[Adulto]Temas Pesados

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Mirallatos em 19 Mai 2008, 15:44

Legal este tópico.

Na ultima vez que narrei em Ravenloft, os personagens jogadores investigavam o desaparecimento de crianças numa aldeia. Algo que acontecia há quase 1 século numa data específica.

No desenrolar do jogo, rola um embate moral entre os PJ e alguns NCP's. O "fazer o bem acima de tudo" foi o tema, algo bem fiolófico por sinal: e enquanto discutiam, um jantar foi servido. Os personagens comeram uma criança, que por sinal era conhecida de um deles. E acharam muito bom, pois fiz questão de ressaltar o quanto tudo estava gostoso.

Foi uma das narrativas mais dramáticas experimentei. Imaginem como ficaram os personagens (e jogadores) quando descobriram tudo.

Tinha um Paladino entre eles.
Imagem
Mirallatos

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Seth em 19 Mai 2008, 16:11

Olha, eu não sei se vai ser útil mas, enfim...

Eu coloquei algumas vezes esse gênero de temática dentro do jogo. Não é fácil, duas vezes acabou com uma boa aventura, mas não deixa de ser instigante demais. Acho que o maior problema é a ambientação do jogador, e o fato de que a interpretação não pode ser meia boca nesses cacos - deve ser muito boa.

Vejamos um caso de estupro em uma campanha de D&D. As pessoas atualmente tem horrores a essa prática, mas na Idade Média não era assim. No frigir dos ovos, muitas mulheres se levantariam, limpariam a roupa, e iam cuidar dos filhos. Chorariam, se lamentariam? É lógico, mas não era o fim do mundo. Essa é uma das barreiras, talvez a maior que deve ser transposta. Cito esse exemplo porque uma das situações que deu certo foi quando eu coloquei os pj's numa festa de um campônio, que tinha a linda filha violentada pelo barão. Eles ficaram doidos, queriam se vingar, matar o barão, até que o próprio pai os adverte que o senhor feudal estava no seu direito. E que, afinal de contas, ele cobrava muito pouco no uso do moinho...

Os valores eram distintos. Esse é o principal problema, introjetar novos valores dentro dos pj's, que são diferentes dos atuais, mas que, se tratados sem o devido cuidado, podem gerar problemas.

Em uma outra, eles são colocados como guardas de um templo, onde está acontecendo o sacrifício da esposa para aplacar o espírito do marido. Eles quase morreram depois de salvar a mulher - uma ,aga de razoável poder - que lutava contra eles. Afinal, aquele era o destino e dever dela como esposa.

É esse tipo de detalhe que pode diferenciar a própria percepção dos jogadores. O que eu fiz pra poder usar esse tipo de situação com desembaraço foi inserir, lentamente, por tentativa e erro, uma nova visão de mundo para eles. Demorou, mas valeu muito a pena em alguns casos.
Seth

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Sr. Pichu em 21 Mai 2008, 01:51

a única vez que tentei esse tipo de coisa como jogador...
o mestre interpretou errado e o resto dos jogadores executaram sumariamente a minha personagem... claro que foi só eu não aparecer em uma aventura que a PC foi executada

edit: era uma PC CB que eu fui descrevendo a "queda" dela, inclusive com pactos demoníacos em troca de mais poderes, e sim, eu continuava com o grupo apenas porquê era mais "cômodo" e sem um paladino para bipar o mal, ela ia caindo cada vez mais, até que o mestre entendeu errado um dos rituais, fez a PC executar tal ritual no pior lugar possível com todo mundo vendo, e o grupo caiu de pau em cima dela, sem direito à explicações ou considerações dela "ter sido parte do grupo"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Youkai X em 21 Mai 2008, 02:05

Não sei porque, mas os PCs destru[írem uma PC só por demonstrar alguns atos de crueldade epara depois saqueeá-lo e dizer "vamos linchar" e matar como se fosse uma barata e depois saquear tudo com a desculpa "ele não vai usar mesmo" me parece algo bem hipócrita. Não estou dizendo que a tua mesa fez isso contra tu, Pichu, mas aproveitie a deixa pra falar sobre isso, de grupos que não notam, mas que agem como vilões bem estranhos e sem sentido, que apenas querem destruir quem dicordar deles ou quem atrapalhar seus lucros.
Youkai X

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Mirallatos em 21 Mai 2008, 10:06

Típico de personagens benignos que provam ao mundo pelo que vieram: matar.

Nada de tentar reverter o processo.
Imagem
Mirallatos

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor kimble em 21 Mai 2008, 11:37

Típico de personagens DE QUALQUER ALINHAMENTO que provam ao mundo pelo que vieram: matar.

Se você é personagem de rpg, é esperado que você cause uma certa destruição. Violência é a resposta pra maioria dos problemas.
E o tempo de vida de um NPC durante a sessão é inversamente proporcional a quantidade de esforço que o Mestre teve ao criar ele.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Sr. Pichu em 21 Mai 2008, 12:16

na verdade, por causa dos rituais a minha personagem teve acesso à uma ressurreição como demônio, e depois me confrontei com grupo e deixei a moral deles meio abalada com um "qual a diferença entre eu consumir a carne de mortais maus e vocês consumirem a carne de outros animais?(na verdade era a alma, mas ninguém sabia disso) Pelo simples fato de eu servir à outro "modo de vida" é suficiente para que vocês esqueçam antigas amizades e matem? Até onde eu me recorde isso é traição, meus atos não os prejudicaram nem à missão, que inclusive é interesse de meus mestres que ela seja completada com êxito"
na campanha nós estávamos contra aberrações, e até os seres do abismo não queriam uma invasão em larga escala desses seres no plano material principal.

com relutância o grupo foi refeito, mas foi engraçado ter um paladino ao meu lado
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Gun_Hazard em 21 Mai 2008, 16:05

kimble escreveu:E o tempo de vida de um NPC durante a sessão é inversamente proporcional a quantidade de esforço que o Mestre teve ao criar ele.

Que coisa não?

Por isso meus NPCs são sempre mais fracos combativamente que os jogadores.

Todos os jogadores sabem que podem matá-los com uma luta justa...

(E quem disse que eu jogo limpo?)
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor kimble em 21 Mai 2008, 16:39

Que coisa não?

Você percebeu que eu estava brincando, certo?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Gun_Hazard em 21 Mai 2008, 16:52

Lógico que sim!

o meu post também, foi até certo ponto, mas meu senso de humor é muito fraquinho...

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Myako Lumine em 21 Mai 2008, 17:16

Bem, acho que, em primeiro lugar, você tem que conhecer os jogadores.

Não para colocar as situações, mas para saber COMO colocá-las. Já usei desde coisas nojentas até pedofilia. E nunca tive problemas.

1 - Eu não os usava com frequência. Jogava alguns casos isolados pra mostrar que, apesar de ser um jogo de fantasia, as "atrocidades" nem sempre eram por um vilão ou por monstros, mas, também, por cidadãos comuns.

2 - Eu preparava as descrições de acordo com os jogadores. Com jogadores antigos, fortes - por assim dizer -, eu enchia de descrições. Da forma sádica e cruel que NPC X sorria até os gritos agudos, cheios de dor, que eram sufocados pelas lágrimas.

3 - Contexto. Eu acho que demorava mais tempo preparando toda a história, intrigas e etca que envolviam os atos horrendos do que os atos em si. Isso dá profundidade, quando bem feito. Os personagens devem entender os motivos que levaram os NPCs a cometerem tais atos, mesmo que não os aceitem. Como o Seth disse bem, os valores eram bem diferentes do que são agora.

Espero ter ajudado.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Myako Lumine

Twitter: @myako

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Dinobot em 23 Mai 2008, 21:31

Olha, já a algum tempo eu tenho inscrito aventuras de CSI no EIRPG, e geralmente acabo tendo audiencia. E como é CSI, eu elaboro os casos com muito cuidado e com precisão milimétrica.

Nunca tive muito problema pra mestrar aventuras com clima pesado. Modulo a voz num tom mais grave, capricho nas descrições, e tudo rola em paz. Mas não dá pra ser com qualquer um, você tem que sentir muito bem o grupo, pra ver se ele aguenta. Algumas pessoas não conseguem aguentar um clima pesado, enquanto pra outros isso acaba sendo relaxante. Sempre é uma questão de idade e cabeça e tempo de jogo. E isso não tem como colocar em tabela, tem que sentir um pouco...
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Chaotic_neutral em 24 Mai 2008, 06:24

Com o pessoal que jogo não existe restrições. A gente deixa cada um libertar seu lado excentrico e insano.

Tem um com tendencias pedófilas e por diversas vezes ele demonstrou isso. O clima tende a ser mais de humor do que pesado sobre esses assuntos. As vezes a coisa fica mais séria mas em geral, tanto faz. Já ocorreu Estupro,Canibalismo,Tortura,Pedofilia e outras bizarrices mais.

Particularmente eu me "excito" mais com jogos onde essas cenas pesadas acontecem. Da mais emoção e dúvidas sobre o caso, ao meu ver. Não é atoa que a ambientação/modo de jogo que prefiro jogar é o Horror pois consegue criar um suspense, um clima mórbido e angustiantecom mais facilidade e frequência fazendo prender a minha atenção.
Conteúdo Adulto. :)

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Chaotic_neutral

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Deicide em 24 Mai 2008, 08:07

Isso me faz lembrar o RPG Trevas do Del Débbio (pelo menos na versão original, em formato revista), em que você ganhava pontos por vender sua alma ao diabo ou por ser um canibal ou assassino serial.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[Adulto]Temas Pesados

Mensagempor Gun_Hazard em 26 Mai 2008, 13:08

Chaotic_neutral escreveu:Com o pessoal que jogo não existe restrições. A gente deixa cada um libertar seu lado excentrico e insano.

Tem um com tendencias pedófilas e por diversas vezes ele demonstrou isso. O clima tende a ser mais de humor do que pesado sobre esses assuntos. As vezes a coisa fica mais séria mas em geral, tanto faz. Já ocorreu Estupro,Canibalismo,Tortura,Pedofilia e outras bizarrices mais.

Particularmente eu me "excito" mais com jogos onde essas cenas pesadas acontecem. Da mais emoção e dúvidas sobre o caso, ao meu ver. Não é atoa que a ambientação/modo de jogo que prefiro jogar é o Horror pois consegue criar um suspense, um clima mórbido e angustiantecom mais facilidade e frequência fazendo prender a minha atenção.

Este tipo de Ação eu Desaconselho totalmente:

Por quê?

Não é qualquer um que consegue separar o real do Ficticio e mexer com o lado negro do ser humano através do RPG pode ser excitante mas cedo ou tarde isso pode não ser mais suficiente para saciar o fulano, então ele pode partir para novas buscas,,,

E Logo logo teremos mais uma manchete sobre RPG na Rede Record,,,

Por mais que alguns Cegos tentem negar o RPG é potencialmente perigoso (Sim tanto quanto uma música, ou um livro, ou um filme, mas não deixa de ser perigoso).

Nestas horas é bom conhecer bem todos os seus companheiros de Mesa "ANTES" de abordar temas pesados.

Se algum deles tiver algum Leve disturbio mental só deixe ele jogar joguinhos inocentes tipo TOON ou Tormenta,,,

- Voce se Veste de preto o tempo todo inclusive usa casaco preto, de dia, no auge do verão?

- Voce Emite sons cacofônicos ou gruturais impronunciaveis durante uma conversa normal?

- Quanto esta conversando com alguém voce pede um minutinho para ouvir o seu outro amigo que anda junto com voce (Que por incrivel que pareça a outra pessoa sempre ignora ou jura que não está vendo)?

- Voce tem "vida social" fora do trabalho ou escola? Ou quando voce sai na rua da sua casa ninguém sabe quem voce é?

- Voce não mantem conversa com nenhum outro ser humano de gênero diferente do seu a não ser sua mãe?

- Voce tem algum tipo de bichinho de estimação exótico tipo uma Cobra, Tarântula ou um Struble?

- Voce não atende o telefone nem mesmo na sua casa para que "eles" não saibam onde voce está?

- A Luz do seu quarto fica sempre acesa (Pelo menos um abajurzino)?

- Tem Tendências Suicidas?

- Tem Tendências Sexuais desregradas (Necrofilia, Zoofilia, Pedofilia, Etc...)?

Se a resposta para mais de três perguntas for sim,,,

NÃO JOGUE RPG!!

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias