Chego ao mineirão às 17:15... há pessoas nas filas das bilheterias, mesmo estando todas fechadas. Dirijo-me à Bilheteria 1, ao lado do portão 4, e entro na fila... os cambistas querem 60 reais em um ingresso de geral; um de arquibancada beira os 100. Na pré-venda, valiam 10 e 25 reais, respectivamente... eu, estudante, não me atreveria a pagar mais de 15 em nenhum dos dois. Muita gente, atrasada, sem ingresso, afobada, paga. Os cambistas sorriem.
Passamos um pouco das 18:00, e os portões ainda estão fechados. O jogo começará dali a 70 minutos, e nada de deixar o povo entrar. Bilheterias, idem. Não aparece um funcionário da ADEMG, não tem polícia, nada. A impressão é de que não abrirá mesmo. Haviam reservado 3000 ingressos para a torcida argentina... como eles não compraram nem um terço disso, e como não vendem ingresso para nós na bilheteria deles, tenho a esperança de ver os ingressos chegarem ao nosso lado. Ando um pouco na fila... algumas pessoas estão desistindo...
18:30 um cambista é linchado.
18:45 mais um cambista é linchado.
18:46 o terceiro cambista é linchado, muita gente querendo entrar, não aparece polícia e nem ADEMG.
18:50 após o linchamento do quarto cambista, aparece a cavalaria da polícia militar. São 10 animais, 5 deles cavalos. Posicionam-se aos pés da escadaria do portão 4, adjacente à bilheteria 1, e empurram os torcedores, TODOS DE INGRESSO NAS MÃOS, pela escadaria abaixo. Muita gente se machuca, inclusive crianças (não as vejo, mas ouço os gritos).
O jogo começa pontualmente às 19:10 da quarta-feira, mas muita gente ainda está do lado de fora, não conseguiram entrar. Eu, na fila reduzida pelos desistentes, já sou o terceiro. Os cambistas não arredam o pé: 60 reais um ingresso de geral.
Final do primeiro tempo, oito da noite, 2 a 0 para o Boca, e tem gente comprando ingresso com cambista a 40 reais para ver o jogo. Eu vou embora, sem ingresso, sem ver nada. A bilheteria não abriu, não veio ninguém conversar com a torcida, nada. Dentro do ônibus, indo para casa, mando uma mensagem para o Sampaio, e ele me avisa:
Cruzeiro 1 x 2 Boca Juniors
Chego em casa, vejo os lances, inclusive o belo gol de honra, marcado por Wagner. Mais impressionante, os 61.000 pagantes no estádio (coisa de 10.000 ingressos vendidos morreram nas mãos dos cambistas). Eu sabia que ali seria a final da Libertadores desse ano... se passássemos pelo Boca, seríamos campeões. Por isso, mesmo perdendo por 2 a 0, mesmo precisando fazer 4 gols, mesmo com um jogador a menos, mesmo tendo pago 60 reais para entrar na geral do estádio, os torcedores em nenhum momento vairaram o time, ao contrário: apoiaram do início ao fim, e além. Aplaudiram mesmo após a derrota, sabíamos que estávamos diante de uma equipe superior à nossa, e nem por isso entramos acuados ou desesparados. Entramos em campo, mostramos futebol, mas não obtivemos os gols. São coisas do futebol
A torcida lamenta a desclassificação nas mãos do atual campeão da Libertadores (?), mas sabe que o time tem seus méritos. Poderia ter sido pior (vide o que aconteceu com o Flamengo), poderia ter sido melhor (vide o que aconteceu com o São Paulo), mas é o que é. Torneio encerrado, torneio iniciado: Brasileirão 2008 começa no fim de semana.
E!