Personagens de apoio

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Personagens de apoio

Mensagempor Art__ em 02 Mar 2008, 11:03

Eu estou pra criar um novo personagem, um clérigo cloistered a estratégia dele eh basicamente a seguinte
usa divine ward pra conjurar magias a distância (ja mencionei esse talento em outro tópico), e com o nivel de substituição do divine magician ele tem magias de necromancia (de preferencia as sem saves) ou outras que possam auxiliar no combate, como por exemplo:
ray of enfeeblement, spectral hand, vampiric touch, enervation, waves of fatigue ,etc. e outras magias auxiliares, mas a minha dúvida eh a seguinte:

um clérigo desse tipo, que nao causa muito dano em combate, atacando com esse tipo de magia (potencializando algumas) e curando sem se envolver no combate, eh um bom personagem (back up, até pq ta sem mago o grupo) ou um clérigo normal seria mais legal e apoiaria o grupo do mesmo jeito?

isso gera outra pergunta: depende do estilo de jogo ou vcs geralmente se divertem mais com combatentes e personagens que causam mais dano ou com personagens back up? tou perguntando isso pq tenho uma longa história com combatentes, mas pouca experiencia com personagens que usam magias e agora queria mudar de estilo, mas tou sem idéias.... e fico tipo imaginando um bardo ou outro personagem desse tipo, a única coisa que eles podem fazer eh alterar valores nas fichas dos outros e assim acelerar a batalha (inspirar coragem, por exemplo).
nao sei se fui muito claro, mas gostaria de debater sobre isso...
Editado pela última vez por Art__ em 02 Mar 2008, 12:25, em um total de 1 vez.
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

Personagens de apoio

Mensagempor Luminus em 02 Mar 2008, 11:14

:nao:
Editado pela última vez por Luminus em 24 Fev 2010, 13:53, em um total de 1 vez.
Luminus

Personagens de apoio

Mensagempor Fëanor em 02 Mar 2008, 11:19

Os dois são bons. Eu pessoalmente prefiro clerigo não-combatente, acho que tem um feeling mais legal. Nem sei de onde vem a mitologia de clerigos usando armaduras grande e batalhando.

De qualquer forma eu ficaria com a primeira opção. Melhor ainda, faria um clerigo Necromante.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Personagens de apoio

Mensagempor Art__ em 02 Mar 2008, 11:32

De qualquer forma eu ficaria com a primeira opção. Melhor ainda, faria um clerigo Necromante.

eh basicamente essa a ideia quando eu criei esse personangem, um clerigo necromante, afinal nem so magias de morte envolvem a nevromancia (como ideia geral) tem coisa mais legal que um cara que pode curar e matar ao mesmo tempo?

Pessoalmente... e eu sou uma pessoa muito pessoal... eu prefiro os personagens que eu posso interpretar. Quer dizer, o que ele faz em combate é importante, mas o que me empolga é o que ele faz ALÉM do combate. Entendo perfeitamente que você esteja preocupado em ocupar "um bom lugar" no momento da ação, mas acredito que vc está, digamos, perguntando para as pessoas erradas.

eu sei que a parte de interpretação é muito importante e tambem me preocupo muito com isso, as vezes passamos aventuras inteiras sem um unico combate, mas como vc mesmo falou combate eh uma coisa importante, principalmente em D&D, logo tenho que me preocupar com essa parte.

ninguém aqui conhece a dinâmica do teu grupo, as magias que seu mestre permite, o tipo de desafio que vocês enfrentam

isso eh verdade, mas como eu coloquei no tópico, além da pergunta sobre o meu clérigo eu quis abranger mais a ideia, por isso fiz a segunda pergunta, se quiser pode deixar a parte do meu clérigo de lado e falar so sobre personagens no geral...
mas para aqueles que querem saber, so usamos magias do livro do jogador, no mais as coisas sao liberadas, a unica maior diferença eh que clerigos na nossa mesa nao ganham acesso as magias de dominio, eles ganham os domain devotion correspondentes
Imagem
Art__

Personagens de apoio

Mensagempor Eltor Macnol em 02 Mar 2008, 11:38

Só um esclarecimento, por "back up" tu te refere a personagens que se foquem em dar apoio aos outros personagens? Porque quando li o título do tópico, pensei que estava falando de ter personagens reserva prontos pra quando o principal morrer. :P

Mas cara, acho que a parte mais importante que nos falta pra poder responder à pergunta é saber qual o seu gosto pessoal. Se você gosta de ser o cara que se foca no grupo ao invés dos inimigos, auxiliando-os e fazendo com que o grupo inteiro vença os desafios mais facilmente, vai se divertir. Já se você sente que é chato ser uma peça tão importante mas no fim das contas quem está dando o último golpe naqueles goblin enfurecidos são sempre os outros, pode acabar se entediando.

E por mais que você goste de interpretar seu personagem fora do combate, tem alguns grupos que costumam passar 60% ou mais do tempo de jogo em combates. Ficar entediado durante uma porção tão grande do jogo é algo que você deve querer evitar.

Eu, no seu lugar, conversaria com o mestre, pra ele deixar você usar o personagem como um teste por algum tempo; se gostar, continua com ele, senão, dão um jeito de trocar o personagem sutilmente durante a campanha por um clérigo diferente - ou simplesmente dão um retcon na ficha dele e pronto.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Personagens de apoio

Mensagempor Luminus em 02 Mar 2008, 11:46

Editado pela última vez por Luminus em 25 Fev 2010, 10:55, em um total de 1 vez.
Luminus

Personagens de apoio

Mensagempor Art__ em 02 Mar 2008, 11:55

Ou você está pensando que fazer mortos-vivos envolve curar e matar ao mesmo tempo...

pow velho, falei em necromancia de um modo geral naquela frase, existem sistemas que separam bem essa ideia, tipo D&D, onde bem e mal estao bem definidos, mas existem outros sistemas, gurps por exemplo, onde magias de cura e necromancia estao ligadas...

Outra coisa, qual o nível do grupo? Você começará no nível 1?

nao 12, ja é um aventura que faz tempo que ta rolando, só que meu ultimo personagem morreu (e ja foi revivido 3 vezes) ai decidi trocar, variar um pouco

Só um esclarecimento, por "back up" tu te refere a personagens que se foquem em dar apoio aos outros personagens? Porque quando li o título do tópico, pensei que estava falando de ter personagens reserva prontos pra quando o principal morrer.

desculpa eltor, alguma ideia melhor pra o título do tópico?

Eu, no seu lugar, conversaria com o mestre, pra ele deixar você usar o personagem como um teste por algum tempo; se gostar, continua com ele, senão, dão um jeito de trocar o personagem sutilmente durante a campanha por um clérigo diferente - ou simplesmente dão um retcon na ficha dele e pronto.

hum, acho que vou fazer isso mesmo, espero que tio styker aceite.
Imagem
Art__

Personagens de apoio

Mensagempor Luminus em 02 Mar 2008, 12:08

Editado pela última vez por Luminus em 25 Fev 2010, 10:52, em um total de 1 vez.
Luminus

Personagens de apoio

Mensagempor Eltor Macnol em 02 Mar 2008, 12:15

Art, acho que o termo mais conhecido para isso é "Personagens de apoio".
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Personagens de apoio

Mensagempor Art__ em 05 Mar 2008, 07:10

criei a ficha do personagem
obrigado a todos pelas dicas.
Imagem