Planescape..

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Planescape..

Mensagempor Armitage em 15 Dez 2007, 15:41

Valeu a ajuda pessoas, então é mesmo como suspeitava. E olhem que legal: descobrí que "avatar" vem do sânscrito "avatara" e significa descida, ou seja, a descida de um deus a planos de existência inferiores.

- - -

E bem lembrado Sorcerer! Aquele não é o tempo em que os deuses desceram à Toril em formas humanas, e Bhaal acabou morrendo ???
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Planescape..

Mensagempor Elven Paladin em 15 Dez 2007, 16:09

E bem lembrado Sorcerer! Aquele não é o tempo em que os deuses desceram à Toril em formas humanas, e Bhaal acabou morrendo ???

A Avatar Crisis/Time of Troubles foi para os que jogavam AD&D 1E o mesmo que a Spellplague é para aqueles que jogam D&D 3E, ou seja, grandes mudanças no cenário que ocorreram, essencialmente,devido a mudança de regras que o sistema passou/passará. Mas, sendo mais direto, sim, foi quando os deuses foram mandados para Faerun/Prime Material Plane, e o mundo mortal entrou em um quase completo caos. E na verdade, não só Bhaal, mas também Bane, Myrkul ( esse três formam o "Dead Trio",já que ambos viraram divindades ao mesmo tempo e arquiteram os eventos que culminaram na Avatar Crisis ) e outras divindades, além de deuses que ascenderam ou foram "absorvidos".

E voltando mais ao tema do tópico, é curioso notar que, historicamente, Planescape foi criado, assim como Spelljammer, não apenas para ser um cenário por si só, mas para servir de elo entre os outros cenários da TSR, especialmente, Dragonlance, Forgotten Realms e Greyhawk. Spelljammer, que surgiu ao mesmo tempo que o AD&D 2E, foi uma tentativa da TSR , assim como a 2E, de "despolemizar" o AD&D, retirando Demônios, Diabos, Meio-Orcs, Assassinos e cia, e colocando Spelljammer para ser o "Sistema Planar" do sistema. Como Spelljammer fracassou nisso, a TSR trouxe Planescape, que retorna boa parte dos elementos "polêmicos" de AD&D 1E, só que em roupagens diferentes e com toques de humor.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Planescape..

Mensagempor Armitage em 15 Dez 2007, 17:04

Carácolis, então o Time of Troubles/Avatar Crisis foi um período jogável ? um meta-plot de Forgotten? Eu pensava nele como uma era remota do passado de Toril, algo tipo background.

- - - -

Cara eu acho Spelljammer tão trash, mas TÃÃÃO trash... :b
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Planescape..

Mensagempor Smaug em 15 Dez 2007, 18:22

Cara eu acho Spelljammer tão trash, mas TÃÃÃO trash... :b

[2]
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Planescape..

Mensagempor AKImeru em 15 Dez 2007, 18:36

E eu estou considerando em usar SpellJammer + Reinos de Ferro.

SE É PARA SER TRASH, QUE SEJA ATÉ O FINAL, ESTILO 2005.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Planescape..

Mensagempor Elven Paladin em 15 Dez 2007, 19:20

Carácolis, então o Time of Troubles/Avatar Crisis foi um período jogável ? um meta-plot de Forgotten? Eu pensava nele como uma era remota do passado de Toril, algo tipo background.

Sim, foi um período jogável, tanto que Old Grey Box, lançada em 1987 ( Dois anos antes do AD&D 2E ) era ambientada em 1356 D.R., enquanto o Time of Troubles ocorreu em 1358 D.R. E é tão jogável que houve uma trilogia de aventuras ( Shadowdale, Tantras e Waterdeep ) ambientada nesses eventos.

Cara eu acho Spelljammer tão trash, mas TÃÃÃO trash...

Yep. E esse é o propósito do cenário. É um cenário trash, com humor nérdico e bizarro, parecendo uma mistura de D&D com Star Trek.

E eu estou considerando em usar SpellJammer + Reinos de Ferro.

Eu diria que ambos são bem... incompatíveis.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Planescape..

Mensagempor AKImeru em 15 Dez 2007, 19:55

E são sim. Totalmente e completamente imcompativeis

Por isso vai ser tão gostoso usar os dois ao mesmo tempo.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 17 Dez 2007, 14:01

tah eu admito, eu achei a premissa de spelljammer legal

mas spelljammer +reinos de ferro acho que não são tão incopaíveis assim
as armas de fogo dos reinos de ferro adicionam o que falta em SpellJammer :p
"ah! quer dizer que a gente viaja pelo espaço usando: arcos e flechas, catapultas e arpões e espadas contra seres do espaço????"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Armitage em 18 Dez 2007, 11:01

Falando em cross-overs, taí uma coisa que Planescape se presa muito bem. Dá pra misturar cenários a vontade, contanto que não sejam "modernistas".

Fazer personagens irem do mundo de piratas de 7th Sea ao mundo mítico arturiano de Pendragon, passando pela idade-do-bronze mítica de Glorantha, pela wasteland de Darksun, pela era hiboriana nietcheniana de Conan, até o próprio multiverso de Rifts, ao mundo oriental de Legend of Five Rings, e daí até onde sua imaginação alcançar!

Armitage

Planescape..

Mensagempor Armitage em 23 Mar 2008, 04:21

Sabem que finalmente reuní um grupo (de 2 pessoas rs ) pra jogar em Planescape? A galera viajou legal no cenário. Tenho até uma dúvida daquelas bem cabeludas ( quem quiser pular direto pra pergunta, basta ir pra linguinha " :linguinha: " lá embaixo )..

A questão é a seguinte: o jogador fez um personagem Ninfo saído do reino feérico de Arcádia que caiu de gaiato em Sigil, no melhor estilo "Dama do Lago" de M. Night Shayamalan. Pesquisamos na internet alguns nomes de origem celta e ele escolheu Deverell ("aquele da margem do rio"). Ele tem forte ligação com a água e por isso tem poder sobre correntezas e marés. Já está se acostumando à cidade e, por sua natureza libertina, até simpatizou com a Free League.

Então, já vimos os poderes que ele terá quando se desenvolver como um membro da facção, e que tem a ver com sua visão de mundo ("liberdade" ). Então terá os poderes originais da facção, como descrito no livro Factol Manifest: ser imune a proselitismo de qualquer tipo - ele sempre consegue racionalizar cristalinamente, mesmo diante dos mais persuasivos argumentos.

Mas além disso, ponderamos se, a longo prazo, conforme avança nos principios filosóficos da facção (e seus próprios) ele não poderia desenvolver poderes maiores, como por ex. a capacidade de se libertar (inconscientemente) de prisões de qualquer natureza, desde físicas, a mentais e emocionais - cordas, paredes, estados depressivos, dilemas intelectuais, etc. Eu não vejo problemas nisso.

:linguinha: Mas então ele fez uma pergunta: supondo que ele desenvolva esses poderes de facção/crença. Se daqui ha um tempo ele for embora de Sigil pra viver num plano material qualquer (ex: a Terra, na época da irlanda celta), continuará tendo os poderes? Continuará conseguindo escapar de prisões? Continuará imune à proselitismo? Continuará impondo sua crença à realidade? Ou esses poderes não funcionam nos planos materiais?

- - -

By the way, achei uma imagem maneira que usei pra apresentar os jogadores ao cenário..

Sigil - Cidade das Portas
Imagem

Armitage

Planescape..

Mensagempor Khelben Arunsun em 23 Mar 2008, 05:02

Silva escreveu:Mas então ele fez uma pergunta: supondo que ele desenvolva esses poderes de facção/crença. Se daqui ha um tempo ele for embora de Sigil pra viver num plano material qualquer (ex: a Terra, na época da irlanda celta), continuará tendo os poderes? Continuará conseguindo escapar de prisões? Continuará imune à proselitismo? Continuará impondo sua crença à realidade? Ou esses poderes não funcionam nos planos materiais?

A meu ver, sim. Estou com preguiça de ir ali pegar meu material de Planescape (a verdade: minha esposa está dormindo do lado da estante), mas os planos materiais ainda são... bem... planos. Então, suas habilidades continuam valendo.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 23 Mar 2008, 10:40

quanto à parte do plano material eu acho que não...
sim ele continua com todos os poderes concedidos embora creio eu que ele não consegue impor sua crença sobre a realidade no plano material primário
o resto dos planos podem ser modificados pela crença, o plano material primário eu creio que não

tanto que as estórias sobre a "criação" dos planos materiais primários é sempre controversa (cada raça tem a sua crença) e o trabalho final para todas as raças é o mesmo
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Armitage em 23 Mar 2008, 12:36

Pois é, eu tendo a concordar com o Pichu. Pelo que entendo, os planos materiais não funcionam da mesma forma que os "planos".

Aliás, há vestígios nos livros, aqui e acolá, que parecem indicar que a Grande Roda (Great Wheel) na verdade é apenas um modelo cosmológico feito por estudiosos de Sigil. Mas que na verdade não seria errado dizer que todos aqueles planos se encontram boiando aleatoriamente no além - seja o oceano Ethereal ou o mar Astral. Prova disso é que diferentes culturas enxergam a Great Wheel de formas diferentes (os nórdicos vêem Yggdrasil, a árvore da vida, no centro e os planos saindo de seus ramos; Os chineses vêem como um único e infinito plano, e todos os planos seriam apenas regiões diferentes deste; etc.). Por isso as leis da natureza desse "além" (Etereal e Astral) seriam direrentes das leis dos planos materiais. E por isso a regra "crer é poder" não se aplica da mesma forma nos materiais.

POR OUTRO LADO...

Se um indivíduo sai de um plano material, fica anos sob treinamento de uma facção, fortalecendo sua filosofia de vida/crença sobre a realidade a seu redor, e depois volta para seu mundo material.. isso não terá efeito nenhum lá ?

Caso isso seja verdade... podemos implicar que, se alguem aqui do material, que já tenha um treinamento espiritual muito forte, ou que seja muito convicto de uma crença, terá poderes quando chegar nos "planos" ? Como por ex. um monge budista que aperfeiçoou sua visão de mundo durante toda a vida, moldando todo seu ser em função disso..

Armitage

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 23 Mar 2008, 21:09

creio que se aplicaria ao monge
o "crêr é poder" NOS planos
o plano material é uma coisa bem mais rígida ao meu ver, então a dificuldade na manipulação dele.
Tanto que os Deuses criam os seus domínios à sua "imagem e semelheança" nos planos, não ocorrendo o mesmo no plano material primário

E mesmo no planescape há peças de informações perdidas de que os deuses tenham sido mortais com crenças muito fortes, daí eles conseguirem tamanho poder em regiões cujas leis são mais "maleáveis"
Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Gladius Dei em 23 Mar 2008, 21:51

Não creio que ele manteria os poderes nos planos materiais. Há a questão de que os planos materiais, no centro da "Grande Roda", são um poço onde todas as filosofias, energias e poderes se encontram, e lutam entre si e/ou se fundem. Mesmo com o grande poder de manipulação da realidade que o personagem teria num plano mais filosófico/surreal/maleável, como os planos exteriores e interiores, ele não poderia projetar sua crença/mente tão eficientemente num plano tão "duro" quanto o material, chegando a ser quase nulo (ou talvez as regras possam ser modificadas para que ele ainda tenha algum poder, mas diminuído).

Caso ele possa, ele está desestruturando a balança de poder das filosofias no plano material, e com certeza haverá retaliação de algum poder oposto. Em outra observação, então se ele pode, outros com outros poderes também poderiam.

Assim vejo, ao menos.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários