[OGL] Pathfinder RPG - D&D 3.75 da Paizo

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Chaotic_neutral em 25 Mar 2008, 08:29

Youkai X escreveu:Mas humanos mercem mesmo ser uma raça fraca...

WTF!?

Morra, HEREGE!
Conteúdo Adulto. :)

SPOILER: EXIBIR

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Chaotic_neutral

Mensagempor Wykthor em 25 Mar 2008, 14:53

Dias atrás, passei na casa de um amigo que imprimiu a versão alfa do pathfinder e o ***folheei*** (ressaltado para deixar claro que foi uma impressão inicial e não uma leitura completa). O que achei até agora:

1) Antes de mais nada, vale lembrar que é uma versão ALFA. Ela pode, deve e precisa receber feedback alheio para corrigir as falhas avistadas pelos fãs. Então vale a pena ser mais construtivo e menos ácido nas críticas. Isto não é uma indireta a ninguém aqui e nem digo que alguém exagerou, só enfatizei que é um .pdf ALFA ;-)

2) Sobre as raças, eu as li muito por alto, mas não gostei dos humanos e meio-elfos mais fracos (e não vale comparar com os meio-elfos 3.5; qualquer um pode empurrar bêbado de ladeira). Até gostei dos elfos como ficaram (+2 Int & Dex e -2 con), mas nem tanto dos halflings e meio-orcs. Preferiria que adotassem o bônus unico de atributo como a WotC fará.

3) Sobre as classes: O guerreiro tentaram melhorá-lo mas a intenção falhou. Acho legal a melhor defesa dele com armaduras, mas escassez de perícias continua um problema. E os masteries e os talentos dele acabam perdendo o brilho quando se observa o rogue. Este rolando d8, com rogue talents (alguns legais como a movimentação integral em hide, outros potencialmente abusivos, inclusive a obtenção de feats) NÃO precisava de ajustes. Já o clérigo, considerei "sem sal" a substituição de domain spells por spell-like abilities. Sem falar no abuso para ele e para o mago: como ficam stoneskin e true seeing, cujo handicap é o componente material custoso e agora podendo ser lançados livremente? Digo o mesmo para qualquer spell-like ability cuja magia original tem um tempo de execução superior a 1 standard action. Finalmente, tentaram dar um charme ao mago com "objeto-familiar" (esqueci o nome dele), poderes especiais e spell-like abilites por escolas , mas não gostei do resultado final. Por exemplo, um abjurer de 10o nivel com stoneskin 3/dia, um generalista com wish 1/dia (sem gasto de XP!) e um poder roubado no final, um conjurador que pode invocar summon monster IX com duração de um dia e gate como spell-like ability (sem gasto de XP!). Ok, gostei do poder de fluidez do transmuter.
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Wykthor

Mensagempor Elven Paladin em 25 Mar 2008, 20:11

Os fanboys dos Elfos devem amar a Paizo por fazer eles "IMORTAIS, BONITOS, SABEM USAR UMA PORRADA DE ARMA E AINDA POR CIMA SÃO BONS MAGOS LAWL"

Eu gostei disso, lembra muito os Elfos da atual série de Magic ( Lorwyn ) que cultuam a beleza a ponto de assassinarem os Não-Belos, e de renegar alguém por adquirir uma cicatriz inadequadas.

Elfo! O meu cavalo! Me diga qual é o email da Paizo, eles vão receber uma reclamação!

Eles tem uma série de fóruns só para discutir isso: http://paizo.com/paizo/messageboards

DAR A ELE SKILLS

Eu seria um pouco mais específico: Dar algo similar aos Rogue Talents para eles, que dariam habilidades não necessariamente combativas e com semelhanças pequenas com poderes de outras classes ( como são os Rogue Talents ) e desenvolveria mais os Combat Feats, que se feitos com base em um bom modelo ( Como já citei, Feat Masteries do Iron Heroes ), poderiam fazer o Guerreiro um "Mestre do Campo de Batalha" ( até o Mago dominá-lo e o Clérigo utilizar magias e superá-lo... :b ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 25 Mar 2008, 21:21

Eles tem uma série de fóruns só para discutir isso: http://paizo.com/paizo/messageboards

Okay...Então...Pegue suas coisas!

A cabeça de Imagawa Yoshi...Er...Paizo Publishing será servida em um prato espanhol!
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Dragão de Bronze em 25 Mar 2008, 23:27

Youkai X escreveu:Mas humanos mercem mesmo ser uma raça fraca...

Tô contigo, cara :P
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor ShinRyuu em 26 Mar 2008, 18:17

Meu deus, eles conseguiram a proeza de complicar o mago mais ainda!

Vejamos... Basicamente, o mago ganha 1 "poder concedido" (comparando com o clérigo) sempre que não preparar magias das escolas opostas. Além disso, no 20º nível ele ganha um poder bem apelativo, pra justificar esse nível sem classe de prestígio. Até aqui, tudo tranquilo. Agora... essa profusão de habilidades sobrenaturais e similares a magias ao longo dos níveis pares e o 1º está uma orgia de bad game design. Em vez de você poder escolher 1 magia adicional da escola favorita que você saiba, e lançá-la normalmente, o sistema pré-determina qual é a magia que você vai lançar, e a única coisa que você ganha em troca é não precisar de componentes (para as Sp) e talvez não precisar nem de concentração nem ser suscetível a RM (para as Su). O único bônus real é a habilidade sobrenatural à vontade que ganha no 1º nível. Agora, você tem que ficar olhando qual exatamente é a magia que você ganha, e se ela será Sp ou Su, e se tem regrinhas especiais...

Achei simplesmente nojento.

Seria muito mais simples e fácil de usar se você apenas tivesse a +1 magia da especialização por nível por dia como é no 3.x, em vez dessa suruba de Sp e Su, adicionando somente o poder especial da especialização, a habilidade sobrenatural basicona e a habilidade sobrenatural miseravona de 20º nível.

Ver um negócio desses me deixa muito desapontado com a Paizo. Enfatizaram uma das piores práticas da 3.x. Algo similar ocorreu com Grapple. Embora tenham simplificado as manobas de combate com um bônus universal para todas elas (agarrar, desarmar, derrubar etc.), o que convenhamos é algo até óbvio, eu até escrevi uma variante sobre isso já faz pelo menos um ano, agarrar continua complicado, com vários estágios de agarramento, atrelados a graus de sucesso. Pra mim, isso não ajuda nada.

Edit:

Ainda tem mais problemas graves: as CDs das habilidades Su e Sp do mago são baseadas em Carisma e, a não ser que tenham mudado os feats, não se aplicam talentos como Foco em Magia, mas sim Foco em Habilidade. Agora, eu tenho certeza de que a Paizo realmente NÃO SABE o que está fazendo. Vai terminar sendo um produto da comunidade, com tantas críticas e sugestões que vão receber, mais do que um produto da Paizo. :P
ShinRyuu

Mensagempor Deicide em 26 Mar 2008, 23:37

Saiu a primeira modificação das regras. Basta re-personalizar o arquivo e baixar (para quem tem cadastro na Paizo) a nova versão. Também recebi um e-mail da Paizo indicando um arquivo para baixar só as mudanças.

Estou cansado, depois comento as mudanças.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Mar 2008, 10:49

Odinha, eu baixei o livro. Ainda está de pé o jogo?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor valberto em 31 Mar 2008, 17:52

Cara, eu e o meu grupo simplesmente amamos os magos paizo. Eles são mesmo a resposta ás nossas preces quando o assunto é dar sobrevida aos magos de nível baixo. Se bem que agora o grupo esta aprendendo a usar o trabalho em equipe para vencer os desafios, mas a versatilidade ficou mesmo show.
As alterações sobre guerreiros e ladibnos vão ter de demorar mais um pouco para serem testadas porque meus ladinos e guerreiros estõ ocupados. Mas vão sair, com certeza.
valberto

Mensagempor Gun_Hazard em 07 Abr 2008, 11:18

Sorcerer of Shadow escreveu:Eu gostei disso, lembra muito os Elfos da atual série de Magic ( Lorwyn ) que cultuam a beleza a ponto de assassinarem os Não-Belos, e de renegar alguém por adquirir uma cicatriz inadequadas.

Sai deste corpo Shido que ele não te pertence...

PS: Como foi que eu não fiquei sabendo disto?
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Elven Paladin em 07 Abr 2008, 21:18

:b

Eu não sabia que apreciar elfos com uma mentalidade realmente alienígena e arrogante de acordo com os nossos padrões é um sinal que sou um fã de Fake20, Tormenta e Dungeons and Dragons 4E :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Tabris em 08 Abr 2008, 01:23

Tb gostei da iniciativa da Paizo. Nos EUA tem até mais gente que não gosta da 4ª edição do que aqui, pq lá tem muito mais players mais conservadores que não gostaram nada da morte de algumas Holy Cows.

E o "playtest em massa" é algo que vai chamar muita atenção para o projeto e permitir a criação de um jogo bem melhor do que certos trabalhos com falta de playtest por ai.

Sorcerer of Shadow escreveu:

Eu não sabia que apreciar elfos com uma mentalidade realmente alienígena e arrogante de acordo com os nossos padrões é um sinal que sou um fã de Fake20, Tormenta e Dungeons and Dragons 4E :b

Ok, por True20 e Tormenta na mesma lista... para mim é uma ofensa pessoal.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Gun_Hazard em 10 Abr 2008, 15:05

Sorcerer of Shadow escreveu:

Voce nunca viu o Cenário que ele tava criando não é mesmo?
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Youkai X em 10 Abr 2008, 16:09

Conteúdo removido por eu ter deslizado demais na hora de falar e ter falado besteira
Editado pela última vez por Youkai X em 11 Abr 2008, 00:53, em um total de 1 vez.
Youkai X

Mensagempor AKImeru em 10 Abr 2008, 20:15

O cenário próprio do Shido tem um conceito bem interessante,

:rolando: Interessante é pegar o cliche do "O bom é bonito e o mau é feio" e girar em seu traseiro?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários