NOTÍCIAS D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 05 Mar 2008, 12:18

Eu acho praticamente impossível a 4e ser mais difícil de aprender ou mais intimidadora ao novato do que a 3.x. Embora não houvesse poderes na 3.x, existia uma lista assustadora de perícias e a mecânica trabalhosa de pontos de perícias. Eu lembro que o que mais atrapalhou meu grupo da 2e a migrar foi esse negócio das perícias. Em segundo lugar, foram os talentos.

Na 2e, você só tinha que escolher muita coisa se escolhesse uma classe lançadora de magias. O ladrão tinha que distribuir pontos percentuais de talentos ladinos, mas era coisa bem simples e direta. As outras classes, no máximo, poderiam escolher proficiências, se o mestre usasse essa variante.

Na 3e, todo mundo tem que distribuir pontos de perícia por uma lista muito extensa, tem que contabilizar sinergias (e quem for esperto vai querer fazer bom uso delas) e verificar as CDs pra saber se e quanto vale a pena investir nela. Tinha as perícias completamente inúteis, como Usar Cordas, e as que dependiam muito do estilo do DM, como Escalar, Natação e Obter Informações. Ainda por cima, tem que escolher talentos (embora essa parte seja mais gratificante e as opções do LJ sejam bem limitadas e óbvias).

Na 4e, todas as perícias vão progredir uniformemente, então você só precisa escolher aquelas nas quais vai se focar, e um abraço. Ainda por cima disso, estão mais condensadas, então você não precisa mais se preocupar se o DM vai criar situações pra você ver um retorno ao teu investimento em Natação... você compra o pacote Atletismo e não é possível que o sacana não dê retorno. Tudo isso deixa as perícias muito mais amigáveis ao novato.

Agora, realmente, além de escolher talentos, vai ter que escolher poderes, e aprender como funcionam Healing Surges e Action Points. São algumas preocupações adicionas em contrapartida à simplificação de perícias. Mas acho que, mesmo assim, estará mais fácil criar e atualizar fichas de personagens. Mas é fácil pra mim, experiente como jogador e DM, dizer isso. Vamos ver como os novatos vão reagir.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Kinn em 05 Mar 2008, 14:06

também achei exagero do cara
Kinn

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Wency em 05 Mar 2008, 14:41

Alguém bem que podia manter um log das notícias e etc pq realmente, eu cheguei agora e nao tenho paciencia o suficiente para ler 75 paginas! hahhaa iria ajudar bastante...

Cantada oferecida como ajuda para o Dragão de Bronze por Blackbird na EIRPG:
Blackbird escreveu:Você tem menos barba que a minha mãe!!!

All Hail Günther!

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Wency

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Mar 2008, 15:19

Sim, mas vocês são experientes; tentem enfiar guela abaixo de um novato noções de "encontros, poderes diários, healing surges, críticos e whatever".

Já é dificil de ensinar na 3/3.5, imagino como vai ser 4.0... >_<
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 05 Mar 2008, 15:58

Wency escreveu:Alguém bem que podia manter um log das notícias e etc pq realmente, eu cheguei agora e nao tenho paciencia o suficiente para ler 75 paginas! hahhaa iria ajudar bastante...

Eu tou fazendo isso desde agosto. Tá na minha assinatura: Novidades de D&D4.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Otherwise em 05 Mar 2008, 16:12

Concordo com Lumine. E não só isso. Não vejo problemas em escolher os poderes, mas a ampla variedade de testes possíveis (x Fortitude, x Reflexos, x Vontade). Sendo BEEEEEEEM simplista, é como se todas as classes fossem conjuradoras. Quem não gosta hoje de jogar com mago porque não quer esquentar a cabeça com aprender a utilizar as magias, escolher as magias, etc (e eu conheço um bocado de gente) DIFICILMENTE vai gostar da 4ed.
Otherwise

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 05 Mar 2008, 16:28

Quem não gosta hoje de jogar com mago porque não quer esquentar a cabeça com aprender a utilizar as magias, escolher as magias, etc (e eu conheço um bocado de gente) DIFICILMENTE vai gostar da 4ed.

Essas pessoas são geralmente as que não ligam do guewrreiro ser completamente inutil nos niveis mais altos comparado com todas as classes menos o Monge.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Deicide em 05 Mar 2008, 16:40

Otherwise escreveu:Concordo com Lumine. E não só isso. Não vejo problemas em escolher os poderes, mas a ampla variedade de testes possíveis (x Fortitude, x Reflexos, x Vontade). Sendo BEEEEEEEM simplista, é como se todas as classes fossem conjuradoras. Quem não gosta hoje de jogar com mago porque não quer esquentar a cabeça com aprender a utilizar as magias, escolher as magias, etc (e eu conheço um bocado de gente) DIFICILMENTE vai gostar da 4ed.

É bem diferente jogar com guerreiro na 4.0 e com mago na 3.5.

Em primeiro lugar, poderes se renovam por encontro, não por dia. Isso por si só já tira um dos grandes problemas do mago: "Ah, meu deus, uso minha bola de fogo agora ou guardo para depois".

Em segundo, existem vários poderes de uso ilimitado.

Em terceiro, só magos continuam podendo escolher seus poderes diários. As outras classes têm menos poderes por dia, mas têm acesso a todos os que conhecem em todos os dias. Não precisa "preparar" manobras de artes marciais pela manhã.

Essa nova geração de jogadores está vindo de jovens que estão acostumadas com videogames e conceitos muito mais complexos que esses que o D&D está adicionando.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Lune em 05 Mar 2008, 16:59

Essa nova geração de jogadores está vindo de jovens que estão acostumadas com videogames e conceitos muito mais complexos que esses que o D&D está adicionando.

i.e., não somos estúpidos.
Meu grupo de RPG sempre recebeu novatos completos, e eles aprenderam a 3.5 sem nenhuma simplificação, inclusive ataques de oportunidade, grapple e o escambau. A 4a edição vai ser moleza.
Imagem

Imagem
Lune

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 05 Mar 2008, 17:08

Tou com Deicide e Lune nessa. Poderes estão muito mais simples do que magias, especialmente com a padronização de tipos de ataque (melee, ranged, close e area).
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 05 Mar 2008, 17:24

Meu grupo de RPG sempre recebeu novatos completos, e eles aprenderam a 3.5 sem nenhuma simplificação, inclusive ataques de oportunidade, grapple e o escambau. A 4a edição vai ser moleza.

Eu fiz um teste. Completos desconhecidos que nunca ouviram falar ou tieram interesse jogarem D&D 3.5 e uma jogadora que queria mesmo jogar.

Na primeira, eles reclamaram da demora de se criar personagens e acharam o sistema complexissimo.

A segunda me mandou pastar no momento que falei "Quer ajuda para criar seu personagem?" enquanto ela bravamente leu o livro e criou seu personagem em quinze minutos.
AKImeru

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Luminus em 05 Mar 2008, 18:23

Olá!

Teve gente que me pediu 6 números:

12, 21, 44, 55, 56, 60

Bom... o que é que eu posso dizer? Eu acertei em parte, não é? Acontece, a gente não consegue errar todas, estou dizendo! Devo reconhecer que cometi um equívoco quando falei do "first strike", porque eu pensei que iniciativa e surpresa haviam sumido do sistema de regras (!!!). Eu errei, mas talvez nem tenha sido tanto. É que eu não vi nenhuma menção a ambos no bloco do ladino, então...

Bom, o que eu tinha de dizer eu já disse, parei de escrever naquele tópico lá porque acredito que agora é só esperar para ver. Passou a época de fazer as profecias, agora é ver o que vai sair de concreto. Mas gostaria de dizer que eu já tinha essa sensação desde o ano passado, quando a coisa toda foi anunciada... bom, já estou falando demais desse assunto.

Quem quiser falar mais sobre isso, pode fazê-lo no outro tópico, vamos deixar este aqui despoluído :)

E!

P.S.: Quase-xará, eu ri muito, mas muito mesmo!
Luminus

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Sr. Pichu em 05 Mar 2008, 18:52

eu só continuo irritado com a 4E pq foi só eu comprar os livros da 3.5 que anunciam a 4E ¬¬
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Elven Paladin em 05 Mar 2008, 22:39

Apenas um ponto:

Lembrem-se que essa é a impressão do sujeito em uma só sessão, e o Mr. Pramas é tão entusiasta da 4ª Edição quanto eu sou entusiasta de uma sessão jogando um Shifter Swordsage Naruto-Style em Tormenta. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 05 Mar 2008, 22:45

Eu acertei em parte, não é?

Na realidade, não, você errou feio e aquele topico ainda é um monumento a masturbação mental ue a Spell decidiu sofrer nessas ultimas semanas. Repare, você afirmou um bando de coisas tirando do ar, enquanto o cra da Green Ronin disse que o sistema de COMBATE lembrava um CCG porque jogava extamente como o Tome of Battle e na analise dele, isso equivale a ser um CCG.

Agora, me mostre a parte do primeiro "C".
Eu errei, mas talvez nem tenha sido tanto. É que eu não vi nenhuma menção a ambos no bloco do ladino, então...

Você errou completamente. Fora a comparação do CCG, vocês falam coisas drasticamente diferentes. Você anunciava do fim do roleplay no D&D PELO AMOR DE DEUS!

Lembrem-se que essa é a impressão do sujeito em uma só sessão, e o Mr. Pramas é tão entusiasta da 4ª Edição quanto eu sou entusiasta de uma sessão jogando um Shifter Swordsage Naruto-Style em Tormenta.

O cara tem credito, ao menos para mim.
AKImeru

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários