Quer que eu poste os nomes de golpes de esgrima aqui?
Não fui eu quem critiquei isso, embore eu também não gostei desses nomes, mas cá entre nós, eu também acho ridículo os nomes de golpes de esgrima. Não é porque uma coisa real é ridícula que temos que bater palmas para isso, ou engolir calados. Aliais, nosso mundo real está cheio de ridicularidades, milhares, que eu jamais gostaria de explorar num jogo de rpg. O que um jogo de rpg tem haver com a realidade mesmo?
Não leve para o lado pessoal, mas acho que entendeu meu ponto. Para se ter uma idéia, eu só lembro de um filme que usou nomes de técnicas de esgrima como eles são. É o filme "A Princesa Prometida". Se conhece o filme eu não preciso lembrar que é um filme de comédia e que eles fazem graça com esses nomes numa cena. Enfim, eu não me importo se no oriente posições e bases usadas nas técnicas têm nomes de animais, ou se a esgrima tem golpes com nomes ridículos. Eu não gostaria de ver isso em uma mesa, e a maioria parece não ter gostado da idéia. É uma questão de gosto. Mas achei uma escolha infeliz da parte deles colocar esses nomes como oficiais. Enfim, só minha opnião.
Agora, sobre o guerreiro defensor... O pessoal tá se prendendo na imagem que vêm a mente quando se fala num defensor. Caraca, a cambada inteira de monstros babando com garras mortais vai encima de um cara e ele detona com todo mundo e vocês falam que ele não bate nada? Se eu entendi bem, quem provavelmente vai ter a maior contagem de corpos, ou seja, de vítimas despachadas, vai ser o guerreiro. Só porque tem um cara que mata com golpes mais bem dados, mas não aguenta metade do que o guerreiro aguenta vocês estão chamando o guerreiro de saco de pancadas inútil?
Concordo que, dependendo de como eles fizerem, isso pode ocorrer. Mas ainda temos de ver isso funcionando na nossa frente antes de concluir. Por enquanto o que resta são as palavras deles. Ainda é preciso ver se a longo prazo o guerreiro continua sendo essencial e batendo muito (em sua posição de defensor). Temos de ver até que ponto sua função de defensor afeta suas atitudes, se ele é de reta-guarda ou se continua sendo o abre alas (em teoria). Até lá não existem indícios de que o cara é um mané só porque ele é defensor, ou que ser defensor é bater menos. É esperar para ver.
No meu caso, esperar com a pipoca na mão. Acho que vou me divertir muito com o lançamento da 4ª edição, para não dizer o contrário...