[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Nibelung em 20 Mai 2008, 00:33

Fëanor escreveu:
Que tal então Atingir o Sétimo Sentido?

O sétimo sentido eu ainda não vi, mas o Douglas quanse conseguiu o sétimo post seguido.

Bom, desde a RedeRPG ele vem dizendo que considera mais fácil responder a cada pergunta em uma resposta separada (costume de lista de discussões). Considerando que ele não acessa diariamente, e só vai responder a um tópico, eu não vejo problemas. Vejamos se o Eltor tem a mesma opinião. :twisted:
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Mai 2008, 00:49

Douglas3 escreveu:Moderador.

Alguma chance de eu abrir um tópico novo, que seria fixo, mas com outro nome que não esse atual?

Não me importa a seção em que ele estará; apenas gostaria que ele fosse fixo, facilitando meu acesso e mostrando aos usuários que existe um tópico para falar diretamente com os responsáveis sobre a tradução e a 4ª Edição de D&D.

Douglas Ricardo Guimarães
D3

MODERAÇÃO: Este tópico já está fixo, ele apenas não está separado na seção de anúncios, acima dos outros, porque aqui - embora pareça contra-intuitivo - ele chama mais atenção. Mas se você preferir criar um tópico novo com outro nome, fique à vontade.

Também não há problema em responder uma questão por post, pra facilitar a organização.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor ShinRyuu em 20 Mai 2008, 01:01

Douglas3 escreveu:Difícil. Pulso remete à corrente sangüínea e a uma "medição" de saúde, logo está bem relacionado com "Cura".

Além disso, teremos outros tipos de Surge, como battle surge e victorious surge — não acho adequado os personagens surtando em batalha ou surtando pela vitória (Surto de Batalha e Surto Vitorioso). Mas acho digerível que os guerreiros sintam o Pulso da Batalha e o Pulso da Vitória.

Entendo. Mas Battle Surge e Victorious Surge envolvem Healing Surges, ou é apenas uma coincidência quanto ao termo? Se não envolvem, poderia ser feita uma tradução diferenciada, como Ímpeto de Batalha, Ímpeto Vitorioso e Surto de Cura. E se envolvem, Ímpeto de Cura não me parece pior do que Pulso de Cura...

Eu tou vendo que a 4e vai ser um pesadelo pros tradutores, com um monte de versões dos "mesmos" monstros, cada um com seus próprios poderes...
ShinRyuu

Mensagempor Nibelung em 20 Mai 2008, 01:21

Douglas3 escreveu:
Tabris escreveu:Skirmisher na minha opinião deve ser batedor mesmo. Escaramuceiro é complicado d+, guerilla é um termo moderno e guerreiro fica ambíguo.

Certo. Então preciso de uma opção para Scout.

D3

Segundo o Michaelis, scout pode ser traduzido como batedor, espião ou observador. Espião tem o risco alto de vir um Spy pro futuro. Observador eu torço pra ser a tradução de Beholder (seguindo uma tradução feita no desenho Caverna do Dragão). Então só "sobra" Batedor mesmo.

Por outro lado, pra skirmisher o mesmo dicionário mostra o Escaramuçador (que pra mim é sinônimo de Escarmuceiro), mas eu acho que o som combina mais com o resto dos papéis (Controlador, Defensor, Agressor... e Escaramuçador). Nem o tão "aclamado" Guerrilheiro tem uma fonética que combina assim com os outros papéis.

Editado: Shinryuu, como diabos tu foi lembrar de ímpeto? Gostei da palavra, mas acho que teria que ver a mecânica das outras "manobras" pra ver se encaixa.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Bahamute em 20 Mai 2008, 01:48

Não li todo o tópico, então não sei se isso foi discutido, decidido, etc.

Mas só gostaria de dar meu parecer quanto a uma coisa:

Vi na pagina anterior uma menção a classe Warrior (Combatente) e Fighter (Guerreiro).

Na minha opinião, como já disse em outro topico aqui na sessão d20, acredito que a Devir deveria manter as traduções dessas classes como estão, pois fica muito mais sonora na nossa lingua, e remete muito mais as funções da classe, uma vez que lutador em português remeteria mais a um combatente marcial do que um mestre versado nas artes do combate militar e diversificado.

Não gostaria que o nome do guerreiro fosse alterado para lutador. Tiraria o brilho da classe, ao meu ver...
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Tabris em 20 Mai 2008, 04:25

Nesse caso acho que o melhor para skirmisher acaba sendo o escamuceiro (ou similar), espreitador ou algo parecido. Acho que qualquer coisa referente a tropas leves com grande mobilidade ou a emboscadas/ataques relâmpagos funcionaria bem.

Lembrando novamente que o termo guerilla que foi usado pela primeira vez no seculo 19, creio que ele só veio a ganhar popularidade no seculo 20 com as varias revoluções comunistas e os livros "On Guerrilla Warfare" de Mao Tse-tung e Guerra de Guerrilha de Che Guevara.

Sendo assim eu acho que traduzir skirmisher como guerrilheiro soaria meio anacrônico, principalmente para que só conhece o termo por causa dos grupos de esquerda.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Kinn em 20 Mai 2008, 09:07

Mas brute é bruto mesmo não tem como confundir.

Lacaio é um tipo de servo como minion é, mas é servo, serviçal, não necessariamente de combate, enquanto capanga já dá esta idéia, o ideal pra função do minion no 4E.
Kinn

Mensagempor Madrüga em 20 Mai 2008, 10:32

Tabris escreveu:Lembrando novamente que o termo guerilla que foi usado pela primeira vez no seculo 19, creio que ele só veio a ganhar popularidade no seculo 20 com as varias revoluções comunistas e os livros "On Guerrilla Warfare" de Mao Tse-tung e Guerra de Guerrilha de Che Guevara.

Sendo assim eu acho que traduzir skirmisher como guerrilheiro soaria meio anacrônico, principalmente para que só conhece o termo por causa dos grupos de esquerda.

Bobagem. Se fosse assim, teríamos de pensar que "druida" se refere a religiões celtas, "paladino" se refere a cavaleiros de Carlos Magno (sendo que o termo remonta a Roma, com Constantino), "bardos" eram uma casta de poetas bretões (seria como o termo "aedo" se referindo a recitadores gregos), "marshal" seria um guardador de estábulos...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Mai 2008, 10:45

Independente da etimologia, hoje em dia o termo "guerrilha" realmente me parece trazer à mente muito mais prontamente a idéia de organizações militares de esquerda, do que a de táticas de combate "hit and run". Escaramuçador/escaramuceiro me soa mais apropriado.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor ShinRyuu em 20 Mai 2008, 10:49

Se fosse assim, teríamos de pensar que "druida" se refere a religiões celtas, "paladino" se refere a cavaleiros de Carlos Magno (sendo que o termo remonta a Roma, com Constantino), "bardos" eram uma casta de poetas bretões (seria como o termo "aedo" se referindo a recitadores gregos)

Mas convenhamos que todos esses são da era medieval ou anteriores, então o "feeling" histórico se preserva. E discordo de usar paladino como mau exemplo, pois a essência se mantém: cavaleiros nobres e honrados, relacionados à igreja. Acho que só muda qual deus os paladinos de D&D servem e que estes de fato operam milagres.
ShinRyuu

Mensagempor Frost em 20 Mai 2008, 12:42

Finalmente terminei de ler o tópico e tenho algumas obersavações:

Skirmisher na minha opinião deve ser batedor mesmo. Escaramuceiro é complicado d+, guerilla é um termo moderno e guerreiro fica ambíguo.

Certo. Então preciso de uma opção para Scout.

Skirmisher como batedor, bom, eu creio que esse termo fique melhor com o scout mesmo:
adj. e s. m.,
que, aquele ou aquilo que bate;

o que levanta a caça;

soldado explorador que vai na vanguarda do exército;

soldado ou criado, fardado e montado que precede a carruagem de pessoas reais;

batedeira;

Também procurei a palavra "Explorador", que, embora eu não creia que fique bem como nome de uma classe, tem uma definição interessante:
do Lat. exploratore

adj. e s. m.,
que ou aquele que explora;

fig.,
especulador;

que ou aquele que desfruta do dinheiro alheio;

que ou aquele que sabe enganar;

aventureiro;

soldado que precede os restantes para vigiar ou informar das actividades do inimigo.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor Kinn em 20 Mai 2008, 13:36

Bom, como é provável que algo ou alguma coisa use o termo scout (e ele serve melhor pra batedor) skirmisher por sobrar, cai em escaramuçador.

Eu acho o nome de uma sonoridade horrível. Mas é preciso e traduz bem o conceito. Então eu fico com ele.
Kinn

Mensagempor ShinRyuu em 20 Mai 2008, 14:15

Lacaio é um tipo de servo como minion é, mas é servo, serviçal, não necessariamente de combate, enquanto capanga já dá esta idéia, o ideal pra função do minion no 4E.

Acho que vale enfatizar que o propósito do termo "minion" no jogo não é de servir a ninguém, mas sim de ser bucha de canhão. A relação do minion com os outros monstros do encontro pode ser qualquer uma, inclusive nenhuma (eles simplesmente por acaso estavam ou surgiram no mesmo ambiente), além de que você pode ter um encontro só com minions (nesse caso, a quem eles servem? ninguém...). Se 4 minions = 1 monstro e o combate típico tem 5 monstros, você pode ter um encontro composto completamente por 20 minions, ou até mais, se reduzir o nível relativo aos PJs. A idéia do minion é mais de "figurante" do que de "lacaio", na minha opinião. (Mas não estou propondo "figurante" como tradução, não, hein!)

Eu acho o nome de uma sonoridade horrível. Mas é preciso e traduz bem o conceito. Então eu fico com ele.

Eu concordo, e ainda tem a seguinte questão: dentro do jogo, você pode até se apresentar como bruxo ou como eladrin, e até se referir a uma técnica como Maré de Ferro, mas não imagino que alguém vá olhar pra um monstro e dizer "aquele é escaramuçeiro, o outro controlador, e este aqui é soldado". Esses termos têm função de metajogo, de descrever algo do jogo mecanicamente. Da mesma forma que os personagens não vão falar em Classe de Armadura e Pontos de Vida. Jogadores experientes podem até deduzir, em off, o papel dos monstros, mas o nome dos papéis não é pra ser dramático nem impressionante, é pra descrever a função da melhor forma possível. E são da alçada do DM. Se os jogadores se meterem nisso, é por ousadia. Não é um termo que eu acho que deva ser usado frequentemente na mesa, mas sim pelo DM solitário ao construir a aventura. Então, fico com "escaramuçeiro" mesmo.
ShinRyuu

Mensagempor Tabris em 20 Mai 2008, 19:06

Seu_Madruga escreveu:
Tabris escreveu:Lembrando novamente que o termo guerilla que foi usado pela primeira vez no seculo 19, creio que ele só veio a ganhar popularidade no seculo 20 com as varias revoluções comunistas e os livros "On Guerrilla Warfare" de Mao Tse-tung e Guerra de Guerrilha de Che Guevara.

Bobagem. Se fosse assim, teríamos de pensar que "druida" se refere a religiões celtas, "paladino" se refere a cavaleiros de Carlos Magno (sendo que o termo remonta a Roma, com Constantino), "bardos" eram uma casta de poetas bretões (seria como o termo "aedo" se referindo a recitadores gregos), "marshal" seria um guardador de estábulos...

Exatamente como eu disse. Esses nomes invocam as idéias certas, que são as mesmas dos termos originais em inglês. Guerilla invoca uma idéia totalmente diferente e errada.
Imagem
Imagem
Tabris

Mensagempor Cobbi em 21 Mai 2008, 13:33

Acho que vale enfatizar que o propósito do termo "minion" no jogo não é de servir a ninguém, mas sim de ser bucha de canhão.

Pefeito.

A idéia do minion é mais de "figurante" do que de "lacaio", na minha opinião. (Mas não estou propondo "figurante" como tradução, não, hein!)

Então, qual a sua sugestão (ou preferência)?

b.Cobbi
Cobbi

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários