NOTÍCIAS D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Youkai X em 29 Fev 2008, 04:46

Mas e se eu quiser que o meu personagem saiba criar coisas, ter cnhecimentos de uma determinada profissão ou ter algum talento artístico musical ou cênico?
Youkai X

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Letthull em 29 Fev 2008, 05:36

Nem tanto se você pensar bem. Digamos que o inimigo esteja na sua frente e o mago ao seu lado, você poderia dar uma ajudinha pro mago atrapalhando o adversario a sua frente. É perfeitamente plausivel se pensado dessa forma.

O que ele faz? Cosquinhas no inimigo? Ou passa manteiga nele com a espada?

Mas e se o mago estiver digamos, a uns 5 quadrados do guerreiro, o orc passa em carga, e recebe penalidades como? O guerreiro lança uma jorrada de palavrões à mãe do devido orc, até que ele não aguenta mais e desiste do mago?

Não adianta. Não quero incitar flames nem nada, mas discutir isso é irrelevante. Qualquer regra que sugira que o tank OBRIGUE o inimigo a ataca-lo (nem que essa forma de obrigar seja impôr trocentos mil de penalidade em tudo se não o fizer), é irreal. Nesse aspecto, prevalece o war (insira VIDEO se quiser) game, e um chute nas bolas do óbvio.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Kinn em 29 Fev 2008, 05:57

O Knight já faz isso -_-'
Kinn

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 29 Fev 2008, 09:25

Letthull escreveu:O que ele faz? Cosquinhas no inimigo? Ou passa manteiga nele com a espada?

Mas e se o mago estiver digamos, a uns 5 quadrados do guerreiro, o orc passa em carga, e recebe penalidades como? O guerreiro lança uma jorrada de palavrões à mãe do devido orc, até que ele não aguenta mais e desiste do mago?

Não adianta. Não quero incitar flames nem nada, mas discutir isso é irrelevante. Qualquer regra que sugira que o tank OBRIGUE o inimigo a ataca-lo (nem que essa forma de obrigar seja impôr trocentos mil de penalidade em tudo se não o fizer), é irreal. Nesse aspecto, prevalece o war (insira VIDEO se quiser) game, e um chute nas bolas do óbvio.

Ainda nem foi dito como funciona a habilidade do guerreiro, cara. Só disse que ele "marca" alguém, dando penalidades pro oponente marcado se ele não atacar o guerreiro. Não sabemos como funciona essa marca: talvez ela só se mantenha quando a criatura seja ameaçada pelo guerreiro, por exemplo.

E quanto a defender o mago ao lado dele, simples: em D&D os personagens não ticam parados num quadrado igual a miniaturas. Considera-se que estão mexendo o tempo todo, fintando, atacando, recuando, etc. Já viu quanto espaço é uma área de 1,5m de lado no mundo real? É muita coisa.

O mago recua uns dois passos para trás antes de ser atacado. O guerreiro se interpõe e bloqueia o ataque com seu escudo ou sua arma. Pronto!
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor PaladinoMT em 29 Fev 2008, 10:05

Essa de "e se eu quiser fazer um cara com uma pericia que não seja de classe" já foi respondida na ficha da maga Tiefling... tem um TALENTO que da treinamento em uma pericia. Lembrando que os talentos mudaram de função na 4º edição: eles servem pra CUSTOMIZAR personagens.

Assim, quer um guerreiro que forja armaduras? Pegue o talento e escolha Oficios (Forja) seguindo a ideia de "enxugamento de pericias" :bwaha:
PaladinoMT

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Chaotic_neutral em 29 Fev 2008, 10:18

Peguei a conversa um pouco pela metade, entretanto, pelo que eu entendi agora o inimigo "marcado" pelo guerreiro não poderá ignora-lo e terá que ataca-lo sempre?

Se realmente for assim é decepcionante. É ridiculo demais imaginar que o cara não pode tentar escapar do Guerreiro e atacar um companheiro distraido, conjurador ou mais "fragil" "atrás"ou em outra área. Porém eu nao discordo das penalidades do atacantes ou bonus pro defensor, se é que existem ou de manobras quanto a essa situação.

Supondo que há um Guerreiro Humano frente a frente com um Guerreiro Orc e atrás do Guerreiro Humano está um aliado conjurando magias. Para o Orc (caso fosse inteligente) é mais lucrativo mas ainda assim mais perigoso tentar passar pelo Humano a sua frente para atacar o Conjurador atrás. Contudo, ele se arrisca ou acha que vale a pena se arriscar e tenta passar "LIMPO" pelo Guerreiro Humano a sua frente com o objetivo de chegar no conjurador atrás e golpea-lo.

Considerações:
Se o sistema apenas da "bonus" eu acho muito real. O Guerreiro Humano a sua frente, no MINIMO, receberia BONUS EM BBA ou ataques de oportunidades para acertar o Orc que está querendo passar ali sem receber uma pancada pelo menos de graça ou com MAIS FACILIDADE.

Se o atacante recebe penalidades é só imaginar pela perspectiva que, pelo fato de concentrar seu turno para atacar o conjurador atrás, ele acaba por não ficar tão preparado para um golpe e consequentemente deve dar a atenção aos dois inimigos, ficando assim, receoso e com uma reação menor aos 2 inimigos.

E um comentário muito infeliz de alguem:

Letthull
É fato que é preferêncial tomar raios torturantes demoníacos dos confins do inferno que reduzem sua força vital, física e espirital (10d10), do que espadas (1d8+20)...

Cara, tu interpreta o personagem? Pergunto por que percebo algo muito mecanico e infeliz de alguns jogadores: Utilizar-se do "metagame" para matar os inimigos.

Eu, como narrador, se teu personagem nao tivesse um historico, conhecimento profundo, não fosse alguém já com um nivel Arcano considerável (paragon? 11º +) ou que entedesse de magia de maneira eximia eu, como teu narrador, te dava XP negativo.

Imagina se todo jogador jogasse dessa maneira e pensasse: "Ah, eu tenho 100 PV. no minimo umas 5 espadas para o guerreiro me derrubar. Entao vou matar o maguinho la atrás que me da o rai de 10 d 10) e o guerreiro que bata em mim, nao vo morrer mesmo! DÃ

Porra, cara... que comentário infeliz. Só porque Magia ( nao todas) causam um dano maior você simplesmente vai ignorar a Lamina de uma espada que pode arrancar a cabeça do personagem? Na mecanica, provavelmente, nao daria nada mesmo se compararmos o dano da arma x magia. MAS E A INTEPRETAÇÃO? Ou teu personagem acha que levar uma espadada no PESCOÇO nao da nada? Ele nao tem medo de ter as tripas cortadas a ponto de deixa-las esparramar pelo campo de batalha? Melhor! tanto faz se o guerreiro a frente cravar a espada no teu corpo, perfurando teu coração? Putz...
Conteúdo Adulto. :)

SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Chaotic_neutral

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Agnelo em 29 Fev 2008, 10:26

Mas CN, estamos falando de mundos de fantasia, onde a magia existe, e, em geral, as pessoas sabem do que ela é capaz.

Então (caso o PC tenha confirmação de que se trata de um mago) é mais que lógco agir da forma que o Letthull falou.

E isso não tem nada de Meta jogo

EDIT: Essas últimas informações me deixaram mais esperançoso, e concordo em esperar pra ver de que forma o guerreiro vai "marcar" os adversários, se a explicação for convincente será o suficiente pra mim.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Chaotic_neutral em 29 Fev 2008, 10:32

Locke Winchester escreveu:Mas CN, estamos falando de mundos de fantasia, onde a magia existe, e, em geral, as pessoas sabem do que ela é capaz.

Então (caso o PC tenha confirmação de que se trata de um mago) é mais que lógco agir da forma que o Letthull falou.

E isso não tem nada de Meta jogo

Sua opinião, não a minha. Só porque voce nao pode levar em termos de mecanica um golpe decapitador facil enquanto passa do lado do guerreiro focando o olho no Arcano significa que sempre tem que ir matar o Arcano?

Pra mim é Meta Game. Ah não ser que, como eu disse, os Personagens tenham experiencia já. Mas sair nos niveis mais baixos matando sempre o Arcano só porque "conjura magia" enquanto fica um Guerreiro com a espadinha de Plastico dele batendo em ti com a certeza de que tu nao será "decapitado" com 1 golpe e morto automaticamente é anti jogo, para mim.

E outra, retire o Arcano da cena e coloque um Arqueiro. De qualquer forma a maioria dos jogadores ignora o combatente com a espadinha de plástico e vai onde toma mais dano (Como o arcano) como se fosse simplesmente facil ignorar um golpe de uma arma cortante no corpo.

Edit: Merda. Alguém poderia me ajudar com o "avatar"? Quero por uma imagem com qualidade mas que atenda as dimensões do Forum. E tá dificil... Até porque eu nao sei diminuir as dimensoes das imagens.

Chaotic_neutral

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Nibelung em 29 Fev 2008, 10:37

CN, vale lembrar que nem todo ataque que representa a perda de PVs representa "uma espadada no bucho". Então o grande guerreiro da tribo orc pode pensar "Eu vou ter algum trabalho, mas vou conseguir defender o ataque e passar"
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Chaotic_neutral em 29 Fev 2008, 10:43

Nibelung escreveu:CN, vale lembrar que nem todo ataque que representa a perda de PVs representa "uma espadada no bucho". Então o grande guerreiro da tribo orc pode pensar "Eu vou ter algum trabalho, mas vou conseguir defender o ataque e passar"

É e nem todo ataque representa uma batida, arranhao ou algo superficial.

Então o grande guerreiro da trib orc pode pensar: "É arriscado demais. Ele pode facilmente arrancar a minha cabeça com sua espada Larga se eu tentar evita-lo, dando oportunidade para o mesmo me golpear".

Bom, acho que nao adianta discutir esse tipo de coisa. Eu vejo as coisas num tom mais real, mas nao fugindo do fantasioso, nao me considero o tipico jogador de D&D e não é uma ofensa aos demais mas é facil so imaginar, imaginar, mas e ver a situação de forma real com uma arma podendo facilmente arrancar-te um braço, perna, cabeça, corte em orgaos vitais. A maioria dos jogadores pouco fode-se para isso.

E, se leu corretamente meus dois posts pode perceber que não sou tao estupido de negar também tal ideia. Contudo acho incorreto os personagens nao tem um conhecimento a respeito ou experiencia de vida sobre isso para simplesmente sempre focar o Arcano ao fundo com a desculpa esfarrapada de "ele da mais dano".

Chaotic_neutral

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 29 Fev 2008, 10:47

Chaotic Neutral, já foi confirmado que a "marca" não impede de atacar outros personagens. Ela simplesmente dá alguma penalidade ao monstro caso ele ataque alguém que não seja o personagem que o marcou.

A marca (ou uma das marcas) do Paladino já foi explicada. É um poder DIVINO (ou seja, mágico) que faz o monstro tomar dano caso ele ataque outras pessoas que não o Paladino. É uma magia, em outras palavras. Não é algo tão absurdo assim.

Tem também um ataque de Smite de Paladino de nível 27 (ou seja, bem alto) que FORÇA o alvo a só atacar o Paladino por uma rodada (e apenas uma rodada).

A marca do Guerreiro foi mencionada mas não explicada. Só sabemos que para marcar alguém é preciso atacar o alvo, e que a marca do guerreiro dará alguma penalidade nos ataques do monstro contra outros alvos a não ser o próprio guerreiro.

Porém, não explicou como a marca se mantém: como é um personagem marcial, não duvido que tenha algum requisito como "enquanto estiver na área ameaçada do guerreiro e até uma rodada após se afastar dela" (esse "até uma rodada", para dar chance do guerreiro correr atrás do bicho e manter a marca).

Povo tá fazendo uma tempestade em copo d'água por aqui.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Nibelung em 29 Fev 2008, 10:50

Então o grande guerreiro da trib orc pode pensar: "É arriscado demais. Ele pode facilmente arrancar a minha cabeça com sua espada Larga se eu tentar evita-lo, dando oportunidade para o mesmo me golpear".

Sendo sincero, se ele pensasse assim, ele não seria o grande guerreiro da tribo orc. Um pensamento similar pros orcs combatentes genéricos, tudo bem (que REALMENTE poderiam morrer com um golpe, e que não teriam coragem de se expor sem motivos). Mas o grande guerreiro da tribo já passou por grandes dificuldades pra chegar onde ele chegou. Ele combateu ogros, enfrentou tribos inimigas (bem a la 300, mas em proporções menores), e várias outras experiências de combate.

Até porque se pensar assim, ninguém se aproximaria de um dragão. Eles pensariam "olha o tamanho do pescoço do bicho. Antes que eu possa bater ele vai me engolir". E isso não tem NADA de heróico.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Chaotic_neutral em 29 Fev 2008, 11:00

Nibelung escreveu:

Sendo sincero, se ele pensasse assim, ele não seria o grande guerreiro da tribo orc. Um pensamento similar pros orcs combatentes genéricos, tudo bem (que REALMENTE poderiam morrer com um golpe, e que não teriam coragem de se expor sem motivos). Mas o grande guerreiro da tribo já passou por grandes dificuldades pra chegar onde ele chegou. Ele combateu ogros, enfrentou tribos inimigas (bem a la 300, mas em proporções menores), e várias outras experiências de combate.

Até porque se pensar assim, ninguém se aproximaria de um dragão. Eles pensariam "olha o tamanho do pescoço do bicho. Antes que eu possa bater ele vai me engolir". E isso não tem NADA de heróico.

Com todo respeito mas tu sabe ler? Já disse, nos 3 posts que fiz. Que se o Personagem tem uma certa experiencia, conhecimento ou algo do genero eu não me importaria já que ele está sendo inteligente em atacar o arcano ao fundo(Como o GRANDE GUERREIRO DA TRIBO ORC DE OLHO ROXO). Entretanto, no inicio das aventuras dos personagens até que os mesmo venham a adquirir um vasto conhecimento sobre os diversos segredos, artimanhas e armadilhas do mundo e as pessoas que vivem nele porque simplesmente os caras vao sempre la e "MATEM O ARCANO!" É meta game e não tem desculpa.

Continuando, nossa suposição foi de dois combatentes simples, cara. Você já começou a criar o HEROI ORC que arrisca-se de perder a cabeça só pra ferir o arcano ao fundo. Se pensar com clareza deve concordar que, mesmo sendo orc ou outra raça qualquer nenhum personagem iria expor a vida de maneira tão burra para golpear alguem por "golpear" eaí partimos para o lado da intepretação. Em Altos niveis e com um grupo bem formado os personagens podem correr riscos já que tem uma habilidade e força para o mesmo. Mas personagens que recem começam uma carreira e estao progredindo não podem simplesmente, desde o inicio, ROLL ATACK só no Arcano porque ele pode conjurar uma bola de fogo que da mais dano que a "Espadinha de plástico" do guerreiro.

E, pra finalizar, no meu grupo os personagens tem medo. Só porque tu ja matou orcs feiosos, goblins bobos e já viu um meio demonio significa que quando tu ver um Gigante Colossal tu nao vá intepretar um personagem receoso? Um combatente que ficaria mais na defensiva ou procuraria correr da batalha por medo de enfrentar alguém que é mil vezes o teu tamanho?

Nem todos personagens de D&D devem seguir o padrão de "atos heróicos" como você imagina.

Chaotic_neutral

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Agnelo em 29 Fev 2008, 11:08

Antes de acusar o nibe de analfabeto seria bom tu ler teus próprios posts

CN escreveu:Então o grande guerreiro da trib orc pode pensar: "É arriscado demais. Ele pode facilmente arrancar a minha cabeça com sua espada Larga se eu tentar evita-lo, dando oportunidade para o mesmo me golpear".

Tu estava falando do grande guerreiro da tribo orc
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Nibelung em 29 Fev 2008, 11:12

O caso é que você está tratando qualquer golpe como um golpe fatal. E isso simplesmente não tem NADA a ver com o universo de D&D, onde os personagens jogadores (e NPCs antagonistas principais) são pessoas excepcionais e sabem os limites do próprio corpo (como por exemplo, ter uma "noção" de quantos PVs ainda tem). Como eu já disse (e tu concordou), PVs representam bem mais do que simples resistência física. Depois de observar um inimigo (AKA: ver quanto de dano ele causou), tu tem alguma noção se consegue aguentar um golpe dele ou não.

E sim, eu enfrento gigantes, demônios e beholders diretamente como se fossem "goblins chulé". Não vou perder tempo com meu guerreiro enlatado que é a síntese da coragem e do heroismo pra fugir correndo porque eu não conheço o bicho. Como já disse o Conan, "eu ainda não vi nada que minha espada não possa cortar".
Imagem
Imagem
Nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários