FORGOTTEN REALMS - Quarta Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Natsuiro em 04 Mar 2008, 15:08

Aquele na floresta da 'noite sem fim'?
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Khelben Arunsun em 04 Mar 2008, 15:41

Mirallatos escreveu:Aí é que ta, quem jogou BG II sabe muito bem que Aumanator não deveria ser exatamente Lathander. Você encontra o deus num templo sob Athkatla...alguém lembra? Aquele culto perdido e amaldiçoado...?

Aquela coisa não me parecia nem um pouco o "Radiante"!

Boa pergunta, parceiro! Vou dar uma sondada nos planos etéreos, para ver se descubro algo a respeito.

Mas, se for de minha apresentação, isso entraria nos "mistérios místicos" do culto ao sol (Lathander / Amaunathor). Apesar de ser difícil de se encaixar uma visão do deus na outra, temos o mesmo problema (fazendo uma analogia) no cristianismo, no caso da santíssima trindade.

Sondarei os planos para descobrir esse mistério. Aguardem notícias da minha bola de cristal. :cool:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Elven Paladin em 04 Mar 2008, 17:52

Bem, Amaunator só passou a ser essa "Face Alternativa de Lathander" com algumas especulações de alguns autores no FR 3.5 ( não me lembro o nome, mas essa idéia surgiu no Candlekeep ), já que no tempo do AD&D 2E, Amaunator era dado como uma divindade que morreu por Neglect tanto no Guide to Astral Planes ( Eu sei, a Cosmologia do AD&D eram bem diferente da Cosmologia do FR 3E que será diferente da Cosmologia da 4E, mas eu ainda adoto ela como "Oficial" ) quanto no Faiths & Avatars e no Netheril: Empire of Magic, e não me lembro de conexão algum entre eles, exceto o Portfolio. ;)

Você encontra o deus num templo sob Athkatla...alguém lembra? Aquele culto perdido e amaldiçoado...?

Sim, embora a questão da "canonicidade" de Baldur´s Gate sempre foi algo questionável ( eu nunca li o Volo´s Guide to Baldur´s Gate, que seria a melhor fonte do assunto ). Há, aliás, um culto moderno para Amaunator ( esquecendo a Risen Sun Heresy ), que é de "At´Ar, the Merciless" entre os Bedines de Anauroch.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Mirallatos em 04 Mar 2008, 18:02

Sim, embora a questão da "canonicidade" de Baldur´s Gate sempre foi algo questionável

Mas porque? Quero entender agora.

Até onde eu sei BG e BGII não modioficou nada dos reinos, é como se fosse uma campanha coms os restos mortais de Bhaal e outros deuses. No guia do Volo ele não fala sobre Aumanathor, contudo, existem os romances...
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Iron Man em 05 Mar 2008, 12:30

Olá pessoal

Olha uma das noticias que me deixou mais curioso foi esta

The former expanse of the Sea of Fallen Stars is altered when wide portions of the landscape collapse into the Underdark. When the sea level reaches its new equilibrium, the average drop in water level measured nearly 50 feet. The waters of the Vilhon Reach were similarly drained, uncovering several drowned ruins from ancient Jhaamdath.

Pelo que eu entendi parte do Mar das Estrelas Cadentes foi "drenada" para o Subterraneo e assim como Orla do Vilhon monstrando parte do antigo Imperio de Jhaamadth. Então vai ser possivel agora na 4ª Edição a utilização de psionicos mais facilmente?

UAH!!!!!!!! Legal! Finalmente! Sou fã de psionicos e gostei de Jhaamdath ser uma antiga Psiocracia (nada contra aqueles que não gostaram, mas eu gostei).

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor Khelben Arunsun em 05 Mar 2008, 15:11

Eu também gostei muito disso, Iron Man. Pena que psions não virão no Livro do Jogador, provavelmente teremos de esperar o Livro do Jogador 2...

Mas quem sabe eles não dêem as caras no Player´s Guide to Faerûn... :)
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor Luminus em 05 Mar 2008, 18:45

:nao:
Editado pela última vez por Luminus em 25 Fev 2010, 11:28, em um total de 1 vez.
Luminus

Mensagempor Khelben Arunsun em 06 Mar 2008, 07:35

Ok, Luminus.

Sobre as campanhas, eu costumo ser o DM, geralmente. :aham:
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor ShinRyuu em 06 Mar 2008, 14:33

Eu lembro que Amaunator não só era deus do sol, mas também das horas e do tempo; e, por extensão, regia também sobre as atividades organizadas no tempo e as legislações civis. Era leal neutro, ao que me lembro. Eu não sei é que valor agrega inventar essa estória de aspectos do mesmo deus, se os dois aspectos conhecidos são completamente distintos. Até onde me importa, continuam dois deuses diferentes, na minha cabeça.
ShinRyuu

Mensagempor Mirallatos em 06 Mar 2008, 18:54

A história do dito cujo eu sei, queria saber porque a canonicidade de BG é questionável. Até hoje não encontrei nada contraditório sobre os reios, acho inclusive que BG possui um acabamento melhor que NWN e Demon Stone.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Khelben Arunsun em 06 Mar 2008, 19:22

Exatamente, BG é o único jogo de pc oficial por causa disso.

Os que acham-no questionável, o fazem (minha opinião) por dois motivos:

a - não gostaram da história do jogo;
b - gostam de implicar, mesmo.

Fora isso, não vejo muito motivo para se questionar o jogo (que aliás, preciso reinstalar aqui - tens ele, ó grande Mirallatos dos pc-games?)

Sobre Amaunathor/Lathander, realmente, a personalidade / portfolio / objetivo dos dois aspectos do deus são realmente díspares... mas não mais do que (citando o exemplo) o Deus raivoso do Antigo Testamento e compassivo do Novo Testamento. Prefiro deixar os sacerdotes discutirem sobre esses assuntos, eu quero mais é xp! :b

Falando nisso, após cinco anos apartado de uma ficha de personagem faeruniana, finalmente estou voltando a jogar nos Reinos!!! Aleluiaaaaaaaaaaaaaa!!!
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor Gladius Dei em 06 Mar 2008, 20:18

Pergunta: se apenas Baldur's Gate é oficial (alías, eu TENHO que jogar esse jogo... eu só fico na seca da frase: Go for the eyes, Boo!), o que foi aquele Anel que concedia resistência à magia, na parte de itens mágicos do Magia de Faerûn, cujo nome era Aribeth (NPC importante em NwN, que tem um anel que também concede RM)? :blink:
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Khelben Arunsun em 06 Mar 2008, 20:35

Acredito que o anel de Aribeth seja apenas uma homenagem. Mas, a partir do momento que é uma homenagem oficial, então Lady Aribeth também deve ser considerada oficial.

Isso vai dar pano pra manga...
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor Nibelung em 06 Mar 2008, 21:53

Khelben Arunsun escreveu:Exatamente, BG é o único jogo de pc oficial por causa disso.

Baldur's Gate 1, 2, ou ambos?

Aliás, desista de instalar o BG1. Eu fui tirar a poeira do meu CD e descobri que ele não funciona no XP, só no 95 e 98.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Agatha em 07 Mar 2008, 00:22

Nibelung escreveu:Aliás, desista de instalar o BG1. Eu fui tirar a poeira do meu CD e descobri que ele não funciona no XP, só no 95 e 98.

Tenho o BG1 rodando no Vista e tinha também no meu antigo laptop. Com XP. o.O
Imagem
Agatha

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários