Vincer escreveu:Dinobot, eu entendi sua linha de raciocínio. Mas poder marcial está ligado a habilidade física, não intelectual e ou científica. Um controller marcial não seria um inventor steampunk nem nada parecido. Na verdade, esse tipo de coisa tem cara de fonte de poder que eles podem vir a incluir em suplementos, não algo do core.
Isso de Controller Marcial é difícil demais de acontecer, exatamente pelas restrições das coisas. O fato é que, até agora, a única definição que temos de poder marcial faz referencia ao fato de que um personagem marcial usa habilidades e equipamentos, nada de místico. Portanto, uma coisa já esta clara a partir disso: um controller marcial tem que ter o mínimo possível de habilidades místicas e/ou sobrenaturais, idealmente nenhuma.
Quando à possibilidade de um arqueiro, eu cheguei a pensar nessa hipótese, mas um arqueiro so cobre uma das habilidades: dano a longa distancia. Ate agora so conhecemos 2 classes que se enquadram como controladores: o mago e o psion. Disso e da descrição do papel de controladores, que diz que eles alem de causarem dano em massa eles causam outros tipos de efeitos, a gente percebe o que faltaria no personagem.
Ou seja, precisariam de alguém que tivesse o mesmo tipo de versatilidade do mago e do psion, mas sem utilizar magia pra isso. Agora, francamente, como um personagem pode fazer esse tipo de papel sem utilizar nada mágico? O que pode substituir uma bola de fogo, relâmpago, magias de paralisar ou vôo, sem utilizar nada de magia?
Acho pouco provável que efetivamente seja lançado um controlador marcial, mas os engenhoqueiros seriam os únicos capazes de cumprir esse papel.
P.S.: E Vincer, eu não falei nada sobre o core. O povo já postou as ideais mais estrambólicas sobre o que deveria ser um controlador marcial, e eu apenas dei minha contribuição.