[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Bini em 18 Mai 2008, 23:43

Arcoforte, Tirocerto... creio que são apenas formas de nacionalizar os nomes.

Existe o sobrenome Tirocerto no Brasil... assim como milhões de outros sobrenomes e nomes ridiculos. Eu não colocaria tais nomes em meus NPCs, mas se estão aí.. grande coisa. (Todos os cenários tem pelo menos um nome nesse estilo).

Claro que o soar de Strongbow e Tirocerto fica bem diferente.. mas colocando em ponto de vista da lingua.. os 2 nomes são ridiculos na mesma forma de serem criados. Pois para eles Strongbow é Arcoforte.. aiuhaiuhiua (se bem que tem gente que gosta de nome com significado obvio). Existem muitos sobrenomes ligados a animais e etc.., mas se estudarmos o passado dasfamilias que os geraram, veremos que existem muitos porquês. Silva (vem de selva), Carneiro/Cordeiro (familias de judeus)... etc..

Talvez Strongbow e Tirocerto também tenham suas explicações (não conheço a história dos personagens).

cya
"Buscar a perfeição é a tolice de muitos, amá-la é a escolha de poucos, ser percebido por ela é a realização de um!"
Bini

Mensagempor Deicide em 19 Mai 2008, 08:45

A questão é que inglês e português são bem diferentes.

No inglês, é coisa normal juntar palavras para se obter um novo significado. Você pode misturar prefixos, sufixos, palavras, verbos e juntar tudo para formar algo novo e muito descritivo.

Por exemplo, digamos que você quer dizer em inglês que um demônio tem uma força descomunal. Você pode dizer "Godless strength" (algo como "força que não vem de Deus") para tornar isso mais "poético". No português não tem essas opções, você precisa buscar uma palavra que traga o significado, e isso nem sempre é possível. Juntar palavras em português em geral também exige o hífen (mas com a mudança recente na língua, não tenho certeza como está funcionando agora). No caso da "godless strength", poderia-se usar "força profana", mas nem sempre a solução é tão fácil.

Por isso, quando no inglês juntam nomes para fazer "Sureshot" ou "Strongbow" e ficar aceitável para quem conhece a língua (pois é uma coisa normal...), em português o "Tirocerto" ou "Arcoforte" soam meio... estranhos, porque não é tão usual.

Se bem que o problema de Tina Tirocerto é a repetição da letra "t" e da sílaba inicial "Ti" (isso é aliteração, certo?). Essa sonoridade ficou muito ruim.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Madrüga em 19 Mai 2008, 09:49

Deicide escreveu:Se bem que o problema de Tina Tirocerto é a repetição da letra "t" e da sílaba inicial "Ti" (isso é aliteração, certo?). Essa sonoridade ficou muito ruim.

Aposto que foi criada por eles acharem que era muito bom.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Mai 2008, 10:15

Deicide escreveu:
Sr. Pichu escreveu:bah, eu achava legal os diferente tipos de testes serem rolados de modos diferentes

Legal, ou é o filtro de nostalgia falando?

Sei lá, me parece bizarro um sistema em que tem coisas do tipo:
Teste de Perícias: Role 1d20 e precisa sair um resultado menor que a habilidade relevante
Testes de Ataque: Role 1d20, precisa sair um resultado maior do que seu Thac0 - CA do oponente.
Teste de Resistência: Role 1d20 precisa sair maior que o valor indicado na tabela
Atributos: Quanto maior, melhor, máximo 18. Exceto se for Força, aí tem a Força 18/01-00.
CA: Quanto menor, melhor.
Thac0: Quanto menor, melhor.
Chances de Perícia de Ladino: Quanto maior, melhor, varia por dezenas.

Parece-me um sistema esquizofrênico...

dei uma editadinha numas coisinhas
anyway, não não, eu realmente acha legal, ainda mais que com a CA negativa, tinha-se um limite, a -10, e não as CAs estratosféricas que nem precisa de combo, alguns bixos já as têm naturalmente.

mas anyway, não é que eu ache melhor, eu achava mais legal, embora eu deva concordar que a padronização agilizou tudo...
falando da frase do fanboy da sua assinatura, Kimble, por increça que parível, no LdJ e LdM, eles encorajam os jogadores e Mestres a criarem novas coisas, como "manobras" de combate e etc..., e meio que fixam a dificuldade em -1 para as mais "triviais", -2 para as medianas e -4 para as mais difíceis...
Isso é que é NÂO LER OS LIVROS!
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor AKImeru em 19 Mai 2008, 10:18

Existe o sobrenome Tirocerto no Brasil

Mas a questão é existir ou não, a questão é ser toscamente engraçado ou não.

Todos os cenários tem pelo menos um nome nesse estilo

Wow você realmente vai usar o argumento "Todos os cenários tem essa falha X, por isso Tormenta pode cometer rotineiramente essa falha X e está tudo bem"? Porque Tina Tirocerteiro(TINA TIROCERTEIRO) não é a única NPC que sofre disso.

Claro que o soar de Strongbow e Tirocerto fica bem diferente.. mas colocando em ponto de vista da lingua.. os 2 nomes são ridiculos na mesma forma de serem criados.

Nunca disse que não eram ambos estupidos. Eles são sim, idiotas.

Talvez Strongbow e Tirocerto também tenham suas explicações (não conheço a história dos personagens).

E isso não significa nada quando o seu nome é ridiculo e engraçado ao mesmo tempo.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mai 2008, 10:25

Mas Strongbow não é um nome que foi dado? Pelo que parece, a muié é "Tina Tirocerteiro" desde o nascimento...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Fëanor em 19 Mai 2008, 10:46

Se bem que o problema de Tina Tirocerto é a repetição da letra "t" e da sílaba inicial "Ti" (isso é aliteração, certo?). Essa sonoridade ficou muito ruim.

É verdade.
E o mais tosco é que não é nem Tirocerto. É Tirocerteiro.
Se fosse Tirocerto seria menos horrivel.

Mas Strongbow não é um nome que foi dado? Pelo que parece, a muié é "Tina Tirocerteiro" desde o nascimento...

Era o que eu ia dizer.
Não sei a história da Tina Tirocerteiro, mas quanto ao Beleg:

Beleg's name is said to mean 'might'. He is further known as Beleg Cúthalion, or Beleg Strongbow. This nickname Cúthalion meaning "Strongbow" was bestowed for his skill as an archer.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Otherwise em 19 Mai 2008, 15:10

Deicide escreveu:Se bem que o problema de Tina Tirocerto é a repetição da letra "t" e da sílaba inicial "Ti" (isso é aliteração, certo?). Essa sonoridade ficou muito ruim.

Deicide,
Acho que eles usaram a técnica do Stan Lee (confirmada por ele) de dar ao nome e ao sobrenome a mesma letra inicial para facilitar a lembrança. Peter Parker, Bruce Banner, Matt Murdock são alguns exemplos.

Mas a minha comparação para por aqui. Seria heresia comparar Tina Tirocerto com qualquer personagem do velho Lee. Ou pior, comparar o Cassarola com o Stan Lee hehehe...
Otherwise

Mensagempor Deicide em 19 Mai 2008, 15:27

Eu sei, é uma técnica "clássica" essa de aliterar os nomes, usada muito antes de Stan Lee (basta olhar os usos em personagens da década de 40 da DC). Mas a sonoridade de Tina Tirocerto é horrível.

E Peter Parker, Bruce Banner, Matt Murdock, Scott Summers, Reed Richards, Sue Storm, Clark Kent, Lois Lane ou Lana Lang soam mais como nomes reais.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Otherwise em 19 Mai 2008, 15:32

Imagine Sue Tempestade, Peter Estacionador, Scott Verões.... Nada muito diferente de gente com nome de árvore, como Pereira, Oliveira... rsrs

Mas concordo plenamente com você. A sonoridade de Tina Tirocerto é péssima. Mas ora, bolas! É Tormenta. Sonoridade nos nomes é o pior dos problemas.
Otherwise

Mensagempor Agnelo em 19 Mai 2008, 15:34

Deicide escreveu:Eu sei, é uma técnica "clássica" essa de aliterar os nomes, usada muito antes de Stan Lee (basta olhar os usos em personagens da década de 40 da DC). Mas a sonoridade de Tina Tirocerto é horrível.

E Peter Parker, Bruce Banner, Matt Murdock, Scott Summers, Reed Richards, Sue Storm, Clark Kent, Lois Lane ou Lana Lang soam mais como nomes reais.

O nome de civil do meu filho é Pedro Prux, não tinha como fugir disso :b

Se o nome da menina fosse Tirocerto só soaria mau, mas tirocerteiro é horrível
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Deicide em 19 Mai 2008, 18:01

Otherwise escreveu:Imagine Sue Tempestade, Peter Estacionador, Scott Verões.... Nada muito diferente de gente com nome de árvore, como Pereira, Oliveira... rsrs

Mas concordo plenamente com você. A sonoridade de Tina Tirocerto é péssima. Mas ora, bolas! É Tormenta. Sonoridade nos nomes é o pior dos problemas.

Não tente traduzir sobrenomes assim. Cada povo tem suas tradições de sobrenomes. No nosso caso, temos nomes de plantas (Moreira, Pereira, Oliveira, Matos) ou de linhagem (sobrenomes com sufixo "-es" significam "filho de", igual no alemão ou no inglês tem o "-son". Então, "Fernandes" é "filho de Fernando", por exemplo).

No inglês, sobrenomes como Storm, Parker, Summers, etc. são comuns. No passado, eles também tinham a tendência de dar sobrenomes de acordo com a profissão da família, então hoje em dia há sobrenomes como "Smith" (forjador ou metalúrgico), "Goldsmith" (ourives), "Baker" (padeiro), etc.

Deicide

Mensagempor Lady Draconnasti em 20 Mai 2008, 00:54

Se o nome da menina fosse Tirocerto só soaria mau, mas tirocerteiro é horrível

De qualquer modo, não deixa de ser nome de pistoleira (com duplo sentido SIM)
Lady Draconnasti

Mensagempor Mirallatos em 20 Mai 2008, 09:41

Pelamordedeus, deixem o nome em paz.

E sendo sincero, essa coisa de sonoridade nada mais é que cultural ao meu ver: estamos habituados, desde a infância, a associar nomes estrangeiros com as coisas que mais gostamos: músicas, filmes, heróis, etc...
Obviamente que a balança vai pender pra esse lado na hora de "avaliar a sonoridade".

Se a Russia tivesse prevalecido como nação mais forte no processo de globalização, tava todo mundo achando bonitinho a sonoridade de Vronsky, Kuznetsova... :roll:
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Madrüga em 20 Mai 2008, 10:10

Discordo. Ainda mais porque 90% das pessoas sequer conseguem pronunciar esses nomes.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários