[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Douglas3 em 27 Mai 2008, 19:44

Kelsinko escreveu:E quanto a Lurker, Stalker e Infiltrator? Alguma posição?


Lurker será Espreitador porque surge com mais freqüência.

Stalker será Sondador (aquele que sonda). Ningúem vai gostar, mas a palavra existe, é um sinônimo para espreitador e difere o suficiente de observador. Além disso, aparece com menos freqüência.

Infiltrator será Infiltrador. Não teremos Invader.

D3
Avatar do usuário
Douglas3
 
Mensagens: 75
Registrado em: 17 Mai 2008, 03:38

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Douglas3 em 27 Mai 2008, 19:54

Kinn escreveu:Mas deve ter mais coisa... só lembrando que uma parcela do povo da spell é plenamente proficiente no inglês (incusive, alguns bilíngües) é bem útil que outros termos venham parar aqui pra por em discussão para não haver mais queixas como:

sunder = separar? (quebrar?)
trip = imobilizar? (derrubar?) e pin?


Há mais termos para discutir. Eles virão a público conforme a necessidade.

Sobre Sunder, foi uma escolha ruim (assim como Trêmulo Obscuro para Shimmergloom e Maranheterna para Everlund). Eu errei, reconheci e não vou cometer o mesmo erro na nova edição. Não que isso importe para vocês.

Sobre trip/derrubar/pinned, os primeiros livros de regras básicas não eram tão exatos quanto se pensa hoje; era um novo sistema, absolutamente distinto de AD&D. Consertamos dezenas (senão mais) termos equivocados ou inexatos da edição anterior (como Categoria de Armadura, nomes de armas, perícias), aproximamos as traduções daquilo que os jogadores queriam (mísseis mágicos, nomes de criaturas, lista de magias, monstros e itens mágicos em ordem alfabética, índice remissivo), mas deixamos passar alguns detalhes, como Trip e a tradução dos Ataques de Oportunidade.

Não acerto sempre. Não erro sempre. Estou aqui (e na REDE) ouvindo o público para melhorar o trabalho e a qualidade dos livros. São as ferramentas que tenho. E não gosto de fóruns.


No final é uma questão de opinião.

D3
DKDC
Avatar do usuário
Douglas3
 
Mensagens: 75
Registrado em: 17 Mai 2008, 03:38

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Luminus em 27 Mai 2008, 19:56

Stalker = caçador, não seria melhor?

E, entre Senhor da Guerra e Militarista, acho que nem tem polêmica: escolhemos o mal menor

MILITARISTA

D3, eu até me importo com a sua opinião, o problema é que eu não a vejo tantas vezes aqui na Spell...

E!
Luminus
 
Mensagens: 1414
Registrado em: 05 Nov 2007, 16:26
Localização: Belo Horizonte MG

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor ShinRyuu em 27 Mai 2008, 22:09

Na minha opinião (que não significa pone para vocês) essa classe deveria se chamar militarista. Ninguém gostou. Aliás, aqui na Spell parece que só desgostam do Senhor da Guerra por causa da opinião do Telles e da briga que isso gerou na REDE.


Só pra constar, eu sou a favor de Militarista. Prefiro Comandante, mas qualquer das duas opções acho melhor do que Senhor da Guerra. O fato é que não existe um termo perfeito que não soe estranho (como o obscuro Caudilho).
Avatar do usuário
ShinRyuu
 
Mensagens: 1185
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:10
Localização: Salvador

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Kinn em 27 Mai 2008, 22:34

Prefiro Comandante, mas Militarista já deixa meus ouvidos mais tranqüilos.
É importante esse feedback com o público :aham: Traz um retorno inimaginável.

Nunca será perfeito (pois nada no mundo o é) mas já ajuda em muito esse contato e pesquisa com pessoal especializado (e nem me considero parte do grupo do shigh english users da spell).
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Kelsinko em 27 Mai 2008, 23:40

D3, claro que sua opinião é importante. Eu admiro sua coragem e a de Cobbi de proporem essa discussão, aqui e na Rede, mesmo debaixo de uma saraivada de críticas. Tradução é sempre um assunto delicado e na minha opinião, é bom saber como vcs da Devir pensam e direcionam o trabalho, só vou comprar os livros quando saírem em português mesmo.

Bem, quanto a Lurker, Stalker e Infiltrator, acho que não tem o que discutir, os termos estão bons e as razões das escolhas claras.

Agora Warlord complicou de vez. Meu voto é para Comandante, mas vai ter a Trilha Exemplar "Knight Commander". Provavelmente Comandante vai ficar reservado.

Entre Senhor da Guerra e Militarista é difícil escolher. Inicialmente fico com Militarista mesmo, é um termo simples e a estranheza inicial que ele causa é uma questão de mero costume. De toda sorte, vou esperar para ver as opções que vcs vão colocar para voto.

Abraços
Kelsinko
 
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Mai 2008, 14:05

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Nibelung em 27 Mai 2008, 23:53

Douglas3 escreveu:Ninguém gostou. Aliás, aqui na Spell parece que só desgostam do Senhor da Guerra por causa da opinião do Telles e da briga que isso gerou na REDE.


Pelo menos da minha parte, eu sempre defendi o Comandante. Lá na Rede mesmo eu declarei que até preferia Caudilho do que Senhor da Guerra (não que seja sua obrigação lembrar, e eu sei que seu comentário foi mais genérico).

Mas eu lembro também de quando você declarou por lá que a tradução seria Caudilho. Tanto lá quanto aqui, a reação foi exatamente a mesma (termo ruim, etc e tal), e quando a opção foi descartada, eu também informei aqui as duas opções que você deu na época (Militarista e Estrategista), além da extra Comandante que surgiu no calor da discussão. E garanto que ninguém aqui sugeriu Senhor da Guerra, se atendo mais nessas três opções.

Então eu creio que falo por todos (ou pela maioria) que Senhor da Guerra não foi "desgostado" porque foi sugestão do Telles, e sim porque o termo é ruim e/ou distoa do resto das classes.

Nibelung, pegando níveis em Spell Defender.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Mai 2008, 00:55

Não posso falar por todo mundo, mas acho que nunca tinha sequer sido mencionado aqui que o termo "Senhor da Guerra" havia sido sugerido pelo Telles. Eu só fiquei sabendo ontem, quando o Nibelung mencionou esse detalhe em uma conversa paralela. A reação negativa ao termo foi bem espontânea mesmo.

Comandante soa ótimo com a idéia que ele passa (e o papel de Leader em combate) sem ser um termo obrigatoriamente referente a hierarquia militar... mas Militarista não é uma opção ruim. Não chega a ser aquele "Eureka!", mas essa palavra é realmente espinhosa de traduzir, não creio que vão aparecer muitas opções melhores.

Mas, pra descontrair, se (na pior das hipóteses) "Senhor da Guerra" acabar sendo oficializado, sugiro que traduza-se Warlock como "Fechadura da Guerra" pra não destoar tanto. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Nibelung em 28 Mai 2008, 01:03

Eltor Mechnol escreveu:Não posso falar por todo mundo, mas acho que nunca tinha sequer sido mencionado aqui que o termo "Senhor da Guerra" havia sido sugerido pelo Telles.


Foi mencionado numa assinatura do Kimble, onde ele linkou a "briga" que teve entre o Telles e o Cobbi por causa de um filme homônimo.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Mai 2008, 01:25

Perdi essa. Se ainda tiver o link, me envie em privado, por favor.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Tabris em 28 Mai 2008, 19:43

E Raven Queen? Como vcs acham que deveria ficar? Rainha Corva?
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Tabris
 
Mensagens: 400
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:42

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor FreeSample em 29 Mai 2008, 13:39

A tradução para "Senhor da guerra" gastaria mais tinta (e mais papel) que "Militarista". onde fica a preocupação ecológica da Devir nesse ponto? :)

Pra mim, "Raven Queen" ser "Rainha Corvo" tá ótimo, até porque corva não existe, rs!
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Alduim em 31 Mai 2008, 01:02

Para Warlord a tradução mais fiel é Caudilho.
Comandante também representa exatamente o que a classe faz. lider e estrategista também poderiam ser usados. Militarista lembra exército e a classe é mais para "líder em batalha" o que não remete diretamente a exército e sua hierarquia.

Por mim era ou Comandante ou Caudilho (depois a gente acustuma ao nome).

Na verdade por mim era Warlord assim como Ranger e Warlock, mas como não tem jeito mesmo...
(não tem jeito mesmo?)

Acho que o D3 fazer uma votação e poderia dizer :
"Pronto! Lavo minhas mãos. Decidam!"
Usar uma dessas enquetes de forum e espalhar o link pro pessoal votar colocando os termos seus significados a descrição dessa classe maldita.

Lembrando que as vezes ouvir a voz do povo só dá em merda XD
Avatar do usuário
Alduim
 
Mensagens: 71
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:20
Localização: Recife

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Eltor Macnol em 31 Mai 2008, 01:08

Se bem me lembro, ele já fez isso, e a votação ainda deve estar aberta no site da Devir. Então, mexam-se, votem agora e não reclamem depois.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Mensagempor Alduim em 31 Mai 2008, 02:18

Desculpa aí, mas não achei não...
Procurei no Blog, na Rede e no site da Devir e não achei.
Tu pode me mandar o link?
Avatar do usuário
Alduim
 
Mensagens: 71
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:20
Localização: Recife

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron