Interpretando uma Mulher

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Interpretando uma Mulher

Mensagempor cigano em 27 Abr 2008, 23:21

Nada de mestruação, ou TPM. A questão é bem simples: Quando você cria um personagem feminino, como você faz? Que aspectos você prioriza ou pensa em desenvolver? Alguma caracteristica física, mental, social que aplica?

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Interpretando uma Mulher

Mensagempor Youkai X em 27 Abr 2008, 23:41

Interpretar uma mulher é ainda algo complicado, mas não chego a achar realmente difícil. Mas com certeza é um pouco constrangedor na presença de jogadores mais sacanas. Claro que em mesas em que se interpreta pouco quase não se notam as diferenças, exceto alguns pequenos detalhes ou aqueles exageros da personalidade feminina (como a TPM e coisas do tipo). Numa mesa de supers que estou jogando eu interpreto uma mulher que trabalha como historiadora, mas que tem uma família com muito dinheiro e que a banca (é uma personagem judia), além de ter uma pose bem blasé e ser indie. De personalidade só consegui definir que ela é um pouco sarcastica e tende a fazer pouco dos outros. Mas acho que ainda falta colocar muitos detalhes nela, descrever melhor como ela se veste (uma coisa importante em personagem mulher é a constante mudança de visual, algo que eu faço questão de mostrar à mesa que eu narro com uma NPC minha, que é bem perua).

E sobre esse assunto de mulheres, vocês acham que é freqüente jogadores ao interpretarem mulheres as interpretarem como homens de saia ou como bitches?
Youkai X

Interpretando uma Mulher

Mensagempor Nibelung em 28 Abr 2008, 02:00

O mais difícil pra um homem interpretar uma mulher é fugir dos três estereótipos:

A elfa gostosa: Aquela que faz questão de frisar que é bonita, desinibida, e sem pudores. Sua função principal no grupo é ser "a ranger rosa", o elemento feminino no grupo. Se ela executa outro papel é brinde. De longe, o erro mais comum que acontece.

A mulher-macho: Geralmente algum tipo de categoria combativa. Alta,musculosa,boca-suja, e o mais interessante: sempre é lésbica. Alguns assumem esse estereótipo quando alguém pede pro sujeito jogar com uma mulher, mas ele não quer correr o risco de levar uma cantada de algum dos marmanjos do grupo. Ou pior, de NPCs.

O ser assexuado: Esse poderia literalmente deixar o campo "sexo" da ficha em branco. As ações são muito padronizadas e não demonstram muita profundidade com o ambiente. É complicado explicar porque se parece muito com a simples falta de interpretação, mas não é a mesma coisa.

Geralmente, se der pra evitar os três estereótipos, eu considero a interpretação satisfatória. é difícil demais você agir com uma mente diferente da sua habitual, e a mente do sexo oposto é um território totalmente alienígena.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Interpretando uma Mulher

Mensagempor cigano em 28 Abr 2008, 12:34

Acho que não fui bem claro, talves tenha sido o sono, mas o interpretar aqui é por no papel, olha a pergunta:

Quando você cria um personagem feminino, como você faz?

Ah exemplo, já li sobre um cara que quando pensava em suas personagens femininas tentava retratar fisicamente sua personalidade, as mais sensuais tinham cabelos longos, as mais intelectuais cabelos curtos. Etc.

Como se interpreta na mesa eu acho muito superficial, alem de que já li uns 3 tópicos sobre isso que me lembre, mas a criação de uma mulher acho mais interessante.

Desculpem a falta de claresa no inicio do tópico!

[]s
cigano

Interpretando uma Mulher

Mensagempor Gun_Hazard em 28 Abr 2008, 16:33

Cara eu (preconceito a parte) penso logo em dois pontos básicos:

Carisma (Se ele é legal), carisma alto = Pessoa Sociável, ou tímida mas muito carismática, é o tipo de mina com quem todo mundo QUER conversar (Mesmo que não tenha assunto).

Constituição = Saude, Quanto melhor a Constituição mais Gostos... Digo mais saudável...

Na minha consepção estes dois juntos formam os atributos que designariam uma belza mais aparente.

Mas nada impede que uma maga Magricela e mau humorada seja atraente e bonita, apenas que estes dois atributos ajudam a reforçar esta idéia...

Outros atributos interessantes são Destreza pois demonstram a graciosidade, Inteligencia para demonstrar conhecimento e ter assunto para a conversa, Sabedoria = Bom Senso.

Sobre Caracteristicas não Mensuráveis (Que não envolvam numeros na ficha), fica a gosto do Freguês, pois é dificil fazer um padrão.

Eu sempre penso em acrescentar algumas caracteristicas marcantes em todos os personagens, mas princiapalmente nas Femininas pois acho que chamam mais a atenção exatamente nos detalhes...

PS: Era Algo neste sentido que voce pensava ou eu viajei na maionese?
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Interpretando uma Mulher

Mensagempor Aluriel de Laurants em 28 Abr 2008, 23:54

concordo com as idéias do pessoal eu achei interessantes, é importante frisar que o visual da personagem vai dizer muito sobre como ela é, então essa história das mais intelectuais ou mais alternativas usarem cabelos mais curtos procede, como as mais atléticas prenderem os cabelos, por causa da praticidade (guerreiras incluídas aqui) e as mais sensíveis, normalmente terem um cabelo mais longo, normalmente com a cor mais natural, e curiosamente usarem mais franja (não franja emo, franja de gente).
roupas dizem muito sobre ela também, se são mais jogadas, mais na moda ou arrumadinhas com descrição, ou mesmo um visual mais extravagante e diferente, as roupas também dirão muito sobre a personalidade, principalmente os sapatos, sapatos coloridos, geralmente são pra mulheres mais alternativas, com gostos mais exóticos e personalidades interessantes, porém pouco usuais, sapatos altos e discretos, são pras mais inteligentes e profissionais, com um forte senso de indenpendencia, os com salto e mais luxuosos, são pras mulheres mais vaidosas, que gostam de chamar mais atenção para si e os de salto mais baixo, pra mulheres mais simples e práticas.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Interpretando uma Mulher

Mensagempor cigano em 28 Abr 2008, 23:56

Gun_Hazard escreveu:PS: Era Algo neste sentido que voce pensava ou eu viajei na maionese?

Não tenho dúvida, só achei um tema legal de se explorar. Sempre se falam em numeros, que mulher tem TPM, os arquetipos entende? E acho que se pode explorar muito mais da psique feminina.

[]s
cigano

Interpretando uma Mulher

Mensagempor Aluriel de Laurants em 29 Abr 2008, 00:01

TPM - igual a bônus de fúria até pra maga franzina?
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

Aluriel de Laurants

Interpretando uma Mulher

Mensagempor AKImeru em 29 Abr 2008, 03:57

Nunca tive problemas em interpretar mulheres, pois sempre me guiei pelos arquetipos de fantasia que eu li quando era mais jovem. Então interpretar uma mulher não é tão diferente do homem, é só mudar o modo que o personagem age e vê o mundo a fora.

Se você consegue interpretar um elfo, você conhegue interpretar uma mulher.

EDIT: Quando a TPM, eu acho que nunca vi esse assunto explorado na fantasia, mas como a TPM não era algo tão prominiente na epoca medieval, você não vê em muita fantasia dessa época. Eu acredito que os hormonios influenciem diferenciamente as mulheres, pois minha -"ex"- namorada ficava apenas mais carente e mais tristonha quando "chegava a tensão".
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Interpretando uma Mulher

Mensagempor Aluriel de Laurants em 29 Abr 2008, 06:41

Já conheci umas que ficavam bipolares nessa época.

Aluriel de Laurants

Interpretando uma Mulher

Mensagempor Gun_Hazard em 29 Abr 2008, 09:44

Tem um livro de uma autora portuguesa chamado "A SAGA DAS PEDRAS MÁGICAS", Conta a história da Última Feiticeira de uma linhagem mistica da Inglaterra.

A história do livro começa com a menina com 6 anos e evolui até ele ficar adulta e ter uma filha...

Para quem quer entrar num universo feminino eu sugiro estes dois livros "A SAGA DAS PEDRAS MÁGICAS" e "AS BRUMAS DE AVALON".

PS: As brumas de Avalon fala sobre TPM sim!

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Interpretando uma Mulher

Mensagempor Deicide em 29 Abr 2008, 09:51

Eu nunca consegui fazer uma personagem (PC) mulher. Como, para interpretá-la, eu preciso ficar mais "feminino", me sinto extremamente desconfortável. Por isso, fujo de personagens femininas.

Obviamente, em geral sou o Mestre, e tenho vários NPCs mulheres. Nesse caso, o desconforto não chega a incomodar, visto que não estou interpretando uma mulher o tempo todo, mas alternando entre diferentes personagens. Para NPCs, sejam masculinos ou femininos, alguns são caricatos (personagens sem profundidade psicológica, em geral caracterizados por alguma mania ou comportamento que os define), mas outros têm bem mais profundidade.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Interpretando uma Mulher

Mensagempor AKImeru em 29 Abr 2008, 13:53

PS: As brumas de Avalon fala sobre TPM sim!

Estou com o livro 3 aqui e nem comecei a ler direito, mas se a autora não ter cuidado, irá ser algo anacronico e bem sem graça. Considerando que Lancelot é bisexual nesse livro, seria jogar gasolina no fogo para mim. A última coisa que eu preciso é ler MAIS UM rei Arthur onde o autor decidiu criar uma historia que pouco tem a ver com a original com os nomes "Arthur, Lancelot, Percival".

O Ultimo Rei do Inverno com a cena dos cavaleiros da tavola redonda vomitando na tavola e agindo como machões genericos me fez querer enviar um email para o autor com link de alguns sites que estudam a mitologia Arturiana.

Como, para interpretá-la, eu preciso ficar mais "feminino"

Eu gosto dessa parte. Nós homens temos um lado feminino afinal, é uma das poucas ocasiões que podemos demonstra-lo de maneira aceitavel. É claro, exageros devem ser evitados.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Interpretando uma Mulher

Mensagempor Gun_Hazard em 29 Abr 2008, 14:38

Oda Nobunaga escreveu:O Ultimo Rei do Inverno com a cena dos cavaleiros da tavola redonda vomitando na tavola e agindo como machões genericos me fez querer enviar um email para o autor com link de alguns sites que estudam a mitologia Arturiana.

Então como bom Historiador de Contos Artunianos voce sabe que nenhum conto esta correto?

Que tudo não passa de uma Salada de Histórias locais misturadas ao longo de gerações?

Que para uma Visão puramente literaria tanto Faz um Arthur Machão ou Frutinha ambos são meramente visões literarias de uma fonte não real? E Por isso ambas Válidas? Indiferente de gostos ou Tradições Literais?

PS: O Bernard Cornwell (A Tradução é Bem Corno?), fez pesquisas sim antes de escrever o LIvro, só preferiu a versão mais primitiva, apesar de também anacrônica.

E Muito Provavelmente ele não fez a pesquisa dele em uma fonte tão confiável quando a Internet... :linguinha:

DONA EDIT:

Tem um Terceiro livro " Rei Artur" acho que o nome do Autor é Allan Massie que mostra uma Arthur Homosexual e qua se casou com Guenevere apenas por artimanha do Merlin (Também Homossexual) para manter a aparencia de Arthur como Homem Respeitado... Muito bom Também. Mas ainda Prefiro o Heterosexxual do Cornwell.

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Interpretando uma Mulher

Mensagempor Deicide em 29 Abr 2008, 15:49

Pô, nem respeito pelo Rei Arthur têm mais... hahahah

Oda Nobunaga escreveu:
Como, para interpretá-la, eu preciso ficar mais "feminino"

Eu gosto dessa parte. Nós homens temos um lado feminino afinal, é uma das poucas ocasiões que podemos demonstra-lo de maneira aceitavel. É claro, exageros devem ser evitados.

Como dito, meu problema é mais em ter que interpretar a personagem o tempo todo, sendo ela PC, provavelmente por várias histórias. Usar NPCs é outra história.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias