Qual a maneira correta de jogar RPG?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Vincer em 01 Mar 2008, 14:55

Para mim o free-form é uma variante do RPG. Tão variante que nem considero um tipo de rpg especificamente.

Tenho um sistema sem fichas e sem dado, mas sem regras acho impossível :bwaha:
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor rsilverblood em 01 Mar 2008, 22:08

Bom, free-form não tem regras. Usa a vontade do mestre. Tem regras como "o mestre tem a palavra final" e "é assim que é o formato de ações, falas, e comentários..." são as únicas. Depois disso é bom senso. 70% de chance num ataque, que você especulou? Tente ser aleatório, ou então tente ser dramático, ou épico. Sei lá.

Regras mínimas PARA NARRAÇÃO E COMPORTAMENTO SOCIAL são obrigatórios, mesmo que apenas duas rebgras.

Regras como um sistema, que usa dados para definir X e Y... não é necessário.

E quem define quais são os elementos necessários para RPG? Eu diria que é o bom senso. Miniaturas não são a alma do RPG. São a alma de alguns grupos, talvez, e não mais do que isso.

Agora, o RolePlay é vital para RPG. Sem isso, não passa de um jogo qualquer de imaginação. Jogo de interpretação de personagem, por menor que seja a interpretação, é necessária. Decisões são necessárias para interpretação. Se seu personagem é oportunista, ganancioso, egoísta, louco, não fala... é seu personagem... mas não espere que as pessoas gostem dele ou mesmo não queiram matá-lo por isso depois.

E um cenário... sem um cenário, só consigo imaginar um jogo de entidades celestiais. Mas mesmo assim, tem um passado, um background, o que não deixa de ser um cenário (mesmo que sem um terreno físico).

(alguém está entendendo o que eu estou tentando dizer?)
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor Lune em 02 Mar 2008, 00:30

alguém está entendendo o que eu estou tentando dizer?

Só não concordo.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor FreeSample em 02 Mar 2008, 00:47

falando em free-form, alguém conhece "Amber RPG" por aqui?
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor rsilverblood em 02 Mar 2008, 15:45

RPG é um sim ou não. Ou você usa a sigla RPG, ou não usa.

Aliás, não sei se concordo com a nova WoD ter evitado usar a sigla RPG, e ter usado "jogo narrativo gótico contemporâneo"... RPG é algo pra se ter orgulho, não algo para evitar. Se bem que, para se distanciar do RPG tradicional, não poderia os culpar, afinal, o RPG tradicional tem jeito de coisa pra nerds, em geral. (miniaturas, tabelas, regras excessivas, etc. ...)
rsilverblood

Mensagempor Elven Paladin em 02 Mar 2008, 23:04

E quem define quais são os elementos necessários para RPG? Eu diria que é o bom senso.

E vem a pergunta: Quem melhor do que os criadores do RPG para definir o que ele é? Por que definir um jogo baseado em corruptelas modernas, e não nos primeiros RPGs? Por que não aceitar que o RPG "Original e em Sua Sacrossanta Essência" não é nada mais que um Wargame que na maioria extrema das vezes é Soma-Zero, no lugar da visão originada de alguns "Jogos Narrativos" da década de 90 ?

RPG é algo pra se ter orgulho, não algo para evitar.

Ter orgulho de jogar um jogo ?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Irish Carbon em 02 Mar 2008, 23:09

Por que definir um jogo baseado em corruptelas modernas, e não nos primeiros RPGs?

Porque as coisas mudam?
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor planes em 02 Mar 2008, 23:33

Spark escreveu:Porque as coisas mudam?

Em tão pouco tempo?

Hoje em dia existem jogadores que pegaram o inicio do RPG ou pelo menos os derivados diretos, e se estes não se sentem deslocados jogando um D&D, por exemplo (aliás, talvez se sinta mais a vontade jogando D&D que o próprio AD&D e algumas ambientações mais alternativas como Planescape).

Se você pegar uma caixa DC Super Heroes de 1989, você não verá muita diferença do que é jogado hoje (tanto que você pode joga-la hoje sem adaptar nada), estilo cada jogo acaba tendo o seu (mais apegado ou não as regras, por exemplo), mas no nucleo RPG seria pouco diferente do que é proposto em livros da decada de 80.

Acho que o que prejudica o RPG são as ondas de fanboys qye acham que o titulo que gostam são a verdadeira essencia do RPG e tentam tansformar algumas propostas destes livros na definição de RPG, como rolou por muito tempo com os jogadores de Vampiro que diziam que interpretavam de verdade e os outros (especialmente o popular AD&D) não eram RPG de verdade.

Não vou negar que muitos tentam trazer novas interpretações para o RPG (arte, ferramenta educacional, etc...) e também não vou negar que isso possa ser possivel dentro de um contexto (direcionado a educação, por exemplo), mas nas mesas mesmo, como geralmente é aplicado, a definição original de jogo onde se interpreta papeis ainda parece ser válida.

Quanto ao free-form, se este não degenerar em um chat temático sem a influencia de um mestre (como vejo em alguns foruns), há algum tratamento em termos de livros de RPG sim. Não acredito que isso ocorra em todos sistemas diceless (como Amber, citado aqui), mas Everway tem um tipo de resolução de ações chamado de Drama que diz que, dada uma situação, o mestre escolhe o resultado que "é melhor para história", ou seja, o mestre escolhe o que quiser.

O que acho disso? Que é um tipo de railroading exagerado (inclusive é algo discutido sobre Everway e o metodo de Drama), quando mestre direciona a aventura sistema é reduzido a uma simples regra, se o mestre tem poder apsoluto e leva os jogadores por cabresto todas as poutras regras são ilusórias, por isso não curto muito este tipo de situação.
Imagem
planes

Mensagempor AKImeru em 03 Mar 2008, 03:37

Acho que o que prejudica o RPG são as ondas de fanboys qye acham que o titulo que gostam são a verdadeira essencia do RPG e tentam tansformar algumas propostas destes livros na definição de RPG, como rolou por muito tempo com os jogadores de Vampiro que diziam que interpretavam de verdade e os outros (especialmente o popular AD&D) não eram RPG de verdade.

E dependendo por onde você lurka, em alguns fóruns é ainda dado como verdade.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor rsilverblood em 03 Mar 2008, 16:41

Olha, se for perguntar pros criadores do RPG o que é o RPG de verdade, vão falar o próprio sistema, do jeito que jogavam, e continuam jogando.

Isso faria com que só existisse UM sistema de RPG. :roll:

Então, que tal se NÓS criarmos nossa própria definição de RPG, não?

Afinal, o RPG muda com o tempo. Como a ciência, como a arte, como o teatro, como os jogos. (comparações um tanto "de diferentes magnitudes"? depende de quem estiver ouvindo, não de quem fala)

Então, RPG HOJE não é definido por seus Jogadores e Mestres pelo mundo, e não pelos criadores originais. O RPG pertence a comunidade. Não ao dicionário.

Eu tenho a minha definição, e olha, cansei de tentar convencer outros de que minha definição é a correta. E também de acusar outros de não saberem o que eu sei ou de "saberem errado".

Por mim, RPG é pessoal. VOCÊ interpreta a sigla do que significa RPG por si só. Afinal, é um jogo de interpretação. Interprete a sigla como quiser, da mesma forma que interpreta seus personagens.

É tudo relativo. Decidam-se como queiram. Por mim, continuo com minha definição, que para mim já basta. Se vocês se sentirem incomodados pela sua definição de RPG, então crie um novo termo ("jogo imaginativo-narrativo"? JIN?) e crie sua própria definição de dicionário, se quiser. Algo fechado, que só você define o que é, e que a comunidade não pode mudar de jeito nenhum, algo tão estático quanto o poder político de um ditador. :roll: :roll:

Acho que esclareci meu argumento novo. Quem quiser concordar ou não, não importa mais. Não vai mudar nada mesmo.

E pessoalmente, será minha primeira vez a usar esse smilie: :victory:
rsilverblood

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 03 Mar 2008, 23:41

MInha definição de RPG:
"Uma coisa legal que reúne amigos com formulários e dados e todo mundo passa um tempão viajando na maionese, rolando os dados e fazendo anotações nos formulários". :victory:
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Elven Paladin em 04 Mar 2008, 19:20

Então, que tal se NÓS criarmos nossa própria definição de RPG, não?

Afinal, o RPG muda com o tempo. Como a ciência, como a arte, como o teatro, como os jogos. (comparações um tanto "de diferentes magnitudes"? depende de quem estiver ouvindo, não de quem fala)

Então, RPG HOJE não é definido por seus Jogadores e Mestres pelo mundo, e não pelos criadores originais. O RPG pertence a comunidade. Não ao dicionário.

Quem diria, você então apoia, mesmo que não note, a inclusão dos MMORPGs e os CRPGs/VGRPG, afinal eles são aceitos ( e eu diria, jogados ) pela maioria da "Comunidade" como RPGs. Ou, se realmente acha que tais jogos não são RPGs, como concilia essa visão? :cool:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor rsilverblood em 05 Mar 2008, 00:13

Cada um cria sua própria definição. Da mesma forma que cada pessoa tem uma noção de beleza somente seu, RPG é uma definição somente sua. Cada um que cuide da própria definição de RPG.

A comunidade realmente tem mais poder sobre "o que o mundo vê de RPG", atrás da mídia, mas na frente de muitos outros como os conceitos originais de RPG como wargame com leve tendência de teatro.

(e diga-se de passagem que mudei de opinião... agora é "cada um se vira com sua opinião, só me deixa com a minha e não me enche o saco mais!" ... u.u)
rsilverblood

Mensagempor planes em 05 Mar 2008, 15:30

rsilverblood escreveu:Cada um cria sua própria definição. Da mesma forma que cada pessoa tem uma noção de beleza somente seu, RPG é uma definição somente sua. Cada um que cuide da própria definição de RPG.

Mas isso incluiria o que aparece em jornais? Como "criador de psicopatas" ou "jogo satanico"? Porque se cada um pode criar a sua, não poderiamos reclamar disso.

Acho que muito dos poblemas que o RPG enfrenta é por causa desta mistica em cima de sua definição, para mim a definição de RPG é simples e é a que aparece na primeira linha da maioria dos RPGs: "um jogo no qual você cria um personagem e participa de uma história interativa". Em um ambiente de confusão e de falta de parametros é muito facil explorar o RPG como bode expiatório, especialmente se considerarmos que alguns titulos explorarm assuntos polemicos.
Imagem
planes

Mensagempor Raposa em 05 Mar 2008, 21:09

O jeito certo?
... do meu jeito :P *brincando galera*

Eh bem nessa, se o grupo tiver curtindo esta certo :P
Problema eh q nao tem uma receita, faca isso, faca aquilo, bote pra assar... cada grupo eh de um jeito e as vezes o sucesso depende do tato e da empatia do mestre (e entre o grupo).
Imagem
Este usuário esta permanentemente AWAY
Raposa

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias