[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Mai 2008, 09:36

...correto. Desculpa então qualquer coisa ai, só queria manter uma clareza.

Agora, Madruga, qual seria o termo que usuaria? Ensanguentado mesmo? Isso é "Bloody". Segundo meu dicionário:

blood·ied, blood·y·ing, blood·ies
1. To stain, spot, or color with or as if with blood.
2. To make bleed, as by injuring or wounding: The troops were bloodied in the skirmish.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Madrüga em 15 Mai 2008, 10:58

Ah, mas não falei para ofender, cara. É só que às vezes nos preocupamos tanto em fazer uma boa tradução que nos esquecemos de manter certas características do original, tentamos melhorar, e o dever do tradutor não é melhorar o texto, é traduzir.

No caso, o Deicide foi o primeiro a apontar uma tradução relativa a sangue, mas o ShinRyuu apontou que:

ShinRyuu escreveu:...sangrando ou ensanguentado seriam traduções acuradas, mas eu aproveitaria a oportunidade pra trocar por um termo mais consistente com criaturas que não sangram, então consideraria abatido ou ferido.

Para quê, pergunto, se nem o original tem essa preocupação? Isso, além de tudo, só dificultaria o contato de alguns jogadores com material estrangeiro.

Segundo o Dictionary.com (e meu Webster), há uns casos específicos de bloody como verbo, daí o particípio bloodied, na nossa situação com caráter de adjetivo. E é exatamente a sua citação, mas você não pensou exatamente no particípio passado como adjetivo (-ed):

Dictionary.com escreveu:tr.v. blood·ied, blood·y·ing, blood·ies

1. To stain, spot, or color with or as if with blood.
2. To make bleed, as by injuring or wounding: The troops were bloodied in the skirmish.

Creio eu que esse "ensangüentado" esteja aí para evitar confusões com "ferido" (ou seja, que simplesmente sofreu algum dano em seus PVs, mesmo que mínimo), não para suscitar discussões sobre que tipo de monstro sangra ou não. Bloodied plants, bloodied elementals, bloodied golems, por que não?

Mas isso sou eu, e essa discussão não muda nada. São só meus dois centavos.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Kinn em 15 Mai 2008, 11:00

Já que você quer ser tradutor, não incorra no primeiro e mais comum pecadilho de tradução: não queira recriar, não queira melhorar o original. Se você disser "bloodied" para qualquer falante de língua inglesa, a primeira coisa que vem à mente é sangue. É a raiz, não tem como fugir. Eles dirão isso de criaturas que obviamente não sangram, porque é uma abstração, o nome de uma condição que não tem exatamente a ver com o sangue. Se farão essa associação no original, não tem porque dar tratos à bola em tentar fugir dela e "melhorar" o texto na tradução.

Foi por isso que eu disse que uso sangrando de boa, porque sei que o termo já é abstração já em inglês. Gostei de minion pra capanga (que é o que eles são mesmo, um monte de monstros de 1pv do lv1 ao lv30 quesó servem pra encher o saco e ameaçar se em grande quantidade).

Feywild fica melhor como dito aqui pra "Ermo das Fadas" é ma ótima sugestão.

Agora warlord pra SENHOR DA GUERRA NÃO!!!
Kinn

Mensagempor Madrüga em 15 Mai 2008, 11:11

Acho que foi o Lune que disse no outro tópico que implicava com "agrestia" porque ninguém conhece a palavra. Ora, o falante brasileiro de português (ainda mais supostamente com acesso a educação) precisa ser um asno completo para não conhecer a palavra "agreste" e não associar. Se é para implicar, implique porque a tradução é ruim e a palavra é horrível.

Minion como "lacaio" é terrível, ainda mais porque não é esse o sentido.

"Senhor da Guerra" para nós parece um título honorífico, e no original se refere a uma função. Ficou péssimo. D3 mostra que aprendeu a usar um dicionário nesses anos todos, mas continua uma besta quadrada. Bom senso e inteligência não aparecem em uma pessoa, e era ingenuidade da comunidade RPGística achar que isso afloraria no D3 um dia. Ele bem poderia ter cedido o raio da licença para gente séria, que tem um QI de dois dígitos e mais de meio cérebro na cabeça. E que não mereça usar uma sela nas costas.

Imagem
Madrüga

Mensagempor FreeSample em 15 Mai 2008, 11:17

Sobre o "Warlord", não tinham optado pela tradução para "Militarista"?

EDIT: vi que a sugestão já havia sido dada por ioutros usuários. imaginei que fosse a oficial da Devir!
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor ShinRyuu em 15 Mai 2008, 11:23

[*]Dragonkin - dragonidade (feito humanidade, elvidade...)

Dragonkin se refere a uma raça, não a um coletivo. Seria, literalmente, "Parentes dos Dragões".

[*]Exploit - explorar (no sentido de tirar vantagem), desbravar (no sentido de investigar, visitar); Exploração, desbravamento, expedição.

Exploits em D&D4 são poderes marciais, não um verbo. Daí a tradução pra proezas ou façanhas.

[*]Feat - Proeza, Façanha (no sentido de concluir algo que exige coragem ou habilidade). TALENTO é outra coisa... a tradição nessas horas é melhor ser mandada às favas.

Só que o sistema não tem "talent", como seria o caso de SWSaga, e na prática, os feats representam, sim, talentos e dons, especialmente agora que são predominantemente passivos.

[*]Shift - diminutivo do Caps Lock... brincadeirinha... mudar, alterar, modificar.

Shift é um ajuste de posição de 1 quadrado, durante combate. Essas traduções fogem completamente da semântica do termo no jogo.

[*]Tiers - divisões, categorias

O problema desses termos aí é que não transmitem verticalidade (a noção de progressão ou hierarquia).

No caso, uma das características de classe do Ranger tem "Hunter" no nome. Vai traduzir as duas com a mesma palavra? Ou usar algum outro termo que não caçador toda vez que aparecer hunter?

Eu nem sei como eu traduziria quarry. Acho que a expressão inteira mudaria bastante de estrutura, algo como "caça marcada", ou "marcar a presa". Não vejo isso como problema.

Toda classe acaba caindo nisso. Ou vamos querer que todo Guerreiro participe de conflitos entre forças militares? Warlord também sofrerá disso, qualquer que seja a tradução adotada.

Guerreiro era pra ser Lutador, Combatente ou Homem-de-Armas. Mas aí, já é questão de tradição e não vale a pena mudar. Warlord é um termo quase perfeito pois indica justamente um líder militarista. Quase, porque geralmente você adquire a denominação após reunir alguns seguidores sob o teu escudo, algo como um senhor feudal sem território. Então, a classe seria um Warlord-Wannabe. :bwaha: Mas falando sério, realmente é muito difícil traduzir com uma palavra única e conhecida a idéia dessa classe, sem deturpar alguma coisa. A questão é que, pra mim, Caçador em nada deturpa a idéia do ranger, apenas perde a idéia de proteger alguma coisa, sendo que historicamente o ranger de D&D não tem obrigação nenhuma de proteger coisa alguma. Veja, eu estou discutindo o que a classe FAZ. Não o que um personagem faz. Se um personagem ranger patrulha um território, isso é fluff, é estória. Não altera em nada as habilidades que a classe define. A classe é construída pro cara ser um caçador: furtivo, atento, capaz de perseguir sua presa a longas distâncias, capaz de matar sua presa rapidamente e de evitar contato direto com ela. "Caçador" transmite perfeitamente o que a classe FAZ. Se os rangers no teu cenário são como os de Tolkien que têm a missão de proteger um território, isso é o TEU fluff, a TUA estória. Por isso, acho um grande erro terem incluído essa atribuição na descrição da classe.

Ou melhor, patrulha é mais do que você pensa. Citando trechos de meu Aurelião para patrulha e patrulhar: "grupo de pessoas que fazem a ronda, zelando pela manutenção da ordem, ou que procuram localizar pessoas em perigo, etc; (Mil) Percorrer sistematicamente uma área ou zona de passagem provável do inimigo, para detectá-lo e obter informes acerca da composição, atividades, etc, da área ou zona".

Note que essa área ou zona que ele patrulha não precisa ser a área dele, mas a área onde ele está no momento.

Cara, isso só fez reforçar meu argumento. Eu não disse que o território tinha que ser dele. Estou falando que patrulha é algo que se prende a um espaço físico. Nenhum ranger é obrigado a isso.

Essa pesquisa me lembrou de outro dado importante: Patrulheiro é um termo mais marcial, militar até. "Caçador" é meio rústico demais para um Ranger, que não precisa viver no mato, mas saber se virar nele.

Nem tampouco um soldado precisa viver no mato. Em campanha militar, ele vai se virar da mesma forma que um caçador típico.

Sim, e um ranger, warlord, paladino que participe de guerras poderá ser considerado um "guerreiro". Fighter, então, é qualquer um que lute...

A questão é de distinguir o que cada classe se propõe a fazer. Um paladino transmite a idéia de um cavaleiro que defende ideais nobres, e na tradição de fantasia, um cavaleiro sagrado. Warlord indica que o cara não é só um combatente, é um líder e provavelmente um estrategista. A classe "guerreiro" não tem nada a ver com nada disso. Ele só faz lutar. O propósito da classe é lutar, por isso ele é guerreiro/lutador. Aliás, pelo rumo que a 4e tá levando, o termo mais acurado pra ele seria "mestre de armas".

E um guerreiro, paladino ou ranger que comande um grupo será o Comandante deles (assumindo essa a tradução adotada para warlord).

A questão que estou discutindo é o que a classe define como seu caráter e propósito, não o que um personagem específico resolve fazer em um dado momento. Um guerreiro que mete a mão no bolso de alguém e sai correndo foi um ladrão naquele momento, isso não significa que ele deixou de ser guerreiro ou se tornou ladino.

Mas certamente tem uma classe que faz cada coisa dessas melhor. Adivinha qual é o melhor em patrulhar?

Esse até que é um argumento razoável. Só que também é o melhor pra caçar. ;)

Coisas que patrulheiro também faz, sem fazer ninguém pensar que ele só faz isso contra animais.

Patrulhas também podem perseguir alvos, não concorda?

Poder, podem, mas não é a primeira coisa que vem à mente quando se fala em patrulheiro.

Will, devo admitir que os teus argumentos amenizaram a minha ojeriza ao termo "patrulheiro". Ainda vou chamar de caçador na minha mesa, mas talvez pare de torcer o nariz quando ver "patrulheiro" por aí.
ShinRyuu

Mensagempor Fëanor em 15 Mai 2008, 13:10

Minion como "lacaio" é terrível, ainda mais porque não é esse o sentido.

Não sei em que sentido ele está sendo usado, mas se é o de "criatura invocada que obecede as ordens de seu mestre", acho a tradução lacaio muito boa.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor WillDice em 15 Mai 2008, 13:35

* Sim, em geral minions serão vistos às dúzias, seguindo o comando de uma criatura líder. Lacaio faz muito sentido.

* Agrestia: Caráter ou estado do que é agreste; agrestidade. (Fig.) Rudeza, rusticidade, agressividade.
Sim, me remete a agreste, e só agora me toco que quem não é do nordeste (ou de Minas) pode não fazer essa associação tão fácil. Mas de qualquer forma, não me parece adequado.

* E ShinRyuu, lembre-se: Chuck Norris é Walker, Patrulheiro do Texas. 'Nuff said. :)
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Madrüga em 15 Mai 2008, 13:45

Lacaio tem uma conotação de servo, pajem, escravo. Minion é só um capanga. É outro tipo de servidão.

Imagem
Madrüga

Mensagempor ShinRyuu em 15 Mai 2008, 14:05

Não sei em que sentido ele está sendo usado, mas se é o de "criatura invocada que obecede as ordens de seu mestre", acho a tradução lacaio muito boa.

Não tem a ver com invocação não. São só os figurantes pra atrapalhar os PJs em combate mas que não valem o esforço de anotar PVs.

* Agrestia: Caráter ou estado do que é agreste; agrestidade. (Fig.) Rudeza, rusticidade, agressividade.
Sim, me remete a agreste, e só agora me toco que quem não é do nordeste (ou de Minas) pode não fazer essa associação tão fácil. Mas de qualquer forma, não me parece adequado.

Ainda tem outra coisa, aqui na Bahia, agreste é uma gíria pra pessoas agressivas, e agrestia pra agressividade. Daí pros nossos ouvidos soa mais estranho ainda, Agrestia das Fadas são Fadas com níveis de bárbaro? XD

* E ShinRyuu, lembre-se: Chuck Norris é Walker, Patrulheiro do Texas. 'Nuff said. :)

Quem sou eu pra bater boca com Chuck Norris, uômi! :b

Mas piadas à parte, rangers modernos não têm muito a ver com o ranger de D&D.

Lacaio tem uma conotação de servo, pajem, escravo. Minion é só um capanga. É outro tipo de servidão.

Madruga é outro nível cultural, dêem licença que o cara tá passando. :bwaha:

Eu mesmo não sabia dessa distinção. O mais correto, então, seria capanga mesmo.
ShinRyuu

Mensagempor Madrüga em 15 Mai 2008, 14:24

ShinRyuu escreveu:

Madruga é outro nível cultural, dêem licença que o cara tá passando. :bwaha:

Eu mesmo não sabia dessa distinção. O mais correto, então, seria capanga mesmo.

É que mesmo nobres bondosos podem ter lacaios. Num jogo de bem e mal, heróis e vilões, uma palavra como "capanga" cai bem, porque pressupõe bandidagem.

Mas empatamos:

ShinRyuu escreveu:Ainda tem outra coisa, aqui na Bahia, agreste é uma gíria pra pessoas agressivas, e agrestia pra agressividade. Daí pros nossos ouvidos soa mais estranho ainda, Agrestia das Fadas são Fadas com níveis de bárbaro?

Eu desconhecia esse aspecto. Bem que o D3 podia ler isso aqui. As sugestões daqui são muito melhores.

Embora seja claramente um caso de falsa etimologia. "Agreste" vem de "ager", a palavra que origina "agrícola", por exemplo; é relativo ao campo. "Agressão" vem de "aggressio", que é uma raiz diferente. Mas no caso é associação cultural, não temos a quem culpar. O Kimble deve se lembrar de uma discussão em que o Hal Jordan, por pura ignorância, estava defendendo que "ladrão" e "ladino" têm a mesma raiz e, portanto, significam a mesma coisa. Falsa etimologia também.

Imagem
Madrüga

Mensagempor ShinRyuu em 15 Mai 2008, 14:35

Mas eu não acho que se acredite que "agrestia" venha de "agressão", mas sim da idéia que os nordestinos do agreste tendem a ser bem rudes mesmo. Pelo menos, foi assim que entendi quando cheguei aqui (eu sou do Recife, e lá não tem essa gíria).
ShinRyuu

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Mai 2008, 14:39

Madruga, você é tão inteligente. Você vai criar meus bebês, pra que eles fiquem tão inteligentes como o senhor? :pidao:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor juma em 15 Mai 2008, 14:55

[Off-topic]

Lumine Miyavi escreveu:Madruga, você é tão inteligente. Você vai criar meus bebês, pra que eles fiquem tão inteligentes como o senhor? :pidao:

Pesquisas indicam que o sucesso das suas crias está mais relacionados a como você é e não a como você os cria.

[/Off-topic]

Minha reclamação com "agrestia" era que a palavra é feia. Mas depois de uma página de discussão aqui, já estou achando ela até legal. :linguinha:
juma

Mensagempor Luminus em 15 Mai 2008, 20:11

Shinryuu,

Valeu pelos comentários :D

ó, sobre dragonkin, eu juro que li dragonkind... então... acho que um termo melhor seria dragonino.

Exploit como poder marcial?! Ixi... sinto muito, mas só me atrevo a dar uma idéia de tradução depois de ler as regras e entender EXATAMENTE do que se trata. Exploits são desbravamentos mesmo... ao menos, no meu modo de entender.

Feat não é talento, nunca foi. Feat é algo que vc alcança, não que vc tem. Não é uma característica tua (mantenha em mente que falo do significado do termo, não da mecânica representada por ele!). Se bem que, se você observar a mecânica, Talento ou Proeza fica melhor mesmo.

Shift então é ajuste, ou mudança. É o que eu disse no começo daquele post, eu não conheço as mecânicas, então fica meio difícil de acertar na mosca...

Mas o termo "tier" por si só não dá idéia de posição acima ou abaixo. Isso é feito pelo termo que vem junto dele... "second tier"... "main tier"... acho que divisão é uma boa, assim como categoria.

E, ninguém comentou, mas me parece que ASSECLA é a tradução mais bacana para MINION...

E!
Luminus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários