Dúvida com relação à primeira regra

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor Irish Carbon em 23 Mar 2008, 21:14

Gladius Dei escreveu:Perdão, mas devo discordar de muitas coisas.

Primeiramente, "não-me-toque", por mais pejorativa que vocês tenham tornado esta frase, ainda é "não-me-toque". Fini. Não se tem o que discutir. Ninguém vem aqui para a Spell para ter que ler como seu pensamento/crença/cãozinho/etc é inferior/tolo/termo derrogativo, que seja (especialmente por serem ataques gratuitos, e alguns embasados em uma lógica tão fraca que me espanta como pessoas que gostam tanto da internet não tenham nem mesmo lido a wikipedia, por exemplo. Alías, dica do Gladius: leiam a entrada em inglês Existence of God, Problem of Evil e theodicy da wiki, elas estão deliciosamente bem escritas e não estão tendenciosas para qualquer dos dois lados).

As pessoas vem aqui primariamente para participarem de uma comunidade sobre RPG, e existem RPGistas religiosos, não-religiosos, anti-religiosos, ateus, teístas, místicos, etc etc etc, e a comunidade deve recebê-los, enquanto seguirem as regras, de uma maneira positiva se esta mesma comunidade deseja crescer e se tornar melhor. Essa (aparente) necessidade de se criticar/onfender/desrespeitar religiões/crenças (pensamento que faz parte da imensa maioria da população humna, diga-se de passagem), além de ser desperdício de tempo para quem a escreve e para os que as lêem, não ajuda a criar um ambiente saudável, e sim propenso para eventuais necessidades de intervenção. Como este tópico. Ou notificações. Ou brigas entre usuário, ou "grupos" de usuários.

Isso não ajuda a comunida Spell, senhores. Ela não está apta para se tornar um fórum pró-religião ou anti-religião. Para isso existem centenas de outros fórums, onde tais opiniões serão bem-vindas e poderão arrancar muitas risadas/acenos de cabeça mais.

Perfect win.
Isso é o que eu estou tentando falar deeeeeeeesde aquele tópico no Linha Direta da Spell Forever.

Claro, não estou dizendo que isso tenha acontecido no tópico já citado.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Mar 2008, 21:16

Pois é, Gladius.
É exatamente o que se está apontando.
Como já falei no tópico, imagine que, ao contrário de Jesus, Buda tivesse sido representado, e que ele tivesse morrido em cima de uma lótus e fossem colocados balõezinhos na imagem.
Alguém ia se ofender? Denunciar o tópico? Ficar de "não-me-toques" aqui na Linha Direta?
Sério, vamos imaginar que essa confusão NUNCA aconteceu e imaginar essa possibilidade. Uma única imagem. De Buda. Com "OMFG" ou algo assim escrito.

Ofensivo? Eu sou Budista, e não consideraria ofensivo. Ninguém mais consideraria. Muito menos o Free.

Por que, sendo cristianismo, temos que tomar partido? Ninguém foi depreciado nem nada. Foram apenas algumas imagens de Jesus morrendo e alguns balõezinhos com falas nem um pouco ofensivas.

Ou será que agora todo mundo vai se ofender quando falarmos OMFG? Significa Oh My Fucking God. Isso é uma blasfêmia!
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lanzi em 23 Mar 2008, 21:18

Gladius

Não me senti ofendido não, só me pareceu que você estava querendo vir tumultuar, causar discórdia etc.
Lanzi

Mensagempor Gladius Dei em 23 Mar 2008, 21:36

_Virtual_Adept_ escreveu:Pois é, Gladius.
É exatamente o que se está apontando.
Como já falei no tópico, imagine que, ao contrário de Jesus, Buda tivesse sido representado, e que ele tivesse morrido em cima de uma lótus e fossem colocados balõezinhos na imagem.
Alguém ia se ofender? Denunciar o tópico? Ficar de "não-me-toques" aqui na Linha Direta?
Sério, vamos imaginar que essa confusão NUNCA aconteceu e imaginar essa possibilidade. Uma única imagem. De Buda. Com "OMFG" ou algo assim escrito.

Ofensivo? Eu sou Budista, e não consideraria ofensivo. Ninguém mais consideraria. Muito menos o Free.

Se você não se sente ofendido, Virtual, isso é bom para você. Mas não deixa de ser desrespeitoso, e está passível de ser avaliado pela equipe para ver se haverá punição, aconselhamento daquele que postou, etc. No momento que alguém notificar a mensagem, isso procederá. Aliás, é um dos direitos (por vezes chega a ser um dever) dos usuários notificar tais mensagens.

Tem muita coisa que já foi postada que foi desrespeitosa. Acontece que muitos da comunidade não as consideram ofensivas (embora sejam), e aqueles que as consideram não lembram que podem notificá-las, ou nem mesmo chegaram a ver tal. Isso não valida o desrespeito, entretanto. Afinal de contas, para um exemplo, existem fórums que falam sobre arianismo e nazismo/neo-nazismo (Godwin's Law, yeah! :bwaha: ), e isso não torna suas opiniões deveras desrespeituosas mais válidas.

Por que, sendo cristianismo, temos que tomar partido? Ninguém foi depreciado nem nada. Foram apenas algumas imagens de Jesus morrendo e alguns balõezinhos com falas nem um pouco ofensivas.

Não foram as imagens iniciais que foram postas em cheque, caro Virtual, mas sim algumas das mensagens subseqüentes. Editei minha mensagem anterior para remover os erros de digitação (pressa é fogo), e adicionar esta linha.

Achei as imagens iniciais "engraçadinhas", e obviamente que não foram postadas para serem ofensivas. Algumas das subseqüentes, no entanto, não o foram, e estão passíveis de serem avaliadas pela Equipe.

Não é simplesmente pelo fato de ser cristão. O que ocorre é que, no Brasil, a maioria é de cristãos, então as chances são maiores de que o desrespeito atinja um número maior de pessoas, e portanto tenha mais chances de algo ser reportado. Imagino que no Tibet, se alguém desrespeita-se o Dalai Lama, se aplicaria o mesmo princípio. E isso se aplica à outras coisas que não a religião. Afinal, tem mais chances de você ser respondido ardorosamente se falar contra D&D no fórum de D&D do que em outro fórum de outro sistema. E aí caímos novamente na história já apontada no meu post anterior, no qual podemos concluir em que se posta algo aparentemente apenas para depreciar tal, e não ser construtivo.

Ou será que agora todo mundo vai se ofender quando falarmos OMFG? Significa Oh My Fucking God. Isso é uma blasfêmia!

De fato, eu preferiria que não fosse dito. Eu mesmo não a disse, e espero nunca dizer. Mas ela quase se tornou praxe hoje em dia, portanto poucas pessoas vão dar consideração à ela. Entretanto, existe alguns graus de diferenças entre alguém dizer essa frase para demonstrar espanto (que é o uso normal dela), e alguém postar uma imagem com a intenção de desrespeitar algo que um grupo de pessoas ama.

Pois, sejamos francos, senhores. Ao menos no meu caso, eu amo minha religião, e minhas crenças. Assim como vocês também devem amar alguém/algo, e querer-lhe bem. Desta maneira, para aqueles que amam, um ataque à aquilo que amam é um ataque contra si. Para muitos é assim. E apenas vejo muitos atacando, por razões torpes, desnecessariamente, etc. Têm-se todo o direito de discordar de outras idéias, obviamente, mas isso não significa que devemos aceitar o desrespeito a priori para expressar tal, no entanto.

Sobre a questão de que desrespeito é relativo, e etc... isso me faz pensar. Um soco não dói em quem o aplica, e sim em quem é aplicado. Então, pensem nisso.

Editado: adições, arrumar, etc.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Agzher em 23 Mar 2008, 21:56

Eu procuro um ambiente amigável pra postar....

Quando alguém posta qualquer coisa inconsequentemente atropelando minhas crenças sem motivo algum e ainda em um tópico que não tinha o intuito de debater qualquer coisa que fosse e as pessoas ainda não percebem que isso é uma grande falta de respeito e ainda zoam com a minha cara porque eu estou sendo sensato em prezar pela imagem do forum e pelo respeito entre os membros, eu não me sinto em um ambiente amigável.

Não vou dizer mais nada porque o Gladius já disse tudo.
"O 'Normal' é o deus homicida indispensável da saúde, e eu sou o seu sacerdote..." -- Martin Dystart (Equus)

Dilemas, dilemas, dilemas.
Agzher

Mensagempor Tybert em 23 Mar 2008, 22:41

O fato de você ter uma crença não retira o direito de alguém que tenha uma oposta a manifeste. É simples.

Se o tema não lhe agrada, ou não deseja discutir, simplesmente não leia. É um direito seu. Mas cercear o direito de alguém se manifestar unicamente porque essa opinião vai contra a sua/maioria/senso comum é abominável.
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Mensagempor Khelben Arunsun em 23 Mar 2008, 23:14

É o mesmo que alguém querer cercear o direito de outrem de não gostar de ofensas à sua religião, correto? Ou cercear o direito de quem não gostou reclamar a respeito.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Shadow Fighter em 24 Mar 2008, 00:55

O que acaba ocorrendo é que o cristão acha que tem mais direito que quem não é, vem com aquele papo de Jesus te ama e empurando a crença em cima da gente e achando que estam certos ainda. Não estão.
"A graça de um RPG é a união de forças díspares que juntas formam um grupo indestrutível."
Shadow Fighter

Mensagempor Agnelo em 24 Mar 2008, 10:42

Shadow Fighter escreveu:vem com aquele papo de Jesus te ama e empurando a crença em cima da gente e achando que estam certos ainda.

Favor citar uma vez que isso tenha acontecido nesse forum
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Allefcapt em 24 Mar 2008, 11:53

Olá a todos,

Uma observação apenas: O RESPEITO deve começar e ser mantido inicialmente durante o trato do assunto.
Apenas um lembrete.

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Gladius Dei em 24 Mar 2008, 11:56

Khelben Arunsun escreveu:É o mesmo que alguém querer cercear o direito de outrem de não gostar de ofensas à sua religião, correto? Ou cercear o direito de quem não gostou reclamar a respeito.

Concordo com o Khelben. Polícia do pensamento? Não, senhores. Respeito não é você ser obrigado a acreditar no que eu acredito. E discussões não precludem a possibilidade de se tratar o assunto de maneira respeitosa. Vide os artigos apontados da Wikipedia. Além disso, foi criado o tópico Religião com Flames aqui na Spell. Só o título já demonstrava a qualidade do debate, e aqueles que se sentiriam ofendidos não o acompanharam. Eu cheguei a ler até a página 12 ou 13, mas estava tão ralo, e eu tinha tão pouco tempo para debater e acompanhar, que resolvi deixar de continuar lendo.

De fato, eu sou contra a polícia do pensamento. Afinal, é o que há aqui: polícia do pensamento contra religiosos. Não acreditam? Pois quantos tópicos foram desvirtuados porque alguém quis simplesmente fazer um comentário religioso, e a partir daquele momento, por alguma necessidade obscura, houve simplesmente troça, desrespeito e/ou tentativas de invalidação da idéia, quando simplesmente este não era o objetivo do tópico/comentário? Veja quantos comentários anti-religiosos foram postados, e agora compare-os com quantos comentários religiosos o foram.

Se há algum grupo aqui que não pode falar o que pensa sem retaliação ou troça, é o grupo religioso. Que é, alías, a maioria da população. O que causa desentendimentos entre a já problemática comunidade RPGista e aqueles que não conhecem o RPG.

Isto tudo me faz pensar... à quem serve o comentário desrespeitoso, senhores? À quem serve?

Será à pessoa/objeto atacado e àqueles que o suportam?

Dificilmente, é de se esperar que o alvo atacado se defenda e suas opiniões se tornarão mais pétreas, diminuindo a possibilidade de diálogo.

Será à pessoa que lançou o ataque e àqueles que o suportam?

A opinião desrespeitosa não mudará a opinião daqueles que concordam com ela. Deveras, ela provavelmente recrudescerá sua atitude desrespeitosa em momentos futuros, e que não ajudam em qualquer diálogo, abrindo-se ainda mais o abismo de intolerância dos dois lados.

Será àqueles que não estão nem em um, nem em outro grupo?

Para aqueles que não desejam ser desrespeitosos, isso apenas os afastará; para aqueles que possam ser enganados por tais atos desrespeitosos, chega a ser um desserviço à Verdade e ao bom convívio, pois estão se propagando novamente o desrespeito e a intolerância.

Então, senhores, à quem serve o desrespeito? À quem?

O que acaba ocorrendo é que o cristão acha que tem mais direito que quem não é, vem com aquele papo de Jesus te ama e empurando a crença em cima da gente e achando que estam certos ainda. Não estão.

Favor citar uma vez que isso tenha acontecido nesse forum

Por favor, gostaria de ouvir isto também.

Mas, senhores... senhores.

Não é improvável que vocês tenham se sentido tristes, traídos, decepcionados com religiosos. É claro que não.

Certamente que há pessoas religiosas que não agem corretamente. Que não respeitam vocês e suas opiniões. Que devem achá-los tolos ou cegos ou malignos, quando isto não é verdade. Muitos foram os que fizeram tais atos, e isso não é aceitável. É terrível, é um desrespeito que deve ser combatido.

Mas nós não somos estes homens.

Eu não sou estes homens.

Eu sou Lúcio Carlos. Lúcio Carlos. Vulgo Gladius Dei.

E eu não estou aqui para convertê-los, chamá-los de filhos do Diabo, ou o que seja que vocês esperem de religiosos. Porque, se eu sei que não gosto de ninguém falando sobre a minha vida no meu ouvido, dizendo "LOL Você está errado seu otário", eu entendo que vocês não gostam que eu faça o mesmo, e portanto NÂO O FAÇO. Porque, no entanto, para algo que eu amo, vocês o podem e fazem?

Não é com mais desrespeito que se combate o desrespeito.
- Desconhecido

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Tybert em 24 Mar 2008, 14:33

Na minha concepção, se alguém quiser achar qualquer coisa uma merda (incluindo a religião de quem quer que seja) é um direito da pessoa e não desrespeito a coisa alguma. Desrespeito seria a pessoa dizer "você é um (insira insulto aqui) porque tem essa religião". Pra mim, essa é a diferença.
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Mensagempor Khelben Arunsun em 24 Mar 2008, 14:55

Na minha concepção, se alguém quiser achar qualquer coisa uma porcaria (incluindo a religião de quem quer que seja), é um direito da pessoa e não um desrespeito à coisa alguma. :aham:

A partir do momento que esse alguém verbaliza, ou escreve sua opinião, ele está sendo ofensivo sim. Pois a crença religiosa (independente da opinião alheia) diz respeito ao cerne daquele que a segue. Ela explica sua visão de mundo, fala direto para o âmago da pessoa.

Ela norteia suas ações e decisões, e rege o modo da pessoa pensar, e enxergar o mundo e os outros.

Portanto, ao se ofender a religião alheia (qualquer que seja), o ofensor deve ter em mente que está ofendendo a alma alheia.

Essa é a diferença.

Para aquele que crê, ele crê com a alma - não com a fugaz paixão, ou com o irredutível pensamento. Ele crê com sua própria essência primeva. Uma ofensa ao que ele crê é uma ofensa à sua própria existência.

:aham:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Agnelo em 24 Mar 2008, 15:04

Tybert escreveu:Na minha concepção, se alguém quiser achar qualquer coisa uma merda (incluindo a religião de quem quer que seja) é um direito da pessoa e não desrespeito a coisa alguma. Desrespeito seria a pessoa dizer "você é um (insira insulto aqui) porque tem essa religião". Pra mim, essa é a diferença.

Coisas como: "Toda Religião é (insira ofensa gratuita)" ou "Todo religioso é (insira ofensa gratuita)" é a mesma coisa que uma ofensa direta.

Existem formas de contestar alguma coisa sem ofender ou magoar quem discorda de ti, e tem faltado um pouco da noção disso em algumas discuções do forum.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Gladius Dei em 24 Mar 2008, 15:10

Tentando ser menos místico que o caríssimo Mago do Cajado Negro:

Desrespeito à algo ainda é desrespeito, só não sendo mirado à alguém em específico.

Gostaria de adicionar mais um pouco:

A Constituição e o Códigos (Penal, Civil, etc) não julgam os pensamentos de alguém que nada fez (a tal polícia do pensamento), mas a partir do momento em que se age (falar, escrever, agir, etc) demontrando tal, há base para a avaliação das ações do outro.

Em sociedade, nós perdemos completa liberdade para ganhar algumas liberdades e uma vida melhor em grupo. Entenda-se: formamos leis e criamos laços de convivência, e para que ela continue, perdemos liberdades (ex.: a liberdade de fazer justiça com as próprias mãos, que foi repassada para o Estado; a "liberdade" para matar, estuprar, roubar, entre outras) para podermos conviver em grupo, melhorar o grupo e a nós mesmos, e ter melhores chances de sobreviver.

O mesmo poderia se dizer desta situação: perdemos a "liberdade" para dizer "isso/você que gosta disso é uma ******* " para podermos criar uma comunidade RPGística que tolera crenças, cores, posições sociais, etc., em amor ao jogo. Criar uma atmosfera que não tolera tais diferenças, entretanto, não adiciona à comunidade. Tem mais chances de perder e afastar usuários.

Ninguém aqui disse que ninguém pode pensar em ser contra alguma religião, sistema de RPG, ou o que quer que seja. Entretanto, ainda há a diferença entre expressar tal opinião de maneira desrespeitosa e de maneira sadia. Este é o cerne da questão.

Vocês são inteligentes, senhores, por isso minha preocupação aqui: pois eu sei que vocês podem se expressar sem serem fanáticos e/ou desrespeitosos, e me entristece que não o façam de tal maneira.
- Desconhecido

Imagem
Gladius Dei

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta