Planescape..

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Planescape..

Mensagempor Armitage em 23 Mar 2008, 21:55

Verdade Pichu, bem lembrado.

Gladius, concordo contigo, mas você agora me deixou com outra pulga...

Você afirmou que nos Inner planes (fogo, terra, ar, água, etc.) o "crer é poder" funciona.. tem certeza ? A princípio pensaria que sim. Mas se lembrarmos que os inner planes são diamentralmente opostos aos outer planes.. e o prime material é o meio-termo, temos aí um pepino potencial.

Afinal, se os Inner são a "matéria bruta", a "argamassa" dos prime materials... e os Outer são o oposto, formados justamente pelos sonhos, imaginação, sentimento e energia vital que emana dos prime materials... como fica isso? :blink:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 24 Mar 2008, 00:42

simples:(ao meu ver, lógico)
eles possuem *muita* energia sobrando o que facilita na manipulação da mesma na forma bruta
já no prime material plane, as energias se encontram de certa forma bem balanceada, o que dificultaria na manipulação dela
e eu tou partindo do pressuposto que energia=matéria em movimento

mas concordo com o Gladius, em que os poderes ligados aos planos ou despareçam no prime material plane ou fiquem bem mais fracos, afinal há uma distância maior da "origem" da energia canalizada pelo poder
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Armitage em 25 Mar 2008, 21:32

Hmmm... não sei não Pichu. Os dois planos são repletos de energia, ok. Mas os tipos de energia são bem difernetes.

Nos Outer-Planes, essa energia consiste em idéias, crenças, sonhos, sentimentos, etc. dos planos materiais. Podemos dizer que isso forma a própria matéria-prima desses planos. Uma matéria prima abstrata, subjetiva.

Já nos Inner-Planes, essa energia consiste em terra, fogo, vento, cinzas, minério, vácuo, etc. dos planos materiais. Podemos dizer que essas coisas formam uma matéria-prima concreta, objetiva.

Sendo assim, quando pegamos uma pedra num Outer Plane, tecnicamente estamos pegando um produto da imaginação, de sonhos e idéias - um produto tão sólido quanto a imaginação que o sustenta. Nesse ambiente faz muito sentido o poder da mente, da vontade, da crença, moldar a matéria.

Mas nos Outer-planes a coisa é diferente. Quando pegamos uma pedra, é pedra mesmo! em seu estado mais puro e bruto possível (mais até que num plano material). Nesse ambiente, não tem muito sentido que essa matéria seja subjulgada por crenças, imaginação, mente.

Tenho quase certeza que, oficialmente, os Inner são tão suscetíveis ao "crer é poder" quanto os Outers, mas isso não soa estranho, já que são feitos de matéria bruta, inanimada ??
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 25 Mar 2008, 23:35

você perdeu o ponto da energia em equilíbrio no prime XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Armitage em 26 Mar 2008, 00:01

:duh:

Armitage

Planescape..

Mensagempor Armitage em 26 Mar 2008, 22:12

Acabei de pedir uma ajudinha pros gringos do RPGnet, e...

"The surreal, intangible thought-realms of the metaphysical Outer Planes may change, giving rise to beings shaped from belief and faith. But the real, tangible, material worlds of the utterly physical Inner Planes never change, no matter what a body thinks or holds dear."
- The Inner Planes, page 4

O "crer é poder" não funciona nos Inner. Exatamente como eu suspeitava

(mas podia jurar que tinha lido em algum lugar que funcionava ).

Armitage

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 26 Mar 2008, 22:19

ahn?
e como fica a velha estória de que os elementarista canalizam a energia dos planos elementares, ou seja, energia dos Inner-planes?

Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Armitage em 26 Mar 2008, 23:17

Sem dúvida que os Inner Planes possuem muita energia Pichu.

Mas essa energia não pode ser moldada com a vontade, crença, etc. pode apenas ser canalizada através de conhecimentos/técnicas arcanos.

Pelo menos eu acho (:XD: )

Armitage

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 27 Mar 2008, 01:34

e conhecimento/técnicas arcanas não são uma forma de vontade sobre a matéria? XD

Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Armitage em 27 Mar 2008, 22:55

xD

Ok, finge que você quer transpor uma montanha.

Aqui no material (ou num Inner plane), você pode ficar o dia inteiro, ou sua vida inteira, parado em frente à montanha pensando "a montanha não existe", "a montanha não existe", ad infinitum.. e ela não vai se mover. (a não ser que você use técnicas e conhecimentos para dinamitá-la xD ).

Agora imagine que você está num Outer plane. Se você fechar os olhos e ficar pensando "a montanha não existe", "a montanha não existe", ad infinitum.. quando abrir os olhos há grande chance dela ter desaparecido (ainda mais se você for um Signer ).

Aquele ditado "A fé move montanhas" é maior enganação. O que move montanhas são os atos que você toma em virtude da fé, e não a fé por si (pelo menos na nossa realidade, e nos Inner planes). Mas num Outer Plane, a fé - por si - move a montanha.

Armitage

Planescape..

Mensagempor Armitage em 28 Mar 2008, 21:30

Agora, essa é mais cabeluda ainda: O que acontece quando alguem morre em Sigil?

Se tudo que entra ou sai de Sigil é através de portais, então significa que não tem plano astral, certo? E se não tem plano astral, pra onde as almas vão !?? :blink:

Armitage

Planescape..

Mensagempor Sr. Pichu em 28 Mar 2008, 22:19

creio eu que tenha ligação com o plano astral sim
afinal o plano astral é um dos meio para se chegar à Sigil também, além do mais, creio eu que também deva haver portais para o plano astral

Sr. Pichu

Planescape..

Mensagempor Armitage em 28 Mar 2008, 23:19

afinal o plano astral é um dos meio para se chegar à Sigil também

Acho que não heim Pichu. Afinal, os Githyanki, que têm o poder de entrar e sair do astral à vontade, não conseguem fazer isso em Sigil. :sobrancelha:

Armitage

Planescape..

Mensagempor Gladius Dei em 29 Mar 2008, 00:00

Silva escreveu:
afinal o plano astral é um dos meio para se chegar à Sigil também

Acho que não heim Pichu. Afinal, os Githyanki, que têm o poder de entrar e sair do astral à vontade, não conseguem fazer isso em Sigil. :sobrancelha:

Mas não seria mais por restrição da Lady of Pain do que por falta do plano astral?

Eu não sei, mas vejo duas opções... ou a alma acaba indo naturalmente para o portal mais próximo para o plano que "instiga" sua tendência, ou o plano astral funciona normalmente, com algumas restrições da Lady of Pain (como impedir a invasão de Githyanks, por exemplo).
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Planescape..

Mensagempor Armitage em 29 Mar 2008, 00:12

Não dá pra sair ou entrar em Sigil a não ser por portais. Senão seria fácil - demônios, anjos e magos abririam portais pra outros mundos ou teleportariam-se à vontade. Mas isso não é possivel.

Não é à toa que Sigil é apelidada "the cage".

Agora, é possível Gladius que exista um astral em Sigil. Um astral "isolado", que faria contato com o astral "de fora" cada vez que um portal se abrisse. Mas aí existiria a possibilidade de um viajante astral ficar na espreita e entrar quando achance pintásse. Não sei não... :sobrancelha:

Armitage

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários