NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Styker em 08 Mai 2008, 14:46

Eu sei como é, tambem fico meio revoltado mas se o pessoal tem paciencia =) deixa neh? :P
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor erf_beto em 08 Mai 2008, 15:35

Ola pessoal.

Esse é meu primeiro post aqui. Venho acompanhando as noticias sobre a nova edição direto nos foruns da EnWorld.org , onde participo já faz um bom tempo (não muito ativamente), mas estava a fim de uma perspectiva do publico brasileiro - parece até q estou vivendo numa caverna :D

Fazia algum tempo q eu não checava o site deles, mas vocês viram que a Devir colocou os pregens em português no site? Pro pessoal ir se familiarizando pro dia D RPG proximo.

http://www.devir.com.br/rpg/dnd_ot_005.php

Não sei se isso é novidade pra vocês - eu chequei os ultimos posts e não vi nada, mas mesmo assim, espero não estar dizendo bobagem.

A "novidade", pra mim, está nos termos utilizados na tradução: healing surges = pulsos de cura, second wind = retomar fôlego, etc.

Até os nomes dos PCs eles mudaram:
* Corrin Junquilho - Halfling Paladino
* Skamos Rubraluna - Tiefling Mago
* Riardon Vaubrilho - Eladrin Patrulheiro
* Kathra Forjaferro - Anã Guerreira
* Erais o Lorde Solar - Humano Clérigo
* Tira Campinoturna - Meio-Elfa Bruxa

Bom, a principio eu torci o nariz pra praticamente tudo o que li. Talvez porque meu ultimo livro de D&D é o LdJ PHB 3.0, em ingles. Mas então me lembrei das discussões na EnWorld, quando as primeiras noticias acerca na nova edição começaram a surgir. "Nome horrivel", " A WotC não sabe criar nomes decentemente", "palavra X não tem nada a ver com classe Y", etc etc... Com o tempo as discussoes morreram, hoje parece que ninguem lembra o quão horrivel o "Warlord" era...

Inevitável, creio que será a mesma coisa por aqui, mas de qualquer forma: Por que raios "Ranger" tem que virar Patrulheiro? "Warlord" é Militarista?

E o Witchfire, poder de nivel 1 dos warlocks (fey pact) transformou-se em
Fogo das Bruxas * Ataque de Bruxo (Fada) 1
A partir da energia mística da Agrestia das Fadas, você convoca uma chama branca e brilhante.
Bruxo FADA? Agrestia das Fadas? Esse é o tal do Feywild?

Eca!

Pronto, falei! :P

Abraços,
Beto

PS: ShinRyuu, eu sei q te vejo bastante pelo EnWorld, mas por acaso vc não seria o ShinRyuu do IRC #anime (não lembro de qual server) de alguns anos atras (2000-2002 talvez), q tinha Raposa, Giuscully, Mingos, BlackMage (de SP), Yusuke, Orochi, AcidZero (a maioria era de Recife, se não me engano). Eu era o BlackMage (o pessoal da facul me conhece por Edson). Se for vc, "Nice to see you ^_^", se não, "engano meu, sorry ^_^"...
erf_beto

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor kimble em 08 Mai 2008, 16:14

Por que raios "Ranger" tem que virar Patrulheiro?

Porque a Devir resolveu traduzir tudo. Pensa positivo. Teve sugestão pior. Ou tu queria chamar eles de 'Mateiros'?

"Warlord" é Militarista?

Pelo menos não virou Senhor da Guerra. Que segundo Telles (2008), é a demonstração de como a geração atual não respeita os clássicos do cinema, como o filme de mesmo nome e que seria um termo que define de forma primorosa a classe.
Não, que eu, ele ou qualquer um fora da Wizards saiba como a classe realmente funciona, claro.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 08 Mai 2008, 16:32

healing surges = pulsos de cura

Ugh! Não podia ser simplesmente surto de cura? Pulso é algo tão... eletromagnético... sci-fi... putz!

Bom, a principio eu torci o nariz pra praticamente tudo o que li.

Bote fé.

Eu até sou a favor de traduções. E Patrulheiro acho que seria a mais "fiel"... mas eu prefiro Caçador. O ranger é mais caçador do que patrulheiro já há algum tempo.

"Warlord" é Militarista?

Podia ser pior. Achei até legal, e não tenho sugestão melhor.

Agrestia das Fadas? Esse é o tal do Feywild?

Não... por favor, não!!! o.O

Eu não li isso...

Eu era o BlackMage

Fala, Negaum!!! heheheheheheh

Tudo massa por aí? Tens falado com alguém da velha galera?
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Mai 2008, 16:40

E a tradução ficou PIOR que eu imaginava.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor erf_beto em 08 Mai 2008, 17:10

ShinRyuu escreveu:
Bom, a principio eu torci o nariz pra praticamente tudo o que li.
Bote fé.
Eu estou tranquilo. Como disse, vai ser só agitação inicial. Em 6 meses, eu vou achar tudo normal...
Eu até sou a favor de traduções. E Patrulheiro acho que seria a mais "fiel"... mas eu prefiro Caçador. O ranger é mais caçador do que patrulheiro já há algum tempo.
Exatamente, Caçador combina muito melhor. Eu tb sou a favor de traduções. É dificil explicar pra um iniciante o q é algo q ele só conhece com o Power na frente.
"Warlord" é Militarista?
Podia ser pior. Achei até legal, e não tenho sugestão melhor.
Alguem tem sugestão melhor? Eu acho q não. Vai ser a mesma discussão sobre o nome em inglês. De qualquer forma, vai levar algum tempo pra eu me acostumar com Militarista...
Eu era o BlackMage
Fala, Negaum!!! heheheheheheh

Tudo massa por aí? Tens falado com alguém da velha galera?
Cara, nem lembrava q tinha gente (ou será q era só vc?) que me chamavam assim no canal! Hahahahahah! Bom, eu só tenho contato com o pessoal de sp mesmo, e bem esparso agora q voltei pra Itu (homeland).
erf_beto

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 08 Mai 2008, 17:44

[OFF]

Cara, nem lembrava q tinha gente (ou será q era só vc?) que me chamavam assim no canal! Hahahahahah! Bom, eu só tenho contato com o pessoal de sp mesmo, e bem esparso agora q voltei pra Itu (homeland).

Era só eu mesmo. Quando você apareceu no canal, eu tava jogando Final Fantasy IX, daí tinha o black mage Vivi, achei o nome muito fresco e mudei no jogo pra Negaum. Aí você apareceu com o nick e eu botei o apelido. Pior seria se te chamasse de Vivi... :bwaha:

Quem apareceu aqui no fórum outro dia foi Raposa. Eu praticamente só mantenho contato com algumas pessoas de Recife, hoje em dia.
[/OFF]
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 08 Mai 2008, 21:20

Algumas features de guerreiro foram discretamente alteradas entre o D&DXP e o Keep on the Shadowfell:

Combat Challenge: Every time you attack an enemy, whether that attack hits or misses, you can choose to mark that target. The mark lasts until the end of your next turn. While a target is marked, it takes a -2 penalty to attack rolls if its attack doesn't include you as a target. A creature can be subject to only one mark at a time. A new mark supersedes a mark that was already in place.
In addition whenever an enemy that is adjacent to you shifts or makes an attack that does not include you, you can make a melee basic attack against that enemy as an immediate interrupt.

Combat Superiority: You gain a +2 bonus to opportunity attacks. (Só isso, não impede movimentação.)
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Khelben Arunsun em 08 Mai 2008, 21:50

ShinRyuu escreveu:Rapaz, acho que você não tem noção de quanta gente simplesmente não lê os livros básicos. E vem pra Spell fazer pergunta besta. Mas, não vou levar esse argumento específico adiante, porque esse pessoal preguiçoso não conta mesmo.

Claro que tenho noção, amigo. Afinal, não sou eu o Personal Removator de dúvidas de FR Tabajara da Spell??? :b

ShinRyuu escreveu:Agora, quanto às pessoas que se dão ao trabalho de ler os livros básicos todos, eles sozinhos já são MUITA informação, cara. Pra gente que é veterano parece besteira, mas pra quem tá começando agora, o bicho pega. Confundem termos, não conseguem lembrar de imediato o que é cada coisa... essas coisas se pega com o tempo.

Por essas e outras razões, eu prefiro mesmo que haja não mais que duas dúzias de deuses principais e o resto sejam heróis e semideuses regionais, que cada DM vai decidir se vai explorar ou não na sua campanha. Por isso, contanto que não exterminem as divindades menores, acho melhor mesmo reforçar os deuses maiores e deixar os demais em segundo plano.

Bem, você está certo em partes nesse ponto. Digo em partes, porque eu tenho a opinião de que cada cenário tem seu "flavor" próprio, tem seu apelo próprio para um grupo específico de jogadores. Quer alta magia, detalhes aos montes, e uma história absurda de grande? FR. Quer high fantasy, sem se atrelar a high magic, com níveis mais moderados de poder? Eberron. Quer brutalidade, combates sangrentos, e exploração dos limites do personagem? Dark Sun. E por aí vai... Com isso, eu tenho como opinião que, se alguém quer jogar / mestrar em FR, que saiba que o cenário é assim. Ah, mas tem coisas que não gosto. É só não usar, ou usar outro cenário, simples assim. Para quem está começando no rpg agora, e escolhe FR como ambientação, o melhor é que, no livro básico, venha uma região pequena (Cormyr, por exemplo) muito bem explicada, e com seus principais deuses e personagens descritos. O resto, pode ficar mais "em aberto". Assim se tem uma base sólida, com toda a informação necessária ("Bem, não preciso ler sobre todos os deuses de Faerûn, basta saber sobre os deuses cultuados no local onde se passará a campanha, e está tudo ok. :victory: )

No mais, concordo contigo! Também acho que deve haver somente duas dúzias de deuses principais, recebendo o foco, e o resto sendo deixado no background, e que cada DM decida se vai explorar ou não em suas campanhas.

*Khelben Arunsun folheia o FRCS 2ª e 3ª Edição*...

Errr... ahem. Já era assim... desde o começo. Basta olhar os livros. :aham:

Ficou meio ambíguo isso, são as divindades menores e semideuses é que serão os exarchs, né?

Exato.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Tower Keeper em 09 Mai 2008, 01:46

Kelben Arunsun disse:
Os "malditos choosen" continuam.Não todos,mas continuam.
Certo,agora diga-me,meu prezado Kelben:Quem ficou,quem saiu e - no caso destes últimos - como é que foi a saída de cena? :roll:
P.S:No caso dos deuses,já foi divulgada alguma lista(ainda que parcial)das baixas?
P.S.2:Ei Feanor,você saberia me dizer se o "novo" Elminster por acaso é tão louco quanto o finado Halaster? :b
Editado pela última vez por Tower Keeper em 09 Mai 2008, 03:26, em um total de 4 vezes.
Tower Keeper

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Fëanor em 09 Mai 2008, 01:57

Pelo que me lembro, Simbul morreu. Só porque era a única escolhida que eu gostava.

Bem que podiam matar Elminster. Ok, isso nunca, NUNCA vai acontecer, mas reza a lenda que ele ficou meio louco, o que deixa o personagem mais interessante.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Tabris em 09 Mai 2008, 04:28

Das traduções, relevando a tradução meio preconceituosa de Warlock como bruxo, só posso reclamar do possível Feywild como Agrestia das Fadas. Ermo é uma tradução muito mais conhecida (mesmo que ainda n seja exatamente uma palavra popular) de wild do que agrestia, que me faz pensar imediatamente em Agreste.
Warlord teve que ficar milistarista apesar do nome feio pq a Devir não quer classes básicas com nomes compostos. Ranger só poderia ser traduzido mesmo como patrulheiro ou guardião (Por causa da origem remota do termo como guarda de fronteiras).

Tower Keeper escreveu:Kelben Arunsun disse:
Os "malditos choosen" continuam.Não todos,mas continuam.
Certo,agora diga-me,meu prezado Kelben:Quem ficou,quem saiu e - no caso destes últimos - como é que foi a saída de cena? :roll:
P.S:No caso dos deuses,já foi divulgada alguma lista(ainda que parcial)das baixas?
P.S.2:Ei Feanor,você saberia me dizer se o "novo" Elminster por acaso é tão louco quanto o finado Halaster? :b

Morreram Helm, Mystra, todo o panteão Drow exceto Eilistrae, Lolth e mais um outro deus e Quase todo o panteão anão incluindo Laduguer. Fora isso eu acho q nenhuma outra morte foi feita como publica.

Se ele estiver louco mesmo eu imagino só o impacto que isso causaria em um grupo de players in-game caso descobrissem.
Imagem
Imagem
Tabris

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Mai 2008, 08:44

Se ele estiver louco mesmo eu imagino só o impacto que isso causaria em um grupo de players in-game caso descobrissem.

Elminster pré-loucura: Woo hoo, vamos pegar ele! :aham:
Elminster pós-loucura: Woo hoo, vamos pegar ele com sucesso! :bwaha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Corvo da Tempestade em 09 Mai 2008, 09:07

definição de agrestia

de agreste

s. f.,
qualidade do que é agreste;

fig.,
indelicadeza.

fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

(já formulando a piada "fogo indelicado" :rolando: )
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Otherwise em 09 Mai 2008, 10:07

Já ouvi uma piada pior, Corvo: Fogo da Tieta....
E olha que a primeira publicação de D&D saiu 3 anos antes do livro do Jorge Amado... :D
(uma breve homenagem aos amigos nordestinos do fórum)
Otherwise

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários