mas querendo ou não estamos falando de super-habilidades
Está tentando me falar, sem me trollar, acreditando piamente, que APENAS AGORA D&D está tendo super habilidades?
Bem vindo a primeira edição. O mago, o clérigo, basicamente qualquer classe inclusiveo rogue tem super habilidades maneiras, seja flanquear e causar mais dano no oponente, seja curar pessoas, seja evocar bolas de fogo. O guerreiro agora ganhou habilidades que fazem um pouco mais do que as feats antigas e você me vem com "Super Habilidade"?
Essa coisa de "cinematográfico" pra mim é bobagem, porque D&D e outros RPG's sempre tiveram coisas semelhantes. Dizer que uma versão é mais cinematográfica que a outra soa estranho
Assim como chamar SISTEMAS DE RPG de video games. Adivinha só:
Um RPG de video game é exatamente igual a um sistema de RPG de mesa, com a diferença que o "mestre" são os dados contidos no jogo. Ambos possuem regras que ajudam você fazer o que os designers gostariam. A única diferença real é que você é estupidamente mais livre nos RPGs de mesa. E você ainda é na quarta edição.
Fazer uma masturbação mental de um SISTEMA estar virando video game não faz sentido. Daqui a pouco vai chamar D&D 4e de um MMORPG.