Neverwinter nights: qual a opinião de vocês sobre o jogo ?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor supreme_bangiras em 03 Abr 2008, 23:19

Estou criando este tópico para saber o que vocês acham sobre o jogo e se ele consegue cumprir com sua proposta de ferramenta, mesmo que limitada, para partidas de rpg.
supreme_bangiras

Mensagempor Fëanor em 03 Abr 2008, 23:32

O jogo é muito bom.
O 2 tem o pequeno inconveniente de precisar de um PC muito potente...

Agora, para usar para partidas online de RPG, nunca tentei e não faço ideia de como seria.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Tabris em 04 Abr 2008, 01:18

Acho que a coisa ficaria limitada demais. O mestre teria que trabalhar muito apra criar sempre areas novas.

Se vc se refere a uma espécie d MMORPG com interpretação, eu não recomendo. Vc ficaria dependente d+ de um GM, acho que só seria viavel se marcasse o jogo, mesmo assim é meio estranho interpretar nele.

MMORPG com interpretação que eu jogo é o Ultima Online, os gráficos são ruins, mas é um jogo muito mais imersivo e com sistemas que facilitam mais o RP mesmo sem depender sempre do GM (mapa não é em areas, skills da trabalhos não criam os itens instantaneamente...), fora que da para ter muito mais gente on ao mesmo tempo e da para modificar quase tudo, até sistemas (Já vi até shard com sistema d20, embora eu nache que fique legal em um jogo online).

Lembrando que se vc quizer jogar NWN online vc vai precisar do jogo e das expansões ORIGINAIS, não adianta que não tem maneira nenhuma de piratear.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor AKImeru em 04 Abr 2008, 01:36

se ele consegue cumprir com sua proposta de ferramenta, mesmo que limitada, para partidas de rpg.

???

A proposta não era ser um jogo de video game com o sistema de D&D 3.0 com uma opçãozinha de DM?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Tabris em 04 Abr 2008, 04:23

Oda Nobunaga escreveu:
se ele consegue cumprir com sua proposta de ferramenta, mesmo que limitada, para partidas de rpg.

???

A proposta não era ser um jogo de video game com o sistema de D&D 3.0 com uma opçãozinha de DM?

Era :linguinha:

Claro que isso é diferente da maior parte dos jogos similares, mas a idéia foi fazer suas próprias fases para jgoar com os amigos, não tanto para mestrar literalmente. Ele até tem um DM client para ajudar a mestrar, mas é isso mesmo, focado em um DM e um grupo pequeno, mas mesmo assim limitado.
Nunca foi a proposta dele substituir D&D.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor ShinRyuu em 04 Abr 2008, 10:04

Já joguei algumas partidas de RP em NWN como experiência, mas nunca trocaria a "real thing" de mesa por isso aí. É muito difícil e trabalhoso improvisar as coisas, você fica restrito à engine do jogo, que para os padrões atuais já é MUITO limitada, e ao que o DM fez previamente no módulo ou conseguir improvisar na hora, o que dá muito mais trabalho do que só imaginar e descrever as coisas. Não recomendo.

Mesmo como single player, acho que os dois NWN pararam no tempo, já estão muito obsoletos. Compare com The Witcher, que foi construído em cima da mesma Aurora Engine, mas oferece uma experiência de jogo muito imersiva e fluida. Apesar disso, apenas 1 mês atrás eu ainda me dignei a jogar a expansão do 2, Mask of the Betrayer, porque por mais atrasado que o jogo seja, as estórias são muito interessantes e têm todo o sabor de D&D, e não tenho tido o prazer de jogar na mesa ultimamente.
ShinRyuu

Mensagempor Testament em 04 Abr 2008, 10:59

Bah, eu curti muito jogar NWN, mas eu curtia muito mais o Baldur's Gate 2: Shadows Of Amn!!

Muito bom!!

Mas voltando, NWN é um jogo bom, muito bom mesmo

O NWN2 é fodão mesmo, não virei ainda, mas eu sei que os gráficos são maravilhosos!

Mas não substituem nada a diversão de jogar por FR na mesa! Apesar do cenário ser do tipo Ame-O ou Deixe-O!
Editado pela última vez por Testament em 04 Abr 2008, 11:25, em um total de 1 vez.
"A Morte pode ser o fim pra Você, mas é apenas o começo para Mim!"

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Testament

Mensagempor ShinRyuu em 04 Abr 2008, 11:18

Acho meio exagerado dizer que NWN2 tem gráficos maravilhosos. Todo jogo contemporâneo a ele tem os mesmos gráficos ou melhores... Sendo que o desempenho de NWN2 é um lixo, especialmente considerando que os gráficos não são topo de linha. Tem muito jogo tão bem-feito ou melhor que ele que roda bem mais suave. Supostamente isso foi melhorado na expansão, mas não senti grandes diferenças não.

Outra coisa que acho uma merda em NWN2 é o controle de câmera. A expansão adicionou opções mas mesmo assim é inconveniente.

Pra quem for jogar NWN2, vai a dica: desligue as sombras. O que mais pesa em jogo hoje em dia é processamento de sombras e isso vale duplamente pra NWN2, que tem muitos personagens perambulando e muitos pontos de luz (cada arma mágica, tocha etc.). Recomendo realmente DESLIGÁ-LAS, porque sombras em baixa qualidade ficam tão toscas que acho melhor nem tê-las.
Editado pela última vez por ShinRyuu em 04 Abr 2008, 11:23, em um total de 1 vez.
ShinRyuu

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Abr 2008, 11:20

Testament, edita esse post, é proibido apologia a pirataria aqui no fórum. Tente no msn de alguém. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Gladius Dei em 04 Abr 2008, 12:15

NWN, como ferramenta para jogar RPG e interpretar, mesmo sendo muito mais limitado que uma mesa de verdade, é possível SIM! Poxas, pessoal, vocês lêem livros e imaginam coisas e não conseguem interpretar usando um personagem mais "concreto" em uma tela, ou pensar em oturas maneiras para se fazer algo que seria possível numa mesa (mesmo que por abstração de uma rolada de dados)? Humpf. :linguinha:

Falando sério agora: é possível sim ter ótimos jogos e inerpretações usando o NWN (PWs de RP que o digam), mas é fato que mesmo a Aurora Tool sendo relativamente fácil de ser utilizada, é muito trabalhosos criar um mundo para campanha sozinho. Isso explica a quantidade de PWs que funcionam em equipes de vários criadores, e com vários DMs.

Para certas coisas, entretanto, é possível baixar haks. Uma das melhores sacadas que fizeram no NWN é a possibilidade de criar novas coisas, como monstros, scripts para ações (como nadar, escalar, saltar, cavalgar, abraçar, beijar, e... etc...), itens, scripts em geral, etc. Ainda, pelo fato do jogo já ter mais de 5 anos de idade e uma comunidade que pede tais diferenciais, constantemente são criados novos itens E os que foram criados já foram melhorados a um ótimo patamar.

Já na questão NWN2... ele é um delicioso jogo one-player. A campanha dele é maravilhosa (adorei construir meu próprio castelo e melhorar e liderar minhas próprias tropas!), e ainda vou adquirir o Mask of the Betrayer para ver a continuação. Mas a Obsidian pecou ao fazer o multiplayer pouco amigável, e de ter feito a Engine de criação de mapas tão mais difícil do que no NWN original.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Elmago em 13 Abr 2008, 01:41

Vou falar aqui sobre servidores de roleplay. Com certeza a grande desvantagem de nwn online é a dependência em relação a um dm.
A interação com os outros jogadores vale muito a pena,e posso dizer que em relação a uma sessão normal de D&D voce tem mais oportunidades pra interpretar seu personagem, porque muitas vezes em uma aventura voce tem que focar seu personagem na aventura e não no próprio personagem. Quando voce não está se aventurando no jogo online, pode em algum momento interagir na taverna ou outro lugar e fazer diálogos realmente interessantes que te rendem xp se o dm estiver vendo. Voce só será advertido de um rp mal feito se estiver bobeando mesmo com seu personagem.
Mesmo sem dm por perto voce mesmo valoriza aquela interpretação, e confesso que aprendi online que um personagem de RPG é muuuuito mais que uma ficha com números. Até quando não se tem dm por perto e voce quer ir matar monstros, voce cria um motivo para faze-lo.
Voce pode fazer rolagens de dados para todas as perícias do NWN, e sobre os craft skills, geralmente os servidores não utilizam a mecãnica normal do NWN, dando àqueles que querem fazer itens muito mais trabalho.

Com o dm o jogo melhora bastante,e dependendo do servidor no qual joga a história será feita realmente pensando nos personagens. Se o seu personagem for fazer algo pouco convencional(por exemplo roubar casas),é só falar com um deles e voce terá a possibilidade de realizar isso sob a supervisão do próprio. Com um dm o jogo quase vira D&D, pois muitas vezes acontecem ações imaginadas,devido as limitações gráficas do NWN(por exempo o dm pode dizer que voce está voando,mesmo com seu char parado ali no chão).
As quests são o momento mais esperado do jogo, pois é ali que voce vê a história no servidor acontecendo e se sente em uma aventura de D&D. Se voce tiver iniciativa, pode fazer com que seu personagem gere eventos marcantes que possibilitem várias quests.
Os servidores não passam geralmente de mais de 40 pessoas online, sendo que assim voce tem muita oportunidade de influenciar no andar das coisas e de ter a atenção do dm. Por outro lado as vezes voce entra no servidor e não tem ninguém online, o que é frustrante.

A experiência de jogar um game de D&D online para mim foi sensacional,me fez pensar que os chamados MMORPGS não deveriam ter RPG no nome(com excessão de UO) pelo fato de não terem o principal elemento de um RPG de verdade:a interpretação. Ainda assim não supera e nem deve superar o jogo de RPG tradicional.
Elmago

Voltar para Sistemas e Cenários