NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 14 Mai 2008, 10:11

Pulso de Cura ficou triste. Por que não Surto de Cura? Pulso remete muito mais a fenômenos sônicos ou eletromagnéticos do que circulatórios. E mesmo assim, nem todo mundo que pode usá-lo possui sistema circulatório funcionando, pra começo de conversa (construtos, mortos-vivos). Aqui valeria criticar o Sangrando, mas esse vou deixar quieto porque o termo original deu essa ousadia... Pena que ele perdeu a oportunidade de mudar pra algo mais coerente. :P

Não tenho adjetivo pra tosquidão de "Pendor das Sombras" e "Agrestia das Fadas". Inglês consegue compor palavras daquele jeito e ficar legal, Português deixa longo demais, pra não dizer completamente ridículo. Seria muito melhor chamar de Plano das Fadas e Plano das Sombras mesmo.

Essa de trocar comandante por senhor da guerra por causa de gente em um fórum realmente diz muito sobre (a falta de) o profissionalismo do cara... Ele começa o post dizendo (corretamente) que uma enquete não valeu porque não representa o mercado, e pouco depois toma uma decisão baseada em um fórum. Ah, faça-me o favor... fica claro que o cara faz o que quer, e se diverge das manifestações, é porque elas não são representativas, mas se tava afim de fazer como as manifestações pedem, mesmo sabendo que não é correto, usa elas como desculpa.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Kinn em 14 Mai 2008, 10:21

Sem falar que ele é estressado e procura briga por muito pouco...,

Até Ermo das Fadas soa legal
Pra shadowfell confesso que não vejo como traduzir e soar tão legal quanto...
Kinn

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lumine Miyavi em 14 Mai 2008, 10:36

Alguem tem uma lista dos de quais são os termos problemáticos? Podemos fazer uma enquete NOSSA e mandar pra ele, já que ele muda de opinião tão facilmente assim...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Nibelung em 14 Mai 2008, 10:54

Lumine Miyavi escreveu:Alguem tem uma lista dos de quais são os termos problemáticos? Podemos fazer uma enquete NOSSA e mandar pra ele, já que ele muda de opinião tão facilmente assim...

Todos os termos problemáticos estão no meu quote. Alguns já foram definidos (ranger pra patrulheiro) e outros não.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Luminus em 14 Mai 2008, 11:34

Shadowfell = Penumbra do Ocaso?

Feywild = nah, esse eu desisto...

Healing Surge = Pulso de Cura... hmmm... que tal pico de cura? Não, né... acho que não ficou tão ruim, surto de cura seria pior.

Ranger = Caça-Matas, finooooooo!!! Ahem... Patrulheiro tá de boa, é o nome que eu uso em onírea para os elfos que vigiam as fronteiras de suas florestas com outros povos.

Warlord = Guerromem! HUAHAUHAUAHUAHAUAHUA!!

E!
Luminus

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor erf_beto em 14 Mai 2008, 11:53

Bom, eu ainda não acostumei com Patrulheiro, mas fiquei ainda mais chateado de ver Senhor da Guerra sequer considerado. Pra mim, é o mesmo problema de Agrestia das Fadas e Pendor das Sombras: o [substantivo] de [substantivo]. Algo que era pra ser uma coisa só, sólida, fechada em si mesma, torna-se aberta e ambígüa. Se tem um Pendor das Sombras então deve existir um Pendor das Luzes, não? É engraçado pq, se vc olhar os nomes traduzidos dos Pregens, não tem essa composição: Tira Duskmeadow não ficou Tira Campina do Crepusculo, e sim Tira Campinoturna. Melhor? Pior? Não sei. Estranho aos ouvidos? Pode ser, mas pelo menos é uma palavra só, como no original em inglês.

Não que o pessoal lá fora tb não torceu o nariz por muitos meses até acostumar com a nova gramática da WotC. Teve até um cara q, de sacanagem, criou um "D&D 4e Feat Name Generator" (só faltou o "sufixo" 'Tabajara')... parece q os designers captaram a mensagem e acabaram revisando alguns nomes (coisas como Dragon Tail Cut que virou Sweeping Strike, e Burning Blizzard ao inves de Emeral Frost Adept).

Pulso de cura tb não parece ideal, não me faz pensar a mesma coisa que Healing Surge faz. Mas como ja li coisas como "escândalos de cura" e até "pití de cura", creio que pulso tá mais do que razoável...
erf_beto

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor erf_beto em 14 Mai 2008, 12:02

Ah, e seria interessante se eles fugissem da palavra "Fada".

Sim, eu sei o que ela significa, vc sabe oq ela signifca, mas da mesma forma que um iniciante de 12 anos acha q ranger vem de Power Ranger (oq justifica sua tradução), vai provavelmente achar q as Fadas são delicadas como a Sininho e a Barbie. E quando eles descobrirem q Trolls tb sao Fada? E a confusão dos pactos? Bruxo infernal e fada são a mesma classe?

Em ingles tem FEY e tem FAIRY. Aqui só vai ter Fadinhas... :(
erf_beto

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 14 Mai 2008, 13:28

Healing Surge = Pulso de Cura... hmmm... que tal pico de cura? Não, né... acho que não ficou tão ruim, surto de cura seria pior.

Por que surto seria pior do que pulso? :P
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 14 Mai 2008, 13:33

Minahs sugestões de termos:
viewtopic.php?f=12&t=2412

Feywild: Ermo Feérico
Healing Surge: Surto Restaurador
Shadowfell: Depressão Sombria
Warlord: Comandante
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 14 Mai 2008, 14:17

ShinRyuu escreveu:Feérico é uma palavra mesmo ou um neologismo?

É uma palavra mesmo.

(Veio-me outra tradução possível para Underdark: Submundo Tenebroso)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lune em 14 Mai 2008, 14:20

Em outra nota, alguém mais reparou que o fluff do comércio na 4ª edição é altamente incompatível com a idéia de Points of Light? Quer dizer, como que mercantes e caravanas são comuns em um mundo onde toda área selvagem é perigosa e a civilização sobrevive apenas em pequenos pontos de luz separados entre si?
Imagem

Imagem
Lune

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Otherwise em 14 Mai 2008, 14:47

Percebi o mesmo, Lune...
Engraçado, mas apesar da esperança de que saia um resultado final bom, a 4ed. simplesmente não me cativou como a 3ed fez com relação ao AD&D... Sei lá, falta carisma...
Otherwise

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 14 Mai 2008, 15:06

Eu pensei exatamente a mesma coisa, Lune. Esse negócio de Points of Light pra mim já morreu antes de nascer.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 14 Mai 2008, 15:47

Essa parte do excerpt desta semana:

Characters gain new attack powers at odd-numbered levels, and they gain new feats, ability score increases, and global adjustments to all their attacks and defenses at even-numbered levels.

parece inconsistente com essas partes do excerpt de Tiers:

Generate scores as for a 1st-level character, applying racial modifiers. Then increase those scores as shown on the Character Advancement table in the Player’s Handbook, with increases at 4th level, 8th level, 11th, 14th, and so on.

(...) a 14th-level character can’t have more than seven paragon feats (those gained at 11th, 12th, and 14th level, as well as up to four retrained feats).

Considerando que os previews mostram que o 1º talento é ganhado no 1º nível e o 2º no 2º nível, temos mais 2 talentos que são ganhados entre os níveis 3 e 10, sendo que o de 11º nível quebrou a progressão.

Me parece que o primeiro nível de cada tier, ou seja, 1º, 11º e 21º, ignoram a progressão e sempre concedem 1 talento e um aumento de habilidades. Então, a progressão normal de aumentos de habilidades seria a cada 4 níveis, com extras no 11º e 21º, sendo que não faz sentido no 1º porque é nele que os valores iniciais são definidos.

[edit]Não, também não é assim, pois haveria um ganho no 12º nível em vez do 14º... tá parecendo que a progressão foi a culhão mesmo![/edit]

Já com talentos fica meio estranho, pois assim os níveis seriam 1, 2, 4, 6, 8, 10, 11, 12, 14, sendo que isso resultaria em 9 talentos no 14º nível, mas o excerpt falou que seriam 7. A não ser que os talentos de 8º e 10º nível não possam ser retreinados e, por tanto, tenham ficado como heróicos...
Editado pela última vez por ShinRyuu em 14 Mai 2008, 15:51, em um total de 1 vez.
ShinRyuu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários