Desejo e Milagre: Iguais?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Khelben Arunsun em 28 Abr 2008, 11:36

Eu vejo o desejo como uma faca de dois legumes. O coitado do jogador do mago suou a camisa rastejando em criptas, queimando kobolds, duelando com magias, fez o diabo literalmente, e assim que ele atinge seu ápice, o topo das magias arcanas (que seria a magia Desejo), vê-la sendo deturpada é, no mínimo, frustrante.

Claro, um desejo toscamente formulado pede para ser distorcido, mas há que se ponderar até que ponto. Um desejo que visa não mais do que uma vantagem absurda no jogo é algo ruim para a campanha. Agora, um desejo que visa não mais do que uma vantagem ali, naquela hora, contra o arqui-vilão que vem pegando no pé do mago desde que ele engasgava pra soltar uma magia de Luz... esse sim deve ser usado, e descrito com toda a emoção pelo DM.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor ShinRyuu em 28 Abr 2008, 13:10

É dificil derturpar "Eu quero que meu grupo ressucite!" XD

Não, é bem fácil, e tem um exemplo similar no próprio PH da 2e: o desejo te transporta para o passado, quando o grupo inteiro estava vivo, e pronto.
ShinRyuu

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Abr 2008, 09:16

Existe uma diferença entre "quero meu grupo vivo" e "quero ressucitar meu grupo, aqui e agora".

Honestamente, sendo imparcial, acha que o segundo pedido leva margens pra enviar o mago para o passado, quando o grupo estava vivo?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Agnelo em 29 Abr 2008, 09:19

ShinRyuu escreveu:
É dificil derturpar "Eu quero que meu grupo ressucite!" XD

Não, é bem fácil, e tem um exemplo similar no próprio PH da 2e: o desejo te transporta para o passado, quando o grupo inteiro estava vivo, e pronto.

Qual a profissão da mãe do mestre que tem uma idéia dessas?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor kimble em 29 Abr 2008, 09:48

Qual a profissão da mãe do mestre que tem uma idéia dessas?

Mãe do Cassaro?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor ShinRyuu em 29 Abr 2008, 11:18

No PH da 2e tem o exemplo de que se você pedir a morte dos teus inimigos e não estruturar o desejo direito, a magia pode te transportar pro futuro, quando já tiverem morrido. Foi só inverter pra mostrar como se pode deturpar qualquer coisa. Agora, se a magia diz que esse tipo de coisa não é pra ser deturpado, o DM tem que ser FDP mesmo pra fazê-lo.
ShinRyuu

Mensagempor Sr. Pichu em 29 Abr 2008, 14:21

puxa vida
seus players devem fugir de desejo como quem foje da cruz...
pelo menos com os seus exemplos dá prá perceber que vc não gosta mesmo de Wish
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor ShinRyuu em 29 Abr 2008, 16:45

Você entendeu tudo errado. Não estou falando como EU faço. Estou falando como foi escrito na 2e, aí teve gente que disse que não tem como deturpar certas coisas, e eu mostrei que tem. Eu nunca joguei nem mestrei em nível alto o suficiente pra usar desejo. :P
ShinRyuu

Mensagempor DracoDruida em 29 Abr 2008, 19:14

Shinryuu, tu deturpou errado.=p
Se você pede seus inimigos mortos, tudo bem ir pro futuro quando eles já estiverem mortos. Afinal, do estado inicial (vivos), vai passar um tempo (ação do desejo) e eles vão morrer (o desejo em si, o resultado pedido).
Agora, pedir que o grupo ressucite é diferente de pedir o grupo vivo, como disse o Lumine. Ressucitar é ir de morto, para vivo. Se você voltar pro passado, eles não vão ressucitar. Eles nunca terão morrido.
DracoDruida

Mensagempor ShinRyuu em 29 Abr 2008, 23:40

Velho, a idéia da deturpação é DETURPAR. (Ooh!) Do ponto de vista do conjurador, o grupo estava morto e agora está vivo, então ressucitou. Não é uma questão de bom senso, é questão de sacanagem mesmo.
ShinRyuu

Mensagempor Irish Carbon em 29 Abr 2008, 23:41

Mas eles podem voltar como mortos-vivos, why not? XD
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor Cyrano em 30 Abr 2008, 09:27

Eu acho que, com um pedido como "Quero ressuscitar meus amigos", viajar para o passado ou trazê-los como mortos-vivos é forçar pra caramba mesmo. Não precisa sacanear tanto.

Mesmo assim, o desejo feito desta maneira dá espaço pra interpretações do tipo "nem onde nem quando".
Cyrano

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Abr 2008, 09:44

Pra que se importar então? Você avançou dezenas de níveis pra poder fazer algo além do que já tentou antes e foi sacaneado na primeira oportunidade.

Pra que isso? Pro jogador nunca mais fazer nenhum desejo, com medo da "interpretação errada" e suas consequências? Porque é a única coisa que eu consigo pensar analisando tudo dito até agora
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor ShinRyuu em 30 Abr 2008, 10:21

Bem, isso vem da filosofia Gygaxiana de sacanear os jogadores de todas as formas possíveis e imagináveis. Desse espírito nasceu tosqueiras como o mímico, que não só se disfarçava de baú, mas também de piso, parede, teto... Era o estilo do cara. Eu, pessoalmente, só sacanearia um desejo que realmente quisesse avacalhar com o jogo, e mesmo assim faria mais em tom de piada do que de desastre (mas depende também do que o jogador tá merecendo... heheheh).
ShinRyuu

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários