Styker escreveu:Certo, apenas um problema. De que adianta contar aos marechais se eles provavelmente não estarão no mesmo nível dos pcs (me refiro a pcs de nivel 15-20) e SE estiverem caímos no velho problema de que para parar pcs de nivel alto só mesmo com npcs de nivel tao alto quanto ou de desafios apropriados.
Os marechais, como membro das forças armadas, mobilizam tropas para lidarem com os invasores. As estradas ficariam vigiadas. As fronteiras seriam fechadas. Cartazes sobre o grupo maléfico que invadira o Reino e matara aldeões seriam espalhados por todos os lugares. Mais cedo ou mais tarde uma vultosa recompensa seria paga pela cabeça dos "heróis".
Como camponeses com táticas de grupo caçam e cansam um mago de nivel 20? O mago é simplesmente INTOCÁVEL pelos mesmos... e daqui que chegue o golpe fatal eles ainda tem que bater MUUUUUUUUITO.
Não sei como são suas mesas Khelben, no caso estou me referindo ao D&D padrão, ja vi muitos experimentos e tentativas de fazer exércitos lutarem contra pcs, mas normalmente não rola, para dar trabalho voce vai precisar de armas que ignorem jogadas de ataque (armas de cerco), redes, coisas magicas, criaturas e afins... e isso já sai da proposta que é fazer 50 - 100 camponeses meterem medo em aventureiros level 10+
Nas minhas mesas tal situação hipotética ainda não ocorrera. E se vier a ocorrer, vai precisar de uma boa explicação. Agora, o mago não é tão intocável assim não. Suas magias se exaurem, mais cedo ou mais tarde - e aí ele estaria vulnerável. Uma hora ou outra, sua magia de proteção contra flechas acaba? E então?
Mas vamos às suposições. Ok, o repertório do mago é suficiente para ele defenestrar 100 camponeses.
Isso é possível? Sim? Dentro das regras, é permitido? Sim, afinal, um mago preparado para o combate pode sim destruir 50-100 camponeses, antes de ser atingido.
Agora, e as consequências? Tal mago teria descanso após tal feito? Poderia dormir sossegado em sua torre, sabendo que as notícias de sua mortandade se espalham como formigas sobre um doce?
Certa feita os jogadores de uma das minhas campanhas tiveram de passar 2 meses em tempo de jogo vivendo de caça e pesca. Pisaram no calo de um mercador influente, o homem mexeu seus pauzinhos, e ninguém mais dentro do reino voltou a vender nem uma mísera ração desidratada para eles. Nem um martelo eles conseguiam comprar.
Noutra vez, eles passaram dois anos de tempo de jogo presos! Sim, presos. Todo mundo de nível 9 a 12!
Ao entrarem numa cidade, ficaram sabendo que os "Cavaleiros Infernais" estavam atacando os "Mãos Prateadas" na praça central. Foram lá ajudar.
Encontraram um bando de Cavaleiros atacando homens a pé. Logicamente, atacaram os Cavaleiros (os Cavaleiros Infernais).
Pois é. Os cavaleiros infernais de Elturel são uma ordem de paladinos (possuem esse nome por já terem descido ao inferno pra resgatar um colega).
O grupo matou quatro paladinos antes da poeira baixar - e permitiu que os membros da guilda de ladrões dos mãos prateadas fugissem. Quando foram cercados pela guarda, mais os cavaleiros, se renderam. Foram a julgamento, e pegaram dois anos de cárcere, mais serviços prestados para a cidade.
Ninguém reclamou, nem tentou fugir. Nenhum deles usou o pensamento meta-jogo de que "tenho + níveis que o guarda ou que a milícia, dou conta deles sozinho". Privados de seus itens, e sentindo a culpa da morte de quatro paladinos, os heróis ficaram por 2 anos da campanha presos. =)

)