O time mais vezes campeão está a um empate da conquista do seu 15.º estadual. Jogando em casa, no estádio Orlando Scarpelli, com o amplo apoio da torcida, o Figueirense venceu a equipe do Criciúma por 1x0, no primeiro confronto da final do Campeonato Catarinense 2008.
O alvinegro abriu o marcador aos nove minutos do primeiro tempo, com uma cobrança de falta de Cleiton Xavier, que depois de desviar no atacante Edu Sales, sacudiu a rede adversária.
No segundo tempo, o treinador Alexandre Gallo montou uma equipe menos ofensiva, colocando Cleiton Xavier como segundo volante, ao lado de Leandro Maquelele, substituto do zagueiro Asprilla, e Rodrigo Fabri no lugar de Elton. Na terceira substituição Bruno Perone entrou no lugar do lateral esquerdo Marquinho. O Tigre apesar da pressão, não conseguiu marcar e o Figuirense manteve o placar de 1x0.
Com o resultado, o Figueirense garantiu a vantagem para a grande final, no próximo domingo, dia quatro de maio, às 16 horas, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. O alvinegro jogará com a vantagem de um empate.
O Figueirense jogou com Wilson; Diogo, Felipe Santana, Asprilla (Leandro) e César Prates; Elton (Rodrigo Fabri), Marquinho (Bruno Perone), Cleiton Xavier e Fernandes; Wellington Amorim e Edu Sales.
No jogo final, o Figueirense não contará com o meia Rodrigo Fabri, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.