NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 09 Mai 2008, 17:19

Se for evitar "Bruxo" só por causa dos wiccans, eu exijo que parem de usar a palavra "mago" porque é o nome dos sacerdotes zoroástricos. Estão ofendendo o zoroastrismo com essa forma pejorativa, em que o mago é só um sujeito que faz magia arcana, quando claramente um mago não é nenhum tipo de feiticeiro, e sim um conselheiro espiritual.

Bote fé, agora você disse tudo.

(Agora, o mago no original é Wizard, logo o problema está claramente na tradução, que ofende o Zoroastrismo! :roll: )

Isso hoje. "Magic" também vem dos sacerdotes do Zoroastrismo, e o nome original da classe era Magic-User. Na segunda edição, o wizard generalista era "mage" (ou o mage generalista era wizard, sei lá). A 3E foi que fugiu disso, mas ainda falamos em magia, tanto pros arcanos quanto pros divinos.

Por sinal, com esse negócio de poderes, spells, prayers, será que ainda vai se falar em magia em D&D? Ainda tem itens mágicos, mas parece que o termo vai ser usado cada vez menos, pelo menos no sistema.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Eltor Macnol em 09 Mai 2008, 17:25

Cara a idéia de não traduzir "Warlock" como "Bruxo" porque os wiccanos ficariam ofendidos é... bom, deixa pra lá, limito-me a dizer que é engraçado pacas. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor planes em 09 Mai 2008, 17:45

ShinRyuu escreveu:Bem, nas obras modernas de fantasia, um warlock é um arcanista que adquire ou aumenta o seu poder através de pactos, e este é exatamente o caso do warlock de D&D. Não sei como isso encaixa no termo e na tradução.

A tradução destas obras é bruxo mesmo (acho a tradução perfeita), porque este é o sentido dado a palavra, mas como disse, etimologicamente (o que ela representa) a palavra significa outra coisa (a definição dada por Tabris é a correta). Da mesma forma que adaptamos palavras os autores lá também fazem (não todos, a palavras em ingles que acho mais adequadas, apesar de que nenhuma soa tão bem quanto Warlock).

Acho que esta é a grande dificuldade em realizar traduções, não basta meramente traduzir a palavra, tem que levar em conta que corruptela (ou sentido específico) o autor do texto original tinha na cabeça quando usou este termo para definir alguma coisa.

nota: engraçado, eu acho o termo bruxo muito mais perto do conceito do que o próprio warlock (pelo menos se o de D&D 4a edição seguir o padrão de utilização desta classe), mas vai ver é porque gosto mais de usar o portugues nas mesas que jogo.
Imagem
planes

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Tabris em 09 Mai 2008, 18:50

planes escreveu:
ShinRyuu escreveu:Bem, nas obras modernas de fantasia, um warlock é um arcanista que adquire ou aumenta o seu poder através de pactos, e este é exatamente o caso do warlock de D&D. Não sei como isso encaixa no termo e na tradução.

A tradução destas obras é bruxo mesmo (acho a tradução perfeita), porque este é o sentido dado a palavra, mas como disse, etimologicamente (o que ela representa) a palavra significa outra coisa (a definição dada por Tabris é a correta). Da mesma forma que adaptamos palavras os autores lá também fazem (não todos, a palavras em ingles que acho mais adequadas, apesar de que nenhuma soa tão bem quanto Warlock).

Acho que esta é a grande dificuldade em realizar traduções, não basta meramente traduzir a palavra, tem que levar em conta que corruptela (ou sentido específico) o autor do texto original tinha na cabeça quando usou este termo para definir alguma coisa.

nota: engraçado, eu acho o termo bruxo muito mais perto do conceito do que o próprio warlock (pelo menos se o de D&D 4a edição seguir o padrão de utilização desta classe), mas vai ver é porque gosto mais de usar o portugues nas mesas que jogo.

Não acho que ele seja muito próximo, ele só é a unica tradução possivel. N sou contra usa-lo. Só questionei que fica meio estranho se vc ver o termo em um contexto mais pagão, já que warlock fora do contexto de video-games e do D&D se refere mais ao conceito dos wiccas e outros pagãos modernos do que a idéia de um mago que faz pack.
Mas isso tb é algo muito comum em inglês. O nome não é bem escolhido tanto pelo conceito, um warlock de D&D não é nem um warlock das lendas, nem um warlock "do mundo real". Assim como um mago de D&D não é um mago das lendas ou um mago do mundo real.

ShinRyuu escreveu:
Na verdade não. Warlock é um bruxo que traiu o grupo dele.

E qual seria a palavra pro membro regular do grupo?

No caso a tradução está correta porque este é o sentido que quem escreveu o livro usou, qualquer reclamação deveria ser direcionado ao fato de terem usado este termo originalmente.

Bem, nas obras modernas de fantasia, um warlock é um arcanista que adquire ou aumenta o seu poder através de pactos, e este é exatamente o caso do warlock de D&D. Não sei como isso encaixa no termo e na tradução.

Se os wiccans de modo geral se relacionavam ritualisticamente com espíritos (da natureza, ancestrais ou seja lá quais fossem), e a igreja medieval considerava qualquer relacionamento com espíritos de qualquer outro sistema de crenças como satanismo, então, do ponto de vista (obtuso) da igreja naquele tempo, todos os wiccans eram satanistas. Independente de um wiccan ser verdadeiro ou traidor, a não ser que se convertesse ao Cristianismo, ele continuaria sendo visto pelos cristãos como alguém que faz pacto com entidades profanas.

Portanto, como o ponto de partida de D&D são os estereótipos da tradição ocidental "mainstream", acho que "warlock", "bruxo" e até "conjurador" são todos termos adequados pra classe, seja pela conotação moderna do termo ou pelo ponto de vista cristão de que não há diferença significativa entre um wiccan e um warlock.

Vide post acima.
Vale ressaltar que a maior parte dos escritores de D&D são protestantes e vêem dessas tradições, ao contrario do que muita gente pensa.

ShinRyuu escreveu:
Caçador passa uma idéia meio diferente na minha opinião. Mais limitada. Seria igual usar Mateiro.

O problema de Mateiro, pra mim, é que é um termo tosco pra uma classe heróica. Não é nem tanto pela idéia. Mas também seria incorreto, porque rangers não são só do mato, também são das montanhas, dos desertos ou do subterrâneo.

Agora, os rangers de Tolkien são uma coisa, D&D imitou (tanto que, antes da 3E, o alinhamento tinha que ser Bom), mas vem se desviando; hoje, a classe representa um cara que vive (ou trabalha) fora da civilização e sabe rastrear e matar (em outras palavras, caçar) inimigos ou presas, usando arco (que é típico de caçadores) ou duas armas (que não sei por que raios se consolidou tanto como parte da identidade da classe). Uma ordem específica de rangers poderia funcionar como a de Tolkien, mas não é regra. A essência da classe, da forma que eu vejo, é de caçador, mesmo que por acaso ele realmente use suas habilidades de caça pra patrulhar uma fronteira.

Eu não estou me referindo a Tolkien ao falar guardião. Eu só disse que é um tradução possível visto o termo original e sua aplicação (Ele ainda é usado para tropas especializadas em florestas. Fora os guardas florestais que em inglês são "forest rangers"). Só é uma mera coincidência que a mulher que traduziu SdA tem a mesma opinião que eu.

E só para deixar claro. Mateiro é um termo HORRÍVEL e sem sonoridade NENHUMA. Eu só dei como exemplo.

Deicide escreveu:Se for evitar "Bruxo" só por causa dos wiccans, eu exijo que parem de usar a palavra "mago" porque é o nome dos sacerdotes zoroástricos. Estão ofendendo o zoroastrismo com essa forma pejorativa, em que o mago é só um sujeito que faz magia arcana, quando claramente um mago não é nenhum tipo de feiticeiro, e sim um conselheiro espiritual.

:rolando: ...

Bom, falando sério, "Bruxo" é o termo corretíssimo para Warlock. Se Warlock tem outro significado além do "bruxo maligno", o problema está no termo original, não na tradução.

(Agora, o mago no original é Wizard, logo o problema está claramente na tradução, que ofende o Zoroastrismo! :roll: )

Eu tenho que levar um post desses a sério mesmo? :roll:

Bom... O termo zoroastrista não é mago. Esse é o termo que usaram quando foram traduzir a biblia para português. Pegue uma bíblia em inglês por exemplo e vc vai ver magus (plural: magi) que é um termo em latim.

Fora isso. Eu não acho que os wiccas vão ficar ofendidos, eles já tem problemas demais para ficar catando todas as referencias de que eles tem pacto com o demônio de jogos de RPG, ainda mais os wiccas brasileiros.
Imagem
Imagem
Tabris

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Cebolituz em 09 Mai 2008, 19:00

Talvez a única coisa que me incomode na tradução "Bruxo" (que concordo, é a mais correta), é que dá a impressão de ser apenas o masculino de "bruxa" e bruxas no D&D são só "aquelas velhas feias que vivem no meio do mato e que usam magia maligna".
Imagem
Cebolituz

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Tabris em 09 Mai 2008, 19:38

Cebolituz me fez pensar numa coisa.
Se warlock agora é bruxo oq vão ser as hags?
Imagem
Imagem
Tabris

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor kimble em 09 Mai 2008, 22:10

Bruxas.
Um problema similar já ocorria na 3.0 e 3.5.
Heal foi traduzido como Cura Completa, então o 'clérigo da Devir' podia converter magias para Cura Completa.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor AKImeru em 09 Mai 2008, 23:29

E depois o cara ficava corrigindo meus ésses. :rolando:
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 09 Mai 2008, 23:33

Vale ressaltar que a maior parte dos escritores de D&D são protestantes e vêem dessas tradições, ao contrario do que muita gente pensa.

Não entendi o seu ponto. O movimento protestante nasceu a partir da mesma igreja que queimava bruxas e, que eu saiba, não vê os pagãos muito diferente dos católicos. Estava rebatendo alguma coisa com isso ou só comentando?

Bom... O termo zoroastrista não é mago. Esse é o termo que usaram quando foram traduzir a biblia para português. Pegue uma bíblia em inglês por exemplo e vc vai ver magus (plural: magi) que é um termo em latim.

Oxe. O latim "magus" vem do persa arcaico e proto-curdo e era uma tribo da Média antiga, que eventualmente foi convertida ao zoroastrismo. Mago, magia e mágico são todas palavras derivadas deles.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 09 Mai 2008, 23:37

Não, o termo "mago" é a adaptação latina do nome dos sacerdotes, e é um nome também usado em grego e no pérsico antigo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Magi

No Zoroastrismo, o fogo é sagrado, e tem-se a tradição de manter chamas que ardem "eternamente" (sendo constantemente alimentadas para não apagar, inclusive tem um lugar no Irã em que supostamente a pira está acesa há mais de dois mil anos). Por isso, essas chamas eternas eram chamadas de "chamas mágicas", e daí veio da origem do termo "magia" como algo sobrenatural.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Tabris em 10 Mai 2008, 00:06

ShinRyuu escreveu:

Não entendi o seu ponto. O movimento protestante nasceu a partir da mesma igreja que queimava bruxas e, que eu saiba, não vê os pagãos muito diferente dos católicos. Estava rebatendo alguma coisa com isso ou só comentando?.

Calma... Eu já disse que meu intuito n é falar que ninguém é preconceituoso, eu só chamei atenção para isso. Afinal, mutia gente ainda acha que D&D n tem influencia da bíblia e da tradição cristão. Pois, tem muito sim!

ShinRyuu escreveu:

Oxe. O latim "magus" vem do persa arcaico e proto-curdo e era uma tribo da Média antiga, que eventualmente foi convertida ao zoroastrismo. Mago, magia e mágico são todas palavras derivadas deles.

Mas só por isso é o mesmo termo?

Deicide escreveu:

Não, o termo "mago" é a adaptação latina do nome dos sacerdotes, e é um nome também usado em grego e no pérsico antigo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Magi

No Zoroastrismo, o fogo é sagrado, e tem-se a tradição de manter chamas que ardem "eternamente" (sendo constantemente alimentadas para não apagar, inclusive tem um lugar no Irã em que supostamente a pira está acesa há mais de dois mil anos). Por isso, essas chamas eternas eram chamadas de "chamas mágicas", e daí veio da origem do termo "magia" como algo sobrenatural.

Ok, esclarecendo para aqueles que não sabem.
Imagem
Imagem
Tabris

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 10 Mai 2008, 00:51

Mas só por isso é o mesmo termo?

Não estou entendendo tua linha de raciocínio. Mago vem do latim magus que vem do persa arcaico, e se referia a um povo que converteu-se ao Zoroastrismo. Você disse:

Não estou vendo onde você quer chegar. Começamos a falar em mago porque Deicide apontou que o mago de D&D não tem nada a ver com o primeiro uso histórico da palavra, e pra mim você tá dizendo a mesma coisa.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Nibelung em 10 Mai 2008, 01:48

Eu não estou me referindo a Tolkien ao falar guardião. Eu só disse que é um tradução possível visto o termo original e sua aplicação (Ele ainda é usado para tropas especializadas em florestas. Fora os guardas florestais que em inglês são "forest rangers"). Só é uma mera coincidência que a mulher que traduziu SdA tem a mesma opinião que eu.

Primeiro, o equivalente brasileiro a um "forest ranger" seria um "guarda florestal", e não um "guardião florestal". Sim, guarda e guardião tem a mesma raiz fonética, mas são palavras diferentes.

Segundo, a mulher que traduziu SdA usou muitas referências do próprio Tolkien, que na minha opinião não entendia metade do que ele achava que entendia de português. E minha opinião é com base em duas traduções populares: Ranger = Guardião e Strider = Passolargo, com Rivendell = Valfenda correndo por fora.

Terceiro e último, patrulheiro tá de bom tamanho, deixem de ser chatos todos vocês. :linguinha:

Um problema similar já ocorria na 3.0 e 3.5.
Heal foi traduzido como Cura Completa, então o 'clérigo da Devir' podia converter magias para Cura Completa.

Dependia da atenção. O LdJ diz que o clérigo pode converter magias de curaR, e Cura Completa não possui a palavra curar.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 10 Mai 2008, 14:40

Humano ganha +2 a 1 habilidade de sua escolha, +1 a todas as defesas, 1 poder at-will bônus, 1 talento bônus e 1 perícia bônus.

Do KotSF:

Crushing Blow: Fighter Attack 3
You wind up and deliver a devastating blow with your weapon
Encounter ✦ Martial, Weapon
Standard Action, Melee weapon
Target: One creature
Attack: +7 vs AC
Hit: 4d6+8 damage

Daunting Light: Cleric Attack 3
A burning column of light engulfs your foe, its brilliance burns an hinders your foe's defense for a short time
Encounter ✦ Divine, Implement, Radiant
Standard Action, Ranged 10
Attack: +4 vs Reflex
Hit: 2d10 + 3 radiant damage
Effect: One ally you can see gains combat advantage against the target until the end of your next turn

Bait and Switch: Rogue Attack 3
You strike and weave, causing your foe to lurch forward so that you can duck around him and slip into his space
Encounter ✦ Martial, Weapon
Attack: +9 vs Will
Hit: 2d4 +4 damage. In addition, you switch places with the target and can then shift up to 3 squares

Fire Shroud: Wizard Attack 3
With a subtle gesture, you wreathe nearby enemies in flames
Encounter ✦ Arcane, Fire, Implement
Standard Action, Close burst 3
Target: Each enemy in burst
Attack: +5 vs Fortitude
Hit: 1d8 + 4 fire damage, and ongoing 5 fire damage (save ends)

Staggering Smite: Paladin Attack 3
With a mighty swing, you knock your enemy back
Encounter ✦ Divine, Weapon
Attack: +8 vs AC
Hit: 2d8 +4 damage, and you can push the target 1 square

Unstoppable: Fighter Utility 2
You let your adrenaline surge carry you through battle
Daily ✦ Healing, Martial
Minor Action, Personal
Effect: You gain 2d6+Str temporary hit points.

Cure Light Wounds: Cleric Utility 2
You utter a simple prayer and gain the power to instantly heal wounds, and your touch momentarily suffuses you or a wounded creature with a dim silver light
Daily ✦ Divine, Healing
Standard Action, Melee touch
Target: You or one creature
Effect: The target regains hit points as if it had spent a healing surge.

Tumble: Rogue Utility 2
You tumble out of harm's way, dodging the opportunistic attacks of your enemies
Encounter ✦ Martial
Move Action, Personal
Effect: You can shift 3 squares

Expeditious Retreat: Wizard Utility 2
Your form blurs as you hastily withdraw from the battlefield
Daily ✦ Arcane
Move Action, Personal
Effect: Shift up to twice your speed
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Fëanor em 10 Mai 2008, 18:53

Humano ganha +2 a 1 habilidade de sua escolha, +1 a todas as defesas, 1 poder at-will bônus, 1 talento bônus e 1 perícia bônus.

OMG. Human rules!!!
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários