Aprofundando os personagens dos jogadores

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Gun_Hazard em 02 Jun 2008, 12:53

Eltor Macnol escreveu:Não, para mim a questão é: se os jogadores tratam seus personagens como vedadeiros psicóticos, não lhe dando história, não lhe dando uma personalidade plaúsivel, não tendo sentimentos como todas as outras pessoas, e o estilo que o mestre procura é bem diferente disso, por que esses jogadores continuam no grupo?

Eu poderia dar umas 10 Razões praticas (Até porque já ví isso acontecer muitas vezes).

Mas isso não resolve o problema,,,

Então o ideal é fazer realmente o Tiago disse Fazer o Cenário Reagir de acordo. Ligeiramente o Mestre proporcionar "Mais Diversão" para quem interage com o cenário. Quando o Jogador ver que ele é a exceção e que todo mundo se diverte mais jogando do que ele talvéz ele procure dar mais profundidade ao seu personagem também.

Mas mesmo isso que eu disse não é garantia.

(Como talvez nada que ninguém tenha dito seja, Cada um é cada um.)

Um Outro ponto interessante é tentar descobrir qual o tipo de diversão que estes Jogadores donos de Personagens Vazios querem, talvez isto ajude o mestre a entender as razões do jogador e como lidar melhor com eles,,,
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Eltor Macnol em 02 Jun 2008, 12:58

É que talvez eu esteja acostumado demais com a comodidade de jogar pela internet... fica muito mais fácil encontrar e reunir jogadores com o perfil que você procura e que também procuram o mesmo tipo de jogo que você, então não tem muita desculpa pra ficar dando murro em ponta de faca.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Deicide em 02 Jun 2008, 13:49

Gun_Hazard escreveu:Um Outro ponto interessante é tentar descobrir qual o tipo de diversão que estes Jogadores donos de Personagens Vazios querem, talvez isto ajude o mestre a entender as razões do jogador e como lidar melhor com eles,,,

Bem lembrado.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Tiago Lima em 02 Jun 2008, 17:09

Concordo com o Deicide. Muitos grupos de RPG se formam entre amigos, parentes e conhecidos. O grupo não se sustenta apenas para jogar, mas por diversos outros motivos. Excluir alguém da mesa, nesses casos, pode gerar muito mais problemas do que soluções.

Pra mim, não apenas os jogadores são responsáveis pela sua interpretação e história. Essa tarefa deve ser feita em conjunto com o mestre. É no diálogo entre mestres e jogadores, um avaliando ações e reações do outro, que as histórias são construídas. Por isso a importância do respaldo do mestre.

Aí também entra no ponto que o Gun Hazard falou. É preciso descobrir o que os personagens querem. Muitas vezes eles são "vazios" não por opção, mas por falta dela. Cabe mesmo ao mestre incentivá-los, mostrando as vantagens que uma mudança na interretação podem trazer para a história e para a diversão da mesa.
Blog: http://reflexoesrpg.blogspot.com/
Blog que se propõe a refletir sobre o RPG, seus sistemas, jogadores e mestres.
Tiago Lima

Mensagempor Gun_Hazard em 03 Jun 2008, 09:34

Não sei se ajuda Tiago mas eu fiz um texto aqui com o titulo "Personagens e Jogadores" e tentei abordar um pouco esta diferença entre o que o Personagens Quer e o que o Jogador quer, o Problema é que parece que o texto ficou confuso, grande e dificil de ler.

As vezes eu personagem "vazio" é "vazio" por:
- O Jogador só está ali para Socializar com outros jogadores. E Não liga muito para o jogo em sí...
- O Jogador ainda não pegou o clima do jogo.
- O Jogador tinha uma Espectativa para o jogo, mas que não é correspondida e ele se vinga através da ações do personagem.
- Simplesmente o jogo proposto pelo mestre não esteja agradando.

Estes são os motivos mais simples que me veêm a cabeça...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Tiago Lima em 05 Jun 2008, 12:53

Realmente, Gun_Hazard, abordar o tema da interpretação, diferenças entre o jogador e o personagem e o quanto mestres e jogadores se dedicam a isso, rende bastante discussão e pontos de vista diferentes.

Estou escrevendo também uma série de artigos sobre a personalidade dos personagens e como ela se aplica a cada sistema e cenários diferentes. Espero que esse material ajude a mestres e principalmente aos jogadores que não tem muita familiaridade com o tema.

Para escrever, estou me baseando nas teorias da personalidade escritas por psicólogos, filófosos e sociólogos, sempre adaptando o material para sua aplicação em jogos de RPG.

São textos longos, que não caberiam nesse Fórum. Quem tiver interesse, segue o link:
http://reflexoesrpg.blogspot.com/2008/0 ... idade.html
Blog: http://reflexoesrpg.blogspot.com/
Blog que se propõe a refletir sobre o RPG, seus sistemas, jogadores e mestres.
Tiago Lima

Mensagempor Moka em 25 Jul 2008, 03:55

No meu grupo, três jogadores formam histórias praticamente completas, enquanto outros dois sequer escolhem um nome decente. Só que, para meu próximo mestrado, fiz uma reunião com o pessoal e perguntei o que cada um gostaria de ser (classe e raça). Como eu já tinha uma idéia de como o mundo seria, tentei situá-los da situação de cada raça no mundo, para que então eles pudessem criar algo que se adaptasse. Aqueles que normalmente desenvolvem a história de seus personagens conseguiram entrosar perfeitamente seus personagens com o mundo, e sabendo mais ou menos como é o cenário, até mesmo os dois que costumam não criar histórias conseguiram criar algo decente. Claro, eles tiveram uma ajuda do resto do grupo, que sugeriu vários conceitos para a história dos personagens, e pouco a pouco todos juntos montamos personagens ótimos. Só falta ver agora como eles se sairão interpretando-os.

Portanto, minha sugestão é que o mestre procure mostrar ao jogador parte do cenário, contar um pouquinho sobre um ou outro NPC, alguns fatos, guildas, cidades, para estimular os jogadores a criar algo que faça parte do mundo. Jogadores mais criativos e/ou experientes também podem ajudar aqueles com dificuldade de criar background (no meu caso funcionou!)
Moka

Mensagempor Anand em 25 Jul 2008, 08:40

Deicide escreveu:O problema, Eltor, é que às vezes esses jogadores são todos os que se tem disponíveis, ou são bons amigos que você está tentando "doutrinar" no RPG. Não dá só de mandá-los para casa.

Eu sou da teoria que um grupo de RPG só funciona bem se todo mundo, sem exceção, está se divertindo. Se o mestre está frustrado, ou um ou mais jogadores, tentem mudar o estilo do jogo, ou mudem a composição do grupo. Eu já deixei de jogar mesas quando não estava mais me divertindo o suficiente para valer o meu precioso tempo! :)

Agora, se você está jogando com amigos, e trazendo-os para o lado RPGístico da força, como comentou o Deicide, aí é diferente. Tente explicar quais são suas expectativas como mestre, e entenda o que os jogadores esperam do jogo. E esteja pronto para descobrir que tem gente que não gosta de RPG e pronto. E joguem outra coisa, jogos de tabuleiro, pôquer, videogame, sei lá.

Nunca jogue ou mestre só porque seus amigos estão lá: na minha opinião, isso só faz a qualidade do jogo cair pra todo mundo, fica que nem o Gun_Hazard comentou.
Anand

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias