sistemas para cenários, ou cenários para sistemas ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor kimble em 29 Abr 2008, 15:26

Exatamente!

O problema é que na hora que você altera o sistema, você não está mais defendendo a idéia 'qualquer sistema em qualquer cenário'. Você está criando um sistema derivado de outro, adaptado para um cenário que você deseja jogar. O que é mesmo que dizer que qualquer um pode tentar desenvolver um sistema para um cenário que deseja jogar, mesmo que seja se baseando num sistema pré-existente (unh... Trevas, alguém?). Só que um novo sistema é diferente dessa suposta generalidade infinita existente em todos os sistemas.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Gun_Hazard em 29 Abr 2008, 15:55

Bom ai caimos num infindavél dilema:

Até onde uma mudança descaracterisa o Original?

Eu Mudar o nome do Atributo "Carisma" para "Porte", faz com que eu deixe de jogar D&D e passe um outro sistema?

Entende o Dilema?

Várias pessoas diferentes vão ter opniões diferentres sobre o assunto e poucas vão concordar em partes iguais (Que pode Ser denominado "Senso Comum" para uns, ou "Falta de Bom Senso" para o lado opositor)
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor kimble em 29 Abr 2008, 16:04

Eu Mudar o nome do Atributo "Carisma" para "Porte", faz com que eu deixe de jogar D&D e passe um outro sistema?

Não. Mas você alterar o sistema de PVs do D&D para permitir aventuras realistas onde as pessoas morrem com um ou dois golpes, sim, e você não está mais jogando o D&D 'core'. D&D seria completamente genérico, algo que nenhum sistema é, se não houvesse necessidade de alterar regras básicas dele para permitir jogar em outros cenários que não sejam fantasia medieval fantástica.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

Mensagempor Madrüga em 02 Mai 2008, 13:46

Não há dilema algum. Mas uma mudança como a citada pelo Kimble descaracteriza sim o sistema, tornando-o algo diferente em essência; mudar o nome de um atributo não é lá grande coisa.

De resto, acredito que seja possível escolher primeiro cenário e depois sistema. D20 não deu muito certo na campanha que joguei de Ravenloft, por exemplo. Pessoalmente prefiro utilizar algum outro sistema nesse tipo de campanha (não decidi qual, mas meu grupo acabou por parar de jogar Ravenloft); mesmo que fosse E6.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor kimble em 04 Mai 2008, 23:31

Eu pensei em usar Mutants and Masterminds. PL 4, talvez 5. Devices para itens mágicos, poderes simulando poderes sobrenaturais. Mantinha um certo clima de aventura de D&D mas sem a necessidade de se preocupar com subir de nível.
kimble

Mensagempor Gun_Hazard em 05 Mai 2008, 09:50

M&M é o True20.

A unica diferença é a ausência de Classes e niveis...

(Embora o M&M use uma variante para simular níveis...)

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor kimble em 05 Mai 2008, 11:10

Olha, tenho pouco contato com True20, mas toda a ficha de personagem no M&M é construída com uma quantidade de pontos com a qual tu compra tudo e tudo é baseado na lista de poderes que existe. Dos equipamentos mundanos a habilidades raciais. E não existe nada similar a nível, só um teto para conter os personagens dentro de uma faixa de poder e este teto é customizável.
True20 funciona assim?
kimble

Mensagempor Gun_Hazard em 05 Mai 2008, 13:21

kimble escreveu:E não existe nada similar a nível, só um teto para conter os personagens dentro de uma faixa de poder e este teto é customizável....

Dê o nome de:
"Teto para conter os Personagens dentro de uma faixa de poder"
"Total de Pontos"
"Limites de pontos"
"Pontos Bonus"

Ou Simplesmente:

"Nível"

Na pratica serve para a mesma coisa...

Mas convenhamos por um limite de BBA +5 para "Total de Pontos" X. É o mesmo que nível para mim a diferença é apenas que voce vai ser bom se quiser, se tiver outra prioridade voce pode segui-las livremente...

...Mas todos os personagens com o mesmo "Total de Pontos" vão ter o mesmo Limite de BBA que acaba como sendo a mesma limitação dos níveis.

A Diferença é que M&M fez isso de uma maneira Inteligente e Sútil.

Somente olhando por um olhar "BEM" critico voce nota que não há tantas diferenças entre "Níveis" e "Total de Pontos". Ambos fazem preticamente a mesma coisa.

Com a diferença que um já vem com um modelinho pronto do que evoluir e o outro voce escolhe o que quer...

PS: Respondendo a última pergunta: Não.

True20 Ainda trabalha com classes e níveis, e por isso também gosto mais do M&M...

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor kimble em 05 Mai 2008, 14:16

Mas convenhamos por um limite de BBA +5 para "Total de Pontos" X. É o mesmo que nível para mim a diferença é apenas que voce vai ser bom se quiser, se tiver outra prioridade voce pode segui-las livremente......Mas todos os personagens com o mesmo "Total de Pontos" vão ter o mesmo Limite de BBA que acaba como sendo a mesma limitação dos níveis.

Não, não vão. Existem regras para modificar esse limite, adaptando o personagem ao conceito que você quer. Você pode fazer um personagem com 'BAB' maior que o PL em troca do dano menor e vice-versa, por exemplo.
Além disso, níveis são limites fixos e estabelecidos. Se você pega 5 níveis de clérigo, você sabe o que você vai ganhar. Se você pega 3 níveis de guerreiro, você sabe qual seu BAB, seu número de talentos, as perícias nas quais você vai ser melhor já estão definidas, etc. M&M isso não existe. Se meu personagem está numa campanha de PL 10, meu bônus básico de ataque pode variar entre qualquer de +1 a +19, ter quantos talentos eu quiser comprar, ter quantas perícias diferentes eu quiser, etc.
Níveis são pacotes pré-definidos com uma quantidade de 'pontos' certa que você pode distribuir. As novas edições de D&D ajudaram a aumentar a customização, mas o nível é um fator ainda muito limitante. Isso não é uma crítica ao D&D, que eu adoro, mas a noção que qualquer sistema que use o conceito de níveis acaba tendo essa limitação.
O PL é algo muito mais aberto. No instante que ele não define o número de talentos, quais perícias o personagem pode ser melhor, não fixa um valor para o BAB, não define coisas como pvs (que nem existem em M&M e seu correspondente no sistema também não é fixo pelo PL), etc., não dá para dizer que PLs são o mesmo que níveis. Já colocando uma crítica aqui, jogadores mal intencionados conseguem atrapalhar o jogo com mais facilidade, porque abusam da liberdade do sistema para criar monstruosidades.
Considerar Níveis e PLs a mesma coisa é o mesmo que dizer que o sistema de construção de Gurps e D&D é igual. Porque na construção M&M está muito mais inclinado para Gurps e outros genéricos que o D&D e outros sistemas que usam classes e níveis.
kimble

Mensagempor Gun_Hazard em 05 Mai 2008, 14:44

Entenda minha opnião no sentido de:

PL e Nível são a mesma coisa no sentido de ambos imporem "Limites" no "Nível de Poder" para manter o jogo equilibrado.

EX:
Em Uma Campanha de Nível 5 do D&D o BBA mais Alto da Mesa é 5
E numa Campanha com PL X do M&M o BBA mais alto também é 5

Não estou querendo comparar um com outro, estou apenas apontando as Semelhanças...

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor kimble em 05 Mai 2008, 15:26

Entendo o ponto de vista, só que eu acho essa visão simplista. É o mesmo que dizer que Gurps Fantasy e D&D criam o mesmo tipo de jogo, só porque os dois são medievais fantásticos.

* E repito, o BAB mais alto numa campanha de M&M não é igual ao PL. Ele é variável, podendo ir de 1 até PL + (PL -1).
kimble

Mensagempor Tabris em 10 Mai 2008, 16:46

Eu concordo com oq o Aluriel disse láááá no inicio, tudo depende do cenário e da proposta do jogo, o sistema deve funcionar a favor dessa proposta.

Acho que se vc modificar um sistema, a n ser que sejam coisas pequenas ou voltadas mais para equilíbrio, vc cria outro sistema. Um exemplo disso é Midnight, é uma proposta de jogo totalmente diferente que podia muito bem ser outro sistema.

E a diferença de True20 e M&M é que o primeiro usa progressão mais fechada e níveis de fato, com os 3 papéis de personagem cobrindo oq seriam as classes de outro sistema mas de forma mais aberta. N gosto muito da idéia de usar M&M para fantasia, é um ótimo sistema mas da maneira que foi feito ficaria no minimo estranho. O que seria melhor seria usar True20 ou uma mistura dos dois (tem varias nos fóruns de M&M e True20, muitas usando sistemas de criação por pontos tipo o M&M).

Vale lembrar que tem essa diferença tb:
Imagem
Níveis de poder totalmente diferentes.
Imagem
Imagem
Tabris

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias