Hermes, eu acho que o que você procura é algo na linha do Vitality & Wound points do Unearthed Arcana 3e, que também aparece no Star Wars RPG antes da Saga Edition. VP seria a disposição heróica e WP seriam ferimentos reais. Quando os VPs acabam, você começa a perder WP. Sendo que acertos críticos, ao invés de causar mais dano, causam dano diretamente ao WP. Assim, mesmo um camponês de 1º nível com uma foice (scythe) poderia matar um herói de 20º nível com dois acertos críticos, pois o valor do WP é igual ao valor de Constituição.
Eu tentei usar essa regra uma vez, mas encontrei alguns problemas. Primeiro as criaturas grandes ou maiores passaram a se tornar muito perigosas. Assim como criaturas mágicas com ataques de toque/toque a distancia com dano associado. Também tive problemas com conflitos de regras dentro do cenário. Estavamos jogando em Eberron, não lembro bem o caso mas um Warforged teve um problema consideravelmente complexo com essas regras que eu tive dificuldade de achar uma solução.
Uma solução que foi sugerida no outro tópico é a morte instantanea depois de uma rolagem de d20 onde ocorram dois 20 naturais. Isso realmente adiciona uma certa tensão pois existe uma chance pequena (1 em 400 creio eu) do personagem ser morto instantaneamente por qualquer criatura que tenha a sorte de desferir um ataque destes. Especialmente considerando que 20 natural sempre é um acerto, independente do AC.
Essa solução pode ser enfrentada modificando-se de morte instantanea para redução imediata para -1, ou alguma variação semelhante. O suficiente para incapacitar, mas não para matar.
O problema é que os jogadores se sentirão sem controle sobre isso e a merce da sorte em face a essa regra. Eles não tem uma defesa certeira contra isso e em alguns casos isso gera uma certa infelicidade, especialmente quando alguém sofre por conta desta regra.
Outra solução foi o uso de Mobs como no DMG2 (creio que na verdade a regra é do Cityscape), essa regra parece funcionar razoavelmente bem, mas ainda não testei. Gostaria de ouvir opniões. Meu único problema é que os mobs se comportam muito próximo das caracteristicas de um enxame então anulam várias habilidades de alguns personagens (ladino com furtivos por exemplo).
Alguma outra idéia sobre o assunto?