

Tem muito de sexo mesmo: Você fica horas no telefone procurando parceiros, gasta um dinheirão, fica uma semana preparando uma noite especial...

Pra no fim das contas tem alguns minutos de diversão :b
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor rsilverblood em 26 Fev 2008, 16:10

Bom, eu já creio que pode ser as duas coisas. RPG para uns pode ser interpretar com atuação, e interpretar pode ser representar um personagem (mesmo que tão oco quanto a cabeça de um político).

Mas, RPG onde se representa um personagem existe em todo lugar, não? Até mesmo Gunbound seria um RPG então, já que existe um personagem.

Qualquer jogo com personagens é RPG? Creio que não.

Um mínimo de atuação é necessário. Talvez representar um personagem dizendo que ele chora por alguns segundos ao ver sua amada morta por um drow. Sei lá, qualquer coisa serve! RPG precisa de atuação, no mínimo, para se diferenciar de qualquer jogo com personagens.

Afinal, vamos banalizar ainda mais a sigla do RPG? (porque se esse for o caso, até mesmo aquele jogo de hentai que postei é um RPG, já que você interpreta um personagem... e por favor, vamos nos separar desse tipo de coisa!)
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor Carol a hiperativa em 26 Fev 2008, 16:38

Locke Winchester escreveu:
Eltor escreveu:RPG é como sexo: se você está gostando, então está fazendo certo. Pronto :b

Tem muito de sexo mesmo: Você fica horas no telefone procurando parceiros, gasta um dinheirão, fica uma semana preparando uma noite especial...

Pra no fim das contas tem alguns minutos de diversão :b

kkkkkkkk kkkkk XD
Confiram o meu diario de campanha ^_^ (Baseado em changeling: o sonhar)

viewtopic.php?f=17&t=1730

...

Eu presiso de dinheiro, eu presiso de muito dinheiro. Pra que?

Para não presisar dele. Pra que?

Para não presisar trabalhar. Pra que?

Para ficar sem fazer nada. Pra que?

Para poder PENSAR!
Carol a hiperativa

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias