Qual a maneira correta de jogar RPG?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lune em 29 Fev 2008, 07:46

basta colocar essa sigla, interatividade, e qualquer jogo é um MMORPG - até mesmo jogos de segunda grande guerra, corrida

Você mente. Nem todo MMO é MMORPG, e eles também não se vendem como tal. Como exemplo, cito o Team Revolution, um MMO de corrida - atenção para a ausência da sigla "RPG". Te desafio a mostrar um único MMORPG que utilize a sigla de forma incoerente com sua acepção na indústria dos videogames.

Quanto a perguntar o significado da sigla RPG, e os elementos necessários, porque não fazer isso AGORA?

Porque uma definição fechada é inútil, como bem demonstra o post do Sorcerer acima do meu. Afinal, o que ele cita seria a essência do RPG se perguntássemos aos seus criadores, Gary Gigax e Dave Arneson. Ou você consegue imaginar alguém mais qualificado para dar uma definição precisa?

Reposto a minha sugestão:
Adotar uma classificação gradativa, e não absoluta. Digamos, coloque de um lado da escala as características típicas de um RPG: dados, fichas, interpretação, Mestre, aventuras, evolução dos personagens etc, etc. Quanto mais um jogo tiver essas características, mais "RPGístico" ele será.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Vincer em 29 Fev 2008, 10:52

De acordo com algumas coisas que diz Lune, aquele jogo (acho que era da estrela) era rpg.

Sinceramente, fala sério.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Agnelo em 29 Fev 2008, 11:06

O Lune tem toda a razão, discutir definição de RPG de uma forma estrita é perda de tempo

O Planes tem toda a razão, um jogador agir de forma incoerente com o que é esperado pelos jogadores da sua mesa de jogo é errado porque prejudica a diversão de todo mundo.

Esse papo já está aborrecendo, RPG é só um maldito jogo, se eu quiser brincar de comandos em ação com meu filho, ou jogar War com meus colegas de faculdade e disser que é RPG o que vai acontecer? Algum fiscal do RolePlay vai me processar?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lune em 29 Fev 2008, 11:11

De acordo com algumas coisas que diz Lune, aquele jogo (acho que era da estrela) era rpg.

Não sei que jogo é, vincer, infelizmente.

se eu quiser brincar de comandos em ação com meu filho, ou jogar War com meus colegas de faculdade e disser que é RPG o que vai acontecer? Algum fiscal do RolePlay vai me processar?

Obviamente você não conhece a temida polícia secreta dos estúdios FASA. Já ouviu falar de jogadores de Shadowrun, Earthdown ou Battletech? Pois é, a polícia da FASA sumiu com todos. Portanto, JOGUE DIREITO!
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor planes em 29 Fev 2008, 13:05

Lune escreveu:Primeiro, se por "assumir os personagens" você se refira apenas a escolher um personagem pra jogar e decidir as suas ações, então realmente isso me parece quase universal entre os RPGs.

Interpretação de papeis é pegar um personagem e interpretá-lo, colocá-lo em jogo, o que muda é o que se interpreta, ele pode ser um arquétipo como geralmente acontecia nos idos de D&D ou personagens com muitas camadas de personalidade (como acontece em jogo com uma enfase maior na criação da personalidade dos personagens). Do ponto de vista de interpretação um não é diferente de outro (apesar de alguns sistemas o esforço de tentar criar algo memorável é premiado, afinal fazer isso é complicado e colabora muito para tornar uma aventura um experiencia unica para todos).

RPG é um jogo com definição no nome, ele é jogo portanto tem que ter regras (podem ser leves ou complexas, o importante é ter alguma coisa) e é um jogo onde se interpreta papeis portanto você tem que ter um personagem para interpretar (pode até ter vários personagens e interpretar dem forma de rodizio como rola em Ars Magica, por exemplo).

Se não tiver as duas características acima não é RPG, pode ser até um jogo narrativo (grupo do ual o RPG faz parte), mas não é RPG (muitas empresas preferem vender a ideia de RPG, já que é um termo com maior abrangencia que jogos narrativos, mas o uso do nome é incorreto). Todo o resto (dados, fichas complexas - ficha sempre tem,. mesmo que contendo apenas uma duzia de termos -, grande quantidade de jogadores - dois é suficiente - , etc...) varia de sistema para sistema.

Agora uma coisa que pode variar de grupo para grupo é exigencias na criação da personalidade (ou seja, você não interpreta qualquer coisa na minha mesa), eu por exemplo, não aceito personalidades simples, acho que isso tende a produzir personagens simples e como monto aventuras em cima dos personagens acabo não tendo com o que trabalhar, Por isso utilizo ferramentas de criação de personagens como o processo visionário de Everway (no qual cada jogador escolhe algumas cartas com figuras que representam o personagem e depois partem para uma roa onde cada jogador é questionado sobre as cartas desenvolvendo mais o personagem).
Imagem
planes

Mensagempor Lune em 29 Fev 2008, 13:10

RPG é um jogo com definição no nome

Eu acho que já refutei isso, tipo, umas MIL vezes nesse tópico.
Haja paciência...
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor planes em 29 Fev 2008, 13:39

Lune escreveu:
RPG é um jogo com definição no nome

Eu acho que já refutei isso, tipo, umas MIL vezes nesse tópico.
Haja paciência...

Mas isso é um fato, RPG foi cunhado porque você tem um jogo que era semelhante aos wargames mais antigos (que eram e continuam sendo muito complexos, muitos realmente tem muito a ver com RPG), mas você sai do controle de unidades e passa a ter o controle de um unico personagem, daí criar um nome onde substituiram o nome guerra por interpretação de papel unico.

Aí passam os anos e começam a complicar o simples, muitas vezes por completa arrogancia (seja por achar que RPG é o melhor jogo do mundo e superior a todas as coisas, que faz você ler, ir bem na escola e aser um ser mais sociavel, etc..., o que torna a definição simploria demais, ou por achar que desenvolveram a Meca doPG que torna tudo que veio antes um lixo, até vir D&D e mostrar que o que tinha no passado era bom o suficiente para vender horrores hoje), as uma coisa é fato, se você tem algo que chama "TV de Tubo" você não pode estar falando de uma LCD, mesmo ambas senmdo TVs. Se o nome é descritivo e não uma homenagem ele tem uma definição auto-contida e ponto final, o resto é teoricos de forum querendo ganhar o Nobel do RPG por achar pelo em ovo (como foi esta discussão de interpretação onde tem que ficar discutindo algo definido em centenas de livros de RPG no mercado, concordar com o que eu disse não é concordar comigo, só copiei o que está escrtio nos livros :sobrancelha: ).
Imagem
planes

Mensagempor Lune em 29 Fev 2008, 14:43

Então tá, planes.
:roll:
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor planes em 29 Fev 2008, 15:23

Lune escreveu:Então tá, planes.
:roll:

Vai por mim cara.

Na minha mesa tenho jogador que escreveu dissertação de mestrado sobre o assunto (ou seja, há citações por trás da teoria e não opinião solta, tanto é que a dissertação foi aprovada, o que para quem conhece o funcionamento de uma pós-graduação, não é algo simples), sei que é um assunto que pode muito bem gerar discussões e definições muito mais completas que levam em conta até variavés culturais, ma na prática, para quem usa, RPG é um jogo (tem livros de regras) e você faz personagens, não é preciso mais que isso.

Acredito que estão tornando o RPG mais complexo do que ele precisa ser (em termos de usuário) e isso dificulta na hora de achar novos jogadores (swe você não consegue nem explicar o que é vai convencer a jogar como), sendo que a definiçaõ geralmente é a primeira frase contida na introduçaõ dos livros, atnes do cara começar o vender o peixe do jogo.

E quanto a não ter definição... depois você pega uma discussão sobre interpretação onde pessoas atacam e defendem um termo como se fosse o mesmo sendo que cada um está pensando em significado diferente, muitas vezes dizendo exatamente a mesma coisa, mas discordando porque um fala de abacate e outro de abacaxi, isso é que é perda de tempo.
Imagem
planes

Mensagempor rsilverblood em 01 Mar 2008, 01:42

Olha, RPG não pode ser totalmente gradual... mas creio que só alguns elementos realmente são importantes.

(fui rever meus critérios)

Obrigatório:

- Participantes (mínimo 2);

- Estória (e cenário...);

- Personagem(ens) (mínimo 1);

- Um dos participantes no cargo de Mestre;

Opcional:

- Regras que não sobre como funciona a narração e o jogo... regras como sistemas e outros são desnecessários... regras como não contradizer o Mestre, obrigatórios;

------------------

Mais elementos no RPG? Miniaturas: são bem-vindas, mas não são essencial para RPG. Dados: opcionais, e bem-vindos também. Mapas: complementar, meu caro Watson. Isso não faz algo ser "mais RPG" ou "menos RPG": faz ser mais tradicional, mais complementado, mais interessante. Mas não faz ser "mais RPG" ou "menos RPG".

Existe ser ou não ser. Não existe "ser parcial". Procure na filosofia por tal coisa, por favor, se duvidar.

RPG é, ou RPG não é. Tanto que falamos "isso é RPG?". Não perguntamos "quanto isso é RPG?" ... por favor, poupe-me de algo mais intrinsicamente anti-filosófico e ilógico.
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor planes em 01 Mar 2008, 01:51

rsilverblood escreveu:- Regras que não sobre como funciona a narração e o jogo... regras como sistemas e outros são desnecessários... regras como não contradizer o Mestre, obrigatórios;

Qual "sistema" que não possui regra alguma?

Conheço sistemas com regras bem soltas (do tipo, 4 atributos, compare, o maior ganha), mas sem regra nenhuma desconheço, qual seria?
Imagem
planes

Mensagempor rsilverblood em 01 Mar 2008, 02:00

Conhece free-form?

Ou RPG sem sistema?

Somente isso. Regras como "mestre tem palavra final", "use esse formato para descrever ações" são as únicas presentes. E não deixa de ser um RPG. Pouco ortodoxo, nada tradicional, provavelmente feito muito antes do "RPG de fato" ser inventado ou feito em copyright, mas um RPG mesmo assim. O mínimo o possível para um RPG, creio eu, mas é o que é, e pela simplicidade se torna popular. (veja quantas pessoas no fórum jogaram ou jogam free-form)

Mas aí é ausência de regras, não é um sistema propriamente dito. Essas regras são de RPG em geral, não de um sistema. Sistemas são opcionais. Regras não são. Sistemas são sinônimos de regras, mas regras no RPG não são sinônimas de sistemas. Quase sempre são, mas isso é QUASE e NUNCA um "sempre".
rsilverblood

Mensagempor Nibelung em 01 Mar 2008, 02:16

Free-form Roleplay não é RPG. É Free-form Roleplay. Classificá-lo como RPG é igual dizer que Handebol e Futsal são os mesmos esportes porque ambos se praticam na mesma quadra.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor rsilverblood em 01 Mar 2008, 12:58

Free-form é RPG. A forma mais primitiva e simples do RPG, mas não deixa de sê-lo.

RPG consiste em alguns poucos elementos. Os tradicionais estão aí, mas nem todos desses são necessários. É como dizer que RPG só é RPG com lápis, e que uma caneta substituindo ela faz do jogo deixar de ser RPG.
rsilverblood

Mensagempor Elven Paladin em 01 Mar 2008, 13:17

RPG consiste em alguns poucos elementos.

E quem define quais são esses elementos?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias