Lumine Miya escreveu:PVs não são ferimentos, mas sim o "desgaste" sofrido, justamente a capacidade de EVITAR ferimentos sérios. Uma espadada que retire 19 PVs num personagem com 30 não causou um ferimento grave, mas atingiu de tal maneira que acabou com parte do seu 'fôlego".
Pelo menos é assim que é descrito no livro do mestre. A mesma espadada num personagem com 20 pontos de vida foi um golpe potêncialmente letal, assumindo que o personagem em questão esteja quase caindo pelo golpe. Mas ainda em pé.
Entende o que eu quero dizer, Vincer?
Concordo.
Há muitas formas de interpretar PVs. Muita gente de fato acha que PVs são só "ferimentos". Que quando você usar "segundo fôlego" na 4a. edição, seus ferimentos se fecham.
Eu considero que PVs são uma combinação de vigor, fôlego, capacidade de tomar ferimentos e até "sorte" de escapar de ferimentos letais. É como num filme: o cara é atingido pela espadada pelas costas, mas quando você vê, ele tem apenas um corte "leve" que atravessa as costas de cima a baixo. Eu gosto das regras de "segundo fôlego" ou seja lá como vão chamar, porque é exatamente aquele negócio de filmes e desenhos: o herói apanhou e apanhou, está no chão, ferido e sem forças. De repente, ele dá um grito, ignora a dor e se levanta, lutando de novo com o vilão.
Se a gente reparar, em filme o herói nunca toma ferimentos "graves". Ele pode ser cortado ou baleado, pode estar sangrando bicas, pode ter levado um golpe potente na cabeça... ele leva o impacto, é atordoado, mas depois continua a lutar. Isso é PVs em ação! hehehe
Eltor Macnol escreveu:Olha, tu até chegou a me interessar no Races and Classes depois dessa. Eu não tinha visto ainda nenhuma racionalização explicando a filosofia das manobras "1x por encontro", que estavam mesmo me deixando com a pulga atrás da orelha. Não sabia que tinha sido mencionado lá.
O Races & Classes é divertido de ler. Fala muita coisa interessante. Não é essencial, é só um caça-níqueis, mas é um caça-níqueis bem feito.
Mirallatos escreveu:Aquela parte eu negritei por lembrar de um artigo que fala do "segundo sopro". Sei lá, acho que às vezes levamos muito ao pé da letra essa coisa de PV em números. Na verdade seria mesmo como os heróis de filmes e quadrinhos que apanham, apanham e subtamente retiram forças do nada para continuar na peleja. Algo bem diferente de uma poção de cura
Foi daí mesmo que eu tirei, desse "segundo sopro" ou "segundo fôlego". Você vê muito disso em filmes: o cara tá todo ferrado, vê a namorada ameaçada, dá um grito e volta a lutar como se não tivesse um ferimento, apesar de continuar todo ensangüentado.
(Heheh, ainda não escrevi, mas nos meus "estilos de combate" que estava fazendo, tinha um que se baseava inteiramente em ordens de comando e gritos de guerra, que davam bônus e curavam PVs de aliados e do combatente.)