Mas convenhamos por um limite de BBA +5 para "Total de Pontos" X. É o mesmo que nível para mim a diferença é apenas que voce vai ser bom se quiser, se tiver outra prioridade voce pode segui-las livremente......Mas todos os personagens com o mesmo "Total de Pontos" vão ter o mesmo Limite de BBA que acaba como sendo a mesma limitação dos níveis.
Não, não vão. Existem regras para modificar esse limite, adaptando o personagem ao conceito que você quer. Você pode fazer um personagem com 'BAB' maior que o PL em troca do dano menor e vice-versa, por exemplo.
Além disso, níveis são limites fixos e estabelecidos. Se você pega 5 níveis de clérigo, você sabe o que você vai ganhar. Se você pega 3 níveis de guerreiro, você sabe qual seu BAB, seu número de talentos, as perícias nas quais você vai ser melhor já estão definidas, etc. M&M isso não existe. Se meu personagem está numa campanha de PL 10, meu bônus básico de ataque pode variar entre qualquer de +1 a +19, ter quantos talentos eu quiser comprar, ter quantas perícias diferentes eu quiser, etc.
Níveis são pacotes pré-definidos com uma quantidade de 'pontos' certa que você pode distribuir. As novas edições de D&D ajudaram a aumentar a customização, mas o nível é um fator ainda muito limitante. Isso não é uma crítica ao D&D, que eu adoro, mas a noção que qualquer sistema que use o conceito de níveis acaba tendo essa limitação.
O PL é algo muito mais aberto. No instante que ele não define o número de talentos, quais perícias o personagem pode ser melhor, não fixa um valor para o BAB, não define coisas como pvs (que nem existem em M&M e seu correspondente no sistema também não é fixo pelo PL), etc., não dá para dizer que PLs são o mesmo que níveis. Já colocando uma crítica aqui, jogadores mal intencionados conseguem atrapalhar o jogo com mais facilidade, porque abusam da liberdade do sistema para criar monstruosidades.
Considerar Níveis e PLs a mesma coisa é o mesmo que dizer que o sistema de construção de Gurps e D&D é igual. Porque na construção M&M está muito mais inclinado para Gurps e outros genéricos que o D&D e outros sistemas que usam classes e níveis.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]