Como prover desafios para PCs de nível alto usando NPCs norm

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Hermes em 13 Mar 2008, 14:00

Continuando a discussão fora de tópico iniciada aqui http://www.spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=12&t=1943&st=0&sk=t&sd=a

Hermes, eu acho que o que você procura é algo na linha do Vitality & Wound points do Unearthed Arcana 3e, que também aparece no Star Wars RPG antes da Saga Edition. VP seria a disposição heróica e WP seriam ferimentos reais. Quando os VPs acabam, você começa a perder WP. Sendo que acertos críticos, ao invés de causar mais dano, causam dano diretamente ao WP. Assim, mesmo um camponês de 1º nível com uma foice (scythe) poderia matar um herói de 20º nível com dois acertos críticos, pois o valor do WP é igual ao valor de Constituição.

Eu tentei usar essa regra uma vez, mas encontrei alguns problemas. Primeiro as criaturas grandes ou maiores passaram a se tornar muito perigosas. Assim como criaturas mágicas com ataques de toque/toque a distancia com dano associado. Também tive problemas com conflitos de regras dentro do cenário. Estavamos jogando em Eberron, não lembro bem o caso mas um Warforged teve um problema consideravelmente complexo com essas regras que eu tive dificuldade de achar uma solução.

Uma solução que foi sugerida no outro tópico é a morte instantanea depois de uma rolagem de d20 onde ocorram dois 20 naturais. Isso realmente adiciona uma certa tensão pois existe uma chance pequena (1 em 400 creio eu) do personagem ser morto instantaneamente por qualquer criatura que tenha a sorte de desferir um ataque destes. Especialmente considerando que 20 natural sempre é um acerto, independente do AC.

Essa solução pode ser enfrentada modificando-se de morte instantanea para redução imediata para -1, ou alguma variação semelhante. O suficiente para incapacitar, mas não para matar.

O problema é que os jogadores se sentirão sem controle sobre isso e a merce da sorte em face a essa regra. Eles não tem uma defesa certeira contra isso e em alguns casos isso gera uma certa infelicidade, especialmente quando alguém sofre por conta desta regra.

Outra solução foi o uso de Mobs como no DMG2 (creio que na verdade a regra é do Cityscape), essa regra parece funcionar razoavelmente bem, mas ainda não testei. Gostaria de ouvir opniões. Meu único problema é que os mobs se comportam muito próximo das caracteristicas de um enxame então anulam várias habilidades de alguns personagens (ladino com furtivos por exemplo).

Alguma outra idéia sobre o assunto?
Hermes

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Mar 2008, 14:03

Cuchulain, Hércules, Gilgamesh.

Não são apenas personagens de FSN, mas além sim lendas capazes de peitar exércitos sozinhos, e é o que EU espero de personagens de nível alto (acima de 20).
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Hermes em 13 Mar 2008, 14:15

Lumine Miya escreveu:Cuchulain, Hércules, Gilgamesh.

Não são apenas personagens de FSN, mas além sim lendas capazes de peitar exércitos sozinhos, e é o que EU espero de personagens de nível alto (acima de 20).

Esses personagens que você citou como exemplo são ou semi-deuses ou o mais próximo que você pode chegar disso sem se tornar um. Personagens como estes realmente devem ser capazes de enfrentar exércitos inteiros sozinhos e de serem quase invenciveis.

Porém o que eu aponto é que um PC de nível 12+, talvez até antes, sofre zero de ameaça contra massas de inimigos muito mais fracos por força da mecânica do sistema. E em tese um personagem de nível 12 ainda não deveria ter um aspecto de quase divindade.
Hermes

Mensagempor Sr. Pichu em 13 Mar 2008, 14:25

pérae...
defina massas
20+ ou 100+
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Mar 2008, 14:30

Ah, cara, mas veja só... Personagens semi-épicos sim, são semi-pseudo-quase-meio-que-semi-deuses (não em termos de regra, mas pelas próprias regras impostas).

É o que EU acho.

Em tempo:

Imagem
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Hermes em 13 Mar 2008, 14:31

Para mim 1 contra 30 ou 40 já seria complicado. Fazendo piada, essas 40 pessoas poderiam fazer um montinho em cima deste jogador e ele não conseguiria sequer sair do chão. :bwaha:
Hermes

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Mar 2008, 14:38

Pra fazer montinho, em termo de regras tem que acertar um ataque de toque, eu acho. Ah, mas MOB não precisa pra atacar como "swarm". XD
Lumine Miyavi

Mensagempor Hermes em 13 Mar 2008, 14:51

[quote]Ah, cara, mas veja só... Personagens semi-épicos sim, são semi-pseudo-quase-meio-que-semi-deuses (não em termos de regra, mas pelas próprias regras impostas).

É o que EU acho.[/quote]

Mas ai é que está, já que esses personagens são tão poderosos assim o que impede eles de simplesmente tomarem tudo e se tornarem senhores de tudo? Ai alguém irá dizer porque existem criaturas mais poderosas. Bem se existem seres muito mais poderosos por que esses ao invés dos jogadores não estão lidando com os problemas que acontecem na campanha?

É a questão de subir a escala do jogo para tons desproporcionais, até chegar a situações descabidas.

Se subimos o desafio de todos os NPCs dando a eles níveis de classe será que não estamos efetivamente reduzindo o nível efetivo dos jogadores? Do tipo, se todo soldado no mundo é nível 3 ou mais e os jogadores são nível 12 será que não estamos na verdade considerando que os jogadores tem 9 níveis na verdade?
Hermes

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Mar 2008, 15:04

Imagine que um mundo com 6 bilhões de habitates, raças fantásticas, poderes incríveis e etc... Já imaginou QUANTO ia demorar pra um grupo de 4 pessoas pra bater em SEIS bilhões de pessoas, criaturas, raças, e coisas com poderes?

Acho que é isso que impede. Espaço geográfico.

"Ah, mas eles tem teleporte!"
Balela! Teleportação a longo prazo, de vila em vila é praticamentei inviável em níveis não-épicos.

No mais, uma "peregrinação de pancar o mundo" deveria dar uma campanha memorável. E ela existe, chama-se Sopa Extraplanar. (veja minha assinatura XD)
Lumine Miyavi

Mensagempor Gladius Dei em 13 Mar 2008, 16:30

Mas, pergunta, não seria possível, mesmo combatentes nível 1 (a grande massa dos guardinhas em uma cidade pequena) usar a manobra Ajudar Outro (Aid Another ficou assim?), sendo 8 guardas cercando o inimigo de perto, mais 16 guardas com armas de haste, concedendo um bônus de +2 cada um que passar num ataque contra CA 10 para um deles, mais um bônus de +2 por estar flanqueando, dando um bônus total de até +48 num ataque, que poderia ser um ataque de Agarrar/Desarmar/Derrubar?

Digamos que seja um capitão, guerreiro de nível 2 (nada impossível) com um talento específico para não receber o Ataque de Oportunidade. Depois disso, os outros podem atacar o agarrado e/ou conceder bônus para agarrar também, não?

No momento que estiver tão agarrado que estiver indefeso (não me lembro se isso é possível, mas poderia se dizer isso através do bom-senso do Mestre), é só fazer a festa dos ataques críticos.

Mas, segunda pergunta, quem são os manés que acham graça em matar vilazinhas. Pfeh, que idiotice. Tá no nível de "olha mamãe, a divindade do mal olhou torto pra gente, vamos pegar ele!". :sobrancelha:
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Cyrano em 13 Mar 2008, 16:38

Galera,

Em primeiro lugar, sou noobão em D&D. Gosto do sistema, já li alguma coisa sobre ele mas nunca joguei.

Mas estava pensando, e se houvesse uma adaptação no Aid Another? Do tipo a cada 20, 30 ou sei quantos adversários, ao invés de dar +2 no bonus de ataque eles forneçam 1 nível a mais?

Sei lá, posso tá falando besteira. E ainda precisaria de uma desculpa pra isso...
Cyrano

Mensagempor Youkai X em 13 Mar 2008, 16:48

Bem, uma ventureiro de nível 7 que saiu de uma luta contra 4 orcs combatentes de nível 1 e 1 orc guerreiro de nível 2 sair com apenas 8 PVs (sendo que ele tinah quase 60 PVs) é algo bom ou ruim? pois aconteceu na minha mesa e embora o personagem sozinho tenha vencido não me convence da invencibilidade total dos PCs em níveis intermediários, de que um grupo de valentões com sorte e armas razoáveis (nem precisam ser obras primas ou derivados, basta um pouco de sorte e cercarem bem) pra dar trabalho pra um único PC (que era um espadachim/^aquela CdP de mestre das adagas do Complete Warrior).

Depois esse Pc se juntou a um guerreiro cavaleiro de 7º nível 9guerreiro aprimorado by Madruga) numa luta contra uns 4 orcs combatentes de nível 1, 2 ogros e 2 orcs clérigos de Gruumsh nível 3. O Espadachim até caiu na luta por azar nos dados (caiu pela magia Imobilizar Pessoas e pelo veneno de uma serpente abissal invocada de última hora pelo clérigo sobrevivente).

SPOILER: EXIBIR
Mas que foi foda e engraçado ver o espadachim encapuzado tirar um 20 no teste de estabilização (as house rules que peguei da prévia da 4E) e acordar ao som de Number One e ainda dizer "acha mesmo que o veneno dessa serpente ia me derrubar?" foi foda
Youkai X

Mensagempor Khelben Arunsun em 13 Mar 2008, 17:23

Nível não conta absolutamente nada em uma mesa de jogo. Não quando os adversários, o clima, o terreno e (principalmente ) os dados estão contra os heróis.

Já tomei coça de kobold, com meu mago, e até agora engulo com amargor a frase do meu mago ("Nem vou usar magia"). Quando a coisa ficou feia (Ninguém conseguia tirar um mísero 14 pra acertar as pestes), eu invoquei Ataque Certeiro na minha adaga, e a arremessei.

Saiu 1.

Só não deu Morte Total do Grupo por dó do DM. É sério.

Sobre níveis médios / altos, sua invencibilidade é questionável, diante das hostes adversárias, seja em D&D, seja na ficção. Vide o cerco ao Abismo de Helm como exemplo.

Se os heróis estão (exemplo) protegendo uma vila de um ataque de um grande bando goblin, bem, por quê diabos os goblins vão ficar atacando aqueles carinhas em armaduras reluzentes, cajados ameaçadores, e poses estranhas? Não é melhor todo mundo se espalhar e (glup!) sequestrar a filha do prefeito local? Ou a mãe do mago, ou a amada do ladino? De que vale nível, xp e arma fortona nessa situação - alguém enfiando uma alabarda na cabeça do pai do seu personagem, enquanto ele não tem tempo de ir prestar auxílio, está cercado por todos os lados por adversários.

Situação B. Os "heróis" é que são a turba atacando as vilas. Vamos fazer isso ser acreditável. Poderiam ser os vilarejos dos camponeses do maléfico reino vizinho. Bem, vá lá. Os camponeses não iam ficar dando com o ancinho na cabeça do guerreiro de full plate. Se fosse eu, eu corria, pra contar a história para os marechais, para espalhar a notícia de que fomos invadidos.

Vale lembrar que até npc deveria agir com bom senso, e instinto de auto preservação.

Evil DM mode = on

Agora, se mesmo assim, os npcs "normais" precisarem enfrentar os heróis, basta usar e abusar do terreno, de táticas de grupo, manobras de guerrilha. Cerque-os. Caçe-os. Canse-os. Só então, dê o golpe fatal. :twisted:

Evil DM mode = off
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Styker em 13 Mar 2008, 17:52

Khelben Arunsun escreveu:Situação B. Os "heróis" é que são a turba atacando as vilas. Vamos fazer isso ser acreditável. Poderiam ser os vilarejos dos camponeses do maléfico reino vizinho. Bem, vá lá. Os camponeses não iam ficar dando com o ancinho na cabeça do guerreiro de full plate. Se fosse eu, eu corria, pra contar a história para os marechais, para espalhar a notícia de que fomos invadidos.

Vale lembrar que até npc deveria agir com bom senso, e instinto de auto preservação.

Evil DM mode = on

Agora, se mesmo assim, os npcs "normais" precisarem enfrentar os heróis, basta usar e abusar do terreno, de táticas de grupo, manobras de guerrilha. Cerque-os. Caçe-os. Canse-os. Só então, dê o golpe fatal. :twisted:

Evil DM mode = off

Certo, apenas um problema. De que adianta contar aos marechais se eles provavelmente não estarão no mesmo nível dos pcs (me refiro a pcs de nivel 15-20) e SE estiverem caímos no velho problema de que para parar pcs de nivel alto só mesmo com npcs de nivel tao alto quanto ou de desafios apropriados.

Como camponeses com táticas de grupo caçam e cansam um mago de nivel 20? O mago é simplesmente INTOCÁVEL pelos mesmos... e daqui que chegue o golpe fatal eles ainda tem que bater MUUUUUUUUITO.
Não sei como são suas mesas Khelben, no caso estou me referindo ao D&D padrão, ja vi muitos experimentos e tentativas de fazer exércitos lutarem contra pcs, mas normalmente não rola, para dar trabalho voce vai precisar de armas que ignorem jogadas de ataque (armas de cerco), redes, coisas magicas, criaturas e afins... e isso já sai da proposta que é fazer 50 - 100 camponeses meterem medo em aventureiros level 10+
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Deicide em 13 Mar 2008, 17:52

Estava pensando... em nossa campanha de Warcraft, isso não acontecia. Os personagens tinham medo de peões até no nível 12 (quando a campanha parou).

Isso acontecia por dois motivos:
- O nível médio dos NPCs era 2 ou 3. Personagens de nível um eram raros, e não era difícil encontrar NPCs com 4 ou 5 níveis.

- Itens mágicos eram raríssimos. Por causa disso, a CA dos personagens raramente passava de 19 ou 20. Acho que a maior CA do grupo era 24... Uma turba nervosa podia detonar personagens rapidamente. Inclusive, um dos personagens, um pirata anão, comprou Liderança para usar sua "tripulação" em combate (visto que eram uns 15 anões e goblins atacando com javelins. Eles matavam oponentes de nível 9 ou 10 rapidamente)

De fato, se você eliminar a maioria itens mágicos da campanha, verá que o problema de "imunidade a turbas" desaparece, por causa das CA abismais...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários