LIVROS DA 4ED VAZARAM NA NET

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Mai 2008, 15:47

Porque o mago tinha 1/3 do PHB dele, e o Clérigo o outro 1/3. Então isso atrasava um pouco o roubo dos holofortes. :bwaha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Youkai X em 30 Mai 2008, 15:50

Nem vou comentar quanto ao AD&D, embora tenha me dado um certo medo quanto às regras e a boa parte das ilustrações, mesmo que tenha ouvido falar bem do fluff de seuslivros :P

Que vergonha, eu uso as miniaturas oficiais de D&D em minhas sessões e tenho numa quantidade razoável, mas sei de mesas que improvisam numa boa.

Quanto ao Giltonio e as opiniões dele sobre a 4E, ele parecia já estar de olho apenas em detalhe que o degradassem para criticar. Os únicos argumentos que fiquei sem saber dar uma boa resposta realmente foram o dos animais e das armas e armaduas, já que na 4E preferiram não colocar regras que tivessem tão pouco impacto no jogo e tão pouco usadas (como eles lidarão com Perform quando chegar o bardo?). E os animais comuns também sinto falta deles, e de mais montros não minions que pudessem ser vencidos com um golpe por personagens de níveis altos XD (será que com a chegada de druidas aparecem mais animais mundanos?)

Alguém mais notou qe no Livro dos Monstros tem algumas ilustrações reaproveitadas? Em as hags, drow, slaad negro e vampiros.
Youkai X

Mensagempor Corvo da Tempestade em 30 Mai 2008, 16:00

Alguém mais notou qe no Livro dos Monstros tem algumas ilustrações reaproveitadas? Em as hags, drow, slaad negro e vampiros.

o/

E é impressão minha ou não tem o Tarrasque?

E o Dragão branco...parece saido de um card game :rolando:

(como eles lidarão com Perform quando chegar o bardo?).

Provavelmente as "músicas" serão a fonte de poder deles
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Kilivitz em 30 Mai 2008, 16:02

Corvo da Tempestade escreveu:Coisa que eu sinto falta do AD&D: Xp's diferenciados.

Sério um ladrão passava de nivel quase duas vezes mais rápido que um mago!!!!
Eu achava isso divertido, mas olhando agora, não era a maneira mais elegante de equilibrar as classes. E também dava em certas bizarrices:

- O Mago ganha sua 1a magia diária de 2o círculo quando atinge o nível 3, ou 5000 XP.
- E o Bardo, ganha sua 1a magia diária de 2o círculo quando atinge o nível 4, ou... 5000 XP.

Um é um jack-of-all-trades. O outro SÓ estuda magia. Vai entender.

E aquela história do Druida chegar no nível 14 com 1,500,000 XP e só passar pro 15o. com 3 milhões? Alguém me explica pq era assim? Sério, sem sarcasmo... deve ter um bom motivo mas eu não lembro.

Uma regra que talvez muita gente ache apelativa, mas que eu gostava, é a de que se o atributo primário da sua classe for muito alto (entre 16 e 18, acho), você ganhava um bônus em cima do XP. Não lembro se valia só pra Warriors ou se pra todas as classes.
Imagem
Kilivitz

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Mai 2008, 16:02

Tem Tarrasque sim, mas mudou de categoria.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor ShinRyuu em 30 Mai 2008, 16:03

Se é para falar as coisas, vamos falar por inteiro, né: havia sim limites de níveis, mas eles não eram a única via. E foram explicados dentro da lógica de um mundo de fantasia. Se os humanos não têm nenhuma habilidade "extra", como é que eles sobreviveriam em meio a elfos, anões, orcs...? A resposta encontrada foi: os humanos são mais ambiciosos, mais adaptáveis, e aprendem as coisas mais rápido. De modo que apenas os humanos podem progredir de forma ilimitada em todas as classes.

Você também falou por inteiro: qual é a outra "via"?

De qualquer modo, eu acho essa justificativa deles esfarrapada, porque heróis são exceções, teria que ser extremamente high fantasy pro limite de nível fazer alguma diferença. Além do mais, a limitação de nível não significa que humanos aprendem mais rápido, significa que vão mais longe. Se houvesse penalidade na XP dos semi-humanos, os humanos seriam mais rápidos, e não precisaria haver limite de nível, e tudo estaria bem.

De mais a mais, não entendi você colocar o AD&D como obsoleto e destacar como vantagem ou característica importante da 4ª edição justamente a reincorporação de valores da 2ª edição... não é obsoleto? Então para quê reincorporar?

Realmente, você não entendeu. É simples: a 2e é uma implementação obsoleta, mas alguns princípios práticos, que independem da implementação específica, foram ignorados na 3e e isso prejudicou os jogadores, especialmente o DM. O maior exemplo disso é não construir monstros como quem constrói personagens, pois os objetivos são diferentes.

Sobre as jogadas de dados, sinceramente, não me pareciam tão complexas. TACO era o trem mais simples: tenho aqui um número de ataque, jogo o d20... faço a conta "número de ataque" - "o que tirei no dado" = armadura que acertei. Se a armadura do cara for maior que esse número, eu entrei. Onde está o grande bicho de 23 cabeças?

O problema é que pra cada coisa você faz uma conta diferente, e essa é a conta mais estranha que tem no jogo. Além do mais, pra cabeça da maioria das pessoas é mais rápido somar do que subtrair.

Só como adendo, ShinRyuu, o d3 existe sim ja faz um bom tempo, agora, não sei se ele começou a existir por causa do D&D. Atualmente sei que existe também o d7, o d14, o d16...

Hein? Esse eu preciso ver pra crer. Não consigo nem imaginar como é isso.

Porque o mago tinha 1/3 do PHB dele, e o Clérigo o outro 1/3. Então isso atrasava um pouco o roubo dos holofortes.

Se eu não me engano, o objetivo não era esse, mas sim equilibrar um pouco o THAC0 e o HP. O clérigo demorava um pouco mais pra passar, mas ganhava um pouco mais de HP e mais THAC0 (a progressão dele pulava os ímpares, então era 20, 20, 18, 18, 16...)

Edit:

E aquela história do Druida chegar no nível 14 com 1,500,000 XP e só passar pro 15o. com 3 milhões? Alguém me explica pq era assim? Sério, sem sarcasmo... deve ter um bom motivo mas eu não lembro.

Era um esquema ritualístico da tradição do druida. Algo a ver com postos na hierarquia druídica, hierofante, mudança de poderes concedidos... não lembro bem, mas era bem-explicado.
ShinRyuu

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Mai 2008, 16:08

Se eu não me engano, o objetivo não era esse, mas sim equilibrar um pouco o THAC0 e o HP. O clérigo demorava um pouco mais pra passar, mas ganhava um pouco mais de HP e mais THAC0 (a progressão dele pulava os ímpares, então era 20, 20, 18, 18, 16...)

Eu sei. Ainda tenho (em casa, lol) meu Livro do Jogador caindo aos pedaços aqui, Shinryuu. :aham:
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Cebolituz em 30 Mai 2008, 16:08

Bem quanto a reclamação do pessoal com relação as armas e armaduras ,quem aí não aposta que em alguns suplementos virão mais poderes para guerreiro com suas armas, mais armaduras e itens mágicos, mais efeitos, mais maldições, mais rituais diferentes...

O detalhe é que o livro tem um certo espaço a ser preenchido e não dá para se colocar tudo nele. Antes boa parte do livro do jogador era preenchido com magias dos conjuradores. Agora boa parte do livro é preenchido com os poderes de todas as classes.

O pior de tudo é que logo abaixo dessa mensagem, poderia alguém por uma imagem-reply do "master of the obvious"?

Quanto aos dragonborns e tieflings, concordo que para muitas pessoas é bem difícil de digerir, mas eu até gostei. Nunca imaginei um mundo onde lagartixas bombadas e seres de origem demoníaca pudessem conviver mais fácil e pacificamente com os humanóides de origem primata. Antes só tínhamos as opções dos primatas, agora temos seres de origem infernal e réptil para quem gosta de variedade. Acho isso muito bom, ja que o cheiro de coisa nova é muito mais agradável do que o pó. Mas querer criticar ess eponto é algo válido, já que ninguém precisa ter o mesmo gosto que eu, assim como a inclusão das classes e exclusão de outras do core.

E bem, logicamente, essa é uma opinião minha. A única coisa que não concordo são alguns argumentos utilizados por alguns indivíduos em querer tachar o novo D&D de coisas das quais não faz o menor sentido. Acho isso de extremo mal gosto.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Corvo da Tempestade em 30 Mai 2008, 16:12

Algo a ver com postos na hierarquia druídica, hierofante, mudança de poderes concedidos... não lembro bem, mas era bem-explicado.

Se não me engano só tinha X druidas no nivel 14 no mundo, X - Y no 15 e assim até só ter 1 de 20 nível.

Eu achagva o XP diferenciado era um metodo de dizer que: "o caminho da magia era mais díficil no inicio e mais recompensador no fim"
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Kilivitz em 30 Mai 2008, 16:19

Cebolituz escreveu:Bem quanto a reclamação do pessoal com relação as armas e armaduras ,quem aí não aposta que em alguns suplementos virão mais poderes para guerreiro com suas armas, mais armaduras e itens mágicos, mais efeitos, mais maldições, mais rituais diferentes...
Aqui, ó: Martial Power, sai no fim de Outubro.

New options for fighters, rangers, rogues, and warlords. (...) This book provides new archetypal builds for the fighter, ranger, rogue, and warlord classes, including new character powers, feats, paragon paths, and epic destinies.

Parece que agora as coisas tão mais organizadas, pelo menos. Não li nada sobre novas Classes, por exemplo.

Quanto aos dragonborns e tieflings, concordo que para muitas pessoas é bem difícil de digerir, mas eu até gostei. Nunca imaginei um mundo onde lagartixas bombadas e seres de origem demoníaca pudessem conviver mais fácil e pacificamente com os humanóides de origem primata.
O problema é que se vc levar isso longe demais, o Mago do grupo não vai poder soltar uma magia ou revelar seus poderes sem ser perseguido ou temido.

A filosofia por trás de "cenário" novo é que a magia não é banal, mas também não é desconhecida. Se um povo pode conviver com magia, é natural que também possa conviver com criaturas fantásticas... em especial quando elas já tiveram uma posição relevante no mundo (os Dragonborn tinham Arkhosia).

Já os Tieflings são outra história... mas o PHB deixa claro que eles não são vistos com bons olhos pela população em geral.
Imagem
Kilivitz

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Mai 2008, 16:28

O detalhe é que o livro tem um certo espaço a ser preenchido e não dá para se colocar tudo nele. Antes boa parte do livro do jogador era preenchido com magias dos conjuradores. Agora boa parte do livro é preenchido com os poderes de todas as classes.

Atendendo a pedidos.
Imagem

Mas é isso, cara. O que antes eram de 2/10, agora é de todos. Eu quero mesmo é que todos as classes e seus poderes tenham espaço, ao invés de apenas listas imensas de magia, magia, magia.
Lumine Miyavi

Mensagempor Leisses em 30 Mai 2008, 16:34

Seu_Madruga escreveu:
Corvo da Tempestade escreveu:
Só eu que usava peças de xadrez, moedas e dados extras como miniaturas?

Não, nosso grupo também ussa isso (eu sou a torre branca!!!)

ps: branco para os PC preto para os inimigos.

Racismo detectado! :bwaha:

Bom, eu comprei nas Lojas Americanas um conjunto de guerreiros medievais de plástico. São miniaturas legais, custaram 6 reais (com 40 bonequinhos) e tem 8 tipos diferentes: com maça, com espada levantada, espada abaixada... ótimos minions. De resto, meu grupo está usando umas miniaturas de anime e animações que minha irmã trouxe do Japão. Então o bárbaro é aquele cara do One Piece que se estica todo, o monbe é uma miniatura dum cara chamado Gon, enfrentamos o Oolong de DBZ, Shrek, Fiona, aquele cara sinistro do Death Note... e todo mundo abstrai e consegue jogar numa boa. Companheiro animal? Cachorro de plástico comprado na feira por 50 centavos. Miniaturas originais de D&D? Nenhuma.

Quanto a regras de forjar armaduras... quantas vezes vocês fizeram isso nesses últimos anos?

Eu queria era o link deste pacote de miniaturas :(
Se tiver isso ainda manda o link xD
Leisses

Mensagempor Youkai X em 30 Mai 2008, 16:43

No livro dos monstros senti falta deregras pra kuo-toas, lizardfolks, trogloditas e sahuagins como raças jogpavesi pra PCs e NPCs XD

E quanto a conjuradores que invocam monstros e a criação de armas e as perícias "inúteis" relacionadas a ofícios e profissão? Terão alguma mecânica própria?
Youkai X

Mensagempor erf_beto em 30 Mai 2008, 16:44

Lumine Miyavi escreveu:O que antes eram de 2/10, agora é de todos. Eu quero mesmo é que todos as classes e seus poderes tenham espaço, ao invés de apenas listas imensas de magia, magia, magia.
E o que era pior: esses 2/10 tinham q escolher UMA magia apenas, pra usar uma ÚNICA vez, o dia inteiro, e depois ficar chupando o dedo (no AD&D, pelo menos).

Seria cômico se não fosse triste... :D
erf_beto

Mensagempor Sellous em 30 Mai 2008, 17:27

Hein? Esse eu preciso ver pra crer. Não consigo nem imaginar como é isso.

Imagem

http://www.g2ch.com/dice-gamescience-dice-c-21_43.html?page=2&sort=2a
Sellous

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários