Terminei
Call of Juarez. Minhas impressões:
Positivo:
- O jogo tem um clima de faroeste muito, muito envolvente. Não daqueles filmes de bang bang, um clima de faroeste real mesmo, bem violento e cruel, mas também com a beleza de uma terra selvagem. Nesse ponto ele lembra Gun, que eu adorei (embora Gun tenha uma história melhor, na minha opinião).
- Completando a atmosfera, os cenários do jogo são MUITO bonitos. Não me refiro só à qualidade gráfica, mas também ao fato de o jogo não ter vergonha de exibir seus cenários (ao contrário de outros jogos de tiro como Gears of War e Doom 3, que são tão escuros que você mal consegue ver os cenários). Caminhar por uma planície ensolarada, atravessando um córrego e vendo o vento chacoalhar os ramos das árvores à sua volta é algo que passa muito, muito bem a sensação de Oeste Selvagem, em contraste com os humanos podres que você encontra nas cidades e fazendas.
- A história do jogo também é relativamente original, com dois personagens principais se alternando em cada capítulo, e mostra a história do ponto de vista dos dois - Billy Candle, que está fugindo desesperadamente depois de ser acusado injustamente de ter matado sua mãe e padrasto, e Reverendo Ray, um ex-bandoleiro transformado em padre que volta às armas e o persegue impiedosamente, pois o padrasto que Billy supostamente matou era seu irmão.
- A jogabilidade faz bem o seu serviço, e é bem diferente entre os dois personagens, Billy geralmente é furtivo ou explorador, enquanto Ray é a pura matança, despejando a Ira do Senhor com uma pistola em cada mão. Billy tem um chicote que pode usar pra ajudar a explorar o cenário, se pendurando em coisas, enquanto Ray tem uma técnica de saque rápido que faz com que o jogo fique em câmera lenta por alguns segundos quando você saca as duas pistolas ao mesmo tempo, ajudando a mirar de forma certeira.
Negativo:
- As fases de Billy são bem cansativas, às vezes, se você não gosta muito de jogos que envolvam furtividade constante. Felizmente, apenas metade das fases do jogo envolvem Billy, e mais para o fim do jogo ele abandona esse perfil fugitivo.
- Ao final de cada fase de Ray, geralmente você tem um duelo de pistolas contra um bandido. A mecânica dele é relativamente realista, mas pode ser um pouco frustrante até você pegar o jeito. Isso pode levar a várias repetições da mesma cena até você conseguir matar o bandido antes que ele lhe mate.
- Muitas vezes o jogo lhe deixa sem uma idéia clara de para onde deve ir. Há uma bússola que mostra vagamente a direção onde está seu objetivo principal mas, muitas vezes, para chegar lá é preciso pegar algum caminho semi-oculto na direção contrária, ou usar o chicote de Billy em algum elemento do cenário que não é muito aparente.
- O final do jogo é adequado, mas completamente curto, então não espere nenhuma bela CG nem nada assim.