Moderador: Moderadores


E quando você diz que heróis são exceções e blábláblá, sinto te dizer mas a rolagem de atributos padrão do AD&D (3d6 em ordem), bem como a ausência de modificadores (positivos ou negativos) para valores entre 7 e 14 mostra que o sistema não segue essa sua idéia.
Mas não é lá o fim do mundo, era? Até porque existiam maneiras de se facilitar essas coisas


, e depois que o "susto" passa, fica bem fácil fazer todas as contas: elas são todas de somar e subtrair, no final das contas. O único problema são as coisas que "melhoram para baixo, pioram para cima" ao lado daquelas que "é melhor ser negativo que positivo". É mais complicado sim, mas não é o fim do mundo.

A diferença é que os personagens avançam desse nível inicial, e o restante da população não, com raras exceções
É mais complicado sim, mas não é o fim do mundo.
Então, estou ainda esperando as pessoas virem dizer onde é que AD&D vira esse monstro complicado indecifrável cujas regras merecem teses de mestrado.

Porém, heróis não são exceção em AD&D: eles são pessoas normais que decidiram seguir uma carreira de aventura.
e aí, de uma hora para a outra, ele está acima da população em geral?
Se você se refere às novas habilidades, ele realmente está, mas como QUALQUER PESSOA pode escolher seguir uma vida de aventureiro, eu digo que não está.
Quando esse ladino chegar lá no décimo nível, daí eu aceito que ele é beeeeem superior a uma pessoa normal, mas não antes disso.
E sobre o sistema de regras: não podia, nem deveria, em 1992, "ser melhor". Era bom do jeito que era, adequado à época, cheio de pontos a se melhorar, justamente para permitir novas edições, novos jogos, etc. Da mesma forma que a 4.0 recém divulgada não tem como "ser melhor". Ela é tão boa quanto pode ser.
E não precisa falar de elementos isolados, fale aí do conjunto da obra que a gente entende e argumenta :D

ShinRyuu escreveu:
Mas Gygax era contador, então números não eram problema pra ele, não deve nem ter considerado isso.
Não é algo simples, mas reflete bem o fato de você precisar de um número alto no d20 para acertar um ataque, que é a base do sistema até hoje.

Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes