NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 08 Abr 2008, 13:42

Eu acho o "Como Fazer" algo tão importante como "O Quê Fazer". Afinal, há uma diferença bem grande entre entrar em uma batalha épica contra um dragão e desferir golpes capazes com sua espada ou entrar em uma batalha épica contra um dragão dizendo "Massacre do Corvo Branco!", seguido de uma "Investida Eletrizante da Pantera".

Não sabia que as regras obrigavam o guerreiro ou o ladino a gritarem os nomes oficiais dos golpes. Porque você sabe, né, só porque a técnica chama-se "O Salto do Canguru Perneta", isso significa que seu personagem precisa chamá-la assim e gritar o nome dela antes de realizá-la.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Cyrano em 08 Abr 2008, 13:52

Bom...

Eu segui a linha de raciocínio que o controlador marcial deve usar apenas meios físicos. :bwaha:

Em suma: não existe controlador marcial. :linguinha:
Cyrano

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Abr 2008, 14:04

Se D&D for realmente tipo WoW, não precisa falar, o nome golpe aparece na tela. :bwaha:

Ou alternativamente:

"Vil dragão, receberás a punição divina!" *clérigo salta* "Punho Sagrado Divieeeeeno de Heironeus".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Kinn em 08 Abr 2008, 14:08

O controler marcial poderia ser um archer, com feats tipo ranged trip/desarm, multi-atak mais cedo, e outras habilidades que ajudariam a controlar o campo de batalha por estar longe.

Isso me lembra Ogre battle tactics que os arqueiros almoçam você no começo do jogoporque eles estão numa posição mais alta, então os tiros vão mais longe e causam mais dano :aham:
Kinn

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 08 Abr 2008, 14:23

Realmente, um arqueiro fodão que mais parece uma metralhadora de flechas pode fazer um papel de controlador marcial...

(estou até vendo o nome da classe: Legolas... hehehe. E todos os fanboys escolherão ela)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Dinobot em 08 Abr 2008, 15:12

Vincer escreveu:Dinobot, eu entendi sua linha de raciocínio. Mas poder marcial está ligado a habilidade física, não intelectual e ou científica. Um controller marcial não seria um inventor steampunk nem nada parecido. Na verdade, esse tipo de coisa tem cara de fonte de poder que eles podem vir a incluir em suplementos, não algo do core.

Isso de Controller Marcial é difícil demais de acontecer, exatamente pelas restrições das coisas. O fato é que, até agora, a única definição que temos de poder marcial faz referencia ao fato de que um personagem marcial usa habilidades e equipamentos, nada de místico. Portanto, uma coisa já esta clara a partir disso: um controller marcial tem que ter o mínimo possível de habilidades místicas e/ou sobrenaturais, idealmente nenhuma.

Quando à possibilidade de um arqueiro, eu cheguei a pensar nessa hipótese, mas um arqueiro so cobre uma das habilidades: dano a longa distancia. Ate agora so conhecemos 2 classes que se enquadram como controladores: o mago e o psion. Disso e da descrição do papel de controladores, que diz que eles alem de causarem dano em massa eles causam outros tipos de efeitos, a gente percebe o que faltaria no personagem.

Ou seja, precisariam de alguém que tivesse o mesmo tipo de versatilidade do mago e do psion, mas sem utilizar magia pra isso. Agora, francamente, como um personagem pode fazer esse tipo de papel sem utilizar nada mágico? O que pode substituir uma bola de fogo, relâmpago, magias de paralisar ou vôo, sem utilizar nada de magia?

Acho pouco provável que efetivamente seja lançado um controlador marcial, mas os engenhoqueiros seriam os únicos capazes de cumprir esse papel.

P.S.: E Vincer, eu não falei nada sobre o core. O povo já postou as ideais mais estrambólicas sobre o que deveria ser um controlador marcial, e eu apenas dei minha contribuição.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor DracoDruida em 08 Abr 2008, 15:39

Dinobot, teu raciocínio falha no seguinte ponto:
Você procurou um Controller que fosse não-divino, não-psíquico, não-arcano, não-mágico, sem poderes especiais. Só que tu se esqueceu de procurar um MARCIAL. Marcial não é simplesmente "tudo que não está nos outros" ou "realista". Marcial é marcial, oras. É o que o cara faz com um arco, com uma espada, uma maça ou um escudo. É o corpo dele, com as técnicas dele, com as armas dele.
DracoDruida

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 08 Abr 2008, 15:54

Pra mim, a falha da discussão é querer que uma fonte de poder faça algo que não foi feita pra fazer. Não é à toa que o mago é o controlador icônico: não é o tipo de coisa que se faz fisicamente. A não ser que disparar 5 flechas com um ataque só não fosse surreal nem causasse crise de identidade ao ranger ou que estivéssemos falando de um monstro cthulhuano cheio de longos tentáculos ou coisa que o valha pra atacar áreas de longe fisicamente. Eu não consigo conceber um controlador marcial que não seja na verdade outro papel tentando (e falhando miseravelmente) ser controlador, ou outra fonte de poder querendo se passar por marcial, ou algo completamente inumano. Se alguém conseguir demonstrar como isso possa ser possível, vamos fazer uma vaquinha e dar um prêmio a esse cara. :bwaha:
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor AKImeru em 08 Abr 2008, 15:54

Quere um controlador marcial?

Ele está aqui!

Imagem
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Dinobot em 08 Abr 2008, 16:09

DracoDruida escreveu:Dinobot, teu raciocínio falha no seguinte ponto:
Você procurou um Controller que fosse não-divino, não-psíquico, não-arcano, não-mágico, sem poderes especiais. Só que tu se esqueceu de procurar um MARCIAL. Marcial não é simplesmente "tudo que não está nos outros" ou "realista". Marcial é marcial, oras. É o que o cara faz com um arco, com uma espada, uma maça ou um escudo. É o corpo dele, com as técnicas dele, com as armas dele.

Não. Citando Lpsi Literis o Races and Classes: "It also creates a source of power for character who DON´T USE MAGIC"

Apesar do nome "Marcial", aquilo não fala nada restringindo apenas a habilidades atléticas. Fonte de poder Marcial é aquela que não usa magia. Ponto final. É a única coisa que se fala oficialmente no livro. É óbvio que a maioria dos exemplos serão físicos, mas...

E pensem no Warlord. Ele é o Leader Marcial, não é? E ele buffa o resto do grupo como? Com grito de guerra e técnicas de posicionamento em campo de batalha. Pela definição que você deu, então ele não poderia ser marcial, afinal, ele não esta buffando os outros com algo físico, mas sim com algo puramente mental: capacidade estratégica.

E quando você diz: "É o corpo dele, com as técnicas dele, com as armas dele.", o que isso exclue os engenhoqueiros? É as armas dele (que ele cria) as técnicas dele (em criar) e o corpo dele (que cria as ferramentas)

E nesse ponto eu concordo com o Shinryuu. Quando pedem um controlador marcial, querem forçar a categoria um pouco além de suas capacidades. Só postei isso pra informar a única maneira de realmente se ter um controlador marcial. Só um engenhoqueiro consegue cobrir o nicho do mago sem ter nenhuma habilidade mística. Será que pelo menos com essa última frase todos concordam? Porque, se concordarem, aí a discussão fica só a respeito de o que é ou deixa de ser marcial.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 08 Abr 2008, 16:24

Bom, de si marcial não significa "atlético". Marcial é basicamente "referente à guerra". A palavra vem de Marte, o Deus da Guerra romano (chamado Ares na Grécia). "Artes Marciais" são basicamente "artes de guerra" ou "artes de combate".

O Warlord é marcial porque é um estrategista e comandante. O guerreiro é marcial porque aprendeu técnicas de defesa e uso de armas. O ladino é marcial porque aprendeu técnicas para potencializar seus golpes. Etc.

Pelo menos, essa é a definição em si de "marcial". Se o livro vai seguir isso na fonte de poder, eu não sei. Eu acho que um engenhoqueiro teria uma fonte de poder "engenhocas" (você pode ter um defensor engenhoqueiro, um atacante engenhoqueiro, etc.), enquanto alquimista poderia ser uma fonte de poder "alquimíco".

Mas realmente é difícil de se imaginar um controlador marcial.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Abr 2008, 16:31

Controller físico? Lembrei do Vamp do Metal Gear Solid 2 / 4.

Tem que ver o que cara faz apenas com facas... Mas ele é dificilmente considerado um humano normal sem poderes, então fica dificil.

:aham:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 08 Abr 2008, 16:40

ó um engenhoqueiro consegue cobrir o nicho do mago sem ter nenhuma habilidade mística. Será que pelo menos com essa última frase todos concordam? Porque, se concordarem, aí a discussão fica só a respeito de o que é ou deixa de ser marcial.

Eu só não consegui ainda enxergar a implementação disso. De que forma você imagina o engenhoqueiro atuando como controlador, e como você imagina os poderes dele?

Poder pra mim é uma habilidade da pessoa, não do seu equipamento. A habilidade pode necessitar de um instrumento, como algo como Trespassar pode precisar de uma lâmina, mas quem sabe cortar um oponente e com o mesmo movimento cortar um segundo é o personagem, não a lâmina. Por isso falo que o engenhoqueiro teria que ser um constucto, algo como um ciborgue, pois os poderes passariam a ser funções do corpo dele. Diferente de um granadeiro, por exemplo. Um granadeiro não tem um poder Granada Letal e outro Granada Moral (gás hilariante e congêneres); ele possui esses itens e os usa. Um poder seria uma forma diferente de usar os itens. Só que acho que, nesse caso, seria algo muito forçado. Tens algum exemplo melhor?
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Dinobot em 08 Abr 2008, 16:53

ShinRyuu escreveu:
ó um engenhoqueiro consegue cobrir o nicho do mago sem ter nenhuma habilidade mística. Será que pelo menos com essa última frase todos concordam? Porque, se concordarem, aí a discussão fica só a respeito de o que é ou deixa de ser marcial.

Eu só não consegui ainda enxergar a implementação disso. De que forma você imagina o engenhoqueiro atuando como controlador, e como você imagina os poderes dele?

Poder pra mim é uma habilidade da pessoa, não do seu equipamento. A habilidade pode necessitar de um instrumento, como algo como Trespassar pode precisar de uma lâmina, mas quem sabe cortar um oponente e com o mesmo movimento cortar um segundo é o personagem, não a lâmina. Por isso falo que o engenhoqueiro teria que ser um constucto, algo como um ciborgue, pois os poderes passariam a ser funções do corpo dele. Diferente de um granadeiro, por exemplo. Um granadeiro não tem um poder Granada Letal e outro Granada Moral (gás hilariante e congêneres); ele possui esses itens e os usa. Um poder seria uma forma diferente de usar os itens. Só que acho que, nesse caso, seria algo muito forçado. Tens algum exemplo melhor?

O poder de criar as engenhocas é dele. Não apenas "ter" os itens, mas criar e saber usar. Da mesma maneira que existem itens magicos utilizaveis por qualquer classe, algumas engenhocas poderiam ser usadas por qualquer um, mas aquelas mais poderosas (e complexas) teriam que ser usadas por alguem que sabe como aquilo funciona. Ele teria os equipamentos que ja criou, ferramentas (e talvez amgumas pessas) pra criar mais, e o conhecimento de como aquilo funciona e como operar aquele lança-granadas que ele criou, cheio de alavancas e manivelas. Fui claro?

E Deicide, um cara que criaria um lança granadas, ou uma armadura movida a vapor, ou mesmo um golen, não seria marcial o suficiente?

P.S.: E lembre-se, o Ladino tem fonte de poder marcial, mas muitas habilidades dele não são diretamente conectadas à batalha. De novo, o problema é a escolha do nome "Marcial", ainda que a descrição da fonte de poder diga o contrário.

P.S.2: E o engenhoqueiro é um controler por natureza. Inventar sempre vai ter esse tipo de versatilidade, mesmo que ele se especialize em alguma outra área.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 08 Abr 2008, 19:00

O poder de criar as engenhocas é dele. Não apenas "ter" os itens, mas criar e saber usar. Da mesma maneira que existem itens magicos utilizaveis por qualquer classe, algumas engenhocas poderiam ser usadas por qualquer um, mas aquelas mais poderosas (e complexas) teriam que ser usadas por alguem que sabe como aquilo funciona. Ele teria os equipamentos que ja criou, ferramentas (e talvez amgumas pessas) pra criar mais, e o conhecimento de como aquilo funciona e como operar aquele lança-granadas que ele criou, cheio de alavancas e manivelas. Fui claro?

Claro, foi, mas continuo achando que isso foge completamente aos conceitos de poderes da 4e. Criar um item não é poder, é ritual ou outra coisa que é feita fora de combate, sendo que poderes são as coisas que você faz dentro do combate. Também não acho que saber ativar um dispositivo seja um poder em si, da mesma forma que saber a palavra de comando de um item mágico não é poder.
ShinRyuu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários