Aprendendo magias mais poderosas

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Nibelung em 24 Mai 2008, 17:12

Eu fiz uma busca no SRD, e não encontrei nada que proibisse isso, então vou perguntar pra ver se alguém sabe.

É possível copiar para o seu grimório magias de níveis que você ainda não pode preparar? Por exemplo, um mago de 5° nível que ache um pergaminho de Pele Rochosa, passe nos testes relevantes, e gaste o dinheiro necessário, poderia copiá-lo diretamente pro seu grimório, mesmo sem ter a capacidade de conjurá-lo até o 7° nível?
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Mai 2008, 17:30

Eu fazia isso no Temple of Elemental Evil, para PC, e não havia problemas...

Mas para PnP, não posso dar certeza...
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Nibelung em 25 Mai 2008, 02:15

O motivo da pergunta é justamente porque eu fiz a mesma coisa no DDO acidentalmente. Aí fiquei na dúvida se era um bug do jogo, ou se realmente a regra permite. Bom, reli o capítulo de magia todinho, e não vi nenhuma restrição. Se for o caso, isso me dá mais algumas cartas na manga quando for jogar de mago... :roll:
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor Gehenna em 25 Mai 2008, 12:48

Não vejo porque não.
O mago não tem poder para lançar a magia, mas se ele a compreendeu, pq não poderia transcrevê-la para seu grimório? Totalmente aceitável. Futuramente será uma vantagem pra ele, apesar de ser uma desvantagem no presente (se desfazendo de um pergaminho q ele ainda não pode reproduzir).
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor ShinRyuu em 25 Mai 2008, 15:31

Um jogador meu levantou essa questão uma vez, e também não encontrei restrição. Mas impus a minha: pra mim, um mago que não é capaz de lançar a magia tampouco é capaz de aprendê-la. Tudo bem que ele pode ativar pergaminhos de nível mais alto, mas nesse caso alguém já preparou a magia e ele só tem que liberá-la com gestos e palavras. Aprender uma magia, pra mim, é sinônimo de poder lançá-la.
ShinRyuu

Mensagempor Nibelung em 25 Mai 2008, 16:18

Gehenna escreveu:Não vejo porque não.
O mago não tem poder para lançar a magia, mas se ele a compreendeu, pq não poderia transcrevê-la para seu grimório? Totalmente aceitável. Futuramente será uma vantagem pra ele, apesar de ser uma desvantagem no presente (se desfazendo de um pergaminho q ele ainda não pode reproduzir).

Não é essa a vantagem que eu vi na regra permitindo isso. A vantagem que eu vi foi um uso imeditado pra aprender magias de magos NPCs de nível mais alto que forem derrotados. Um grupo de 8° nível que derrote um mago de 12° tem um grimório poderoso em mãos, e antes eu pensava que o mago teria que "guardar" o grimório enquanto ele não tivesse nível pra transcrever as magias.

Usar um pergaminho pra aprender magias dessa forma é desperdício de recursos.
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Sr. Pichu em 25 Mai 2008, 22:22

desperdício de recursos dependendo do ponto de vista, afinal o próprio mago vai poder escrever mais pergaminhos depois :p

mas desde AD&D que os magos não tinham limite no nível da magia aprendida, tanto que era perfeitamente comum um mago de 1º nível com um grimório com maigas de até 3º círculo, copiadas de seu mestre, bom... pelo menos nas campanhas onde eu joguei XD

e pelo menos eu preferia esse sistema do que o "a cada nível o mago aprende duas magias", sim claro, o mago está sempre estudando e nada mais natural que ele "descubra" as magias novas, mas eu peço pelo menos de um a dois dias de estudo para o aprendizado de cada magia XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Voltar para Sistemas e Cenários