[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor juma em 17 Mai 2008, 22:49

Não vai ter SRD como conhecemos.

Pode explicar melhor como será o SRD então?
juma

Mensagempor Nibelung em 17 Mai 2008, 22:52

ShinRyuu escreveu:
Controller: #Sem comentários na Rede

Sem comentários porque é óbvio que vai ser Controlador?

Provavelmente. Mas se até Ability Score e Critical Hit teve gente na Rede discutindo e perguntando, achei melhor deixar avisado.

Shinryuu escreveu:
Alguém que coleciona os artigos e a ENWorld teria mais alguns termos pra se jogar no balaio?

Bem, olhando na minha lista de novidades (ver assinatura), deve dar pra puxar vários termos.

Preguiça impera. Pode fazer a listagem pra gente, por favor? :b

Juma escreveu:Pode explicar melhor como será o SRD então?

Basicamente ele vai dizer coisas como "os poderes X, Y e Z poderão ser citados em livros de terceiros. Os items M, N e J só podem ser verificados no próprio livro e não podem ser citados por material third party". Resumindo, vai dar uma referência do que é aberto no sistema, mas não mais um sistema 90% gratuito como era a SRD antiga.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Kinn em 17 Mai 2008, 22:56

Controller: Controlador
Exploit: Proeza
Lurker: Espreitador (é o que combina mais com a role da criatura)
Minion: Argh! Eu queria tanto capanga. Onde eles vão usar Thug? :evil: Assecla é melhor que lacaio.

Skirmisher: Escaramuceiro - mais preciso apesar de longo e 'feio'.
====
Close blast realmente deveria ser rajada próxima ou "perto" como era no 3E.

Feywild: Shinryuu disse tudo. Aqui na Bahia, soará tremendamente estranho. Podemos até aceitar trolls 'agrestes' mas ninfas assim serão questionadas pelo motivo de estarem numa TPM prolongada. Ermo das fadas está na mesma linha semântica e não gera confusão.

Healing surge: Até onda de cura era melhor. Mas surto de cura serve tb :victory:

Warlord: Militarista (NÃO A SENHOR DA GUERRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) :evil:

Shadowfell: deram uma sugestão ótima de depressão sombria (acho) Planos das sombras é até mais simples.

Ranger: caçador (por todos os motivos explicados, mas acho que nem adianta forçar a barra ¬¬ )
Kinn

Mensagempor ShinRyuu em 17 Mai 2008, 22:58

Provavelmente. Mas se até Ability Score e Critical Hit teve gente na Rede discutindo e perguntando, achei melhor deixar avisado.

Mas esses eu até entendo. Ability Score tem os dilemas de escore/valor e habilidade/atributo, e Critical Hit tem o acerto crítico/sucesso decisivo.

Preguiça impera. Pode fazer a listagem pra gente, por favor? :b

No meu caso não é preguiça, é prioridade. ;)

Fui ao Dia D daqui de Salvador hoje e propus disponibilizar minha compilação de novidades da 4e amanhã. Ou seja, sugeri que imprimissem pra que as pessoas possam tomar conhecimento, pois teve muita gente querendo saber sobre a 4e mas os mestres da aventura preview não tinham autorização pra divulgar nada que não o foi oficialmente. Só que minha compilação está precisando ser atualizada, então estou dando prioridade a isso.
ShinRyuu

Mensagempor Otherwise em 17 Mai 2008, 23:12

Quanto ao termo Close, acho que poderia ser realmente "Fechada". Rajada (fechada) e Explosão (fechada). Os termos abertos e fechados são bem aplicáveis. Até porque no caso de Blast e Burst não há perto ou longe, mas sim se a área é mais fechada (atingido um espaço menor) ou mais aberta (atingindo um espaço maior). Uma interpretação geométrica cabível.
Otherwise

Mensagempor ShinRyuu em 17 Mai 2008, 23:21

Nada disso. O sentido não é de aberto ou fechado, é de próximo, porque parte de você. Existe close burst mas existe area burst (que, na minha opinião, deveria ser RANGED burst). Blast é que é sempre close, já que a única diferença entre close burst e close blast é onde fica o ponto de origem, ou seja, você. Um close burst emana de você; um area burst emana de um ponto que você escolhe à distância. Por isso, "fechado" não tem nada a ver, e "restrito" só tem um pouco a ver no sentido de que você não escolhe onde será o ponto de origem (ele é obrigatóriamente o teu próprio espaço).
ShinRyuu

Mensagempor Cobbi em 19 Mai 2008, 12:26

Olá,

À partir de agora, estou acompanhando esse tópico através do convite do usuário Álvaro "Nibelung" (ainda não sei qual o nick dele por aqui). Como muitos sabem, sou um dos responsáveis pelas traduções do D&D 4E e conduzo, junto com o editor da linha (o d3), um tópico á respeito desse assunto no fórum da REDE: a Casa de Vidro.

O Álvaro me alertou que esse fórum continha uma amostra diferenciada de opinião do público para nossa pesquisa de tradução. Estarei alerta às msgs e respondendo aos questionamentos conforme meu tempo livre for surgindo (como agora, na minha hora de almoço).

b.Cobbi
Cobbi

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mai 2008, 12:36

Yay! \o\

:victory:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor WillDice em 19 Mai 2008, 13:29

Isso aí, a Spell conquistando a voz e o espaço que merece!

Por mais definidos que estejam, ainda quero comentar:

Ability Scores: Valores de Atributos

Um caso claro da tradução não-literalista ser melhor. Atributo é uma palavra muito melhor para força, inteligência e outras características básicas do personagem. Não tem o que pensar!

Bloodied: Sangrando/Sangrento

Aqui só tenho medo de dar conflito com algum "bleeding" da vida...

Feywild: Agrestia das Fadas
Shadowfell: Pendor das Sombras

Tá muito feio.
Modificando um pouco as sugestões mais comuns, poderia muito bem ser Ermo Féerico e Depressão Sombria, que tal?

Healing Surge: Pulso de Cura

Surto. Por favor.

Dungeon Master's Guide: Guia do Mestre
Monster Manual: Manual dos Monstros

Gostei.
Espero que mantenham essa atitude de não seguir certas traduções clássicas da 2ª edição para nomes de livros. Se vierem com outro Livro Completo de Alguma Coisa eu ficarei decepcionado.

Ranger: Patrulheiro

*dança da vitória*

E por último, mas mais importante:
Warlord: Senhor da Guerra

DO NOT WANT!!!!

Comandante. Militarista. Qualquer coisa que quiserem. Mas isso não.

Os indefinidos:

Controller: Controlador, óbvio. Que outra opção teríamos? Manipulador?
Exploit: Minha ordem de preferência: Proeza, Façanha, Feito, Aptidão. Lembre-se que é "poder de personagens lutadores", não algo genérico como feats para merecer uma tradução genérica como Aptidão.
Lurker: Complicado, né? Infiltrador e Invasor não passam a idéia desse papel; prefiro que fiquem com Espreitador
Minion: Assecla ou Lacaio, tanto faz.
Skirmisher: Outro complicado. Tem jeito de ser Batedor não?
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor ShinRyuu em 19 Mai 2008, 13:57

E quanto aos seguintes termos, qual será a tradução? (Os termos seguem minhas sugestões.)

Minor Action: Ação Mínima
Saving Throw: Jogada de Recuperação, já que sua função não é mais de evitar efeitos, mas sim de encerrar a duração de efeitos contínuos.
Dungeoneering: Exploração, ou algum termo melhor que transmita a idéia de explorar ruínas antigas e passagens subterrâneas.
Thievery: Vi na ficha de Tira que ficou Subterfúgio. Se for ignorância minha, por favor me esclareçam, mas subterfúgio pra mim se refere a atitudes evasivas sociais (homem vs. homem), não tarefas técnicas (homem vs. mecanismo) como desarmar armadilhas e abrir fechaduras. Para furtar bolsos, até cabe, mas tenho a forte impressão de que o principal uso prático para os jogadores será contra mecanismos (ainda mais com a maior ênfase a armadilhas nos encontros). Portanto, não gostei. Não me ocorre uma tradução ideal, mas sugestões são Arrombamento, Furto e Invasão.
Arcana: Vi na ficha de Skamos que ficou Arcana. Como no original trata-se de um coletivo (assuntos arcanos/ocultos), proponho Arcanismo ou Ocultismo.

Apenas comentando, gostei das seguintes traduções:
Endurance: Tolerância.
Heal: Socorro. Um belo caso de uma tradução que não foi ao pé-da-letra mas que transmite exatamente aquilo de que se trata.
ShinRyuu

Mensagempor Cobbi em 19 Mai 2008, 14:44

Subterfúgio é uma tradução provisória. As opções para Thievery são "Ladinagem" (literal), "Ladroagem", "Roubo", "Furto" (depreciativos), "Punga", Rapinagem (significado inadequado ou insuficiente), Ladroeira, Ladroíce (descartados por desuso).

Ainda estamos aceitando sugestões. Caprichem! :aham:
b.Cobbi
Cobbi

Mensagempor Khelben Arunsun em 19 Mai 2008, 14:47

Cobbi!!!!

SEja bem-vindo, rapaz! É muito bom tê-lo aqui conosco. :aham:

Frequentei/o a Casa de Vidro vez ou outra, e sempre tive um alto apreço pela atenção e dedicação que vc tem para com todos... legal ver vc na Spell. :cool:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Kinn em 19 Mai 2008, 14:55

Vai ter alguma criatura ou referência ao nome "thug" pra ser traduzido pra capanga?

Porque, ainda mais pelo preview de hoje, quero 'Minion' pra 'Capanga' (e usarei assim em minhas mesas).
Kinn

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mai 2008, 15:28

Porque, ainda mais pelo preview de hoje, quero 'Minion' pra 'Capanga' (e usarei assim em minhas mesas).

Eu posso dizer que avisei, mas eu avisei. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Cobbi em 19 Mai 2008, 18:04

Muito grato pelas boas vindas! :victory:

Kinn escreveu:Vai ter alguma criatura ou referência ao nome "thug" pra ser traduzido pra capanga?

O único termo que poderia conflitar com thug é o minion que, assim como o thievery, por hora está traduzido como "lacaio". Entre as opções para ele temos "assecla" (adequada também), "servo", "serviçal", "subordinado" (depreciativos), "apaniguado" (descartado por desuso).

O literal para thug é "capanga" mesmo, mas a opção é "brutamontes", pois, dependendo do contexto e da função que essa função exerce nas regras, é importante deixar o sentido de subordinação exclusivo para o minion, sem confundir um com outro.

b.Cobbi

PS: Vale lembrar tb que teremos o brute, que, dependendo da função técnica não pode conflitar com thug tb.
Cobbi

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários