Como fazer: Personagens Jogadores

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor AKImeru em 28 Abr 2008, 21:28

Então chega mais uma semana. O mestre quer mestrar um sistema novo, que ele comprou recentemente. O cenário é de um nome que você sequer pode pronunciar. Todos estão animados, mas você se sente perdido e não sabe o que criar? Ou apenas quer uns conselhos de um zumbi?

Não interessa a resposta! Eu irei postar os conselhos mesmo assim!

Começando

A primeira coisa que você precisa saber: O seu personagem é um dos principais medidores de diversão da campanha para você. Não basta uma aventura bem bolada em uma campanha que engrenou, se você está jogando com algo que você não gosta, você vai eventualmente se queimar. E é exatamente por isso que...

Menos é mais

Se você está indeciso ou até mesmo tem um personagem em mente, considere o seguinte: O que seu personagem é ou fez irá apenas influenciar o seu personagem(Ou outros PCs e NPCs conectados a ele em seu passado). Criando algo muito grandioso para uma campanha simples, e você tem o risco de se tornar "Aquele Cara" que vai atrapalhar o andamento do jogo ao em vez de ajudar. O oposto também é verdadeiro, criar Jimmy, o barbeiro em uma aventura onde o seu grupo ascende até os céus para socar Mystra no nariz é igualmente horrivel. Ou seja, quanto Menos "coisas únicas" fazerem parte do seu personagem Mais "único" ele será.

Por que? É simples, se seu personagem está no mesmo(ou proximo) "nivel" de grandeza/poder/geração/enchação de saco dos outros personagens, mais livre você está para criar algo dentro de um contexto tanto da aventura quanto o do grupo, o que deixa a interação do grupo mais plausivel e faz a campanha sequir mais fluida.

Em outras palavras; Seu personagem não precisa ser filho do maior guerreiro do mundo para ser interessante. Pense em seu passado, pense eu seu dia-a-dia, suas inspirações, seus prazeres, suas paixões, seus odios, mas faça isso com o seu ponto de vista. Um personagem profundo é aquele que parece estar vivo. Ele não é sempre ideal(Campanhas focadas em combate geralmente não tem tempo para isso. Nesse caso, é melhor apenas criar um personagem do contexto do grupo) mas é uma boa generalização tentar colocar ele dessa maneira. Jogos da linha da White Wolf sofrem muito com isso. Na ansia de criar Vampiros, Magos e até mesmo lobisomens, as pessoas irão criar historias mirabolantes para seus personagens. A não ser que a campanha que o mestre tenha em jogo rode na orbita do "Caçadores de lobisomens alemães vestindo sobretudos e usando espadas japonesas com oculos escuros com letras de músicas nas costas" isso é desaconelhavel.

Se divirta

A ideia do RPG é se divertir, entreter. Criando um personagem dentro do contexto da campanha do grupo coloca todos "No mesmo nivel" e a interação entre membros do grupo se torna dinamica. É exatamente por isso que é nescessario você criar um personagem divertido, ao menos para você! Pense em conceitos, utilize o questionario do final desse post, e crie um personagem que você ache interessante, no contexto já estabelecido.

Finalizando

Qual seria a graça de jogar com um personagem que já vez tanto, se toda a ação que ele vai ver vai vir de uma campanha não é mesmo? Dê espaço para a aventura e a campanha, crie um personagem interessante de se interpretar, e não apenas interessante de se ver. E esses são os segredos eu eu uso.

-Background do personagem. Faça assim:

Fisico
Nome:
Raça:
Idade:
Altura e Peso:
Aparencia

Sociologia
Classe:
Ocupação:
Educação:
Vida caseira:

Psicologia
Moralidade:
Ambição:
Frustações:
Temperamento:

E para fechar: Background.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor Gun_Hazard em 29 Abr 2008, 10:39

Minha opnião pessoal sobre o texto em sí:
- Dava para ter desenvolvido um poco mais...


Minha opnião pessoal sobre o assunto:
- Até certo ponto concordo com você...

Prefiro criar personagens mais soltos para ir enriquecendo ele DURANTE o jogo, Isto é uma ferramenta tanto para mestre quanto para jogadores tipo ao passar de viagem por uma cidadezinha muito legal o jogador pode conversar com o mestre para que aquela cidade seja a sua cidade natal. O Contrário também é possivel se o personagem deixou em aberto a existencia de um irmão mais velho o mestre pode tomar a liberdade de usar este "Gancho" para usar o Irmão do PC como um Antagonista, Traidor, Herói Famoso, o que julgar interressante para o jogo.

Criar Grandes histórias para o PC "ANTES!" do jogo pode ser frustrante, tipo tenho um jogador que está com um Cavaleiro Romántico (No Sentido Original da Palavra), mas a campanha até agora não deu brecha para eu como mestre inserir tal elemento, isso frustra o jogador.

Também já Ví casos de criar um personagem pensando em um tipo de jogo e o mestre mestrar outro totalmente diferente do que eu achei que seria, resultado: Tive de ficar uns 30 Minutos fora do jogo para criar outro personagem pois o 1º Não se encaixava no jogo. (Claro que isso foi falha do mestre de não deixar claro o tipo de aventura que ia narrar, nem o tipo de PC que ele esperava... Coisa que podia ser Resolvidad antes com uma boa conversa).

Outro exemplo que eu Morro de rir quando acontece é o Cara Criar a Última-Coca-Cola-Gelada-do-Saara, Descendente de meia dúzia de divindades, com histórico de mais de cinco páginas, morrer antes de passar pro nível 2. :rolando:

Ou O cara se matar de criar um Histórico Muito bem elaborado, para o mestre nem se dar ao trabalho de ler ou incorporar nem uma linha dele dentro da sua história...

Nestes casos o legal é os jogadores e o mestre conversarem antes de criar os personagens e já acertarem como isso irá ser feito.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor AKImeru em 29 Abr 2008, 13:40

Minha opnião pessoal sobre o texto em sí:
- Dava para ter desenvolvido um poco mais...


Desenvolvido o que? Criar persoangens é algo simples. Não queria criar um texto que se extendia por demais.

Outro exemplo que eu Morro de rir quando acontece é o Cara Criar a Última-Coca-Cola-Gelada-do-Saara, Descendente de meia dúzia de divindades, com histórico de mais de cinco páginas, morrer antes de passar pro nível 2.



O nome disso é "efeito Mary Sue", onde os protagonistas da historia

a) É de uma meia raça super poderosa e não sabe disso
b) O personagem tem vários defeitos tanto fisicos e sociais, mas é um artificio usado para fazer ele mais "foda" e a ocasional masturbação mental do autor.
c) Fez parte de um grande acontecimento historico do cenário.
d) O personagem é normal. Não tem nada demais. Especialmente por isso o autor vai te lembrar que ele é normal a cada momento. E fazer ele ser um personagem "especial" apenas por ser normal.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor Lune em 29 Abr 2008, 14:19

Escutem o morto-vivo, ele sabe do que está falando.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor Nibelung em 30 Abr 2008, 00:32

Outro exemplo que eu Morro de rir quando acontece é o Cara Criar a Última-Coca-Cola-Gelada-do-Saara, Descendente de meia dúzia de divindades, com histórico de mais de cinco páginas, morrer antes de passar pro nível 2.


Quando eu vou mestrar pra personagens de nível 1, se o histórico tiver mais de 10 linhas, eu mando ele escrever de novo. Eu gosto de narrar pra personagens que vão fazer grandes feitos, e não que fizeram grandes feitos.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor FreeSample em 30 Abr 2008, 10:06

O nome disso é "efeito Mary Sue"

Chamava isso de "Síndrome do Diferente" (que se estende não a raças, mas a suibgrupos diferentes, como os splats* dos jogos da White Wolf)

* Splats são divisões em grupos sociofamiliares, como clãs, tribos, tradições, kiths, cortes, augúrio, coalizão, etc...
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor Aluriel de Laurants em 30 Abr 2008, 18:59

Meu método de criar personagens consiste em escrever sobre ele em algo como se fosse páginas de um diário ou um prólogo de filme, acho que funcione melhor para personagens mais velhos com um pouco mais de tempo de vida, mas acho que também funciona pra personagens jovens, mas a fonte criadora dos personagens que construo normalmente é música, elas me dão um start pra começar a pensar no personagem.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor Cebolituz em 01 Mai 2008, 12:39

Até prefiro quando a história do personagem em si é longa, já que a maneira da qual gosto de jogar consiste em saber detalhes sobre a família, o que fez na infância, quais são seus sonhos, quais são seus medos... e isso costuma sentar e escrever bastante.

Claro que eu como mestre, gostaria de ver isso de meus jogadores para levar adiante alguns conceitos e ganchos que poderiam ser aproveitados. Gosto de ler e reler várias vezes alguns detalhes para poder tirar idéias, já que os jogadores em si, adoram quando suas histórias "influenciam" a campanha em si. Por isso, diria mais que depende muito da mesa com relação a esse fato, mas no geral, gostei da abordagem do Oda embora não sei se aquelas opções das quais apresentou significam apenas uma linha.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor Nibelung em 01 Mai 2008, 13:02

O problema que eu vejo com mestres que gostam de histórias longas é o excesso de enroleplay. O jogador as vezes tem um conceito legal pro personagem, mas como o mestre "gosta de background grande", ele vai inventando coisas desnecessárias na história dele so pra cumprir o mínimo exigido.

Usando seus exemplos pra exemplificar, ele vai gastar umas 15 linhas só pra descrever o quanto elesofreu pra aprender o talento Esquiva, além de gastar umas 3 linhas descrevendo a aparência do filho do vizinho que morreu quando os orcs atacaram a vila dele. Sim, estou exagerando, mas já vi coisas que chegam próximas a isso. Por isso que quando eu sei que os jogadores gostam de escrever bastante, eu simplesmente não começo do nível 1. Aí ele tem cacife pra ter uma história maiorzinha.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor Cebolituz em 01 Mai 2008, 14:37

Nibelung escreveu:Usando seus exemplos pra exemplificar, ele vai gastar umas 15 linhas só pra descrever o quanto elesofreu pra aprender o talento Esquiva, além de gastar umas 3 linhas descrevendo a aparência do filho do vizinho que morreu quando os orcs atacaram a vila dele. Sim, estou exagerando, mas já vi coisas que chegam próximas a isso. Por isso que quando eu sei que os jogadores gostam de escrever bastante, eu simplesmente não começo do nível 1. Aí ele tem cacife pra ter uma história maiorzinha.


Claro que o bom senso deve sempre prevalecer.

Tudo bem, admito que se eu postasse tudo o que eu escrevi sobre o meu último personagem, creio que não chegariam a metade da folha sem desistir. Mas eu particularmente gosto de histórias e acontecimentos no passado do personagem, NPCs que fizeram parte dessa história e que podem ser retomados mais adiante, detalhes sobre o lugar aonde viveu, uma breve descrição de uns 4 ou 5 NPCs que foram importantes para o personagem...

Mas é claro que depende muito da capacidade do jogador em escrever também. Tem jogadores que sabem escrever tudo de maneira suficiente em 1 folha. Já outros preferem escrever mais.

No caso, eu gosto de me apegar aos detalhes que possam vir a dar ganchos futuramente. Se o jogador criou uma NPC que julga importante para ele, em algum momento da campanha esse NPC pode aparecer e influenciar em algo.

O que é importante para mim, seria no caso do personagem de certa maneira ter um passado. Esse passado pode ser simples, ou de muitos traumas. De alegrias ou de dificuldades. Cada um de nós temos um passado, e eu gosto muito de abordar essa "humanidade" nas minhas partidas.

Nesse debate é mais questão de gostos pessoais mesmo. Não há o melhor e nem o pior, somente aquilo que todos na mesa (mestre e jogadores) querem e gostam.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor Nibelung em 01 Mai 2008, 16:02

Cebolituz escreveu:Mas é claro que depende muito da capacidade do jogador em escrever também. Tem jogadores que sabem escrever tudo de maneira suficiente em 1 folha. Já outros preferem escrever mais.


Eu me encaixo no grupo dos reducionistas. :linguinha:

Quando eu tenho um conceito interessante pra um personagem, eu resumo bem o que eu quero dele, mas já cansei de fazer personagens que eu simplesmente não tinha idéia de como seria a personalidade ou história dele, crio uma durante as sessões, e mantenho a coerência (Pergunte ao Torneco). Não me acho um jogador ruim, mas já tive mestres que quando eu falei que meu personagem era "uma folha em branco a ser escrita", praticamente me forçaram a escrever 3 páginas de word com background. XD
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor AKImeru em 01 Mai 2008, 16:33

Pessoal.


O problema não é escrever muito. E sim o que há contido lá dentro. É possivel descrever a vida de um campones que virou um simples guerreiro em dez páginas assim como é possivel falar que seu personagem é filho de um Deus com um Dragão e que tem olhos que mudam de cor e é super bonito e androgino e possui apenasuma asa em poucas linhas.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Como fazer: Personagens Jogadores

Mensagempor Youkai X em 03 Mai 2008, 03:39

Quando se cria um personagem pra uma mesa a prmeira questão a ser levada em consideração é checar qual a proposta da mesa. Já senti que alguns personagens ou que os personagens criados por alguns jogadores sofrem por não se encaixare corretamente na proposta do cenário ou da mesa em questão (isso geralmente ocorre mais por desconhecimento do que por qualquer outra coisa e ja sofri disso em algumas ocasiões). Criar personagens muito sérios numa mesa com fortes doses de avacalhação e vice-versa também não é muito bom.

Pra criar personagens eu primeiro ouço o que o mestre quer com a mesa, as lacunas e aspectos não explorados/preenchidos pelos outros personagens jogadores (isso vai tanto pra aspectos mecânicos como classe e raça quanto pra estilos ou conceitos de personagens). Obviamente alguma músicaou rever imagens ou personagens que você admire são uma boa. na campanha de supers que o Virtual narra eu bolei o conceito inicial de poder da minha personagem (manipular um metal dourado que possa ser usado como armas) só por estar ouvindo Behemoth. Daí eu queria que fosse uma mulher e que não caisse no estereótipo de parecer um clone das versões cinematográficas da Cleópatra (daí fiz ela ser branca, loira, judia, indie e outros detalhes). Conversando com o Virtual vi como fazer o poder ser interessante e como economizar pontos de criação e daí surgiu a idéia do jaro.

Pra mesa do Oda baseada no suplemento Frostburn pensei simplesmente em usar a raça uldra, que sempre me chamou a atenção, mas que não tive oportunidade de usar. aí eu quis usar um druida (classe favorecida e alguns benefícios, além de ser conjurador e bem versátil) e decidi fazer um personagem assim. Como a mesa pé avacalhada e com um outro personagem que usa muita estampa de zebra, fiz esse meu personagem também adotar esse tipo de padrão listrado em suas roupas e maquiagens.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo


Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron