[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

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Mensagempor Nibelung em 18 Mai 2008, 01:27

Trevisan escreveu:A gente sempre viu o sistema como um ótimo instrumento introdutório. Do tipo que as pessoas largam pra procurar coisa melhor depois de alguns meses...


E pra ser sincero, pra esse fim o sistema é excelente. Nunca cheguei a abominar o 3D&T completamente por causa disso: É um excelente sistema introdutório.

Assinatura do Kimble escreveu:'Já vi livros da 3ª edição incentivarem o jogador a NEGOCIAR com o mestre ao invés de aceitar as restrições por ele impostas. No final, dizem, o importante é dar um jeito de adequar o personagem que você quer à campanha dele. Se você procurar os livros da 2ª Edição, vai ver que eles fazem o raciocínio exatamente contrário. Mais uma vez, se você é o DM, mais poder pra você. Eu gosto disso.'


E sempre que eu leio isso eu fico rindo. :bwaha:
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Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
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Mensagempor AKImeru em 18 Mai 2008, 01:56

Do tipo que as pessoas largam pra procurar coisa melhor depois de alguns meses...


:rolando: :rolando: :rolando: :rolando: :rolando:


Eu...Perfeito cara. Perfeito. Material de trolling perfeito.

'Já vi livros da 3ª edição incentivarem o jogador a NEGOCIAR com o mestre ao invés de aceitar as restrições por ele impostas. No final, dizem, o importante é dar um jeito de adequar o personagem que você quer à campanha dele. Se você procurar os livros da 2ª Edição, vai ver que eles fazem o raciocínio exatamente contrário. Mais uma vez, se você é o DM, mais poder pra você. Eu gosto disso.'


Lembre-se crianças:

O seu game designer favorito gosta da imposição do sisema e de personagens criados em cima de arquetipos de um sistema que ele sequer conhece direito.
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Mensagempor kimble em 18 Mai 2008, 09:18

Só lembrando que minha assinatura não é frase do Trevisan. É frase de um fanboy dele.
Mas todas as citações do último post meu SÃO dele.
E que eu acho incrível um designer de jogos para um sistema admitir que não se considera capaz de mestrar uma campanha naquele sistema.
Teve mais algumas, como essa mania de dizer que Ad&d era 'mais interpretativo' ou que ele possuía buracos 'intencionais nas regras para preencher'.
Ou aqueles clichês do tipo 'minha campanha de Ad&d era boa porque não tinha muito combate' ou 'atributo baixo torna o personagem mais interpretativo'.
Sério, olhando as mensagens não parece que estou lendo o trabalho de alguém que desenvolve um cenário de D&D a anos, mas alguém que começou a jogar quinta passada e está com a mente cheia de clichês vindos de artigos ruins que leu sobre RPG.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
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Mensagempor Madrüga em 18 Mai 2008, 09:51

Mais de dez anos, ainda por cima. O engraçado é essa mentalidade de desenvolver cenário para d20 sem entender d20, sem admitir que não entende d20 e ainda criando regras para d20. Nem só a acuidado com arco, e aquele talento dos 4d4 PO ou algo assim?
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Mensagempor Lumine Miyavi em 18 Mai 2008, 10:12

O talento foi atualizado, Madruga, pra dar uma mesada que equivale a 1/10 da maior recompensa do mundo, em níveis mais altos.

Não piorou, mas quebrou a consistência (?) interna (!?!?!) de Arton. (!!11shift+um1!!)

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Mensagempor Sr. Pichu em 18 Mai 2008, 12:31

Paladine!!!

mas aliás... se o JM tah falando que o visual mangá já parou faz tempo nos suplementos...
então porquê nas gravuras anda é extremamente clara a influência???
se ele quizesse tanto, teria batido o pé para realmente purgar tais influências
tipo a Shivara bunda-de-fora, Tina tirocerto e o anão indiana jones...
mistureba clássica de animê de comédia ¬¬
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Mensagempor AKImeru em 18 Mai 2008, 14:08

Teve mais algumas, como essa mania de dizer que Ad&d era 'mais interpretativo' ou que ele possuía buracos 'intencionais nas regras para preencher'.
Ou aqueles clichês do tipo 'minha campanha de Ad&d era boa porque não tinha muito combate' ou 'atributo baixo torna o personagem mais interpretativo'.



NERD RAGE, PARECE UM FANBOY DE STORYTELLER NA REDE, QUE PORCARIA É ESSA?!


Tina tirocerto


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Mensagempor GoldGreatWyrm em 18 Mai 2008, 14:38

Oda é o Angry RPG Nerd!!!

Faria sucesso no youtube :P
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Mensagempor Deicide em 18 Mai 2008, 14:55

Caramba...

Engraçado que minha coluna favorita no site da Wizards era o Design & Development, em que os escritores do jogo comentavam as regras, as razões por trás delas, os problemas delas, o que eles mudariam, como eles mudariam e coisas assim. É um papo completamente diferente desse do Trevisan.

Quando vejo as mensagens do pessoal da Wizard sobre desenvolvimento do sistema, nota-se que pensam em aspectos diversos, desde chances percentuais de sucesso a regras de equilíbrio, e que se reúnem e discutem como melhor aplicados. Com os autores brasileiros, parece valer a regra do "mais legal". "Essa classe parece legal? Vamos colocá-la então". Não há nenhum pensamento mais cuidadoso.

Jogar RPG com pouca ou nenhuma regra é possível, mas isso é uma capacidade do Mestre e do grupo. Você não pode simplesmente lançar um livro que despreza as regras e esperar que todos se tornem bom Mestres lá. As regras são o termo comum, a solução "oficial" que servem para resolver disputas. O grupo pode concordar em alterá-las, mas é um acordo do grupo. Se o próprio sistema se apóia integralmente na idéia da customização, ele não pode se chamar de sistema.

Sério, fico abismado ao saber que escrevem coisas sem compreendê-las completamente. Eu estou para lançar meu sistema próprio, Ao Cair da Noite, e só Deus sabe quantas alterações, testes e adições tive de fazer nas regras para torná-las equilibradas e satisfatórios (e tenho certeza que depois de lançá-lo terei surpresas desagradáveis com pontos nas regras que não foram devidamente testados ou que "pareciam uma boa idéia na época").

Sei que sistemas mais antigos tinham regras mal pensadas e furadas, dando muito poder ao Mestre para mudá-las e adaptá-las. AD&D, em particular, era complexo demais devido à inconsistência das regras (testes de ataque eram diferentes de testes de resistência que eram diferentes dos testes de habilidades ladinas...), mas há razões para que, em sua evolução, os sistemas tenham se tornado cada vez mais consistentes e bem regulamentados.

Dizer que o "modo antigo" era melhor é como dizer que o DOS é superior ao Windows, ou que o Windows 98 era melhor que o XP. Podiam ser mais simples, mas melhores? Só são melhores à visão filtrada pela nostalgia.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


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Mensagempor Fëanor em 18 Mai 2008, 17:20

TINA TIROCERTEIRO

Ahh, também não exagera, no Silmarillion tem um personagem que ganhou o apelido de Arcoforte e eu achei bem legal.
Se fosse Tirocerto até que seria mais decente, agora Tina Tirocerteiro ficou meio... tosco.

Sei que sistemas mais antigos tinham regras mal pensadas e furadas, dando muito poder ao Mestre para mudá-las e adaptá-las.

Eu substituiria a palavra poder por necessidade.
Regras mais verocimeis com a relidade diminuem essa necessidade e a simplificação do sistema muitas vezes facilitam essa necessidade.
Esse é um ponto que eu gostei na 4e, mas aí já seria off topic, então deixa pra lá.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


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Mensagempor Smaug em 18 Mai 2008, 20:11

a) Ele nunca gostou ou entendeu direito D&D 3.0 e 3.5;

Bom, muito bom... e se mete a beste de adaptar um cenário para o sistema e chamar de O Maio e Melhor Cenário d20?? Sem conhecer as regras, sem entender do sistema? Isso explica acuidade com arco e o lenhador mistico...

b) Ele preferia Ad&d;

Percebe-se a falta de lógica de tormenta eh compativel com a falta de lógica das regras...mas espere um pouco...

c) Ele nunca aprendeu Ad&d direto ou leu os livros completamente (lembrando que Tormenta foi criada inicialmente para Ad&d).

Ou seja, ele deixou o ruim... pior??!!Que feio se chamar de designer de rpg e nem entender as regras de seu sistema favorito e para o qual vc estah escrevendo um cenário... :ops:

d) Que Tormenta NÃO É ANIME. A influência anime vem só do Cassaro e mesmo assim é mínima porque ele nem produz só coisa anime. Ele e o Saladino só produzem coisas no nível de 'realidade' e violência do IdM e aquele outro livro romance ruim que me escapa o nome.

Isso,com certeza, deve soh vir do cassaro mesmo... mas 98% do material de tormenta eh ilustrado por gravuras estilo anime, as regras pendem para esse lado e mesmo a caracterização dos personagens (como os elfos furrys), vilões e heróis de destaque com claros elementos anime (mechas, armaduras escalhafobéticas e cara androgina). Todas as hqs lançadas sobre o cenário seguiram a linha mangá. Niele foi inspirada em um personagem de um anime. E temos o lendário anime de HA que nunca vai sair.
E contra partida...
Meia duzia de contos e dois livros escritos segundo a norma do que o trevisan chama de realista, ou seja, muito sexo, e descrições de carnificina e uso de drogas para mostrar o quão adulto a história eh...
:ops: Acho que certo designer não entende nem mesmo o seu próprio cenário...


Isso provavelmente porque a gente não tinha a menor noção de que as pessoas ia levar o 3D&T a sério o suficiente pra jogar longas campanhas de 3D&T. A gente sempre viu o sistema como um ótimo instrumento introdutório. Do tipo que as pessoas largam pra procurar coisa melhor depois de alguns meses...

Alguém consegue mestrar mais que duas seções de 3d&t?? Não, falando sério, existe grupos assim?

Ahh, também não exagera, no Silmarillion tem um personagem que ganhou o apelido de Arcoforte e eu achei bem legal.
Se fosse Tirocerto até que seria mais decente, agora Tina Tirocerteiro ficou meio... tosco.

Ele não se chama Arcantos Arcoforte... Isso parece nome de vilão de história em quadrinhos do Tio Patinhas... aonde vc tinha nomes como José P.Careta, especialista em trambiques...

Sobre regras serem ruins... putz, eles sempre pregaram isso, o mais engraçado eh que certos grupos de vampiro ainda pensam assim...eu mesmo estou tendo um trabalho com um cara na minah mesa que quer jogar de assamita mas não sabe como as trilhas funcionam (ele acha que basta escolher trilha do sangue para sair diablerizando a vontade, cara se eu pudesse encontrar o cara que teve essa idéia imbecil de diablerie...)
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Mensagempor Corvo da Tempestade em 18 Mai 2008, 21:45

Ele nunca gostou/entendeu GURPS tambem...

E sobre Arcoforte (pergunta: Strongbow teria algum problema???), ora eu acho um bom nome. (Já ouvi falar da tal da Tina, e acho que o conceito dela é bem pior que o nome, mas só ouvi falar...)
Editado pela última vez por Corvo da Tempestade em 18 Mai 2008, 21:46, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Sr. Pichu em 18 Mai 2008, 21:45

bah, eu achava legal os diferente tipos de testes serem rolados de modos diferentes
de AD&D prá D&D a grande diferença é que tudo ficou padronizado, principalmente na 3.0, as incoerências permeceram em boa parte :p
pelo menos ao meu ver
na 3.5 é que as coisas deram uma boooa melhorada XD
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Mensagempor AKImeru em 18 Mai 2008, 22:09

Ahh, também não exagera, no Silmarillion tem um personagem que ganhou o apelido de Arcoforte e eu achei bem legal.


ARCOFORTE

compare isso com

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Mensagempor Deicide em 18 Mai 2008, 22:40

Sr. Pichu escreveu:bah, eu achava legal os diferente tipos de testes serem rolados de modos diferentes


Legal, ou é o filtro de nostalgia falando?

Sei lá, me parece bizarro um sistema em que tem coisas do tipo:
Teste de Perícias: Role 1d100 e compare com o % de sucesso.
Testes de Ataque: Role 1d20, precisa sair um resultado maior do que seu Thac0 - CA do oponente.
Teste de Resistência: Role 1d20. Nem lembro contra o que comparava.
Atributos: Quanto maior, melhor, máximo 18. Exceto se for Força, aí tem a Força 18/01-00.
CA: Quanto menor, melhor.
Thac0: Quanto menor, melhor.
Chances de Perícia de Ladino: Quanto maior, melhor, varia por dezenas.

Parece-me um sistema esquizofrênico...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

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