dos já citados recomendo o utorrent, o Foxit, o Irfanview e o NOD32, todo uso a mais de 1 ano.
Outras Recomendações:
VSO COnvertXtoDVD: Ferramenta perfeita para gravar DVDs a partir de arquivos do pc, suporta diversos formatos, é rapido, carrega legendas automaticamente e permite uma (simples) edição de menus.
é pago.
Open Office: è meio doido mas muita gente não conhece o OpenOffice/BrOffice. fica aí a dica de 1 substituto ao Office, menor e gratuito.
Speedfan: Programa que monitora as temperaturas do seu pc e velocidades das ventoinhas, permite alterar algumas configurações dependendo da sua placa-mãe e também dá diagnóstico do HD.
S2kctl : Esse programa está na desconhecida categoria dos softcoolers, programas que baixam a temperatura do seu Processador. Ele é similar ao "cpu idle" mas é mais leve e totalmente gratuito.
Se voce ainda tem um processador antigo da AMD talvez tenha problemas com aquecimento, esse software diminuiu a temperatura do processador em até 20 graus quando ele não está em tarefas que consomem alto processamento, como navegar na web (aqui em casa diminuiu uns 12).
Process Explorer: Process explorer é um programa da própría microsoft, ele é uma versão bombada do gerenciador de tarefas (aquilo que aparece quando voce aperta CTRL + ALT + DEL). Ele permite voce mudar a prioridade de cada tarefa, fecha programas travados com mais eficiencia, além de mostrar 1 barra no sustem tray monitorando o uso do processador, eu não vivo sem esse programa. quando for instalar certifiquise de nas opções marcar para ele substituir o task manager e o hide when minimized, além de permitir só 1 instância.
Tune Up Utilities: esse programa é um canivete suiço, faz tudo, limpa registro, hd, desfragmenta, edita o registro, muda o visual do sistema operacional, carrega melhores configurações para performance ou desempenho, permite mudar a inicialização do windows e quais arquivos abrem na inicialização, além de ter 1 gerenciador de tarefas melhor que o do windows (mas pior que o do process explorer).
Com o Tune Up eu configuro para os programas acima, speedfan, o process explorer e antigamente (com o pc velho) o s2kctl rodarem automativamente na entrada do windows.
Como nada no mundo é perfeito ele é pago, porém há outros programas similares a ele na net, mas nenhum superior.
Google Toolbar: Bem, eu recomendo que voce use o Firefox ou outro navegador da mesma qualidade como Safari ou Opera. Mas se você por alguma implicação não pode instalar esses programas eu recomendo que instale a barra do google, diferente da maioria das barras do IE ela tem muitas funcionaidades excelentes para navegação, com rss, favoritos online, barra de pesquisa etc etc etc.
Daemon Tools: Baixou uma iso e não quer gravá-la? basta emular a iso com esse programa.
tagscanner: Programa para edição em massa de tags e nomes de mp3s, permite renomear, baixar nomes da internet etc etc, eu acho ele incompleto, sempre usei o MusicBraiz para isso, mas ele ficou muito instavel e o servidor toda hora saia do ar, uma pena, pq o padrão da last.fm eram as tags do MB
MusicBrainz: Esse é sensacional, ele acha o nome de musicas com dados minimos delas, o melhor programa para renomear e catalogar mp3s, pena que as versões atuais sejam confusas e incompletas e a versão clássica tenha seu servidor vira-e-mexe derrubado, sei lá por que.
fica por último a dica do site
http://www.freewaregenius.com/ , especializado em programas freeware, com centenas de dicas excelentes.
abraços.