supreme_bangiras escreveu: Na minha opinião não preciso ser expert e ter lido todos os livros em inglês para poder visualizar os pros e contras de forgotten. No entanto, em momento algum sai em defesa de tormenta, pois concordo com quase todos os argumentos citados ao longo do tópico contra o cenário, principalmente pela falta de lógica e até de físicia do cenário. Se for dar notas eu daria 3.5 para Tormenta e 8.0 para Forgotten.
O problema é a falta de lógica em algumas coisas no cenário como o moniopólio da weave pela mystra, a função da mystra de baba dos magos (assim como é ridiculo imaginarmos o reino do dragaozinha metrosexual emo caotico mal manter fronteiras abertas por que diabos alguem que tenha monopolio da magia bancaria um filtro para magos que nem sequer são seus seguidores ? Alias isso cria uma situação ilógica dela em relação a outros deuses, pois faz com que todo mundo abaixo do AO esteja comendo em sua mão...). Novamente, reitero que a 4 e vai acabar com este problema matando a maldita pela segunda vez

, e espero que acabem com esse papo furado de "eu tenho o monopolio da magia, mas sou legal por isso além de deixar usarem da minha fonte de poder vou da-la mastigadinha na boquinha do mago para ele não queimar a lingua". Questão de opinião, nada contra a mystra, mas o conceito é ilógico. Se possue o monopólio da Weave por que vai da-la a alguem sem receber nada em troca ? E ainda por cima vai adapta-la para que ninguem sofra danos ? Nesta hora que penso que o sistema de matérias de FF7 é bem mais lógico do que essa bobagem toda... Em todo caso vai ser corrigido

.
Quanto a ideia de colocar dragoes serpente em forgotten depende mais de se criar um backgroubnd legal para eles, sendo irrelevante haver ou não um país de cultura oriental em forgotten. Afinal, se nos restringirmos a adaptar a realidade ao rpg onde fica a criatividade ? Para confirmar isso, basta vermos o livro do jogador e encontraremos katanas nele, mesmo não sitando de onde são produzidas ou se só podem ser comercializadas em determinada região (nem vou procurar em todos os livros, pois devo encontrar alguma referência em sentido contrário, mas da para entender o que quero dizer...).
Não, não precisa ser expert. Mas, como eu sempre digo aqui no fórum, se alguém buscar um pouco de embasamento para falar do assunto, a conversa pode fluir melhor, pode ter significado. Falar sem conhecimento de causa, defendendo uma posição, é algo que merece sim ser observado. Vamos aos pontos esclarecedores, então.
No seu primeiro post, foi citado o fato o seguinte:
...possui MUITOS erros ao meu ver, principalemnte em relação a Elminster e sua turma com sua imortalidade. A diferença é que o cenário é relativamente coerente e com uma descrição muito boa, com certeza tem muita coisa irrelevante e que poucos usam, mas é esse plus que de forgotten um bom cenário. O brabo é engolir esse troço de ressureição e imortalidade, conceitos que ao meu ver deveriam ser o que definem um DEUS ! Pô, elminster e as sisters terem além de um template com poderes ainda ganham imortalidade, o que mais precisam para se dizerem deuses ?
Serem verdadeiramente deuses, oras! Eles não morrem de velhice, o que é bem diferente. Agora, falar que os Escolhidos são deuses apenas por terem muitos poderes e serem imortais, bem... ou você está desmerecendo muito os deuses, ou está dando muito valor pra pouca coisa. Então, os Escolhidos de Mystra são imortais? Engraçado, vamos à lista:
Alassra Silverhand, conhecida como A Simbul = viva, e louca
Alustriel Silverhand = viva
Dove Falconhand = viva
Elminster Aumar, o Sábio do Vale das Sombras = vivo
Embrae Alevan de Ardeep = morto (imortal?)
Khelben "Cajado Negro" Arunsun = morto (imortal? Deus?)
Laeral Silverhand = viva
Nadrathen = morto
Sammaster (Ex - Escolhido, e pirado em tempo integral) = morto (imortal?)
Storm Silverhand
Syluné a Bruxa do Vale das Sombras (morta na Fúria dos Dragões, permaneceu como fantasma, destruída permanentemente)
Symrustar Auglamyr = morta
A Srinshee = viva
Qilué Veladorn = viva
Dos quatorze imortais divinos, seis estão mortos. Inclusive meu preferido.
Outra coisa que não gosto tanto é a escassez de NPCs maus, quero dizer deveriam haver mais NPCs malvados (ou neutros) e importantes do que bons, pois a bondade é bem mebnos vantajoso que a maldade ao meu ver e até para dar mais desafios aos PCs, mas ao abrir o epic level se ve um monte de npcs poderosos bonzinhos e poucos maus e que batam de frente com elminster e sua gangue.
Escassez de NPCs maus? Boa essa. E melhor, no Epic Level Handbook?

Vamos lá.
O Epic Level Handbook é um livro genérico, de D&D. Sinto, mas você não vai encontrar os grandes vilões de Forgotten Realms lá, meu caro. Tente procurar nos
livros específicos do cenário.
Logo após o lançamento do Forgotten Realms Campaign Setting 3ª Edição, foi lançado um livro chamado Lords of Darkness, com 160 páginas detalhando os grandes vilões e as organizações malignas de Faerûn. Não deu? Sem problemas, temos também o mais recente Champions of Ruin, o "Book of Vile Darkness" de Faerûn., cheio de vilões realmente ruins. De posse dessas informações, você pode buscar os vilões nos lugares corretos,e parar de se preocupar com elminter e a gangue de nova york.
Álias, Forgotten tem suas viajadas legais também com os AVARIEL. Se já tem extraplanar celestial ou meio com asas, vão me inventar um povo passaro (aceitável até), que além de passáros são elfos ... Sinceramwente, soa mais com uma disculpa para permitir que os jogadores usem anjos sem serem extraplanares, pois os seres de outros planos dificilmente teriam algum background em forgotten ou tb raramente seriam de baixo nível para uma campanha.
Os avariel existem há mais tempo do que as aventuras planares, do que a terceira edição, e sinceramente, do que seu conhecimento do cenário.
Agora, vamos falar de Mystra. Se você acha ruim a idéia de uma divindade da magia, e de um sistema de "interface de acesso" à Magia, fornecido por essa deusa, bem... isso não é um problema do cenário, e sim, seu gosto pessoal. Não gosta? Passe longe, aproveite melhor na Quarta edição, sem Mystra e sem interface.
E nem chegue perto de Dragonlance. Lá tem três deuses da magia, dependendo da era... isso sim deve ser de matar.
